Prefeitura de Serra Talhada apresenta balanço de ações na área de proteção e bem-estar animal
Publicado em 06/08/2025 às 13:53

A Prefeitura de Serra Talhada divulgou nesta quarta-feira (06/08) os resultados de ações realizadas entre 2021 e julho de 2025 voltadas à causa animal. No período, foram efetuados 10.646 testes rápidos para Leishmaniose Visceral Canina, 4.144 vacinas antirrábicas aplicadas em cães e gatos, 383 adoções de animais e 1.482 atendimentos ambulatoriais a animais em situação de risco.


Com o objetivo de promover o bem estar deste animais, o governo municipal também realizou 798 cirurgias, incluindo castrações, 129 sessões de quimioterapia para tratamento de doenças graves em animais, além de 1.482 apreensões de caninos e felinos e 129 apreensões de animais de grande porte. O total de atendimentos supera 40 mil procedimentos durante o período analisado.


“Esses números demonstram o trabalho desenvolvido para reduzir riscos à saúde pública e melhorar as condições de vida dos animais no município”, afirmou a prefeita Márcia Conrado. As ações são realizadas pelas Secretarias de Saúde e de Meio Ambiente, que também promovem campanhas de conscientização em escolas, atividades em praças públicas, feiras de adoção e orientações porta a porta.


“Seguiremos com as ações para ampliar o atendimento e fortalecer a educação da população sobre guarda responsável e cuidados com os animais”, acrescentou o secretário de Meio Ambiente, Sinésio Rodrigues.

Durante inauguração da Casa Azul em Buenos Aires, Fabinho Queiroz recebe apoio de Eduardo da Fonte para disputar a Prefeitura de Nazaré
Publicado em 06/08/2025 às 13:48

O evento de inauguração da Casa Azul, realizado nesta segunda-feira (4), em Buenos Aires, foi palco de um importante anúncio político. O ex-prefeito de Buenos Aires, Fabinho Queiroz, recebeu publicamente o apoio do presidente estadual da Federação União Progressista e do Partido Progressistas, deputado federal Eduardo da Fonte, para disputar a Prefeitura de Nazaré da

Mata nas eleições de 2028.


A declaração foi feita durante a cerimônia de entrega do novo Núcleo de Atenção à Criança e ao Adolescente com Transtorno do Espectro Autista, que reuniu diversas lideranças políticas da região, entre elas o deputado federal Eduardo da Fonte.


Fabinho esteve na sede do Partido Progressistas, no Recife, onde apresentou ao parlamentar seu interesse em disputar a Prefeitura de Nazaré. Em resposta, Eduardo da Fonte manifestou apoio total ao projeto e colocou o União Progressistas à disposição para fortalecer a pré-candidatura.


A pré-candidatura de Fabinho Queiroz representa o início de um novo capítulo político em Nazaré da Mata e sinaliza a movimentação dos bastidores para a disputa eleitoral de 2028.

Chã Grande é destaque no Bom Dia PE, da TV Globo, com a Rota Ecoturística
Publicado em 06/08/2025 às 12:41

O município de Chã Grande foi destaque na edição desta quarta-feira (6) do Bom Dia Pernambuco, da TV Globo Nordeste. O jornalístico matinal da emissora abordou as potencialidades da Rota Ecoturística, um projeto que busca desenvolver a atividade turística na região, gerando renda e desenvolvimento.


A abertura do Bom Dia Pernambuco foi feita da Praça Monsenhor João Inácio Ferreira, no centro de Chã Grande, onde estava o repórter Ivan Duarte, que falou ao vivo com a apresentadora Clarissa Góes, que comanda o telejornal dos estúdios. Após a escalada com as principais notícias de destaques na edição, Ivan Duarte voltou a falar sobre a cidade, desta vez abordando a Matriz de São José e o busto do Padre João, que dá nome à praça. 


A pauta seguiu para o Engenho Sanhaçu, na zona rural de Chã Grande, dentro da Rota Ecoturística. No empreendimento, a equipe foi recebida pelo empresário Oto Barreto, proprietário do local. Ao longo da conversa, Oto apresentou detalhes sobre o trabalho da Sanhaçu, que une a sustentabilidade e a geração de renda, seja através dos produtos comercializados pela marca, como a Cachaça Sanhaçu, ou pelo turismo.


A visita em Chã Grande ainda continuou pela fazenda Verdão, onde ganha destaque a hidroponia, responsável pelo abastecimento de hortaliças em grandes mercados do nordeste, e a Capela de São Padre Pio. No local de fé e devoção ao santo italiano, fiéis também participaram da entrada ao vivo, contando parte da história e a programação do próximo evento, que acontecerá em setembro.


A equipe da TV Globo Nordeste foi recepcionada em Chã Grande pela Secretaria de Comunicação do município, através do secretário, Nielson Santos. “É muito importante para nós recebermos uma visita como essa, onde as potencialidades de nossa cidade foram apresentadas a todo o estado. Estamos sempre disponíveis para receber bem todos aqueles que nos visitam”, destacou o titular da pasta.

Pernambuco mantém liderança na malha aérea do Nordeste em agosto
Publicado em 06/08/2025 às 11:33

O Aeroporto Internacional dos Guararapes se mantém como o principal hub aéreo da Região Nordeste no mês de agosto de 2025. A previsão, de acordo com a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) é de 5.858 voos, entre pousos e decolagens. Uma média de 189 operações por dia. 


Mesmo em um mês tradicionalmente marcado pela baixa estação, Pernambuco segue à frente de capitais como Salvador e Fortaleza na oferta de conectividade aérea. Os dados foram divulgados pelo Observatório do Turismo de Pernambuco, setor da Secretaria de Turismo e Lazer do Estado e Empetur. 


“A liderança do estado na aviação do Nordeste, mesmo em baixa estação, mostra que estamos no rumo certo. Isso é resultado do esforço conjunto, liderado pela governadora Raquel Lyra, que vem impulsionando o turismo como vetor de desenvolvimento. Pernambuco segue voando alto”, avalia Kaio Maniçoba, secretário de Turismo e Lazer de Pernambuco. 


A malha internacional também continua sendo a maior da região, com 246 voos previstos ao longo do mês, reforçando a posição estratégica de Pernambuco na conexão com destinos da América do Sul, Europa e Estados Unidos. Entre os destaques estão voos diretos para Lisboa, Madrid, Porto, Santiago, Montevidéu, Buenos Aires, Córdoba, Assunção e Orlando. Em agosto, o Aeroporto do Recife ofertará 936.061 assentos. A empresa Gol Linhas Aéreas apresentou crescimento de 8,37% na oferta de assentos em relação a agosto de 2024, seguida pela Latam, com 2,95% de aumento.

Prefeito e ex-prefeito de Itapissuma formalizam apoio à reeleição do senador Dueire
Publicado em 06/08/2025 às 11:28

O prefeito de Itapissuma, Júnior de Irmã Teca, e o ex-prefeito Zé de Irmã Teca formalizaram apoio à reeleição do senador Fernando Dueire. A decisão reforça a parceria entre a cidade e o parlamentar, que tem atuado com firmeza na defesa dos interesses dos municípios pernambucanos, especialmente na destinação de recursos e no apoio a pautas de impacto direto para a população.


"Acreditamos no trabalho sério e comprometido do senador Dueire. Ele tem sido um verdadeiro parceiro de Itapissuma, sempre atento às nossas demandas e presente nas soluções", afirmou o prefeito Júnior de Irmã Teca. Já o ex-prefeito Zé de Irmã Teca destacou o histórico de cooperação: "Fernando Dueire tem nosso respeito e confiança. Sua atuação municipalista tem feito a diferença não só aqui, mas em várias cidades de Pernambuco."

Exposição ”Ciclos de coragem: duas gerações, um só compromisso” homenageia Arraes e Eduardo na Câmara dos Deputados
Publicado em 06/08/2025 às 10:58

Nessa terça-feira (06), data em que o Partido Socialista Brasileiro (PSB) celebra seus 78 anos de fundação, será aberta oficialmente a exposição ”Ciclos de coragem: duas gerações, um só compromisso” , que traz aos corredores do Câmara dos Deputados o legado das lutas de Miguel Arraes e Eduardo Campos. A mostra, aberta ao público, reforça o reconhecimento nacional à contribuição de dois líderes da política brasileira.


“Os exemplos de Arraes e Eduardo sempre irão nos inspirar. O olhar de Arraes aos que mais necessitavam e a forma larga de Eduardo fazer política, colocando a máquina para moer para transformar a vida das pessoas e do estado, deixando de lado brigas e problemas menores de ordem pessoal para construir os consensos necessários para o Brasil avançar sempre irão nos inspirar.


Essa exposição é uma homenagem a dois dos maiores líderes da história política de Pernambuco e do Brasil, figuras centrais no avanço de pautas progressistas no país, que serão sempre o nosso norte na forma e no conteúdo da nossa atuação política”, afirmou o deputado federal Pedro Campos (PSB-PE).


Por meio de imagens, documentos e registros históricos, a mostra relembra o legado de Miguel Arraes e Eduardo Campos — avô e neto que marcaram gerações com seu compromisso com a democracia, a inclusão social e a transformação do estado pernambucano.


Miguel Arraes, ex-governador de Pernambuco, é lembrado por sua trajetória de resistência à ditadura militar e por políticas públicas voltadas para os mais pobres, como os programas de Educação Rural e apoio ao pequeno agricultor. Eduardo Campos, ex-governador e ex-ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, deu continuidade ao legado de lutas de Arraes, modernizando a gestão pública e promovendo avanços em áreas como saúde, educação e infraestrutura, sendo responsável por implementar políticas como o Marco Legal, a Lei do Bem, a Lei Brasileira de Biossegurança, o Programa Espacial, o Programa Nuclear Brasileiro e diversos investimentos na área tecnológica do país, como as Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas - OBMEP. 


A exposição é realizada até o dia 15 de agosto, no Espaço Mário Covas, Anexo II da Câmara dos Deputados, em Brasília e tem visitação gratuita.

Realidade do mercado: alunos do curso de Logística da Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes visitam Feira Multimodal
Publicado em 06/08/2025 às 09:45

Nesta terça-feira (05), alunos dos cursos profissionalizantes na área de Logística promovidos pela Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes, em parceria com a Fiepe, por meio do Senai-PE, tiveram uma excelente oportunidade de conhecer de perto as possibilidades de atuação que o setor oferece.


Acompanhado pelo professor e por integrantes da equipe da administração municipal, o grupo visitou a Feira Multimodal Nordeste — o maior encontro de soluções logísticas, transporte e comércio exterior da América Latina. Realizado no Recife Expo Center, na capital pernambucana, o evento reuniu dezenas de empresas expositoras, que divulgaram ações e serviços em áreas diretamente ligadas à formação dos participantes.


Atualmente, o município oferece os cursos de Assistente de Logística e Operador de Processos Logísticos. As turmas integram o total de 300 vagas que estão sendo disponibilizadas pela Prefeitura e pela Fiepe, dentro do acordo de parceria firmado entre o prefeito Mano Medeiros e o presidente da Federação das Indústrias, Bruno Veloso. A visita à feira foi realizada a convite da TNS Logística, empresa do setor de transporte, armazenagem e distribuição, localizada no bairro de Muribeca, em Jaboatão dos Guararapes.


Segundo o prefeito Mano Medeiros, a experiência proporciona uma conexão direta entre teoria e prática. "Essa é uma grande oportunidade para que os alunos visualizem a realidade do mercado sobre o qual estão estudando. Uma coisa é ver a teoria, outra é ter contato direto com empresas da área de transporte e logística. Jaboatão possui o maior polo logístico do Nordeste e o quarto do país. Portanto, há muitas oportunidades de empregabilidade, e outras ainda surgirão com a chegada de novas empresas à nossa cidade, em um trabalho articulado da Prefeitura para atrair novos empreendimentos", destacou o gestor.


Entre os participantes da visita estava Lenira Maria da Silva Machado, aluna do curso de Operador de Processos Logísticos. Moradora do bairro de Prazeres e cadeirante, ela aprovou a experiência de conhecer, fora da sala de aula, a rotina da futura área de atuação. "Depois que comecei o curso, passei a ter uma visão completamente diferente do que imaginava. Foi ótimo para tirar dúvidas e entender como realmente funciona uma empresa de logística", relatou.


Antes do encerramento da visita, o grupo participou de uma conversa com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Cultura e Esportes do Jaboatão dos Guararapes, Roberto Abreu e Lima, que representou o prefeito Mano Medeiros durante a abertura oficial do evento. "Se vocês se dedicarem e concluírem o curso, terão muitas oportunidades de emprego ou, em alguns casos, até de empreender na área. Pela Prefeitura, estamos ampliando esse tipo de qualificação para que, quando uma nova empresa se instalar no município, possamos apresentar um banco de candidatos com mão de obra preparada para aquela atividade", afirmou o secretário.

Alepe debate construção de novos planos municipais de saúde para populações vulneráveis
Publicado em 06/08/2025 às 09:26

Será realizada hoje, às 10h, a audiência pública na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) para debater o atendimento à saúde no estado a populações vulnerabilizadas. Nesse universo estão os moradores de rua, indígenas, ciganos, negros, pessoas com deficiência, grupo LGBTQIAPN+ e população dos campos, florestas e águas.


O debate foi motivado em função de um estudo promovido pelo Ministério da Saúde (MS). O órgão verificou que 16 municípios pernambucanos não incluíram nenhuma política de saúde para essas populações. A audiência será no auditório Sérgio Guerra, às 10h00, na sede Alepe. 


O estudo realizado de 2022 a 2025 concluiu que há fragilidades na incorporação dessas populações nas políticas de saúde municipais, destacando a necessidade de maior sensibilização e responsabilização para garantir a equidade no SUS. 


Dentre as finalidades de audiência pública na Alepe está a de incentivar as cidades a incluir essas populações nos seus planos municipais do quadriênio 2026 a 2029. O estudo do MS revelou que esses grupos encontram barreiras no acesso e na qualidade dos serviços de saúde, oriundos das desigualdades sociais, econômicas, culturais e territoriais. 


A Superintendência de Saúde e Medicina Ocupacional da Alepe fez a articulação para a realização da audiência pública. A iniciativa visa dar visibilidade e oferecer um subsídio aos parlamentares, gestores, técnicos e conselheiros estaduais quanto à criação e execução de políticas públicas de saúde mais acessíveis, eficientes e direcionadas a essas populações, alinhadas aos princípios do SUS.


Amplo debate

Os planos têm validade de quatro anos. O mais recente, realizado de 2022 a 2025, identificou que em Pernambuco 16 cidades não adotaram nenhuma medida de inclusão. Segundo a chefe do Serviço de Articulação Interfederativa e Participativa do MS, Roberta Amorim, a ideia da audiência pública é fazer uma provocação para que os municípios e as populações que estão em situações de vulnerabilidade possam ajudar na construção dos próximos planos. “É fundamental trazer as populações de vulnerabilidade mais para perto dessa elaboração. Estamos no ano de construir novos planos e o SUS tem essa característica do controle social”, destacou.


De acordo com Roberta, o debate pretende promover na prática uma ampla discussão, visando incentivar os municípios que ainda não adotaram o plano, e trazer a Alepe para esse novo olhar. “A gente pensou não em melhorar o plano que acaba neste ano, mas incrementar os próximos. Vamos discutir como podemos qualificar a construção do próximo quadriênio. E pensar diferente no sentido de ter os planos focados na questão da melhoria da equidade, do acesso. São populações que precisam ter ações específicas” comentou. 


A audiência pública contará com a presença de representantes da Superintendência Estadual do Ministério da Saúde em Pernambuco (SEINP/SEMS-PE), do Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado de Pernambuco (COSEMS/PE), da Secretaria de Saúde do Estado (SES/PE), do Distrito Sanitário Especial Indígena em Pernambuco (DSEI/PE), do Conselho Estadual e Municipais de Saúde , além de representantes das populações vulnerabilizadas e ONGs.


Segundo o presidente da Comissão de Saúde da Alepe, deputado Sileno Guedes, a ideia é trazer visibilidade ao tema e envolver parlamentares, gestores, técnicos e conselheiros estaduais na criação e execução de políticas públicas de saúde mais acessíveis. “É importante incluir políticas de saúde eficientes e direcionadas a essas populações, afinadas com os princípios do SUS. É fazer uma grande reflexão para todos da sociedade. O SUS não faz nada sozinho. Precisa da mobilização de todos”, enfatizou. 

Sobretaxa de 50% dos EUA entra em vigor enquanto governo Lula tenta abrir negociação
Publicado em 06/08/2025 às 08:24

Anunciada no último dia 9 de julho, em uma carta assinada pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, entra em vigor, nesta quarta-feira, uma sobretaxa de 50% que vai incidir sobre parte das exportações brasileiras para o mercado americano. As vendas para os EUA já haviam recebido uma tarifa adicional de 10% há cerca de dois meses.


Interlocutores do governo afirmam que o quadro está indefinido. Não há um canal de diálogo aberto que coloque sobre a mesa o que os americanos querem como compensação, para retirar a sobretaxa.


Os únicos sinais dados pela Casa Branca foram o interesse em colocar em uma negociação a retirada do processo pelo qual o ex-presidente Jair Bolsonaro é acusado de tentativa de golpe de Estado, em curso no Supremo Tribunal Federal ( STF), o acesso a minerais críticos e a regulação das grandes plataformas digitais americanas, conhecidas por big techs.


Nos últimos dias, alguns contatos de alto nível ocorreram. O vice-presidente Geraldo Alckmin conversou algumas vezes com o secretário de Comércio dos EUA, Howard Lutnick, e o chanceler Mauro Vieira esteve em Washington com o chefe da diplomacia americana, o secretário de Estado Marco Rubio.

Catástrofes naturais provocaram perdas de US$ 135 bilhões no primeiro semestre
Publicado em 06/08/2025 às 08:22

Os violentos incêndios florestais em Los Angeles resultaram no aumento expressivo das perdas econômicas provocadas por desastres naturais em todo o mundo, que atingiram US$ 135 bilhões (R$ 744 bilhões) no primeiro semestre deste ano.


As perdas com catástrofes naturais combinadas em todo o mundo ultrapassaram os US$ 123 bilhões (R$ 677 bilhões) registrados no mesmo período em 2024, segundo uma estimativa inicial da resseguradora Swiss Re divulgada nesta quarta-feira.


Os danos, também agravados por fortes tempestades nos Estados Unidos, elevaram as contas das seguradoras com catástrofes naturais para US$ 80 bilhões (R$ 440 bilhões), frente a US$ 62 bilhões (R$ 341 bilhões) no primeiro semestre de 2024, informou a resseguradora em comunicado.


Somente os incêndios florestais de Los Angeles foram responsáveis por US$ 40 bilhões (R$ 220 bilhões) em perdas seguradas.


O grupo suíço, que atua como seguradora para seguradoras, fala em perdas de "gravidade excepcional", visto que esses incêndios ocorreram em uma região densamente povoada dos Estados Unidos, onde também há uma concentração de ativos de alto valor segurados.


A Swiss Re, que fornece estimativas dos custos de desastres naturais e dos valores cobertos pelo setor de seguros como um todo, também enfatizou que as despesas geradas por incêndios aumentaram significativamente nos últimos 10 anos, devido ao "aumento das temperaturas, períodos de seca mais frequentes e mudanças nos padrões de precipitação".


O primeiro semestre do ano também foi marcado por fortes tempestades nos Estados Unidos, com US$ 31 bilhões (R$ 170 bilhões) em danos cobertos por seguros. O valor não é tão alto quanto em 2023 e 2024 e é inferior à tendência de longo prazo, com despesas próximas a US$ 35 bilhões (R$ 192 bilhões)para as seguradoras, afirmou a Swiss Re.


No entanto, as tempestades, acompanhadas de granizo e tornados, continuam sendo uma fonte crescente de perdas para as seguradoras.


O terremoto de março em Mianmar, que também atingiu Tailândia, Índia e China, também esteve entre as principais catástrofes do primeiro semestre do ano.

O segundo semestre do ano costuma ser mais caro para as seguradoras devido aos danos durante a temporada de furacões no Atlântico Norte.


Contudo, se as despesas continuarem a subir no mesmo ritmo do primeiro semestre, o valor dos danos cobertos pelas seguradoras poderá superar suas projeções, fixadas em US$ 150 bilhões (R$ 826 bilhões) para 2025.