Assembleia Legislativa recebe embaixador de Cuba em reunião pública
Publicado em 22/05/2026 às 07:36

Deputada Dani Portela presidiu a atividade que propôs a criação da Frente Parlamentar da Amizade com Cuba


A Assembleia Legislativa de Pernambuco realizou uma reunião pública para receber o embaixador de Cuba Victor Cairo. A atividade aconteceu nesta quinta-feira (21), no Auditório Ênio Guerra. O embaixador cubano está em visita pelo Brasil, pedindo solidariedade e apoio ao povo do país, face ao acirramento do bloqueio econômico imposto pelos Estados Unidos. Estiveram presentes cerca de 130 pessoas, dentre representações de movimentos sociais, organizações populares e representantes de partidos políticos.   


De acordo com a deputada Dani Portela, é impossível ignorar a violência a que a população cubana vem sendo submetida. “A presença do embaixador demonstra o compromisso desta casa para debater a situação que passa o povo cubano, vítima de uma das mais violentas campanhas de perseguição política promovidas pelo governo dos EUA nos últimos anos”, afirmou.


O encontro foi promovido pelos mandatos das deputadas Dani Portela e Rosa Amorim (PT) e do deputado João Paulo (PT), a pedido do Comitê Pernambucano de Solidariedade com Cuba. Durante a atividade, os deputados Dani Portela e João Paulo anunciaram a articulação para a criação da Frente Parlamentar da Amizade com Cuba, com o objetivo de criar ações de solidariedade internacional e estreitamento do diálogo entre o estado de Pernambuco e o país Caribenho. 


“Esta Casa Legislativa se posiciona ao lado da soberania dos povos, da autodeterminação das nações e da solidariedade internacional, reafirmando que não há democracia possível quando um povo é submetido ao cerco, à escassez e à violação sistemática de seus direitos. Cuba resiste — e a sua resistência deve ser reconhecida, respeitada e apoiada por todos aqueles e aquelas que acreditam em um mundo mais justo, solidário e verdadeiramente democrático”, finalizou a deputada.

Jaques Wagner diz que Senado “escorregou” ao rejeitar Jorge Messias no STF
Publicado em 22/05/2026 às 07:34

O líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT-BA), afirmou que a Casa “escorregou” ao rejeitar a indicação de Jorge Messias ao Supremo Tribunal Federal (STF). As declarações foram dadas em entrevista à Folha de S.Paulo.


Segundo Wagner, a articulação para barrar Messias foi conduzida por grupos que já conheciam o placar da votação. O senador também criticou a condução do processo pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), e pelo senador Rodrigo Pacheco (PSB-MG).


O petista disse ainda que Lula cogitou indicar novamente Messias ao STF e afirmou que o presidente e Alcolumbre precisarão reconstruir a relação política.

Quase 300 pessoas recebem atendimento em mutirão de catarata articulado por Joaquim Lira em Vitória.
Publicado em 22/05/2026 às 07:31

Vitória de Santo Antão recebeu nesta quarta-feira um importante mutirão de triagem e atendimento para consultas e cirurgias de catarata. A ação foi articulada pelo deputado estadual Joaquim Lira junto à Fundação Altino Ventura.


A mobilização foi considerada um grande sucesso. Quase 300 pessoas passaram pelo atendimento e pela triagem especializada, garantindo acesso a exames, avaliações oftalmológicas e encaminhamentos para procedimentos cirúrgicos.


A iniciativa reforça o compromisso do parlamentar com a ampliação do acesso à saúde especializada, principalmente para pessoas que aguardam atendimento oftalmológico.


Durante a ação, Joaquim Lira destacou a importância de aproximar os serviços de saúde da população.


“Todo dia é dia de cuidar da nossa gente. Ao lado da Fundação Altino Ventura, realizamos em Vitória a ação de triagem e atendimento de catarata, levando atendimento para perto de quem mais precisa e evitando deslocamentos cansativos para outras cidades. Mais do que consultas, eu vi acolhimento, respeito e gratidão”, afirmou o deputado.


A forte participação popular mostrou a importância de iniciativas que levam mais dignidade, cuidado e qualidade de vida para quem mais precisa.

Prédios públicos municipais de Caruaru recebem iluminação especial em apoio ao Maio Laranja
Publicado em 22/05/2026 às 07:30

Ação reforça conscientização sobre o combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes


Importantes prédios e equipamentos públicos municipais de Caruaru estão com uma iluminação especial em apoio à campanha Maio Laranja, voltada à conscientização e ao combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes.


A Secretaria de Serviços Públicos realizou a iluminação temática no Palácio Jaime Nejaim, no Museu Memorial Mestre Galdino, além da Igreja Nossa Senhora do Rosário.


A iniciativa busca chamar a atenção da população para a importância da proteção de crianças e adolescentes, incentivando o diálogo, a orientação e a denúncia de situações de violência. 


A Prefeitura reforça que casos de abuso e exploração sexual podem ser denunciados de forma anônima por meio do Disque 100, Polícia Militar 190, delegacias, Conselho Tutelar e CREAS.

Gravatá participa de Seminário Internacional sobre gestão sustentável de resíduos sólidos no Recife
Publicado em 22/05/2026 às 07:27

Evento promovido pelo Tribunal de Contas de Pernambuco reúne especialistas, gestores públicos e instituições para debater soluções sustentáveis e inovação na destinação de resíduos


A Agência de Meio Ambiente e a Secretaria de Obras e Serviços Públicos do município de Gravatá, participaram, nesta quinta-feira (21), do Seminário Internacional “Sustentabilidade na Gestão de Resíduos Sólidos: da Destinação à Transformação”, realizado no Recife. O encontro foi promovido pelo Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE) e reuniu representantes de diversos municípios especialistas nacionais e internacionais, além de instituições ligadas à sustentabilidade e ao meio ambiente.


Participaram deste momento tão importante a presidente da Agência de Meio Ambiente, Liliane Costa, e as representantes da Secretaria de Obras e Serviços Públicos, Nayara Melo e Beatriz Santos.


Durante a programação, foram discutidos temas fundamentais para o fortalecimento da gestão ambiental, como coleta seletiva, reciclagem, linhas de financiamento, consórcios públicos, sustentabilidade econômica, regulação, recuperação energética com energia gerada a partir de resíduos sólidos urbanos e soluções metropolitanas para triagem e transbordo de resíduos.

Durigan diz que governo pode retomar “taxa das blusinhas” em caso de desarranjo no mercado
Publicado em 22/05/2026 às 07:15

O ministro da Fazenda, Dario Durigan, afirmou nesta quinta-feira (21) que o governo poderá reavaliar a retomada da chamada “taxa das blusinhas” caso haja algum desarranjo econômico após a suspensão da cobrança.


“A medida é regulatória, portanto, ela foi zerada nesse momento, havendo permissão para que o Ministério da Fazenda acompanhe a evolução”, declarou o ministro. Informações do Estadão.


Na semana passada, o presidente Lula (PT) assinou uma Medida Provisória que zerou o imposto federal incidente sobre compras internacionais de baixo valor.

Julgamento da Lei da Ficha Limpa no STF pode impactar as eleições
Publicado em 22/05/2026 às 06:40

O Supremo Tribunal Federal (STF) inicia nesta sexta-feira (22) o julgamento sobre o alcance das mudanças feitas pelo Congresso Nacional na Lei da Ficha Limpa. Nos bastidores da Corte, a expectativa é de que o julgamento possa beneficiar políticos com histórico criminal.


Pelo menos dois dos atuais ministros do STF ouvidos pelo Estadão avaliam que a Corte deve manter a principal alteração aprovada pelo Congresso no ano passado. A mudança antecipou o início da contagem do prazo de inelegibilidade, a partir da condenação e não mais após o cumprimento da pena.


Integrantes do STF esperam que a relatora do caso, a ministra Cármen Lúcia, apresente voto contrário a parte significativa das mudanças, seguindo parecer da Procuradoria-Geral da República. Em decisões anteriores, a ministra já defendeu o texto original da Lei da Ficha Limpa.

Irã rejeita retirar urânio enriquecido e endurece impasse com EUA
Publicado em 22/05/2026 às 06:15

O líder supremo do Irã, Mojtaba Khamenei, determinou que o estoque de urânio enriquecido permaneça no país. A retirada do material é uma das principais exigências dos Estados Unidos nas negociações nucleares.


Donald Trump afirmou que os EUA pretendem “recuperar” o urânio iraniano e destruir o material. Segundo especialistas, o Irã já possui cerca de 440 kg de urânio enriquecido a 60%.


Israel também pressiona pela retirada do estoque nuclear iraniano. O premiê Benjamin Netanyahu afirmou que o conflito não será considerado encerrado enquanto o material permanecer em território iraniano.

Durigan atribui pressão inflacionária à guerra no Oriente Médio
Publicado em 21/05/2026 às 20:01

O ministro da Fazenda, Dario Durigan, afirmou que a guerra no Oriente Médio é uma das principais causas da pressão inflacionária no Brasil. Segundo ele, o conflito elevou preços de combustíveis e produtos agroindustriais.


Durigan rebateu críticas de que o governo estaria estimulando a inflação por meio de aumento de gastos públicos. O ministro afirmou que o arcabouço fiscal mantém as despesas sob controle.


Ele também minimizou o impacto inflacionário de programas de crédito voltados a setores específicos. Segundo Durigan, os juros altos no Brasil têm causas estruturais históricas.

Tebet diz que Flávio seria “facilmente derrotado” por Lula nas urnas
Publicado em 21/05/2026 às 19:47

A ex-ministra Simone Tebet afirmou que torce para Flávio Bolsonaro disputar o segundo turno contra Lula em 2026. Segundo ela, o senador seria “facilmente derrotado” nas urnas.


Tebet relacionou o desgaste de Flávio às revelações sobre sua ligação com Daniel Vorcaro, dono do Banco Master. Ela disse que as pesquisas já mostram queda do pré-candidato após o escândalo.


A ex-ministra também citou episódios como o caso das “rachadinhas”, a compra de imóveis e investigações financeiras envolvendo o senador. Para Tebet, Flávio ainda precisa explicar várias questões públicas.