Eduardo Bolsonaro busca apoio nos EUA contra Moraes
Publicado em 22/06/2026 às 12:54

O ex-deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) desembarca nesta segunda-feira (22) em Washington para uma série de reuniões com integrantes do governo Donald Trump e parlamentares do Partido Republicano. A agenda ocorre em meio à ofensiva internacional de aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Segundo o Metrópoles, Eduardo pretende tratar de sua recente condenação pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e buscar apoio para reativar medidas baseadas na Lei Magnitsky contra o ministro Alexandre de Moraes. O parlamentar viaja acompanhado do jornalista Paulo Figueiredo.

Entre os compromissos previstos está um jantar com cerca de 20 senadores republicanos. A expectativa é que o encontro seja utilizado para apresentar críticas às decisões do STF e reforçar a narrativa de perseguição judicial contra aliados do ex-presidente.

Recife entrega mais uma obra de acessibilidade do Programa Casa Sem Barreiras
Publicado em 22/06/2026 às 12:36

Intervenção na Rua Diadema, no Vasco da Gama, incluiu a criação de uma rampa de acesso e a adaptação do banheiro na residência de Ana Cláudia Pereira, garantindo mais autonomia e independência para a moradora.

A Prefeitura do Recife entregou, na manhã desta segunda-feira (21), mais uma residência adaptada para pessoas com deficiência por meio do Programa Casa Sem Barreiras.

O imóvel beneficiado fica na Rua Diadema, no bairro do Vasco da Gama, onde Ana Cláudia Pereira, 57 anos, reside com a família. Com investimento em torno de R$ 20 mil, a casa ganhou uma rampa de acesso, além de melhorias no banheiro. O prefeito Victor Marques participou da entrega.

Para o prefeito, a obra representa exatamente o que o programa propõe: transformar a rotina de quem mais precisa. "O Programa Casa Sem Barreiras é muito importante e traz uma verdadeira transformação na vida dos recifenses que utilizam cadeira de rodas, como dona Ana Cláudia.

O acesso principal da casa era bastante complicado, sem rampa, mas, hoje, através de muito trabalho, nós conseguimos trazer mais dignidade para ela. É um investimento que a Prefeitura faz e que podemos replicar em toda a cidade, promovendo qualidade de vida e bem-estar para todos", afirmou.

Ana Cláudia mora há mais de 30 anos no endereço, junto com dois sobrinhos e a irmã. Na residência, foi realizada a adaptação do banheiro com melhorias no piso, instalação de barras de apoio e adequação do vaso sanitário. O acesso externo também foi transformado com a construção de uma rampa. A Ferreira Costa contribuiu com a doação de materiais.

Com sequelas da poliomielite desde os 2 anos de idade, Ana Cláudia sofreu uma fratura no fêmur há seis anos e, desde então, faz uso da cadeira de rodas. "Antes, as pessoas tinham que me carregar no colo e eu ficava com medo de cair, por isso não saía de casa. Essas adaptações melhoraram bastante a minha qualidade de vida. Acredito que seja um projeto muito humanitário, que realmente olha para as pessoas que mais precisam", disse.

Lançado pela Prefeitura do Recife no ano passado, o Programa Casa Sem Barreiras tem como objetivo ampliar a acessibilidade em moradias onde vivem pessoas usuárias de cadeiras de rodas. Ao todo, cinco obras já foram entregues e duas estão em execução. As obras são executadas pela Secretaria de Ordem Pública e Segurança (Seops), por meio da Secretaria Executiva de Defesa Civil (Sedec).

"Aqui nós fizemos toda a recuperação do banheiro, tornando-o acessível, com barras de apoio e portas alargadas. Além disso, nesta casa, também executamos uma rampa de acesso para que a moradora possa entrar e sair com a cadeira de rodas", destacou o secretário de Ordem Pública e Segurança, Alexandre Rebêlo.

As intervenções do projeto contemplam adaptação de sanitários, alargamento de portas, instalação de barras de apoio e outras melhorias. A Sedec conta com equipes especializadas em obras emergenciais e pequenas intervenções estruturais em imóveis vulneráveis, o que garante eficiência, agilidade e capacidade de resposta. A secretaria também é responsável pelo projeto, pelos materiais, pela mão de obra e pelo acompanhamento técnico.

A seleção dos beneficiários obedece a critérios definidos pela legislação municipal e federal.

Além do critério de atendimento aos usuários de cadeiras de rodas, são priorizados fatores como inscrição no CadÚnico, presença de idosos no núcleo familiar, maior precariedade habitacional, maior número de moradores e lares chefiados por mulheres. Isso garante que o programa chegue primeiro às residências em maior situação de vulnerabilidade e onde as intervenções terão impacto social mais significativo.

Petróleo cai após EUA liberarem exportações do Irã
Publicado em 22/06/2026 às 12:34

Os preços do petróleo recuaram mais de 3% nesta segunda-feira (22) após os Estados Unidos autorizarem temporariamente a produção, o fornecimento e a venda de petróleo iraniano. A medida integra o acordo firmado entre Washington e Teerã nas negociações para encerrar o conflito no Oriente Médio.

Por volta das 11h15, o barril do petróleo Brent registrava queda de 3,51%, cotado a US$ 77,24, após ter iniciado o dia em alta e alcançado US$ 81,38 nas primeiras horas de negociação. O petróleo WTI, referência nos Estados Unidos, recuava 2,74%, para US$ 73,76.

A autorização concedida pelo governo norte-americano valerá até 21 de agosto e inclui exportações de petróleo bruto, derivados e serviços associados. Segundo o secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent, a medida está vinculada aos compromissos assumidos pelo Irã nas negociações de paz.

Atuação do Rotary de Afogados da Ingazeira no caso Izilda Sampaio levanta questionamentos sobre atuação e independência
Publicado em 22/06/2026 às 12:30

A saída de Izilda Sampaio do Conselho de Acompanhamento e Controle Social do Fundeb de Afogados, com a publicação de uma carta aberta na qual explica seu desligamento do colegiado e faz críticas à condução do processo, levanta questionamentos sobre a atuação do Rotary Clube de Afogados da Ingazeira.

Ora, se a entidade se vende como apolítica e tinha uma cadeira no Conselho para exercer o seu papel de acompanhamento e fiscalização social, o que explica a manobra para tirar a vaga do Conselho?

Segundo Izilda, o Rotary Club de Afogados da Ingazeira, entidade que a indicou para compor o conselho em 2023, renunciou ao assento no colegiado por decisão unilateral de seu presidente, Márcio André. Ela argumenta que Márcio é casado com Eliana Rabelo, que tem função comissionada da Secretaria Municipal de Educação, sugerindo influência política na decisão. Márcio também é ligado à gestão Sandrinho.

Ela cita uma reunião da Diretoria que condenou sua ida à Câmara de Afogados da Ingazeira para apresentar questionamentos da execução do Fundeb. A reunião contou com Ney Quidute, Wagner França, advogado da Educação, Danilo da Grafica, Ruth do Cartório, Eliana Rabelo e Alba Lúcia, comissionada da Escola Francisca Lira. Apesar do direcionamento para que ela não fosse à Câmara, Izilda compareceu.

Na carta, Izilda destaca que foi eleita por unanimidade para presidir o conselho e afirma que, ao longo de três anos e meio, exerceu a função com independência, imparcialidade e rigor na fiscalização da aplicação dos recursos públicos destinados à educação básica.

A ex-presidente também sustenta que sua atuação gerou incômodo por adotar uma postura crítica e fiscalizadora. Em um dos trechos mais contundentes do documento, afirma que a “pedra no sapato foi removida”, em referência à sua saída do conselho.

Izilda diz ainda que formalizou seu desligamento após considerar que a tentativa de substituí-la não havia surtido efeito, e avalia que sua saída abre caminho para uma gestão sem os questionamentos que costumava fazer sobre a aplicação dos recursos. Além dela, outros três conselheiros representantes da sociedade civil apresentaram cartas de desligamento.

Túlio Gadêlha critica vídeo de Lula em apoio a João Campos e defende múltiplos palanques
Publicado em 22/06/2026 às 12:19

O deputado federal Túlio Gadêlha (PSD) criticou o vídeo em que o presidente Lula (PT) declara apoio a João Campos (PSB) e afirmou que o petista “não estaria confortável” ao gravar a manifestação. Segundo Túlio, o material teria sido produzido por pressão de setores da aliança partidária.

Apesar das críticas, ele disse defender a presença de Lula no palanque de João, mas também outras candidaturas. O parlamentar também relembrou o período da prisão de Lula e afirmou que integrantes do PSB não estiveram entre os principais apoiadores do presidente naquele momento.

A declaração ocorre após a divulgação do vídeo de apoio de Lula a João Campos e em meio ao debate sobre a existência ou não de palanque duplo do presidente no estado. Túlio, que se filiou ao PSD e é pré-candidato ao Senado na chapa de Raquel Lyra.

Lula chama governador interino do Rio de ‘interventor’
Publicado em 22/06/2026 às 12:17

O presidente Lula chamou o governador interino do Rio de Janeiro, Ricardo Couto, de “interventor” durante cerimônia de adesão do estado ao Programa de Pleno Pagamento de Dívidas dos Estados (Propag), realizada nesta segunda-feira (22).

Ao elogiar a atuação do desembargador à frente do governo fluminense, Lula afirmou esperar que a população reconheça o trabalho realizado durante sua gestão interina. O uso do termo chamou atenção porque “interventor” tem sido empregado por aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) para questionar a permanência de Couto no cargo.

Ricardo Couto assumiu o governo do Rio em março, após a vacância dos cargos de governador e vice-governador. O comando temporário do Executivo estadual segue em debate judicial enquanto o Supremo Tribunal Federal (STF) analisa questões relacionadas à sucessão no estado.

CNJ debate punição de magistrados e regras para cartórios
Publicado em 22/06/2026 às 12:16

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) analisa nesta terça-feira (23) mudanças nas regras de aposentadoria compulsória de magistrados. A proposta adequa o regimento interno do órgão a uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que definiu a perda do cargo como sanção máxima para juízes que cometam infrações graves.

A pauta da 10ª Sessão Ordinária de 2026 inclui ainda a regulamentação da atuação de crianças e adolescentes como influenciadores digitais. O texto em votação estabelece critérios para a concessão de autorizações judiciais para participação de menores em atividades artísticas e publicitárias em plataformas digitais.

Também serão discutidas novas regras para concursos de cartórios, incluindo a exigência do Exame Nacional dos Cartórios (Enac), além de diretrizes para registros de óbito e sepultamento de pessoas não identificadas ou sem familiares localizados.

Com Moda Center no topo, Polo de Confecções prevê faturamento histórico no São João 2026
Publicado em 22/06/2026 às 11:58

O maior centro atacadista de confecções da América Latina está pronto para um dos períodos mais lucrativos.

Impulsionada pelo ciclo junino de 2026, a indústria têxtil de Pernambuco vive um momento de otimismo, tendo o Moda Center como o principal catalisador desse crescimento econômico.

De acordo com a edição especial de São João do ICETEC (Índice de Confiança do Empresário do Setor Têxtil e de Confecções), divulgada pelo Núcleo Gestor da Cadeia Têxtil e de Confecções em Pernambuco (NTCPE) em parceria com a Macro BI Consultoria, 77% dos empresários do setor afirmam que os resultados comerciais deste ano serão melhores ou muito melhores na comparação com o mesmo período de 2025.

O cenário positivo é impulsionado principalmente pela intensa movimentação de compradores no Moda Center, em Santa Cruz do Capibaribe, maior centro atacadista de confecções e principal vitrine comercial da produção regional durante o período junino. Apenas 11,5% dos entrevistados preveem estabilidade e outros 11,5% estimam um cenário inferior. Os dados completos estão disponíveis no site oficial da instituição (www.ntcpe.org.br).

O Motor Econômico do São João

O fluxo massivo de compradores que desembarca nas dependências do Moda Center neste período reflete o peso estratégico das festas juninas para o faturamento do Agreste. Para quase 90% do arranjo produtivo local, o São João é um pilar de sustentação indispensável:

? 51,9% consideram o impacto de crescimento (entre 15% e 30%);

? 28,8% definem como alto (alta de 30% a 50%);

? 7,7% classificam o impacto financeiro como muito alto (crescimento acima de 50%).

Além disso, o levantamento do ICETEC revelou que o São João exerce um impacto muito mais amplo e profundo sobre a dinâmica econômica regional do que o Dia das Mães, gerando estoques mais robustos, maior mobilização industrial e uma circulação recorde de clientes nos corredores e boxes do Moda Center.

Produção a Todo Vapor e Geração de Emprego

Para dar conta da demanda que abastece feirantes e lojistas de todo o país no Moda Center, as indústrias anteciparam o ritmo operacional. No período da coleta de dados, 57,7% das fábricas já estavam com a produção junina ativa e 86,5% confirmaram um aumento real no volume de peças produzidas.

Essa engrenagem acelerada movimentou o mercado de trabalho local. Para absorver os pedidos:

? 15,4% das indústrias ampliaram o uso de facções externas;

? 13,5% estenderam as jornadas com horas extras;

? 9,6% recorreram a contratos temporários (onde 72,7% dessas vagas absorveram de 1 a 5 novos trabalhadores por empresa).

Desafios

Apesar do cenário de vendas aquecidas no Moda Center, o empresariado lida com pressões inflacionárias. Para garantir a sustentabilidade do negócio, 69,3% das empresas realizaram reajustes nos preços finais dos produtos.

Os principais gargalos apontados foram os custos com matéria-prima (40,4%), seguidos por logística (32,7%) e mão de obra (21,2%). Além disso, 53,8% relataram dificuldades no abastecimento de insumos. No longo prazo, a concorrência agressiva com produtos importados (46,2%) continua no topo das preocupações, seguida pela escassez de mão de obra em períodos de pico (19,2%).

Perfil do Consumidor e a Força da Loja Física

O raio-X do mercado mostra que o cliente que frequenta o Polo de Confecções está mais cauteloso: 80,8% dos produtores percebem uma maior sensibilidade aos preços.


Mesmo com o avanço digital, a presença física no Moda Center continua sendo a liderança absoluta de vendas. A eficiência no escoamento impressionou: 96,1% das empresas indicaram melhora ou grande melhora nos níveis de estoque.

"Os dados apresentados confirmam que o São João não é apenas uma manifestação cultural, mas sim um dos motores econômicos mais vitais para o Polo de Confecções de Pernambuco. O alto índice de confiança demonstra a maturidade e a agilidade comercial das nossas indústrias em responder com rapidez e eficiência ao mercado nacional", ressalta Pedro Miranda, diretor-presidente do NTCPE.

Com 53,8% dos produtores declarando-se totalmente satisfeitos com o ciclo de 2026, Santa Cruz do Capibaribe consolida sua força e o Moda Center reafirma sua posição de liderança como a grande vitrine da moda do Nordeste.

China amplia retaliação comercial contra empresas dos EUA
Publicado em 22/06/2026 às 11:24

A China incluiu ao menos dez empresas norte-americanas em sua lista de entidades restritas, ampliando as medidas de retaliação comercial contra os Estados Unidos. Entre as companhias atingidas estão as produtoras de terras raras USA Rare Earth e MP Materials, além da fabricante de motores Aveox.

Segundo informações do Financial Times, Pequim justificou a decisão como resposta à inclusão de empresas chinesas em listas de restrições do governo dos EUA por supostos vínculos com as Forças Armadas do país.

Apesar da recente aproximação entre os presidentes Donald Trump e Xi Jinping, as restrições indicam a continuidade das tensões econômicas entre os dois países.

Mais de 40 mil pessoas lotam as ruas de Arcoverde na maior Caminhada do Forró do Brasil
Publicado em 22/06/2026 às 11:21

A cidade de Arcoverde viveu mais um capítulo histórico de seu calendário junino neste domingo (21), com a realização da tradicional Caminhada do Forró, considerada o maior cortejo junino do Brasil.

Reunindo mais de 40 mil pessoas ao longo das avenidas José Bonifácio e Pedro II, o evento transformou as principais vias da cidade em um grande palco a céu aberto, embalado pelo forró, pelas manifestações culturais e pela alegria dos festejos de São João.

O prefeito Zeca Cavalcanti participou ativamente da caminhada, percorrendo o trajeto ao lado do ex-presidente da Amupe e pré-candidato a deputado federal Marcelo Gouveia, da primeira-dama e secretária de Turismo, Nerianny Cavalcanti, o vice-prefeito Siqueirinha e vereadores. Também acompanharam o cortejo lideranças políticas, representantes culturais e milhares de moradores e turistas que prestigiaram a programação.

A festa teve início ainda pela manhã, com apresentações dos violeiros Lídio Vaz e Naildo Mariano, além dos shows de Marzinho de Arcoverde, Coco de Malandro e Paulinho Leite, que recebeu as participações especiais de Anchieta Dali e Tonino Arcoverde.

Às 16h, o tradicional cortejo tomou conta das ruas. No cortejo de chão, cerca de 60 músicos de forró conduziram o público ao lado de importantes expressões da cultura popular, como a Pandeirada do Coco Raízes de Arcoverde, Boi Imperial, Urso Valentão, Quadrilha Rainha Sertaneja, Boi Diamante, Boi Cafuné, Boi Fantástico e Boi da Macuca.

Simultaneamente, quatro trios elétricos garantiram a animação do percurso com apresentações de Sílvia Regina e George Silva, acompanhados do Maestro Spok; Luís Henrique e Júnior Saigon, com participação de César Amaral; Ciro Santos; e Banda Cabeça de Alho, que recebeu Larissa Lisboa e Romero Ferro.

A programação contou ainda com o Espaço da Acessibilidade, instalado no Colégio Diocesano Cardeal Arcoverde, oferecendo inclusão e conforto para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida. O local recebeu apresentações de Mestre Zé do Peba e Trio Catingueira, Mestre Ciço Gomes e Banda de Pife e Zabumba São Sebastião.

Com estrutura reforçada de segurança, saúde, organização e pontos de apoio distribuídos ao longo do percurso, a Caminhada do Forró confirmou mais uma vez sua força como um dos maiores eventos culturais de Pernambuco e do Nordeste.

A edição de 2026 também foi marcada pela homenagem póstuma a Gilberto Barbosa, reconhecido incentivador da cultura popular e das tradições juninas de Arcoverde.

Ao final do percurso, no Largo do Esporte Clube, próximo ao Pátio de Eventos da Estação, a multidão celebrou mais uma edição histórica do evento, consolidando a Caminhada do Forró como um dos momentos mais aguardados e emblemáticos do São João de Arcoverde, a Festa Mais Linda do Mundo.

A noite terminou no Pátio de Eventos da Estação, com os shows de Assisão, Samba de Coco das Irmãs Lopes, Super OARA, Capital do Sol e Felipe Amorim, que agitou a multidão presente à 9ª noite do São João de Arcoverde.