Governo de Pernambuco e Prefeitura do Jaboatão inauguram maior contenção de encosta da América Latina
Publicado em 28/06/2026 às 09:52

A governadora Raquel Lyra e o prefeito Mano Medeiros inauguram, neste domingo (28), a maior obra de contenção de encosta da América Latina, em Jardim Monte Verde. A intervenção é resultado de uma parceria entre o Governo de Pernambuco e a Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes e representa um marco para a segurança e a urbanização da comunidade, uma das mais atingidas pela tragédia das chuvas de 2022.

Data: Domingo (28)
Horário: 17h
Local: Avenida Chapada do Araripe, em Jardim Monte Verde, Jaboatão dos Guararapes

Edinho propõe descentralizar fundo eleitoral do PT
Publicado em 28/06/2026 às 09:44

O presidente do PT, Edinho Silva, propôs que os diretórios estaduais decidam a divisão do fundo eleitoral destinado às campanhas de deputados federais. A sugestão gerou reação negativa na bancada.

Deputados avaliam que a proposta poderá favorecer grupos ligados às direções estaduais e prejudicar parlamentares de outras correntes internas. Segundo a Folha de S.Paulo, a reunião terminou sem consenso sobre o modelo.

O PT ainda definirá os critérios de distribuição do fundo, tema em discussão no Grupo Tático Eleitoral. A direção nacional deverá manter a decisão sobre recursos para presidente, governadores e Senado.

Em Pesqueira, Cacique Marcos e Raquel Lyra reforçam parceria, anunciam investimentos e Governadora recebe título de cidadã pesqueirense em agenda deste sábado (27)
Publicado em 28/06/2026 às 09:33

A parceria entre a Prefeitura de Pesqueira e o Governo de Pernambuco foi fortalecida neste sábado (27), durante agenda institucional realizada na Aldeia Cana Brava, com a presença do prefeito Cacique Marcos e da governadora Raquel Lyra. O encontro também contou com a participação do deputado estadual Luciano Duque, vereadores da base aliada, lideranças indígenas, secretários municipais e demais autoridades, reforçando a articulação conjunta em prol do desenvolvimento do município.

Durante a programação, foram anunciados novos investimentos para Pesqueira, com a assinatura da autorização para abertura do processo licitatório de obras de pavimentação. Também foram entregues importantes equipamentos e estruturas, como a inauguração da quadra poliesportiva Cícero Pereira de Araújo, na Escola Estadual Indígena Ororubá, além da instalação de dessalinizadores na Aldeia Jatobá, ampliando a infraestrutura, fortalecendo a educação e garantindo mais segurança hídrica para a população.

Um dos momentos marcantes da agenda foi a valorização da cultura indígena, com a apresentação do tradicional Samba de Coco Toype do Ororubá, que levou música, dança e tradição ao evento, celebrando a identidade cultural do povo pesqueirense.

Na ocasião, a governadora Raquel Lyra recebeu o título de cidadã pesqueirense, concedido pela Câmara de Vereadores de Pesqueira e entregue pelo presidente do Legislativo municipal, em reconhecimento aos serviços prestados e à relação institucional com o município.

Para o prefeito Cacique Marcos, os avanços são resultado do diálogo permanente e da cooperação entre as gestões.

“Essa parceria com a governadora Raquel Lyra tem transformado projetos em realidade. O diálogo, o compromisso e o trabalho conjunto entre a Prefeitura e o Governo do Estado têm garantido investimentos importantes para Pesqueira, levando mais desenvolvimento e melhorando a vida da nossa gente”, afirmou o prefeito.

A agenda reafirma a parceria entre a Prefeitura de Pesqueira e o Governo de Pernambuco, que vem viabilizando investimentos estratégicos em diversas áreas. As ações anunciadas e entregues neste sábado reforçam o compromisso das gestões com o fortalecimento dos serviços públicos, ampliação de oportunidades e promoção do desenvolvimento do município.

Mendonça Filho comemora sucesso do São João de Serra Negra ao lado de Lucielle e destaca investimentos que fortaleceram a festa
Publicado em 28/06/2026 às 09:02

Ao lado da prefeita Lucielle Laurentino, o deputado federal Mendonça Filho participou da reta final do São João de Serra Negra, em Bezerros, que será encerrado neste domingo(28). Considerado um dos maiores destinos juninos de Pernambuco, Serra Negra faz um São João raiz, reunindo milhares de turistas e moradores ao longo de toda a programação, movimentando a economia local e valorizando a cultura nordestina.

"Serra Negra é um patrimônio de Pernambuco. Trabalhamos para garantir os recursos que ajudaram a realizar uma grande festa e, ao mesmo tempo, investir em uma estrutura cada vez melhor para receber quem vem prestigiar esse destino tão importante para o turismo e para a cultura do nosso Estado", afirmou Mendonça, destacando que foram assegurados R$ 1,3 milhão junto ao Ministério do Turismo para apoiar a realização do São João, além de mais de R$ 800 mil em emendas parlamentares e articulação política junto ao Governo do Estado, destinados à contratação de atrações que fortaleceram a programação.

Mendonça também lembrou o investimento de R$ 1,5 milhão destinado à requalificação do Polo Cultural de Serra Negra, obra que contribuiu para oferecer mais conforto, segurança e uma melhor experiência para moradores e visitantes.

Ao lado da prefeita Lucielle, Mendonça, que esteve três vezes na Serra durante o período junino, percorreu neste sábado (27/06) o polo de eventos, cumprimentou moradores e visitantes e comemorou o sucesso de mais uma edição do São João de Serra Negra. “O nosso compromisso de seguir apoiando ações que impulsionem o turismo, a geração de emprego e renda e o desenvolvimento de Bezerros é a cada dia mais forte”, reforçou Mendonça.

Em Belo Jardim, João Campos destaca capacidade de entrega
Publicado em 28/06/2026 às 08:56

O pré-candidato a governador João Campos (PSB) prestigiou, neste sábado (27), o lançamento da pré-candidatura de Zé Guri Júnior (Republicanos) a deputado federal. O futuro postulante à Câmara dos Deputados foi o vereador mais votado de Belo Jardim nas duas últimas eleições municipais e se coloca como um soldado do palanque da Frente Popular na região. Após uma caminhada que mobilizou a população por ruas do bairro Santo Antônio, o ato se concentrou em uma casa de eventos e reuniu lideranças de todo o Agreste Central.

No discurso, João Campos elogiou a conexão de Zé Guri Júnior com as causas populares e se comprometeu a ser um parceiro de Belo Jardim em pautas como o acesso à água e a duplicação da BR-232. “A gente precisa sonhar, ter esperança, mas o que difere um governante que sabe fazer e o que não sabe fazer é o compromisso e a capacidade de entrega. Prometeram fazer a duplicação da BR-232, passaram quatro anos e não colocaram uma pá de cal. Sabe por que eu quero ser governador? Para, no primeiro semestre do meu governo, a gente ter a obra começando. Vamos com esse time e com esse propósito, Belo Jardim”, disse.

No mesmo sentido, Zé Guri Júnior lembrou que os únicos avanços recentes registrados em Belo Jardim se devem ao olhar do Governo do Brasil para a região e delimitou o time da Frente Popular como o palanque de Lula na cidade e no estado, em contraponto ao grupo político que hoje comanda o município, representado por um deputado federal do partido de Flávio Bolsonaro. “As entregas que acontecem hoje aqui são projetos do presidente Lula, como o Minha Casa Minha Vida. A mudança verdadeira é João Campos. Vocês conhecem meu coração. Eu trabalho demais e vou trabalhar muito mais. Não tenho dúvida que esse grupo vai mudar a história de Belo Jardim e de Pernambuco”, declarou.

Também participaram do ato o pré-candidato a vice-governador Carlos Costa (Republicanos), a pré-candidata a senadora Marília Arraes (PDT), os prefeitos de São Caetano, Josafá Almeida, e de Sanharó, César Freitas, o pré-candidato a deputado estadual Jobson Almeida (Republicanos), o ex-prefeito de Belo Jardim João Mendonça, vereadores da cidade e outras lideranças da região.

Ao lado de Raquel Lyra, Regina da Saúde participa de entrega de creche e Centro de Referência da Mulher, em Buíque
Publicado em 28/06/2026 às 08:54

A pré-candidata a deputada estadual Regina da Saúde (Podemos), participou, ao lado da governadora Raquel Lyra, neste sábado (27), da inauguração da Creche Blésman Modesto e do Centro de Referência da Mulher Dayanne Guerra Moreira, em Buíque, no Agreste de Pernambuco.

Durante a solenidade, Regina destacou que a entrega da creche amplia as oportunidades para as crianças e oferece mais tranquilidade às famílias, enquanto o Centro de Referência fortalece a rede de proteção e acolhimento às mulheres do município.

"Hoje, celebramos investimentos que fortalecem a educação e ampliam a proteção às mulheres. Em breve, Itaíba também receberá uma creche e outras ações, um compromisso da governadora Raquel Lyra com a nossa região", destacou Regina, que esteve acompanhada do prefeito de Itaíba, Pedro Pilota.

A agenda reforça o alinhamento de Regina da Saúde com a governadora Raquel Lyra em ações voltadas à expansão de políticas públicas no Agreste e Sertão de Pernambuco, com investimentos em educação, saúde, proteção às mulheres, agricultura e infraestrutura.

Com investimento de R$ 1,5 milhão, Eduardo e Lula da Fonte visitam as obras da Casa Azul de Pesqueira
Publicado em 28/06/2026 às 08:52

O presidente da Federação União Progressista em Pernambuco (UP/PP), deputado federal Eduardo da Fonte, ao lado do deputado federal Lula da Fonte, visitou a unidade da Casa Azul em Pesqueira, no Agreste pernambucano, reafirmando seu compromisso com a saúde pública e a defesa da interiorização dos serviços especializados para garantir atendimento de qualidade às famílias em todas as regiões do estado.

Para a construção desta unidade, os deputados destinaram em emendas parlamentares no valor de R$ 1,5 milhão. A nova unidade começa a funcionar na próxima segunda-feira (29).

Idealizada por Eduardo da Fonte, a Casa Azul é referência no atendimento humanizado a crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), oferecendo acolhimento e acompanhamento multiprofissional às crianças e seus familiares. A visita a nova unidade de Pesqueira contou com a presença dos vereadores Pastinha Xukuru e Rochevânia Rocha e a secretaria de Saúde de Pesqueira, Jaqueline Lopes. Durante o encontro, Eduardo da Fonte reforçou o compromisso de pleitear a implementação de uma nova unidade da Casa Azul na comunidade indígena Xukuru, sendo a primeira a ser instalada em território originário.

Ao longo de seus 20 anos de atuação na Câmara dos Deputados, Eduardo da Fonte destinou cerca de R$ 700 milhões em emendas parlamentares para a saúde de Pernambuco, fortalecendo hospitais, maternidades e unidades de saúde em todas as regiões do estado. Para o parlamentar, iniciativas como a Casa Azul demonstram que é possível levar atendimento especializado para o interior, reduzindo a necessidade de deslocamentos e garantindo mais dignidade às famílias.

"Nosso compromisso é ampliar cada vez mais esse modelo, fortalecendo a interiorização da saúde e garantindo que o atendimento especializado chegue a quem mais precisa, independentemente de onde mora", destacou Eduardo da Fonte.

No Recife, César Ramos comemora aniversário do Balax
Publicado em 28/06/2026 às 08:51

O pré-candidato à Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), César Ramos, participou, neste sábado (27), da comemoração de aniversário do Balax, realizada no Recife. Com o tema “Vamos comemorar conosco: 22 anos do Balax”, a festa reuniu uma programação musical diversificada, com atrações conhecidas do público.

Convidado para prestigiar o evento, César Ramos destacou a importância de iniciativas que fortalecem o esporte, a cultura e valorizam os artistas locais.

Entre as atrações da noite, o jogador Carlinhos Bala recebeu MC Pork, DJ Markinhos e a Banda Inove, que garantiram a animação do público durante toda a programação.

Para César Ramos, eventos como o aniversário do Balax reforçam a importância do apoio de lideranças políticas ao esporte, ao entretenimento e à cultura.

“Agradeço ao amigo Carlinhos Bala, grande incentivador das práticas esportivas, e parabenizo o Balax pelos seus 22 anos. É um time que reúne amigos, promove a socialização, fomenta o futebol e fortalece a amizade. Vamos fazer história juntos”, comentou o ex-secretário de Governo de Igarassu.

Brasil confirma quarto voo humanitário à Venezuela
Publicado em 28/06/2026 às 08:17

O Brasil confirmou o envio de um quarto voo humanitário à Venezuela para ampliar o apoio às vítimas dos terremotos. A aeronave partirá neste domingo com 35 bombeiros militares de São Paulo e Minas Gerais.

Segundo a Agência Brasil, as equipes brasileiras já iniciaram as operações de resgate e salvaram ao menos duas pessoas com vida. Os profissionais também atuam na tentativa de retirar uma criança dos escombros.

A missão integra a operação coordenada pelo governo federal após os terremotos que atingiram a Venezuela. As autoridades locais informaram que mais de 1.400 pessoas morreram e mantêm as buscas por sobreviventes.

Andréa Medeiros amplia base no Recife, fortalecida pelo apoio do vereador Agora É Rubem
Publicado em 28/06/2026 às 07:54

Com um projeto sólido de pré-candidatura à deputada estadual, Andréa Medeiros (PSD) segue ampliando sua base eleitoral, para além de Jaboatão dos Guararapes. No Recife, a caminhada está fortalecida com o apoio do vereador Agora É Rubem. Acompanhada pelo prefeito de Jaboatão, Mano Medeiros, Andréa foi recebida pelo vereador no Arraiá da Guabiraba, na Zona Norte do Recife, neste sábado (27). Sendo bem acolhida pela comunidade, Andréa aprendeu até o “Passinho da Guabiraba”, um momento de descontração que o parlamentar fez questão de registrar nas redes sociais.

Nome forte na Guabiraba e região, o vereador Agora É Rubem tem um mandato voltado à melhoria de vida das comunidades e em defesa das mães e famílias atípicas. Os temas se alinham ao trabalho realizado por Andréa Medeiros, reconhecida pela criação do programa de doação e voluntariado Amor por Jaboatão, cuja gestão foi nacionalmente reconhecida pelo Prêmio InovaCidade Liderança Feminina, que ela recebeu em São Paulo, neste mês de junho.

Andréa Medeiros falou sobre a alegria de encontrar apoio em alguém que acredita na política bem feita, assim como ela. “Quando eu conheci Rubem e ele contou sobre o trabalho dele, eu fiquei encantada, porque essa é a prova de que não estamos sós, de que tem muita gente de atitude para caminhar ao nosso lado. O trabalho com as mães atípicas é uma bandeira que a gente abraça com muito carinho e responsabilidade, independentemente da época. Rubem é uma pessoa que respeita a sua comunidade e que busca dignidade para as pessoas, porque é isso que o nosso povo merece: respeito, olho no olho, e alguém que caminha na vida pública conhecendo cada cantinho da sua cidade e da sua comunidade”, reforçou a pré-candidata.

O vereador Agora É Rubem declarou que a Guabiraba está de portas abertas para Andréa Medeiros. “É uma honra receber a senhora e o prefeito Mano Medeiros. Eu sei como a senhora é do povo e eu fico feliz em tê-la em nossa comunidade. A senhora tem feito um trabalho gigante na área social em Jaboatão e esse trabalho tem que se estender para todo o estado de Pernambuco. A Guabiraba quer você trabalhando aqui também, como tem trabalhado em Jaboatão”, disse o vereador.

Ao falar diretamente para as mulheres da Guabiraba, Andréa Medeiros citou as batalhas diárias e a luta por respeito e espaço. “Andréa Medeiros é uma mulher que, assim como todas vocês, trabalha para vencer cada dia com dignidade, amor, e sempre buscando respeito. Vocês sabem, enquanto mulher, o quanto é difícil enfrentar as nossas lutas, o quanto é pesado cada vez que a gente sai de casa. Mas a gente, hoje, tem uma mulher que empodera a outra, uma mulher que trabalha com comprometimento e verdade. E se a governadora Raquel Lyra me empoderou, eu estou aqui para empoderar cada uma de vocês, as mulheres da Guabiraba, de Jaboatão, do Recife e de Pernambuco”, afirmou.