Açude de Apipucos ganha escultura em homenagem às capivaras
Publicado em 04/01/2025 às 09:28

Projeto faz parte do “Circuito de arte das águas do Recife”, coordenado pela Prefeitura, através da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SMAS)

O Açude de Apipucos, Zona Norte do Recife, ganha um novo elemento para compor a sua paisagem e deixar o local mais atrativo. A partir de agora, quem circular na região poderá conferir a instalação da obra de arte “Kapi'wara”, do artista plástico Demétrio Albuquerque Silva Filho. Trata-se de uma escultura com três peças representando capivaras, fixadas sobre balsa flutuante pré-fabricada em polietileno modular, ancorada ao meio do açude com iluminação interna, acesas à noite junto com a iluminação pública. O prefeito do Recife, João Campos, e o vice-prefeito, Victor Marques, foram ao local para entregar oficialmente a escultura.

"A obra faz parte de um circuito de paisagismo nas águas, conduzido pela Secretaria de Meio Ambiente", explicou o prefeito João Campos, na noite desta sexta-feira (3), ao realizar a entrega. "Aqui, a capivara simboliza a nossa natureza, porque é um elemento nativo nosso. E a iluminação também carrega um painel solar pra geração de energia, então, além de fazer algo com a cultura e a arte, trazemos um conceito sustentável", afirmou. O gestor estava acompanhado ainda do secretário de Meio Ambiente, Oscar Barreto.

Ancorada por cabos e blocos, a obra permanecerá a meia distância das margens, na parte leste do açude, depois da ponte que liga o bairro de Apipucos ao Parque da Macaxeira. O valor investido foi de R$ 242 mil, recurso de mitigação ambiental oriundo do projeto “Circuito de arte das águas do Recife”, coordenado pela Prefeitura, através da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SMAS). A obra de arte “Kapi'wara” traz uma simbologia representando o Circuito das Águas na figura da Capivara, que já dá nome ao rio-símbolo do Recife, o Capibaribe, cuja bacia se liga e dá razão à existência do açude. As peças das capivaras são feitas em resina cristal e fibra de vidro, translúcidas, coloridas com pigmento, com tratamento UV, fixadas ao piso por parafusamento inox.

 “A proposta artística proporciona vários desdobramentos, desde a contemplação paisagística e turística, a educação ambiental e inserção social e produtiva das comunidades, como um motivador cultural que coroe este longo trabalho de recuperação e preservação deste sistema para a cidade e sua população. Acreditamos que a proposta venha somar forças no processo de envolvimento e motivação da população para o cuidado e atenção que o sistema hídrico merece, voltando a ser agente usuária e cuidadora deste tesouro natural”, comenta Demétrio.

SOBRE O “CIRCUITO DE ARTE DAS ÁGUAS DO RECIFE"

O objetivo é promover a instalação de obras de artistas nascidos ou residentes em Pernambuco, reconhecendo o estado como importante pólo brasileiro de criação de arte e de cultura, além de valorizar os espaços públicos ligados às águas da cidade do Recife, em benefício de sua população. É um projeto social envolvendo as comunidades locais que pretende fomentar oportunidades para a educação ambiental. Esse projeto dialoga com a urbanização em curso dos locais e territórios onde as obras serão instaladas.

Esta chamada é um projeto piloto de implantação de um circuito das águas do Recife: um projeto de longo termo que visa instalar obras de arte em vários lugares ligados às águas fluviais da cidade – rios, riachos, açudes e lagoas –, a ser suportado pelo Plano de Mitigação Ambiental sob a coordenação da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Prefeitura da Cidade do Recife.

SOBRE O ARTISTA

Demétrio Albuquerque Silva Filho (Piauí, 1961) é formado em Arquitetura e iniciou as atividades como escultor frequentando os ateliers de escultores em Recife. Em 1987, ganha o concurso para o Monumento Tortura Nunca Mais. Segue para Curitiba, onde faz o curso de escultura do Centro de Criatividade do Parque São Lourenço com orientação do escultor Elvo Benito Damo. Ganha o prêmio João Turim (91) de aquisição no 1º salão do Museu João Turim em Curitiba com as esculturas Migrante e Andaluz. Muda-se para o Japão onde faz curso de cerâmica (Yakimono) e realiza a exposição Karada em Ashikaga-shi. Volta para Pernambuco e se estabelece em Olinda, passando a produzir esculturas de grande porte: “A Pedra” Jardim de esculturas do Shopping Recife; “Caboclo de Lança”, Av. Chico Science – Olinda; “Circuito dos Poetas do Recife” com 12 estátuas; “Dom Helder”, Recife; “Monumento a Augusto dos Anjos” na Praça Pedro Américo, João Pessoa PB; Mestre Vitalino, Caruaru. Além disso, também produziu as estátuas para o “Pátio das Esculturas” -Palácio da Justiça, bustos aos titulares de Fórum de Justiça do Recife e o Monumento a Pedro Jorge – Sede do Ministério Público de Pernambuco.

Fred Amâncio exalta evolução da educação pública no Recife
Publicado em 04/01/2025 às 09:27

O secretário de Educação do Recife, Fred Amâncio, concedeu entrevista ao programa ‘Cidade em Foco’, da Rede Pernambuco de Rádios (RPR) e ao Blog do Alberes Xavier. Ele, assim como os demais secretários de João Campos, foram oficialmente empossados para os seus cargos na manhã desta quinta.

Segundo Fred, nos quatro primeiros anos de administração de João Campos, a educação pública da capital deu um verdadeiro salto qualitativo nos índices que medem o seu desenvolvimento. “Saímos da 21ª para a 6ª colocação dentre as capitais de todo o país, a frente de tantas capitais de maior porte que a nossa. Avançamos e vamos seguir trabalhando forte, em ritmo acelerado, colocando vários projetos em prática”, disse ele.

O secretário frisou ainda que o prefeito João Campos determinou que o ritmo de trabalho siga forte, assim como o implementado em sua primeira gestão. “Nosso compromisso é de seguir em frente com obras e serviços, seguir no ritmo da gestão de João Campos, que tem trabalhado muito pelo povo do Recife”, falou.

Prefeitura do Recife dá continuidade à ação de limpeza dos canais da cidade
Publicado em 03/01/2025 às 13:14

As intervenções, que iniciaram em 2024 como parte da Ação Inverno, visam a melhoria do escoamento das águas dos sistemas de macrodrenagem para o período de chuvas

Nesta sexta-feira (03), o prefeito do Recife, João Campos, realizou uma vistoria no serviço de limpeza do Canal do Arruda, no trecho que compreende o bairro de Vasco da Gama, que compõe a bacia do Rio Beberibe. A intervenção, realizada pela Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb), dá continuidade ao programa Ação Inverno, iniciado em 2024, com a limpeza dos 99 canais que cortam a cidade, para o período de chuvas na capital, visando melhorar o escoamento de água com a retirada de resíduos desses sistemas de macrodrenagem. O investimento do programa na edição 2024 foi da ordem de R$ 8,5 milhões.

“Quando tiramos esses resíduos aqui, auxiliamos em todo o processo de drenagem. Temos nove equipes simultâneas fazendo esse trabalho, e estaremos continuando com essa limpeza nos demais canais da cidade para garantir a preparação para o período do inverno”, garantiu o prefeito João Campos durante a vistoria. Secretário de Infraestrutura, o vice-prefeito Victor Marques também esteve presente na ação.

A intervenção teve início nesta quinta-feira (02) , atuando em uma extensão de 100 metros. O total de resíduos removidos foi de 89 toneladas. Na próxima segunda-feira (06), outros nove canais terão a ação de limpeza iniciada, dando continuidade nos serviços para atender os 99 canais que cortam o município até meados de setembro. São eles: Canal do Arruda; Santa Terezinha; Minerva; da Fortuna; do Zumbi; Guarulhos; 21 de Abril; do Jordão; e trecho do Rio Tejipió.

A Emlurb vem trabalhando constantemente ao longo dos anos na execução de serviços que minimizam os transtornos ocasionados pelas chuvas durante o período de inverno da cidade. Além disso, a autarquia tem levado educação socioambiental para sensibilizar a população sobre a importância de não jogar lixo nos canais, galerias e encostas. Esse trabalho também será realizado durante todo o ano, assim como a limpeza de galerias e canaletas, manutenção da arborização urbana, capinação, remoção de entulhos, intensificação da manutenção de pavimentos das vias e a recuperação de escadarias, muros de arrimo e pontilhões, que também fazem parte das atribuições do órgão.

Por que o ano dura 365 dias, 5 horas, 48 minutos e 46 segundos? Descubra a ciência por trás do calendário
Publicado em 03/01/2025 às 08:33

O calendário gregoriano, estabelecido pelo Papa Gregório XIII, é baseado no movimento da Terra ao redor do Sol. O ano tropical – o tempo necessário para que a Terra complete uma órbita em torno do Sol – dura 365 dias, 5 horas, 48 minutos e 46 segundos

O ano de 2025 teve início à meia-noite desta quarta-feira, 1º de janeiro. Mas você sabe o que define a duração desse período? Desde 1582, o calendário gregoriano é o sistema adotado mundialmente. Ele é classificado como solar, pois se baseia no movimento da Terra ao redor do Sol e tem a duração de 365 dias, 5 horas, 48 minutos e 46 segundos.

A necessidade de um calendário acompanha a humanidade desde os primórdios, pois ele permite organizar atividades diárias e contar longos períodos de tempo, como séculos e milênios. Mas o que exatamente é um calendário? Em termos simples, é uma ferramenta para medir e organizar o tempo. Contudo, sua criação e adaptação ao longo dos séculos envolvem complexidades significativas, especialmente considerando as variações naturais do planeta.

“A primeira coisa que a gente pensa em relação ao tempo é que há horas sem luz natural (noite) e horas com luz natural (dia). Mas, quem não mora na região do equador terrestre sabe muito bem que quando o tempo é mais quente (verão) o sol nasce mais cedo e se põe mais tarde e que quando o tempo é frio (inverno) o sol nasce mais tarde e se põe mais cedo”, explicou a astrônoma Josina Nascimento, do Observatório Nacional, unidade vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). “Quanto mais distante do equador terrestre estivermos (e mais perto dos polos) esse efeito é ainda maior. Perto dos polos, chega ao ponto de o Sol nem nascer no inverno ou nem se pôr no verão. Então, até mesmo determinar o número de horas de um dia não é tão simples quanto parece”, completou.

Do Calendário Juliano ao Gregoriano

Antes do calendário gregoriano, boa parte do planeta utilizava o juliano, introduzido por Júlio César em 45 a.C. Esse sistema, no entanto, apresentava uma pequena falha: ele considerava anos bissextos a cada quatro anos, mas isso não corrigia completamente a defasagem das datas em relação às estações do ano.

“O calendário juliano já estabelecia anos com 365 dias e um ano bissexto com 366 dias a cada quatro anos. Porém, essa correção não era suficiente para impedir que as estações do ano ficassem defasadas ao longo do tempo. Em 1582, dez dias do calendário sumiram e uma outra correção foi adicionada, marcando o início do calendário gregoriano: os séculos inteiros só são bissextos se forem divisíveis por 400. Assim 2000 foi bissexto, 1900 não foi bissexto e 2100 não será bissexto”, explicou Josina Nascimento.

Calendário Lunar

Alguns calendários são baseados no movimento da Lua ao redor da Terra (lunares), enquanto outros se baseiam no movimento da Terra ao redor do Sol (solares). Nos calendários lunares, os meses são definidos de acordo com as fases da Lua, começando na fase nova e terminando na próxima fase nova. Esse período dura, em média, 29,53 dias. Por isso, são feitos ajustes para que os meses tenham um número inteiro de dias. O ano lunar pode ter 12 ou 13 meses, dependendo da cultura que o utiliza.

Calendários em uso no mundo

Embora o calendário gregoriano seja o mais comum, outros sistemas ainda são utilizados em diferentes partes do mundo: judaico, islâmico, indiano, chinês e juliano, sendo este último ainda utilizado por igrejas ortodoxas.

“Todos eles baseados em ciclos astronômicos, sendo que o islâmico é um calendário lunar, o juliano é um calendário solar e o judaico, o indiano e o chinês são calendários lunissolares. Esses têm datas diferentes para seu início e, além disso, estão em contagem diferente de anos também”, completou Josina Nascimento.

Governo do Estado divulga calendário anual de pagamento dos servidores
Publicado em 03/01/2025 às 08:31

O Governo de Pernambuco divulgou, nesta quinta-feira (2), o calendário de pagamento dos servidores aposentados, pensionistas, ativos e comissionados para o ano de 2025. A partir dessa divulgação antecipada, o Poder Executivo favorece o planejamento financeiro anual do funcionalismo público estadual. A folha salarial de janeiro será paga no próximo dia 31. A lista com as demais datas pode ser conferida no fim deste texto.

"Neste primeiro dia útil de 2025, divulgamos o calendário de pagamento dos servidores e servidoras pernambucanas para que todos possam se programar ao longo do ano. Agradeço a todos que fazem o Governo de Pernambuco pelo empenho para que possamos entregar serviços de qualidade à população diariamente", afirmou a governadora Raquel Lyra.

"Apresentar o calendário anual de pagamento do funcionalismo público logo no início do ano é mais uma prova do planejamento do Governo do Estado em relação às contas públicas e do respeito da nossa gestão com os servidores", reforçou a vice-governadora Priscila Krause.

A secretária de Administração em exercício, Nayllê Siqueira, também enfatizou a importância da iniciativa. “Essa divulgação antecipada é mais uma demonstração do compromisso do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Administração, para valorizar os servidores aposentados, pensionistas, ativos e comissionados, favorecendo a organização financeira para o ano de 2025”, pontuou.


CALENDÁRIO DE PAGAMENTO DOS SERVIDORES ESTADUAIS

Janeiro - 31/01

Fevereiro - 28/02

Março - 31/03

Abril - 30/04

Maio - 30/05

Junho - 30/06

Julho - 31/07

Agosto - 29/08

Setembro - 30/09

Outubro - 31/10

Novembro - 28/11

13º Salário - 19/12

Dezembro- 30/12


Exposição “Luz e Forma: A Arte Sacra e Abstrata de Lamartine Duarte” segue até 31 de janeiro em Caruaru
Publicado em 03/01/2025 às 08:30

A mostra acontece na Estação Ferroviária e conta com esculturas e espelhos decorados

A Estação Ferroviária de Caruaru tem sido um ponto de encontro de arte, fé e inovação. Até o dia 31 de janeiro, o espaço recebe a exposição “Luz e Forma: A Arte Sacra e Abstrata de Lamartine Duarte”, que reúne espelhos decorados e 22 esculturas, a partir da curadoria de Daniele Guerreiro.

A ação é realizada pela Prefeitura de Caruaru, por meio da Fundação de Cultura, e exibe obras que representam um diálogo entre a tradição barroca e a ousadia do abstrato, mostrando a união do passado e do presente. O artista autor das peças, Lamartine Duarte, produz materiais com madeira, resina e gesso, a partir de técnicas como douração, pintura de pátina e metalização. 

Os interessados podem visitar o espaço de forma gratuita de terça a domingo, das 16h às 22h. 

Serviço

Exposição “Luz e Forma: A Arte Sacra e Abstrata de Lamartine Duarte”

Local: Estação Ferroviária de Caruaru

Funcionamento: Terça a domingo, das 16h às 22h

Entrada gratuita

João Campos promete nova gestão voltada a entrega de obras e serviços para o povo de Recife
Publicado em 03/01/2025 às 08:28

“A prioridade é acelerar ainda mais e fazer uma gestão de entregas”. A frase é do prefeito do Recife, João Campos, do PSB, que nesta quarta-feira, dia 01, tomou posse para o seu segundo mandato e falou ao Blog do Alberes Xavier e ao programa ‘Cidade em Foco’, da Rede Pernambuco de Rádios (RPR) sobre o seu novo governo, que terá início aparte de hoje dia 01º de janeiro.

Segundo ele, sua nova gestão terá como principal marca a entrega de obras e serviços em todos os bairros da cidade. “Se você está na cadeira para governar, você tem que entregar, se é fácil ou se é difícil, as pessoas não querem saber, você tem que entregar. As pessoas querem que a vida delas seja ser mudada e melhorada”, disse ele.

De acordo com o prefeito, o gestor não pode arrumar culpados, nem tampouco, ‘inventar’ desculpas, pois as pessoas têm pressa. “Promessas que fizemos na campanha já começam a ser cumpridas, afinal de contas, as pessoas têm pressa e eu também tenho”, falou o prefeito João Campos.

Prefeitura do Recife nomeia mais de 500 novos profissionais para Rede Municipal de Educação
Publicado em 03/01/2025 às 08:27

Convocação contempla 220 professores I (educação infantil e anos iniciais) aprovados no último concurso público, realizado em 2023, e 300 Auxiliares de Desenvolvimento Infantil (ADIs). Novos profissionais já estarão em sala de aula no início do ano letivo, em fevereiro

Reafirmando o compromisso com a educação, uma das prioridades da gestão municipal, a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Educação, fortalece ainda mais a rede municipal de ensino, com a nomeação de 520 novos profissionais. De uma só vez, estão sendo contemplados 300 novos Auxiliares de Desenvolvimento Infantil (ADIs) e 220 professores I (Educação Infantil e Anos Iniciais). Todos os novos profissionais foram aprovados em concurso público para suas respectivas categorias. O anúncio foi feito pelo prefeito João Campos e o vice-prefeito Victor Marques, nesta quinta-feira (2).

"O primeiro ato assinado por mim e por Victor não poderia ser diferente: é pela Educação. Ao lado do secretário Fred Amâncio, nós assinamos duas portarias de nomeações com 520 profissionais trabalhadores da Educação. São 220 professores e 300 ADIs", destacou o prefeito João Campos. "Quando a gente prometeu triplicar as vagas, a gente sabia que era um compromisso importante e, claro, vai ser cumprido. Ampliar a educação integral, novas vagas na rede de educação, pra isso precisa de um grande time", endossou o gestor.


Com a nomeação dos 220 novos professores, fruto do certame realizado em 2023 - o maior da história da capital pernambucana -, o Recife alcança a marca de mais de 1.500 novos docentes contratados para atuar nas escolas e creches municipais. Esses novos profissionais já estarão em sala de aula em fevereiro deste ano, mês que inicia o ano letivo da rede.

Os novos docentes irão atuar nas novas creches e escolas que serão inauguradas até o mês de fevereiro, além das novas salas de recursos multifuncionais, que estão sendo implantadas para ampliar o atendimento dos estudantes com deficiência ou transtornos. 

Para o ano letivo de 2025, a rede municipal de ensino ganhará o reforço também de 300 novos Auxiliares de Desenvolvimento Infantil (ADIs), para trabalharem em creches. Os ADIs serão lotados especialmente nas novas creches que serão inauguradas no início desse ano, ampliando as vagas nesta etapa de ensino. 

“É uma grande alegria anunciar essas novas nomeações para a rede municipal de ensino do Recife. Sem dúvidas, um passo muito importante para o fortalecimento da nossa rede e para reafirmar o compromisso que o prefeito João Campos tem com a educação. Para o início de 2025, temos a expectativa de inaugurar quatro novas creches, além de seis ampliações e duas novas escolas com turmas do ensino fundamental”, explicou o secretário de Educação do Recife, Fred Amancio. “As nomeações também estão ligadas ao processo de expansão de vagas nas creches do Recife, um desejo antigo das famílias, além de ser uma das principais prioridades da gestão”, acrescentou.

Governo Raquel Lyra investirá R$ 252 milhões na melhoria da infraestrutura de escolas da rede estadual e do Complexo Santos Dumont
Publicado em 02/01/2025 às 09:46

Ação faz parte do Programa Juntos pela Educação e também abrange requalificação das 16 Gerências Regionais de Educação (GREs) e da sede da Secretaria de Educação e Esportes

O Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Educação e Esportes (SEE), publicou, no Diário Oficial do Estado desta terça-feira (31), o aviso de abertura de licitação para a contratação de empresa especializada na prestação de serviços de manutenção predial, preventiva e corretiva, para as unidades escolares da rede estadual de ensino, as 16 Gerências Regionais de Educação (GREs), o Complexo Santos Dumont, localizado em Boa Viagem, na Zona Sul do Recife, e o prédio sede da pasta, no bairro da Várzea, na Zona Oeste da cidade. O investimento previsto é de R$ 252 milhões e integra as ações do programa Juntos pela Educação.

"A transformação da educação em Pernambuco passa pela oferta de fardamento e merenda de qualidade, pela valorização dos professores e profissionais da educação, pela renovação da frota escolar, construção de creches e também pela melhoria da infraestrutura de toda a área educativa. O Juntos pela Educação trata de transformação e isso inclui garantir condições de trabalho e estudo dignas e adequadas e um ambiente acolhedor a toda a comunidade escolar", destacou a governadora Raquel Lyra. 

Ao todo, serão beneficiadas 1.061 unidades escolares com serviços que vão de pinturas a instalações elétricas e hidrossanitárias, retelhamento e impermeabilização. A rede estadual possui escolas distribuídas em todos os municípios de Pernambuco e atende aproximadamente 500 mil estudantes.  

“Essa é mais ação do programa Juntos pela Educação que tem como objetivo preparar todas as escolas da rede estadual para receber os alunos e professores para o ano letivo de 2025. Além disso, também pretendemos proporcionar um ambiente mais receptivo para os servidores que atuam nas GREs, no prédio sede e no Complexo Santos Dumont”, explicou o secretário de Educação e Esportes, Alexandre Schneider. 

As empresas interessadas em participar do processo licitatório poderão consultar o edital no site do www.peintegrado.pe.gov.br a partir do dia 9 de janeiro. As propostas poderão ser entregues até as 09h45 do dia 24 de janeiro. 

Ambulantes de Caruaru recebem novos equipamentos de trabalho
Publicado em 02/01/2025 às 09:45

A Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Ordem Pública (Secop), segue realizando a entrega de novos equipamentos para os trabalhadores ambulantes do comércio da cidade.

Ao total , serão distribuídos 13 coletes, guardas-sol e carrinhos de carga, facilitando a identificação dos ambulantes, e garantindo melhorias no serviço diário de cada trabalhador.

“Fechamos uma parceria de publicidade. Dessa forma, os ambulantes receberão novos equipamentos, facilitando o trabalho diário. A marca exposta estará percorrendo as principais ruas do centro de Caruaru, tanto o empresário como o ambulante saem ganhando com essa ação”, detalhou o secretário da Secop, Cel. Patrício Filho.