Prefeitura promove Festival de Quadrilhas Juninas do Jaboatão 2026 no Parque da Cidade
Publicado em 23/06/2026 às 14:37

São João chegou e, com ele, o tradicional Festival de Quadrilhas Juninas promovido pela Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes. O evento, muito esperado pelos componentes dos grupos juninos e pelo público jaboatonense, ocorrerá no Parque da Cidade, em Prazeres, entre os dias 26 e 29 de junho. A iniciativa, em parceria com a Federação das Quadrilhas Juninas e Similares de Pernambuco (FEQUAJUPE), tem como objetivo valorizar as tradições regionais, incentivando a cultura popular e a integração entre grupos de quadrilheiros juninos do município e do Estado de Pernambuco. E para amplificar o espetáculo produzido pelas quadrilhas, o evento contará com dois dias de transmissão feita pelos canais digitais da TV Jornal.

A programação para o evento está dividida da seguinte forma: nos dias 26, 27 e 28 ocorrerá a etapa classificatória das quadrilhas adultas, a partir das 20h30. Nos dias 26 e 27, mais cedo, a partir das 14h, será a vez das quadrilhas infantojuvenis, com o resultado das campeãs definido ao final de todas as apresentações, no próprio dia 28. Já no dia 29 de junho ocorre a grande final da categoria adulto.

Segundo o prefeito Mano Medeiros, “o Festival de Quadrilhas Juninas reforça o compromisso da Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes com a preservação das manifestações culturais que marcam o período junino, oferecendo um espaço para que grupos tradicionais apresentem seus espetáculos, criatividade e talento ao público. Como a grande maioria dos nordestinos, os jaboatonenses amam o São João e todas as atividades que fazem parte dessa festa tão linda”, afirmou o gestor.

Transmissão - Para quem não puder comparecer ao Parque da Cidade, os dois últimos dias do Festival de Quadrilhas Juninas do Jaboatão do Guararapes de 2026 serão transmitidos pela canais digitais TV Jornal, através do canal da emissora no YouTube e redes sociais. A cobertura do evento, com as apresentações dos grupos, os bastidores e a animação e torcida do público, ficará a cargo da dupla Jurema Fox e Carlos Santos.

Confira os horários e a ordem de apresentação dos grupos:

CATEGORIA ADULTO
26 DE JUNHO - SEXTA
HORÁRIO / QUADRILHA
20:30 / ROJÃO (CB)
21:15 / ROJÃO (JB)
22:00 / UNIÃO JUNINA
22:45 / ZABUMBA
23:30 / RAÍZES DO PINHO
00:15 /JUNINA TRAQUE
01:00 / JUNINA LUMIAR

27 DE JUNHO - SÁBADO
HORÁRIO / QUADRILHA
21:15 MISTURA DE COR
22:00 / RAIO DE SOL
22:45 / CHÁ DE ZABUMBA
23:30 / ORIGEM NORDESTINA
00:15 / BACAMARTE
01:00 / JUNINA TRADIÇÃO

28 DE JUNHO - DOMINGO
HORÁRIO / QUADRILHA
21:15 / JUNINA XOTEAR
22:00 / CORAÇÃO MATUTO
22:45 / SINHÁ MATUTA
23:30 / JUNINA CARCARÁ
00:15 / DONA MATUTA

CATEGORIA INFANTOJUVENIL
27 DE JUNHO - SÁBADO
HORÁRIO / QUADRILHA
14:00 / BRINCANT'S
14:40 / JUNINA FUSÃO
15:20 / RAÍZES DO ROSÁRIO
16:00 / CORAÇÃO MIRIM
16:40 / COURO QUENTE
17:20 / MATUTINHO DANÇANTE
18:00 / MIRIM TRAPIÁ
18:40 / RAIO DE SOL MIRIM
19:20 / JUNINA EXPLOSÃO

28 DE JUNHO - DOMINGO
HORÁRIO / QUADRILHA
14:00 / QUENTÃO MIRIM
14:40 / ENCANTOS MIRIM
15:20 / MARACABARRO
16:00 / OS MATUTOS DO SERTÃO
16:40 / XILINDRÓ DE RITMOS
17:20 / MIRIM MATULÃO
18:00 / 04 DE OUTUBRO
18:40 / MIRIM EVOLUÇÃO

Berg de Hacker prestigia Arraial da Juventude Experiente e reforça compromisso com a valorização da terceira idade em Rio Formoso
Publicado em 23/06/2026 às 14:36

A Prefeitura de Rio Formoso promoveu, na última segunda-feira (22), mais uma edição do Arraial da Juventude Experiente, reunindo dezenas de idosos em uma tarde de confraternização, música, dança e valorização das tradições juninas. O evento foi realizado no Centro de Eventos José Hildo Hacker e integrou as ações desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Assistência Social voltadas ao bem-estar, à inclusão e à qualidade de vida da pessoa idosa.

Ao lado da primeira-dama Gilza Oliveira, o prefeito Berg de Hacker participou da programação, cumprimentou os participantes e destacou a importância de promover momentos de convivência e fortalecimento dos vínculos sociais. Também estiveram presentes a secretária de Assistência Social, Gina Maria, os secretários Leônidas Lins (Esportes e Eventos) e José Vasconcelos (Infraestrutura), além das vereadoras Deyvidiane Cláudia e Aninha Professora.

"É uma alegria imensa ver nossos idosos reunidos, sorrindo, dançando e celebrando a vida. Eles ajudaram a construir a história de Rio Formoso e merecem todo o nosso respeito, carinho e atenção. Sempre digo que a forma como tratamos os nossos idosos hoje é o exemplo que deixamos para as próximas gerações. Espero que, quando chegar a minha vez de envelhecer, eu também possa receber o mesmo cuidado, o mesmo respeito e o mesmo carinho que a nossa gestão procura oferecer a cada um deles. É por isso que seguiremos investindo em políticas públicas que garantam dignidade, inclusão e qualidade de vida para a nossa melhor idade", destacou o prefeito Berg de Hacker.

Com muito forró, apresentações culturais e momentos de integração, o Arraial da Juventude Experiente reforçou o compromisso da gestão municipal em promover ações que incentivem o envelhecimento ativo, valorizem a cultura popular e fortaleçam os laços de convivência entre os participantes. A iniciativa integra o calendário de atividades da Assistência Social e reafirma o cuidado da Prefeitura com quem tanto contribuiu para o desenvolvimento de Rio Formoso.

Prefeitura de Gravatá entrega duas novas ambulâncias e reforça atendimento à população
Publicado em 23/06/2026 às 14:35

Veículos adquiridos com recursos de emendas parlamentares estaduais e contrapartida do município passaram a integrar a frota da saúde e ampliam a capacidade de atendimento e o transporte de pacientes com mais segurança e agilidade

A Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Saúde, realizou a solenidade de entrega de duas novas ambulâncias que passam a integrar a frota municipal, fortalecendo e ampliando a assistência prestada à população gravataense.

Os novos veículos, adquiridos com recursos provenientes de emendas parlamentares estaduais e do município, representam mais um investimento da gestão municipal na melhoria contínua dos serviços da saúde, garantindo mais agilidade, segurança e eficiência no transporte de pacientes.

As ambulâncias são veículos 0 km adaptados para o transporte de pacientes e equipados conforme as normas técnicas vigentes.

Uma das ambulâncias foi adquirida com recursos da Emenda Parlamentar n° 566/2025, de autoria do deputado estadual Joaquim Lira, no valor de R$ 150.000,00 (cento e cinquenta mil reais). O veículo foi adquirido pelo valor de R$ 141.490,00 (cento e quarenta e um mil quatrocentos e noventa reais), o que gerou uma economia de R$ 8.510,00 (oito mil quinhentos e dez reais) em relação ao valor da emenda.

A segunda ambulância foi viabilizada por meio da Emenda Parlamentar nº 1011/2025, destinada pelo deputado estadual Romero Sales Filho, no valor de R$ 100.000,00 (cem mil reais). O veículo foi adquirido por R$ 144.000,00 (cento e quarenta e quatro mil reais), sendo a diferença de R$ 44.000,00 (quarenta e quatro mil reais) complementada com recursos próprios do Município, o que demonstra o compromisso da gestão municipal em ampliar e fortalecer a estrutura da saúde pública.

Mendonça defende Priscila Krause e critica PSB por querer suspender atendimento de saúde e instrumentalizar a Polícia Federal contra adversários
Publicado em 23/06/2026 às 14:34

 “Priscila Krause é uma mulher pública íntegra, séria, ética e que, ao contrário do PSB, nunca se envolveu em escândalos. Por questão eleitoreira, está sendo vítima de ataques sórdidos por parte da oposição, sob o comando do PSB”, defendeu o deputado federal, Mendonça. O parlamentar destacou que a Casa de Saúde e Maternidade Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Garanhuns, é uma unidade de saúde complementar, conveniada ao SUS há mais de 50 anos, com contratos com o Estado de Pernambuco ao longo de 15 governos diferentes, inclusive recebendo recursos em todas as gestões do PSB.
Esse hospital é a única unidade de alta complexidade em oncologia (UNACON) habilitada pelo Ministério da Saúde para atender os 21 municípios da V GERES e é responsável por serviços essenciais como hemodiálise, terapia intensiva e tratamento de pacientes com câncer. “Usar eleitoralmente uma unidade de saúde fundamental para o atendimento da população do interior, em especial do Agreste, é desumano e mostra bem como o PSB encara a saúde pública e até onde podem chegar para atingir um adversário político”, criticou.
Mendonça lembrou que, para prejudicar Priscila, a oposição pediu ao TCE a suspensão imediata do contrato com o hospital, colocando em risco tratamentos de pacientes oncológicos, renais e de alta complexidade atendidos pelo SUS. O pedido acabou rejeitado pelo Tribunal de Contas. Segundo Mendonça, o PSB está tentando vender como privilégio aquilo que existe há décadas e atravessou governos de todos os partidos. “Enquanto o PSB tenta forjar escândalo, os números expõem a farsa. Basta olhar o Portal da Transparência e verificar que, em 2022, último ano da gestão do PSB, o hospital recebeu R$ 29,4 milhões por serviços prestados ao SUS, valor superior ao registrado em qualquer ano na gestão Raquel Lyra.
O parlamentar relembra que os contratos entre o Governo do Estado e a Santa Casa e Maternidade Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, para repasses do SUS, não nasceram agora. Assim como, os serviços não começaram agora e os pacientes não passaram a ser atendidos agora. “É clara e repugnante a tentativa da oposição de transformar uma relação contratual existente há décadas, sem qualquer indício de irregularidade, em escândalo político com um único objetivo: desgastar eleitoralmente o adversário. Não vão conseguir. Priscila tem uma vida pública limpa e tem a seu favor a verdade”, completou.

O Tribunal de Contas do Estado já analisou o caso e concluiu, em parecer técnico, que não há elementos suficientes para caracterizar ilegalidade ou nepotismo na contratação da unidade. E registrou que o modelo de credenciamento adotado não é novidade e já foi utilizado em gestões anteriores, inclusive com valores semelhantes”, afirmou Mendonça.

Raffiê e AMA realizam ação social no Centro de Caruaru em alusão ao Dia do Orgulho Autista
Publicado em 23/06/2026 às 14:28

Em alusão ao Dia Mundial do Orgulho Autista, celebrado em 18 de junho, Raffiê Dellon, em parceria com a Associação das Mães Autistas (AMA) de Caruaru, promoveu uma importante ação social nas ruas do centro da cidade e na tradicional Feira de Caruaru. A iniciativa buscou conscientizar a população sobre a neurodivergência e combater o preconceito, reforçando o propósito idealizado pelo ativista autista Jim Sinclair em 2005, que instituiu a data para demonstrar que o autismo não é uma doença, mas uma característica a ser respeitada e valorizada.

Durante o evento itinerante, a equipe realizou panfletagem informativa e promoveu o acolhimento de famílias, destacando-se a entrega estratégica de abafadores de ruído para pessoas com hipersensibilidade auditiva. O uso do acessório é fundamental para garantir o bem-estar e a inclusão de autistas em ambientes urbanos de grande circulação e barulho intenso, como o comércio e as feiras livres. A ação reforçou a necessidade de adaptar os espaços públicos para garantir a acessibilidade sensorial e o direito de ir e vir de todos.

O ato contou com a presença e o engajamento de lideranças essenciais da causa no município. Participaram ativamente das atividades a presidente da AMA Caruaru, Márcia; a médica especialista no tema, Dra. Gabriela Melo; e a coordenadora do projeto Mães em Ação, Louziane. Juntas, as autoridades e os organizadores dialogaram com os feirantes e pedestres, reafirmando o compromisso coletivo de transformar Caruaru em uma cidade mais acolhedora, informada e inclusiva para a comunidade autista.

Evento internacional realizado no Nordeste debate o aprimoramento das ouvidorias como instrumento de defesa da população
Publicado em 23/06/2026 às 14:26

Imagine um canal direto onde o cidadão pode não apenas registrar uma reclamação, mas exigir a garantia de seus direitos, denunciar irregularidades e forçar a melhoria de serviços públicos e privados. Essa é a verdadeira missão de uma Ouvidoria.

No entanto, para que essa estrutura deixe de ser apenas um setor de atendimento e atue como o principal escudo de defesa dos interesses da população, ela exige independência e aprimoramento constante.

É com o objetivo de fortalecer e modernizar essa rede de proteção à sociedade que o Instituto Brasileiro Pró-Cidadania realizará nos dias 26, 27 e 28 de agosto deste ano, o 18º Seminário Nacional "Ouvidores & Ouvidorias" e o 8º Seminário Internacional “Ouvidores, Defensorías del Pueblo & Ombudsman”.

Com o tema “Um encontro de todas as vozes”, evento acontecerá em Maceió (AL), no Hotel Ritz Lagoa da Anta reunindo especialistas, defensores públicos, gestores e ouvidores de diversas partes do Brasil e da América Latina. A pauta central focará em como tornar esses canais mais acessíveis à população leiga, transparentes e eficientes na resolução de conflitos.


Para o público em geral, entender o papel da ouvidoria é um passo fundamental para o exercício da cidadania. Diferente de um Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC), que segue roteiros para resolver problemas rotineiros, a ouvidoria é a representante do povo dentro da organização. É a instância capaz de enfrentar a burocracia, investigar falhas estruturais em prefeituras, hospitais, bancos ou concessionárias, e transformar uma insatisfação individual em uma mudança definitiva para todos.

Petrônio Tavares, presidente do Instituto Brasileiro Pró-Cidadania, reforça que a evolução desses canais é uma necessidade urgente para o país.

"As ouvidorias são o verdadeiro termômetro da nossa sociedade e a principal ferramenta de proteção para quem busca respeito e eficiência. Quando escolhemos o tema 'Um encontro de todas as vozes', nosso objetivo é mostrar que não existe governança, serviço público de qualidade ou um mercado justo se a população não for escutada de forma ativa. Este seminário é um fórum no qual buscamos apontar alternativas para aperfeiçoarmos esses canais, garantindo que eles tenham autonomia e poder real para defender o cidadão", afirma Tavares.

Entre os palestrantes estarão Cristovam Buarque, ex-Ministro da Educação do Brasil, ex-Governador do Distrito Federal; Amelia Lópes, Presidente do ILO - Instituto Latinoamericano del Ombudsman/Defensorías del Pueblo; David Bondia, Presidente da AGOL - Alianza Global del Ombudsperson Local; Diego de Oliveira, Diretor-Geral da Escola Nacional da Defensoria Pública da União.

Os interessados em participar dos debates, capacitações e trocas de experiências já podem garantir suas vagas. As inscrições e a programação completa estão disponíveis no site oficial da instituição: [www.procidadania.org.br](https://www.procidadania.org.br).

Sobre o Instituto Brasileiro Pró-Cidadania

Sediado no Recife (PE), o Instituto Brasileiro Pró-Cidadania atua há mais de três décadas com o compromisso de promover a inclusão, o desenvolvimento e o engajamento cívico. Por meio de projetos de qualificação, campanhas de solidariedade e grandes seminários, a ONG estimula a harmonia das relações sociais e a defesa dos direitos fundamentais da sociedade.

Mano e Andréa Medeiros presenciam entusiasmo da população de Gravatá com a governadora Raquel Lyra
Publicado em 23/06/2026 às 14:24

O prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Mano Medeiros, e a pré-candidata a deputada estadual, Andréa Medeiros (PSD), acompanharam a governadora Raquel Lyra no São João de Gravatá, nessa segunda-feira (22). Juntos, presenciaram o crescimento do estado de Pernambuco e a maneira calorosa com que a população recebeu a governadora.

A admiração da população de Gravatá é justificada pelos avanços que a gestão da governadora Raquel Lyra tem proporcionado ao município. Além do apoio de secretarias estaduais para a realização do São João, o Governo de Pernambuco tem investido em áreas que fortalecem o município, como segurança pública, recursos hídricos, infraestrutura e geração de emprego e renda.

“Nas minhas andanças por Pernambuco, tenho testemunhado as transformações que estão acontecendo sob a liderança da governadora Raquel Lyra. Em cada cidade que visito, encontro obras em andamento, investimentos chegando, serviços sendo fortalecidos e, principalmente, mais esperança e alegria no rosto das pessoas. Fico muito feliz em estar ao lado da governadora neste momento de tantas conquistas para Pernambuco. Seguiremos somando, Mano e eu, para que mais investimentos, oportunidades e melhorias cheguem à população de todo o Estado”, declarou Andréa Medeiros.

O prefeito Mano Medeiros também ressaltou que o trabalho em alinhamento com a governadora Raquel Lyra traz desenvolvimento para os municípios. “Pernambuco tem hoje uma governadora que trabalha com dedicação, compromisso e responsabilidade para melhorar a vida dos pernambucanos e pernambucanas. Os avanços que vemos em todas as regiões de Pernambuco são resultado de muito trabalho, planejamento e definição de prioridades. Como costumamos dizer em Jaboatão, é trabalho em todo lugar”, afirmou Mano Medeiros.

Grande celebração da cultura pernambucana, o São João de Gravatá foi prestigiado por milhares de pessoas do município e de diversas regiões do Estado. Outras importantes lideranças políticas também compareceram ao evento, como a vice-governadora Priscila Krause, o senador Fernando Dueire, os secretários estaduais Túlio Vilaça (Casa Civil), Yanne Teles (Criança e Juventude) e Ana Paula Jardim (interina da Cultura), o presidente da Empetur, Eduardo Loyo, e o vice-presidente do PSD em Pernambuco, André Teixeira. A comitiva foi recebida pelo prefeito de Gravatá, Joselito Gomes, e pela primeira-dama Viviane Facundes.

Vereador Everaldo do Queijo perde o controle durante sessão e tem atitude machista contra a presidente da Câmara do município.
Publicado em 23/06/2026 às 12:07

Um episódio que gerou forte repercussão em Maraial viralizou nas redes sociais após a divulgação de um vídeo envolvendo o vereador Everaldo do Queijo (MDB) e a presidente da Câmara Municipal, Thayrine de Gino (PSDB).

Nas imagens, Everaldo interrompe a fala da presidente da Casa Legislativa e manda a parlamentar “calar a boca,” bate forte na mesa, atitude que provocou críticas de diversos moradores e internautas. O episódio foi considerado por muitos como uma demonstração de desrespeito à autoridade da presidência da Câmara e ao ambiente democrático do Poder Legislativo.

Durante a discussão, Everaldo aparece exaltado e interrompe os trabalhos da sessão, desrespeitando a condução da presidente da Casa. Segundo relatos recebidos pelo Blog Pernambuco da Gente, esta não seria a primeira vez que o vereador adota uma postura considerada truculenta em debates políticos.

A atitude contra Thayrine de Gino gerou indignação e levantou questionamentos sobre o respeito às mulheres nos espaços de poder. Para apoiadores da presidente, o episódio demonstra uma tentativa de intimidação contra uma mulher que exerce legitimamente a função de comandar os trabalhos legislativos do município.

A repercussão negativa também relembrou episódios do passado político de Everaldo do Queijo, que já exerceu interinamente a função de prefeito do município. Além disso, o vereador já foi condenado pela Justiça em processo relacionado ao recebimento irregular de recursos públicos, conforme decisão judicial.

Diante do ocorrido, cresce o questionamento da população: até quando atitudes de desrespeito contra mulheres e representantes eleitas continuarão sendo toleradas dentro do ambiente político?

A presidente Thayrine de Gino recebeu manifestações de solidariedade de moradores e lideranças políticas que defenderam o respeito ao cargo que ocupa e à democracia, independentemente de divergências partidárias ou posicionamentos políticos.

Parlamento Europeu dá aval a avanço do projeto do euro digital
Publicado em 23/06/2026 às 12:06

O Banco Central Europeu (BCE) recebeu nesta terça-feira (23) um importante respaldo político para o desenvolvimento do euro digital, após a comissão de Assuntos Econômicos do Parlamento Europeu aprovar o projeto de regulamentação da nova moeda eletrônica.

A proposta prevê a criação de uma carteira digital emitida pelo banco central e distribuída por bancos e fintechs, permitindo pagamentos online e presenciais em toda a zona do euro. O objetivo é ampliar a autonomia do bloco em relação a sistemas de pagamento dominados por empresas americanas.

Após a aprovação na comissão, o texto ainda precisará passar por novas etapas de negociação entre o Parlamento Europeu, os governos nacionais e a Comissão Europeia. O BCE pretende iniciar um projeto-piloto do euro digital no segundo semestre de 2027, com lançamento completo previsto para 2029.

São João de Serra Talhada tem abertura marcada por arrastão de quadrilhas e grandes shows na Estação do Forró
Publicado em 23/06/2026 às 11:57


O São João de Serra Talhada 2026 teve início nesta segunda-feira (22) com uma programação que reuniu tradição, cultura popular e grandes atrações musicais.

A abertura foi marcada pelo tradicional Arrastão das Quadrilhas, considerado um dos símbolos dos festejos juninos da Capital do Xaxado, reunindo quadrilhas, grupos culturais e a população em um momento que celebrou as raízes nordestinas e deu o tom da festa.

Após o arrastão, a programação seguiu na Estação do Forró com apresentações que atraíram grande público. Subiram ao palco o serratalhadense Assisão, conhecido como o Rei do Forró, além da cantora Paula Mattos e do cantor Wallas Arrais.

Um dos momentos marcantes da noite foi a homenagem ao cantor serratalhadense Rui Grudi, escolhido como homenageado do São João de Serra Talhada 2026. A homenagem foi recebida por seu filho.

Participaram do momento a prefeita Márcia Conrado, o deputado federal Fernando Monteiro, o presidente da Fundação Cultural de Serra Talhada, Josenildo Barboza, além do pré-candidato a deputado estadual Breno Araújo.

A prefeita Márcia Conrado destacou a importância do fortalecimento dos festejos juninos no município e lembrou o trabalho realizado pela gestão para retomar o protagonismo da festa. “O São João de Serra Talhada faz parte da nossa identidade cultural. Quando assumimos a gestão, encontramos uma festa que havia perdido espaço ao longo dos anos.

Trabalhamos para resgatar essa tradição, valorizar nossa cultura e devolver ao povo um São João à altura da história e da grandeza da nossa cidade. Hoje vemos as famílias ocupando os espaços públicos e celebrando aquilo que temos de mais autêntico”, afirmou.

O presidente da Fundação Cultural de Serra Talhada, Josenildo Barboza, ressaltou o papel do município como referência na realização de grandes eventos. “Serra Talhada já é reconhecida em Pernambuco pela capacidade de realizar grandes festas, como a tradicional Festa de Setembro.

O São João segue essa mesma linha de organização, valorização cultural e fortalecimento da economia local. Estamos construindo uma programação que respeita nossas tradições e, ao mesmo tempo, oferece atrações para todos os públicos”, declarou.

Os festejos seguem nesta terça-feira (23), véspera de São João, com apresentações de Tropykália, Ciel Rodrigues e César Amaral, prometendo mais uma noite de muita animação, forró e celebração da cultura nordestina na Estação do Forró. O São João de Serra Talhada tem o patrocínio da Pitú, do Banco do Nordeste e do Governo do Brasil.