Ilha de Itamaracá realiza 10 dias de São João e consolida tradição junina no litoral norte pernambucano
Publicado em 24/06/2026 às 17:40

A cidade da Ilha de Itamaracá vive mais um grande momento da sua cultura popular com a realização do São João 2026, promovendo entre os dias 19 e 28 de junho, totalizando 10 dias de festa, tradição e valorização cultural.

Mesmo diante dos desafios enfrentados pelos municípios, a gestão municipal conseguiu realizar um evento organizado, movimentado e marcado pela forte participação popular. A Praça do Pilar recebe milhares de pessoas durante toda a programação, consolidando a Ilha de Itamaracá como uma das cidades litorâneas que mais vêm crescendo no calendário junino de Pernambuco.

Com apresentações culturais, atrações musicais e muito forró, o São João também fortaleceu a economia local, beneficiando comerciantes, ambulantes e trabalhadores que aproveitaram o período festivo para aumentar a renda durante o período junino.

O prefeito Paulo Galvão e o vice-prefeito Ailton Aguiar reforçaram a importância da realização do evento para a cultura e para o fortalecimento do turismo no município, destacando o compromisso da gestão com as tradições nordestinas e com o povo itamaracaense.

A edição deste ano também foi marcada por homenagens especiais. Em memória, foi homenageado o amigo e ex-vereador Flávio Madeira, figura bastante lembrada pela população da cidade. Já em vida, recebeu homenagem o radialista e locutor Tony Araújo, da Rádio Voz da Ilha, que também possui uma trajetória política no município, tendo exercido os cargos de vice-prefeito e vereador.

A grande presença do público durante o decorrer dos 10 dias de programação demonstra a força do São João da Ilha de Itamaracá, que segue conquistando cada vez mais espaço entre os festejos juninos do estado, unindo alegria, cultura, tradição e organização.

Ao lado do prefeito Saulo Maruim, Álvaro Porto participa da 23ª Cavalgada de Sao João, em Brejão
Publicado em 24/06/2026 às 17:28

Acompanhado pelo prefeito de Brejão, Saulo Maruim, o presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, deputado Álvaro Porto, participou, nesta quarta-feira (24.06), da 23ª Cavalgada de São João naquele município do Agreste. Uma das principais manifestações culturais de Brejão, a cavalgada reuniu centenas de cavaleiros, fortalecendo a tradição já associada aos festejos juninos.

Porto destacou a importância do evento, enfatizando a participação popular. “A cavalgada de São João reúne muita gente que faz questão de comparecer e manter a tradição. 

A cada ano, o evento cresce e se firma como expressão da cultura do povo do Agreste. Quero parabenizar o prefeito Saulo Maruim e a população de Brejão por promoverem uma festa tão especial neste dia de São João”, disse. 

PETROLINA RECEBE EQUIPAMENTOS PARA OBRAS DE AMPLIAÇÃO DO SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA
Publicado em 24/06/2026 às 15:55

O município de Petrolina, no Sertão do São Francisco, recebeu uma boa notícia esta semana: a chegada dos novos conjuntos de bombas que vão fazer parte da obra de ampliação da produção do sistema de abastecimento de água da cidade. A Compesa investiu R$ 1,3 milhão na aquisição dos equipamentos, ação que integra o pacote de investimentos, de R$ 100 milhões, garantidos pelo Programa Águas de Pernambuco, recursos autorizados pela governadora Raquel Lyra para Petrolina.

As bombas vão integrar a nova Estação de Tratamento de Água-ETA São Francisco, cujas obras estão em estágio avançado de execução e vão ampliar a produção de água para a cidade em mais 400 litros por segundo, melhorando o atendimento da população bem como de futuras áreas de expansão.

A obra da nova ETA São Francisco, no Distrito Industrial, está com 50% de avanço físico e recebe um investimento R$ 60 milhões. A previsão é entregar o novo sistema à população ainda em 2026.

Conforme anunciado no ano passado, os investimentos planejados para Petrolina estão em fase de plena execução. “Esse pacote de investimentos visa acompanhar as demandas de uma das cidades que mais crescem no Estado, levando mais água e proporcionando mais segurança operacional aos sistemas de abastecimento”, afirma o presidente da Compesa, Douglas Nóbrega.

Entre as ações previstas para ampliar a oferta de água em Petrolina está, além da implantação da nova captação na ETA Vitória, onde serão instalados os conjuntos motobombas recém-chegados e a ETA São Francisco, a construção de duas adutoras entre as ETAs Vitória, São Francisco e Centro. As três ETAs existentes na cidade passarão por requalificação. Juntas, essas ações receberão um aporte de mais de R$ 20 milhões. Essa etapa está prevista para ser entregue em 2027.

Lagoa Grande e Izacolândia

Outros R$ 20 milhões foram aplicados para ampliar a produção de água para a cidade de Lagoa Grande e Izacolândia, distrito de Petrolina. Uma Estação de Tratamento de Água de Ultrafiltração, com tecnologia moderna e eficiente de tratamento da água, foi instalada este ano e já opera em Lagoa Grande, com benefício para as duas localidades.

Ilha de Itamaracá realiza 10 dias de São João e consolida tradição junina no litoral pernambucano
Publicado em 24/06/2026 às 15:47

A cidade da Ilha de Itamaracá viveu mais um grande momento da sua cultura popular com a realização do São João 2026, promovido entre os dias 19 e 28 de junho, totalizando 10 dias de festa, tradição e valorização cultural.

Mesmo diante dos desafios enfrentados pelos municípios, a gestão municipal conseguiu realizar um evento organizado, movimentado e marcado pela forte participação popular. A Praça do Pilar recebeu milhares de pessoas durante toda a programação, consolidando a Ilha de Itamaracá como uma das cidades litorâneas que mais vêm crescendo no calendário junino de Pernambuco.

Com apresentações culturais, atrações musicais e muito forró, o São João também fortaleceu a economia local, beneficiando comerciantes, ambulantes e trabalhadores que aproveitaram o período festivo para aumentar a renda durante o período junino.

O prefeito Paulo Galvão e o vice-prefeito Nailton Aguiar reforçaram a importância da realização do evento para a cultura e para o fortalecimento do turismo no município, destacando o compromisso da gestão com as tradições nordestinas e com o povo itamaracaense.

A gestão municipal também destacou o importante apoio da EMPETUR, da Fundarpe e do Governo do Estado de Pernambuco, que contribuíram para a realização do evento e para o fortalecimento das festividades juninas no município.

A edição deste ano também foi marcada por homenagens especiais. Em memória, foi homenageado o amigo e ex-vereador Flávio Madeira, figura bastante lembrada pela população da cidade. Já em vida, recebeu homenagem o radialista e locutor Tony Araújo, da Rádio Voz da Ilha, que também possui uma trajetória política no município, tendo exercido os cargos de vice-prefeito e vereador.

A grande presença do público durante os 10 dias de programação demonstrou a força do São João da Ilha de Itamaracá, que segue conquistando cada vez mais espaço entre os festejos juninos do estado, unindo alegria, cultura, tradição e organização.

Ministro das Comunicações inaugura centro que transforma lixo eletrônico em computadores para inclusão digital no DF
Publicado em 24/06/2026 às 15:45

Nova unidade no Distrito Federal ampliará a capacitação de jovens em tecnologia e a doação de equipamentos para escolas e entidades sociais

O ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho, participa nesta quinta-feira (25), às 15h, da inauguração do Centro de Recondicionamento de Computadores (CRC) INAC Reciclotech, na Cidade Estrutural (DF). A nova unidade reforçará as ações do programa Computadores para Inclusão, uma das principais iniciativas do Governo Federal para ampliar o acesso à tecnologia, promover a qualificação profissional e dar destinação sustentável a equipamentos eletrônicos descartados.

Durante a agenda, o ministro visitará as instalações do centro e participará da entrega de computadores recondicionados para representantes da sociedade civil. Os equipamentos serão destinados a ações de inclusão digital, ampliando o acesso à tecnologia para comunidades em situação de vulnerabilidade social.

Os Centros de Recondicionamento de Computadores (CRCs) recuperam equipamentos que seriam descartados e os transformam em ferramentas de aprendizado, qualificação profissional e acesso ao mundo digital. Além disso, oferecem cursos de tecnologia da informação, contribuindo para a formação de jovens e adultos para o mercado de trabalho.

A inauguração da unidade fortalece a política de inclusão digital do Ministério das Comunicações e amplia a capacidade de atendimento do programa Computadores para Inclusão, que alia sustentabilidade, capacitação profissional e transformação social por meio da tecnologia.

Trump pressiona Congresso por mudanças nas regras eleitorais
Publicado em 24/06/2026 às 15:30

O presidente Donald Trump adiou a sanção de um projeto sobre moradia acessível para pressionar o Congresso a aprovar o Save America Act. A proposta é tratada pela Casa Branca como prioridade legislativa.

O projeto exige documento com foto para votação, comprovação de cidadania para registro eleitoral e compartilhamento de cadastros estaduais com o governo federal. Críticos afirmam que a medida pode restringir o voto de minorias.

Apesar da maioria republicana no Congresso, a proposta enfrenta resistência no Senado e ainda não reúne votos suficientes para avançar. O impasse ocorre às vésperas das eleições legislativas e em meio a divergências dentro do próprio partido de Trump.

Zema diz não se arrepender de críticas a Flávio sobre caso Master
Publicado em 24/06/2026 às 15:00

O governador de Minas Gerais e pré-candidato à Presidência da República, Romeu Zema (Novo), afirmou nesta quarta-feira (24) que não se arrepende das críticas feitas ao senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) após a divulgação de conversas com o ex-banqueiro Daniel Vorcaro, investigado no caso Banco Master.

Em entrevista ao SBT News, Zema disse que agiu de forma coerente e declarou que não poderia apoiar “alguém que se envolveu com aquele banqueiro bandido”. O governador também defendeu a continuidade das investigações relacionadas à Operação Compliance Zero.

Questionado sobre possíveis divergências internas no Novo, Zema minimizou os atritos e afirmou que o partido convive com opiniões diferentes. Ele também voltou a criticar os envolvidos com o Banco Master e disse não temer eventuais consequências judiciais de suas declarações.

Carpina abre programação do Polo Principal do São João Arretado 2026 com grande público
Publicado em 24/06/2026 às 14:29

Na última terça-feira (23), Carpina viveu uma noite marcante com a abertura oficial da programação do Polo Principal do Carpina São João Arretado 2026. O evento reuniu milhares de pessoas e marcou o início dos grandes shows do polo principal dos festejos juninos do município.

A programação da noite contou com apresentações de Gabriel Vini, Leonardo, Alok e Xand Avião, que levaram ao público um espetáculo de música, energia e celebração. Os artistas animaram a multidão com repertórios que misturaram sucessos nacionais e muito forró, transformando o polo em um grande palco de alegria e tradição.

Durante a abertura, a prefeita Eduarda Gouveia destacou a importância do evento para a cidade.

“O São João de Carpina é uma festa que fortalece nossa cultura, movimenta a economia e reúne famílias de toda a região. Preparamos uma programação especial para receber nosso povo e os visitantes com muita segurança, organização e alegria”, afirmou.

Além de celebrar a cultura nordestina, o Carpina São João Arretado impulsiona diversos setores da economia local, beneficiando comerciantes, ambulantes, empreendedores e trabalhadores que encontram no período junino uma importante oportunidade de geração de renda.

A programação do Polo Principal segue nos próximos dias com grandes atrações nacionais e regionais. A expectativa é de que milhares de pessoas continuem prestigiando os festejos ao longo de toda a programação.

Sob administração de Victor Coelho, Ouricuri se torna o 73º município mais transparente do Brasil
Publicado em 24/06/2026 às 14:27

A Prefeitura de Ouricuri, sob a gestão do prefeito Victor Coelho, foi contemplada com o Selo A de Qualidade da Informação Contábil e Fiscal. A Secretaria do Tesouro Nacional concede essa certificação aos municípios que obtêm desempenho elevado na confiabilidade, no envio e na organização das informações contábeis e fiscais encaminhadas ao Governo Federal.

Com nota 99,08% de desempenho, Ouricuri alcançou a 73ª posição no ranking nacional, garantindo lugar entre os 75 municípios mais bem avaliados do Brasil. Em Pernambuco, o município ocupa a 15ª colocação, ficando à frente de diversas cidades de maior porte, entre elas Petrolina.

O resultado coloca Ouricuri como o município mais bem classificado da Região do Araripe, tornando-se referência regional em transparência, gestão fiscal e qualidade das informações públicas.

A avaliação considera critérios como gestão da informação, qualidade dos dados contábeis, informações fiscais e a compatibilidade entre os registros contábeis e fiscais. Em todas as dimensões analisadas, o município apresentou índices superiores a 97%, demonstrando elevado nível de conformidade com os padrões exigidos pela Secretaria do Tesouro Nacional.

A conquista é atribuída ao trabalho desenvolvido pela gestão do prefeito Victor Coelho, que tem fortalecido os mecanismos de controle interno, planejamento financeiro e transparência administrativa. O reconhecimento evidencia o compromisso da administração municipal com a responsabilidade fiscal e a correta prestação de contas dos recursos públicos.

Além do destaque anual, os dados mais recentes do acompanhamento diário apontam que Ouricuri mantém desempenho acima de 92%, o que demonstra a continuidade do trabalho de qualificação das informações enviadas aos sistemas nacionais de acompanhamento fiscal e contábil.

Pátio de Eventos vive noite histórica com Fagner e grandes apresentações na véspera de São João
Publicado em 24/06/2026 às 14:23

Nem mesmo a chuva foi capaz de diminuir o ritmo da festa no Maior e Melhor São João do Mundo nesta terça-feira (23). Na véspera de São João, milhares de pessoas ocuparam o Pátio do Forró para acompanhar os shows de Nathalia Calazans, Fagner, PV Calado e Leo Magalhães.

A noite começou com a apresentação de Nathalia Calazans, que colocou o público para cantar ao relembrar clássicos da época de Saia Rodada e sucessos da carreira solo. O ponto alto da noite ficou por conta de Fagner. Com um repertório que atravessa gerações, o cantor protagonizou um daqueles momentos que ajudam a consolidar Caruaru como o Maior e Melhor São João do Mundo.

Na sequência, o caruaruense PV Calado subiu ao palco levantando a galera com um repertório recheado de sucessos e muita interação com o público. Fechando a noite, Leo Magalhães encerrou os shows em clima de romantismo, abrilhantando uma celebração que, ano após ano, transforma a Capital do Forró em destino de visitantes de todo o Brasil.

"Nasci e me criei em Caruaru e digo que essa é uma das maiores e melhores edições do São João que já vi. A cidade está cheia, é festa por todo lado e, mesmo com chuva, ninguém quer perder um dia sequer", afirmou o comerciante José Carlos Ferreira.

Com estrutura, segurança e uma programação capaz de reunir diferentes gerações em torno da música, o Pátio do Forró mostrou mais uma vez a força da festa que faz de Caruaru referência para todo o país. A programação completa pode ser conferida no Instagram oficial do São João de Caruaru.