China amplia retaliação comercial contra empresas dos EUA
Publicado em 22/06/2026 às 11:24

A China incluiu ao menos dez empresas norte-americanas em sua lista de entidades restritas, ampliando as medidas de retaliação comercial contra os Estados Unidos. Entre as companhias atingidas estão as produtoras de terras raras USA Rare Earth e MP Materials, além da fabricante de motores Aveox.

Segundo informações do Financial Times, Pequim justificou a decisão como resposta à inclusão de empresas chinesas em listas de restrições do governo dos EUA por supostos vínculos com as Forças Armadas do país.

Apesar da recente aproximação entre os presidentes Donald Trump e Xi Jinping, as restrições indicam a continuidade das tensões econômicas entre os dois países.

Mais de 40 mil pessoas lotam as ruas de Arcoverde na maior Caminhada do Forró do Brasil
Publicado em 22/06/2026 às 11:21

A cidade de Arcoverde viveu mais um capítulo histórico de seu calendário junino neste domingo (21), com a realização da tradicional Caminhada do Forró, considerada o maior cortejo junino do Brasil.

Reunindo mais de 40 mil pessoas ao longo das avenidas José Bonifácio e Pedro II, o evento transformou as principais vias da cidade em um grande palco a céu aberto, embalado pelo forró, pelas manifestações culturais e pela alegria dos festejos de São João.

O prefeito Zeca Cavalcanti participou ativamente da caminhada, percorrendo o trajeto ao lado do ex-presidente da Amupe e pré-candidato a deputado federal Marcelo Gouveia, da primeira-dama e secretária de Turismo, Nerianny Cavalcanti, o vice-prefeito Siqueirinha e vereadores. Também acompanharam o cortejo lideranças políticas, representantes culturais e milhares de moradores e turistas que prestigiaram a programação.

A festa teve início ainda pela manhã, com apresentações dos violeiros Lídio Vaz e Naildo Mariano, além dos shows de Marzinho de Arcoverde, Coco de Malandro e Paulinho Leite, que recebeu as participações especiais de Anchieta Dali e Tonino Arcoverde.

Às 16h, o tradicional cortejo tomou conta das ruas. No cortejo de chão, cerca de 60 músicos de forró conduziram o público ao lado de importantes expressões da cultura popular, como a Pandeirada do Coco Raízes de Arcoverde, Boi Imperial, Urso Valentão, Quadrilha Rainha Sertaneja, Boi Diamante, Boi Cafuné, Boi Fantástico e Boi da Macuca.

Simultaneamente, quatro trios elétricos garantiram a animação do percurso com apresentações de Sílvia Regina e George Silva, acompanhados do Maestro Spok; Luís Henrique e Júnior Saigon, com participação de César Amaral; Ciro Santos; e Banda Cabeça de Alho, que recebeu Larissa Lisboa e Romero Ferro.

A programação contou ainda com o Espaço da Acessibilidade, instalado no Colégio Diocesano Cardeal Arcoverde, oferecendo inclusão e conforto para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida. O local recebeu apresentações de Mestre Zé do Peba e Trio Catingueira, Mestre Ciço Gomes e Banda de Pife e Zabumba São Sebastião.

Com estrutura reforçada de segurança, saúde, organização e pontos de apoio distribuídos ao longo do percurso, a Caminhada do Forró confirmou mais uma vez sua força como um dos maiores eventos culturais de Pernambuco e do Nordeste.

A edição de 2026 também foi marcada pela homenagem póstuma a Gilberto Barbosa, reconhecido incentivador da cultura popular e das tradições juninas de Arcoverde.

Ao final do percurso, no Largo do Esporte Clube, próximo ao Pátio de Eventos da Estação, a multidão celebrou mais uma edição histórica do evento, consolidando a Caminhada do Forró como um dos momentos mais aguardados e emblemáticos do São João de Arcoverde, a Festa Mais Linda do Mundo.

A noite terminou no Pátio de Eventos da Estação, com os shows de Assisão, Samba de Coco das Irmãs Lopes, Super OARA, Capital do Sol e Felipe Amorim, que agitou a multidão presente à 9ª noite do São João de Arcoverde.

Em Queimada de Jurema, Deputada Débora Almeida entrega caminhão frigorífico e inaugura unidade de beneficiamento de frutas
Publicado em 22/06/2026 às 11:11

A deputada estadual Débora Almeida (PSD) cumpriu mais uma importante agenda de entregas e fomento à economia local.

Em parceria com o Governo de Pernambuco, por meio da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (ADEPE) e do programa PE Produz, a parlamentar celebrou a inauguração da Unidade de Beneficiamento de Polpa de Frutas e a entrega de um caminhão frigorífico zero quilômetro para a Associação de Desenvolvimento Rural (ADR).

O investimento total na aquisição do veículo foi de R$ 450 mil, viabilizado através de ações articuladas que contaram também com emenda parlamentar da própria deputada no valor de R$ 100 mil, destinada à compra de maquinários essenciais para a associação — incluindo uma câmara frigorífica e despolpadeiras de aço inox.

A nova estrutura vai transformar a realidade dos produtores locais de maracujá, acerola, umbu e manga, combatendo diretamente o desperdício de frutas na região e agregando valor ao trabalho dos agricultores. Com a capacidade de congelar e processar a produção, as famílias agora ganham a oportunidade de comercializar as polpas em larga escala.

Essa nova dinâmica de vendas garante uma fonte de renda direta e sustentável para dezenas de produtores da comunidade, promovendo a autonomia financeira no campo. Além de transformar a vida das famílias beneficiadas, a comercialização gera um ciclo de desenvolvimento que movimenta o comércio de Jurema e do Estado, impulsionando a economia regional através do agronegócio familiar. A iniciativa também surge como uma ferramenta essencial no combate ao desemprego na região, criando novos postos de trabalho desde a colheita até a etapa final de distribuição e venda dos produtos.

"Hoje é um daqueles dias em que a gente dá graças a Deus por exercer um mandato e poder transformar a vida das pessoas. Conheci a Daniele [presidente da associação] em 2022 por uma mensagem no Instagram e hoje estamos aqui entregando essa estrutura completa", destacou a deputada Débora Almeida.

A solenidade contou com a presença de Roberta Andrade, presidente da ADEPE, e de dezenas de moradores e trabalhadores rurais da comunidade. Com o caminhão e a fábrica em pleno funcionamento, a expectativa é que a produção de Queimada de Jurema ganhe escala e passe a abastecer não apenas outras regiões de Pernambuco, mas também diversos estados do Nordeste.

Perícia médica online do INSS: como usar o sistema digital para conseguir a aprovação do auxílio-doença mais rápido
Publicado em 22/06/2026 às 11:04

O segredo para passar na perícia médica online do INSS e receber logo o auxílio-doença. 

A perícia médica online, conhecida oficialmente no INSS como sistema AtestMed, virou a salvação de quem precisa liberar o benefício sem mofar meses na fila de espera de uma agência. A grande sacada dessa modalidade digital é que você envia seus papéis pela internet e o perito analisa tudo à distância, encurtando o caminho para o dinheiro cair na conta.

Como funciona esse sistema de análise digital do INSS?

Em vez de marcar um dia para ir até um posto físico e conversar cara a cara com o doutor, o processo agora acontece pelas telas. O robô do sistema e os médicos analistas do governo avaliam o seu caso com base exclusiva nos arquivos que você coloca no aplicativo ou no site.

Essa facilidade vale para afastamentos temporários de até 90 dias, o que cobre a maioria das licenças por doenças comuns ou acidentes leves. Caso você precise de mais tempo depois desse prazo, aí sim será necessário agendar uma conversa presencial ou passar pela avaliação via telemedicina.



O que um atestado médico precisa ter para o sistema aceitar?

Esse é o ponto onde quase todo mundo roda e tem o pedido negado de cara pelo sistema. O seu médico particular ou do posto de saúde precisa emitir um documento perfeito, sem rasuras e com dados bem claros.

Para o robô do AtestMed não rejeitar seu papel direto na largada, o documento deve trazer dados vitais da sua condição. Veja a linha abaixo para entender o que não pode faltar de jeito nenhum na folha.

Dados do paciente: o seu nome completo impresso de forma idêntica ao do seu documento oficial, sem nenhuma abreviação. 

Identificação do médico: nome do profissional, assinatura eletrônica ou física e o carimbo legível com o número do CRM.

Detalhes da doença: o diagnóstico por extenso e o código da CID-10 especificando o seu problema de saúde.

Tempo de repouso: o prazo exato de dias de afastamento que você precisa para se recuperar antes de voltar ao trabalho.

Qual é o passo a passo para fazer o envio pelo Meu INSS?

Fazer a sua solicitação de perícia médica online exige apenas um celular com câmera boa ou um computador com os arquivos salvos em formato PDF. O processo leva poucos minutos se você estiver com o aplicativo atualizado no telefone.

Preparamos uma sequência simples mostrando a ordem exata dos cliques para você mandar seus documentos sem errar o caminho na plataforma.


Uma ordem bem simples guia o trabalhador na hora do envio digital:

Faça o login: entre no aplicativo ou site Meu INSS usando a sua senha única da conta Gov.br.

Escolha o serviço: clique na opção para pedir novo benefício por incapacidade na tela inicial.

Preencha os dados: informe a data do início dos sintomas e coloque as informações que o sistema pedir sobre seu trabalho.

Anexe os arquivos: tire fotos bem nítidas do seu atestado, laudos, receitas de remédios e exames recentes e envie.

Como o INSS compara o modelo antigo com o digital?

A diferença no tempo de resposta é brutal e mexe diretamente com o bolso do trabalhador que está sem receber o salário da empresa. Enquanto o modelo tradicional costuma travar a vida do segurado por meses, a via digital resolve o problema em semanas.

Para você enxergar as vantagens reais de optar pela plataforma da internet, montamos um quadro comparando os dois formatos de atendimento.

Os dois modelos de avaliação possuem regras e prazos bem diferentes:



O que acontece se a plataforma recusar os seus papéis?

Se o médico do governo achar que as fotos estão borradas ou que o atestado não prova a sua incapacidade, você não perde o direito ao benefício. O sistema apenas vai mudar o seu status e gerar uma data para você comparecer a uma agência e fazer a consulta tradicional.

O segurado também tem o prazo legal de 30 dias para entrar com um recurso administrativo no Conselho de Recursos da Previdência Social, o CRPS, caso discorde do resultado final. Por isso, junte receitas de remédios, prontuários de hospitais e exames de imagem para deixar o seu pedido inicial super forte e evitar essa dor de cabeça.

Informações: O Antagonista.

TSE manda retirar imagem falsa que liga Flávio ao Master
Publicado em 22/06/2026 às 11:09

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) determinou a remoção de uma publicação que utilizava uma imagem manipulada para associar o senador e pré-candidato à Presidência Flávio Bolsonaro (PL-RJ) ao banqueiro Daniel Vorcaro, dono do Banco Master.

A decisão foi proferida pelo ministro André Mendonça após pedido apresentado pelo PL. Segundo a ação, a imagem tinha indícios de ter sido produzida por inteligência artificial e apresentava Flávio Bolsonaro ao lado de Vorcaro em uma fotografia considerada falsa pela legenda.

Na decisão, Mendonça afirmou que a liberdade de expressão não protege a divulgação de conteúdos fabricados ou manipulados quando apresentados como fatos reais. O responsável pela publicação deverá remover o conteúdo em até 24 horas e está proibido de republicá-lo, sob pena de multa.

Surubim se despede de Dona França Amorim
Publicado em 22/06/2026 às 10:15

A cidade de Surubim amanheceu nesta segunda-feira envolvida por um clima de tristeza com a notícia do falecimento da senhora Maria José de França Amorim, conhecida por todos como Dona França Amorim.

Dona França faleceu durante a madrugada desta segunda-feira no Hospital São Luiz, em Surubim. Segundo informações repassadas por familiares, há cerca de um ano ela havia sofrido um infarto, conseguindo se recuperar após receber atendimento médico. No entanto, na madrugada de hoje, voltou a passar mal em sua residência, apresentando um novo quadro cardíaco.

Ela foi socorrida e encaminhada para o Hospital São Luiz, mas infelizmente não resistiu, vindo a falecer, fato que causou grande comoção entre familiares, amigos e a população surubinense.

Esposa de Moacir Amorim, Dona França era bastante conhecida no município e deixa filhos, netos, demais familiares e amigos. Ela era mãe do vereador de Surubim, Júnior Amorim, e de Carlinhos da SDS, que desde as primeiras horas desta manhã vêm recebendo inúmeras manifestações de solidariedade e apoio.

Ao longo de sua vida, Dona França construiu uma história marcada pelo amor à família, pela amizade, pela simplicidade e pelo respeito conquistado junto às pessoas que tiveram a oportunidade de conviver com ela. Sua partida deixa um sentimento de saudade e reconhecimento por tudo aquilo que representou para seus familiares, amigos e para toda a comunidade surubinense.

O corpo será velado no PAFF de Zé Bezerra, no centro de Surubim, a partir das 10 horas da manhã desta segunda-feira, onde familiares, amigos, autoridades e pessoas da comunidade poderão prestar as últimas homenagens.

O sepultamento acontecerá nesta segunda-feira, às cinco horas da tarde, no Cemitério São José, em Surubim.

Neste momento de dor e despedida, a Rádio Integração FM manifesta suas condolências à família Amorim, desejando que Deus conceda força, serenidade e conforto a todos os familiares e amigos.

À família enlutada, os nossos mais sinceros sentimentos.

Carlos Bolsonaro diz ter ‘renascido’ em SC ao lançar pré-candidatura
Publicado em 22/06/2026 às 10:09

O vereador Carlos Bolsonaro (PL) afirmou que “renasceu” em Santa Catarina ao justificar sua pré-candidatura ao Senado pelo estado. Em vídeo divulgado nas redes sociais, o filho do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) disse ter encontrado na região “a paz” e a receptividade de pessoas que compartilham seus valores.

Carlos também defendeu pautas como redução da burocracia e prometeu atuar em defesa dos interesses catarinenses ao lado do irmão Flávio Bolsonaro (PL), pré-candidato à Presidência da República. O parlamentar rebateu críticas relacionadas à ausência de trajetória política no estado.

A candidatura de Carlos integrou a chapa de reeleição do governador Jorginho Mello (PL), após meses de disputa interna no partido. A definição alterou a composição inicialmente prevista para a disputa ao Senado e gerou divergências entre lideranças do PL em Santa Catarina.

Cubanos lideram pedidos de refúgio no Brasil pela 1ª vez
Publicado em 22/06/2026 às 09:50

Os cubanos lideraram os pedidos de refúgio no Brasil em 2025 pela primeira vez, superando os venezuelanos, que ocupavam o primeiro lugar no ranking há vários anos. Ao todo, foram registrados 75.599 pedidos de refúgio no período.

Segundo o estudo Refúgio em Números 2026, divulgado pelo Observatório das Migrações Internacionais (OBMigra) e pelo Ministério da Justiça, o total de solicitações cresceu 10,9% em relação a 2024. O volume é o terceiro maior da série histórica, atrás apenas dos registrados em 2018 e 2019.

O levantamento atribui o aumento à retomada dos fluxos migratórios para o Brasil após as restrições impostas durante a pandemia de Covid-19. Os pedidos de refúgio vêm crescendo desde 2022, segundo o estudo.

STF deve julgar lei da dosimetria apenas após recesso
Publicado em 22/06/2026 às 09:33

O Supremo Tribunal Federal (STF) deve analisar somente no segundo semestre as ações que questionam a constitucionalidade da lei da dosimetria, que reduz penas de condenados por tentativa de golpe de Estado. A demora na manifestação da Procuradoria-Geral da República (PGR) e a proximidade do recesso de julho adiaram o julgamento para agosto.

A norma foi aprovada pelo Congresso após a derrubada de veto do presidente Lula. Partidos políticos acionaram o STF contra a lei, e o ministro Alexandre de Moraes, relator do caso, suspendeu sua eficácia até uma decisão definitiva da Corte.

Após receber manifestações da Câmara, do Senado, da Advocacia-Geral da União e da PGR, Moraes indicou que pretende liberar o caso para julgamento. No entanto, as sessões restantes de junho já têm pauta definida e o recesso do Judiciário ocorre entre 2 e 31 de julho.

Prefeitura de Garanhuns entrega requalificação de escola municipal no bairro da Liberdade
Publicado em 22/06/2026 às 09:30

Investimento de R$ 632 mil contemplou melhorias em toda a estrutura da unidade e na quadra poliesportiva

A Prefeitura de Garanhuns, por meio da Secretaria de Educação, realizou nesta sexta-feira (19) a entrega da requalificação da Escola Professora Amélia Maria Cordeiro de Melo Tavares, localizada no bairro da Liberdade. A obra representa mais um importante investimento da gestão municipal na melhoria da infraestrutura da Rede Municipal de Ensino.

Com investimento de aproximadamente R$ 632 mil, a unidade recebeu uma ampla requalificação estrutural, proporcionando mais conforto, segurança e melhores condições para estudantes, professores e toda a comunidade escolar.

Durante a solenidade, que reuniu estudantes, familiares, profissionais da educação e autoridades municipais, foi destacada a importância dos investimentos na infraestrutura escolar como ferramenta para fortalecer o processo de ensino e aprendizagem.

As melhorias incluíram a requalificação da quadra poliesportiva, implantação de sala de leitura, nova secretaria, adequação de depósitos, recuperação do telhado, revisão das instalações elétricas e hidráulicas, instalação de forro em PVC, pintura completa da escola e implantação de grades de proteção na área frontal da unidade.