Deputado Coronel Alberto Feitosa espalha outdoors no estado em apoio a Bolsonaro
Publicado em 01/09/2025 às 14:54

Na véspera do julgamento de Bolsonaro, o deputado Coronel Alberto Feitosa postou em suas redes sociais um vídeo de apoio ao ex presidente onde mostra vários outdoors com a frase “Tô com Bolsonaro. E você?”.


O parlamentar é um dos maiores representantes do Bolsonarismo em Pernambuco. “Tive o apoio de parceiros nesse gesto, somo muitos, muitas vozes em defesa da verdade, da Justiça, de Jair Messias Bolsonaro”, ressaltou Feitosa.

César Ramos participa de festival gratuito que movimentou a economia criativa de Igarassu
Publicado em 01/09/2025 às 14:05

Oficinas, palestras, lazer e campeonatos fizeram parte do IgaraLOL, festival geek realizado no último fim de semana, sábado (30) e domingo (31), no Complexo de Tecnologia, Empreendedorismo e Negócios (CTEN), das 10h às 19h.


O evento reuniu painéis sobre eSports, Robótica, Economia Criativa e Tecnologia, além de arenas temáticas de Star Wars, cultura coreana e gamer. No palco principal, o público acompanhou shows, apresentações de K-POP, desfiles de cosplay e sessões de karaokê. Os atletas de jogos eletrônicos também tiveram espaço, competindo em torneios que celebraram o universo dos eSports.


Mais do que entretenimento, o festival se dedicou ao aprendizado e à conexão com o mercado de trabalho, oferecendo palestras e oficinas práticas para desmistificar carreiras e mostrar como transformar a paixão em profissão.


Criado originalmente como um torneio de League of Legends, o IgaraLOL teve sua última edição em 2017 e, neste ano, consolidou-se como festival, ampliando sua programação e fortalecendo a economia criativa de Igarassu.


O secretário de Governo, César Ramos, acompanhou o festival e destacou que o evento mostra como a cidade pode se tornar referência em inovação e criatividade, atraindo jovens e fortalecendo novas cadeias produtivas: “Igarassu tem se destacado como um pólo de inovação e tecnologia, atraindo cada vez mais olhares e valorizando a juventude”, destacou o gestor.


A realização foi da Evoke Gaming, com co-realização da Prefeitura de Igarassu e produção técnica da Omakê.

Artistas de Caruaru integram programação da 1ª Virada Nordestina em São Paulo
Publicado em 01/09/2025 às 13:35

Caruaru marcou presença na primeira edição da Virada Nordestina, evento que abriu a comemoração dos 465 anos do bairro São Miguel Paulista, uma das localidades com maior presença nordestina na cidade de São Paulo. A programação aconteceu neste domingo (31) e promoveu 12 horas de atrações culturais que celebraram a diversidade e a identidade do Nordeste, incluindo música, literatura e gastronomia.


A comitiva de Caruaru contou com a presença do Presidente da Fundação de Cultura, Hérlon Cavalcanti, além do humorista Coroné Cornélio, do Trio Forró Quentão e dos cantores Nerilson Buscapé, Azulinho e Airton Martins. As atrações foram selecionadas por meio de um edital realizado pelo Instituto SP Forró, em parceria com a Secretaria de Cultura de São Paulo e a Subprefeitura de São Miguel Paulista.


Além das apresentações culturais dos artistas selecionados, a Fundação de Cultura também participou da mesa redonda Papo de Forró, ao lado de Daniel Gonzaga, Azulinho, Tio Joca e Bernadete França, seguida de uma palestra com Hérlon Cavalcanti sobre o São João de Caruaru. 


“Foi um momento único, muito importante. Foi um evento muito prestigiado, com um público grande. Ficamos felizes em fazer parte dessa primeira edição, que marca o início de um evento que promete trazer um olhar diferenciado para o Nordeste. Essa nossa parceria com São Paulo é muito forte desde 2023, quando o prefeito Rodrigo Pinheiro deu início a esse intercâmbio, levando os artistas paulistas para o nosso São João. E agora temos a oportunidade de fazer o contrário, trazendo nossos artistas para cá", celebrou o Presidente da Fundação de Cultura, Hérlon Cavalcanti.

Adalto Santos e Edilson Tavares recebem apoio do suplente de vereador do Recife, Presbítero Emanoel Estanislau
Publicado em 01/09/2025 às 13:29

O deputado estadual Adalto Santos (PP) e o pré-candidato a deputado federal, ex-prefeito de Toritama, Edilson Tavares (PP) consolidaram nesta semana mais um importante apoio político no Recife. O suplente de vereador Presbítero Emanoel Estanislau, que nas últimas eleições conquistou 6.407 votos, confirmou sua adesão ao projeto dos dois. Adalto tentará sua reeleição ano que vem e Edilson tentará uma vaga na Câmara Federal.


Durante o anúncio, Emanoel destacou a alegria de caminhar junto com Adalto e Edilson. “Juntos iremos trabalhar por Recife. É uma honra estar ao lado desses dois homens públicos, que também são irmãos em fé. Acredito nessa parceria e na força que ela terá para abençoar a nossa cidade”.


“Recebo com muita alegria o apoio do Presbítero Emanoel. Sei da sua dedicação, do seu potencial e da confiança que o povo recifense já lhe depositou. Tenho certeza de que essa união será longa e trará resultados concretos para a população da capital”, destacou Edilson Tavares.


Já o deputado Adalto Santos reforçou a importância do apoio e fez questão de valorizar a trajetória de Edilson Tavares. “Ter ao nosso lado alguém com a representatividade de Emanoel é muito importante para Recife e para Pernambuco. E, ao mesmo tempo, reafirmo que Edilson é um quadro qualificado, gestor aprovado e um homem de fé, preparado para representar bem o povo na Câmara Federal”, finalizou.

“Camaragibe agora está no grupo das prefeituras totalmente informatizadas e sustentáveis”, diz Diego Cabral ao anunciar eliminação do uso do papel e tramitação dos processos administrativos por meio digital
Publicado em 01/09/2025 às 13:26

Depois de alguns meses em fase experimental e treinamento de servidores, o prefeito de Camaragibe, Diego Cabral, anunciou a eliminação do uso do papel na gestão municipal e que a partir desta segunda-feira (1º/09) a tramitação de todos os processos administrativos está sendo feita totalmente por meio digital de forma oficial e permanente. A medida, regulamentada através do Decreto nº 040/2025, e já publicado no Diário Oficial do município, contém todas as regras e disposições da alteração, aplicável a procedimentos como contratos, convênios, expedientes internos e licitações, entre outros.


“A regulamentação dos trâmites administrativos por meio digital através do decreto é mais um importante passo para elevar a eficiência da gestão e colocar Camaragibe no grupo das prefeituras totalmente informatizadas e sustentáveis, como mais uma etapa do projeto Camaragibe Digital, eliminando o uso do papel através de uma plataforma inovadora e eficiente. A economia aos cofres públicos com essa mudança será imensa e quem ganha é a população. Os servidores foram treinados e capacitados e agora tudo é informatizado”, declarou o prefeito de Camaragibe, Diego Cabral. 


A mudança dos procedimentos já havia sido incorporada desde o mês de abril na gestão municipal em alguns atos administrativos. O gestor da Terra dos Camarás, inclusive, passou a assinar ordens de serviço de forma digital em um tablet, como por exemplo as de pavimentação de ruas. Outros procedimentos internos também passaram a ser ajustados ao sistema informatizado no período, à medida que os servidores da Prefeitura foram treinados e capacitados para compreender o funcionamento da plataforma Sogov e, ao mesmo tempo, incentivar e conscientizar todos os colaboradores quanto à importância da eliminação do papel e da economia aos cofres públicos. 


De acordo com a Secretaria de Inovação e Tecnologia, a regulamentação oficial da tramitação de processos administrativos por meio digital sem o uso do papel, é mais um passo dentro da proposta e do compromisso da gestão para garantir a eficiência administrativa e a economia financeira através de material humano, logística, insumos e rapidez de resultados. A primeira etapa da implantação da ferramenta, aliás, foi concluída dentro do prazo estabelecido pela pasta. 


Segundo o secretário de Inovação e Tecnologia, Marcos Ribeiro, o projeto Camaragibe Digital vai realizar a gestão eletrônica de documentos em todos os processos internos da prefeitura, bem como a resolução das demandas dos cidadãos. A plataforma vai funcionar através de um sistema em nuvem com o armazenamento de todas as informações da gestão, facilitando a criação e a personalização de documentos como ofícios, memorandos, processos administrativos, registros de ouvidoria e requerimentos de cidadãos e servidores, adaptando-se às necessidades específicas de cada órgão público.


“Com a plataforma, todos os processos agora são gerenciados de forma intuitiva com painéis que oferecem uma visão clara de prazos, demandas e comunicações, além da automação de fluxos de trabalho, garantindo que cada etapa do processo administrativo siga regras e padrões pré-definidos. Todo o sistema é totalmente configurado de acordo com temas e regras distintos, permitindo segurança e controle de assinaturas digitais e fluxos de aprovação integrados. Cumprimos esta primeira etapa com êxito e eficiência e, em uma segunda fase, vamos estender a atuação da ferramenta a toda a população”, explicou Marcos Ribeiro.


Ferramenta - A nova plataforma digital, chamada Sogov, é um software desenvolvido por uma empresa para apoiar as demandas de gestores e servidores municipais na administração pública de forma eficiente e centrada no cidadão. A ferramenta oferece flexibilidade, substituindo processos burocráticos em papel por fluxos totalmente digitais, o que atualmente é conhecido como papel zero.


Com armazenamento unificado de dados e informações, também elimina a necessidade de múltiplas soluções para cada ação, promovendo mais transparência, comunicação interna e rapidez na tramitação de documentos. Entre os principais benefícios, destaca-se o potencial de economia que pode chegar a até 95% nos custos operacionais, incluindo gastos com papel, impressão, transporte de documentos e arquivamento físico.

Miguel Coelho debate mobilidade, saúde e segurança pública em novas inserções do União Brasil no rádio e TV
Publicado em 01/09/2025 às 13:14

Começam a ser veiculadas nesta segunda (01) as inserções de rádio e TV do União Brasil em Pernambuco. O presidente estadual da legenda, Miguel Coelho, traz para o debate questões como mobilidade, saúde e segurança pública no estado. Miguel gravou cenas em frente à estação do metrô Joana Bezerra, no Recife, uma das mais movimentadas de toda a região metropolitana.


“Quem vive em Pernambuco sabe que muita coisa precisa mudar. Aqui no metrô, todo dia, mais de cem mil pessoas pagam por um serviço ruim. Em várias regiões do estado, falta água, saneamento e a conta chega cara. A segurança e a saúde, então, estão abandonadas”, destaca Miguel.


Imagens mostram o metrô superlotado e manchetes com reportagens sobre os problemas no atendimento em serviços públicos essenciais. Miguel traz como referência a experiência dos dois mandatos que teve na prefeitura de Petrolina, transformando a cidade sertaneja na que mais cresce em Pernambuco e uma das melhores para viver em todo o Nordeste. “Esse é o modo União de trabalho”, afirma Miguel Coelho, ressaltando um novo modelo de gestão, mais moderna e eficiente para Pernambuco.

Prefeito Marcílio Régio articula junto ao DNIT construção do acesso à Goiana pela BR 101
Publicado em 01/09/2025 às 11:54

O prefeito de Goiana, Marcílio Régio, segue reforçando sua capacidade de articulação para conquistar avanços estruturais importantes para o município. Em reunião na última sexta-feira (29) com o superintendente regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) em Pernambuco, Bruno Bittencourt, foi apresentado o projeto do novo acesso principal à cidade pela BR-101 Norte. A proposta já está pronta para ser licitada, com previsão de realização da obra em 2026.


O encontro contou também com a presença do senador Fernando Dueire e do deputado federal Guilherme Uchôa Júnior, além do procurador-geral do município, Rodrigo Dias, do secretário municipal de Obras, Guilherme Mota e do secretário municipal de Arrecadação e Finanças, Cal Volia.


Segundo o prefeito, o projeto representa uma solução estratégica para melhorar a mobilidade, garantir mais segurança viária e dar mais visibilidade ao principal acesso ao município. "Estamos trabalhando para que Goiana tenha o desenvolvimento que merece”, afirmou Marcílio.


O senador Fernando Dueire destacou a importância da união de esforços para que grandes conquistas saiam do papel. “Ninguém faz nada sozinho. Essa é uma vitória fruto do diálogo e capacidade de saber dar as mãos às pessoas certas", afirmou.


Com mais essa articulação, a gestão municipal demonstra que está empenhada em fortalecer parcerias institucionais e políticas para trazer melhorias para Goiana, especialmente em obras estruturantes que impactam diretamente na vida da população e no crescimento econômico da região.

Emenda ao PLDO 2026 garante R$ 125 milhões extras aos municípios pernambucanos
Publicado em 01/09/2025 às 09:41

O Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO) 2026 vai assegurar uma receita adicional de R$ 125 milhões para os municípios pernambucanos no próximo ano. A conquista foi possível graças a uma emenda aprovada por unanimidade na Comissão de Finanças, Orçamento e Tributação e confirmada pelo plenário da Assembleia Legislativa de Pernambuco.


A proposta determina que os recursos arrecadados pelo Fundo Estadual de Equilíbrio Fiscal (FEEF) sejam repartidos com as prefeituras, seguindo a mesma sistemática de distribuição do ICMS. A iniciativa demonstra a união da Alepe em defesa da pauta municipalista e da descentralização dos recursos públicos, reforçando o compromisso do Legislativo estadual com o fortalecimento das administrações locais.


O presidente da Comissão de Finanças, deputado Antonio Coelho, autor da emenda, explicou que a medida corrige uma distorção. Segundo ele, ao conceder benefícios fiscais de ICMS por meio do Prodepe e outros programas — políticas consideradas importantes para atrair investimentos e gerar empregos —, o Estado reduz sua arrecadação e, consequentemente, os repasses às prefeituras. Para compensar parte dessa perda, o governo estadual instituiu o FEEF, cobrando um percentual sobre os incentivos concedidos. O problema, na avaliação do parlamentar, é que esses valores nunca foram partilhados com os municípios, como ocorreria se fossem arrecadados diretamente via ICMS.


“O FEEF é um imposto ruim, que traz insegurança jurídica e afeta diretamente as gestões municipais. Sempre me posicionei contra sua existência, mas, se ele é inevitável na atual conjuntura, ao menos devemos repartir os recursos com quem mais precisa: os municípios, que estão na ponta e arcam com a queda de arrecadação. A partilha é uma oportunidade de equilibrar o jogo”, afirmou Antonio Coelho.


O deputado também destacou que a partilha tem amparo constitucional e respaldo do Supremo Tribunal Federal (STF). Na ADI nº 5635, a Corte reconheceu que depósitos em fundos estaduais criados para equilíbrio fiscal têm natureza de ICMS e, portanto, podem ser divididos com os municípios. “Não se trata de favor, mas de uma garantia constitucional. O governo do Estado não pode se apropriar sozinho de recursos que não lhe pertencem na totalidade”, alertou.


Com a aprovação da emenda, o percentual de 25% da receita do FEEF passará a ser destinado aos municípios, fortalecendo os cofres locais e permitindo novos investimentos. “Nosso objetivo maior é que o FEEF deixe de existir. Mas, enquanto essa realidade não se impõe, garantimos uma conquista importante: redistribuir recursos que já existem e pertencem, por direito, aos municípios. É uma forma de devolver recursos públicos a quem está mais próximo da população e mais capaz de transformá-los em serviços essenciais”, concluiu Antonio Coelho.

Deputado Claudiano Filho destina emenda parlamentar para a Pedra e reforça apoio à bacia leiteira pernambucana
Publicado em 01/09/2025 às 09:32

O deputado estadual Claudiano Filho anunciou a destinação de uma emenda parlamentar no valor de R$ 60 mil para o município da Pedra, no Agreste Meridional de Pernambuco, durante sua participação na ExpoCaraíbas, realizada no Parque Sthefffany Vitória.


O recurso será utilizado para a construção de um galpão voltado à produção genética do gado local, medida que promete fortalecer ainda mais os produtores de leite da região e ampliar a qualidade da bacia leiteira pernambucana, uma das mais importantes do Nordeste.


Reconhecido como o parlamentar que representa os produtores de leite e de laticínios do estado, Claudiano tem atuado em projetos que garantem isenções fiscais, subsídios e selos de qualidade para valorizar a produção pernambucana. “Com essa emenda, reafirmamos nosso compromisso de estar sempre ao lado do homem e da mulher do campo, buscando ferramentas que tragam mais desenvolvimento, qualidade e competitividade para a nossa bacia leiteira”, destacou o deputado.

Pernambuco avança no Ranking de Competitividade dos Estados em índices de educação, infraestrutura, eficiência da máquina pública e sustentabilidade ambiental
Publicado em 01/09/2025 às 08:11

Pernambuco chega ao final do mês de agosto celebrando os resultados positivos que conquistou no Ranking de Competitividade dos Estados do Centro de Liderança Pública (CLP). O Estado avançou em áreas diversas, com índices que refletem os resultados das ações da gestão estadual. As boas notícias indicam melhorias na eficiência da máquina pública, educação, sustentabilidade ambiental, infraestrutura, solidez fiscal e capital humano, por exemplo. 


"Os benefícios de uma gestão que trabalha para atender às demandas da população se refletem no dia, com mais policiais nas ruas, educação de qualidade para nossas crianças e jovens, com comida na mesa de quem precisa, com saúde pública mais eficaz e tantos outros exemplos, mas também ecoam em rankings como o elaborado pelo Centro de Liderança Pública. Em muitos quesitos, deixamos os últimos lugares para avançar em índices importantíssimos. Desde 2023, estamos fazendo de Pernambuco um lugar melhor para se viver e um estado cada vez mais competitivo, mas queremos muito mais. Trabalhamos firmes, mas temos um estrada longa a percorrer e vem muito mais trabalho e conquistas pela frente", afirmou a governadora Raquel Lyra.


De acordo com o Ranking de Competitividade do CLP, Pernambuco foi o estado que mais cresceu no percentual de investimentos públicos no Brasil, subindo 10 posições (deixou a 24ª posição para ocupar o 14º lugar) no percentual de investimentos públicos em relação ao orçamento. O Estado também foi o que mais avançou na geração de poupança pública para financiar investimentos (subiu 13 posições, saindo da 27ª para 14ª no percentual de poupança corrente em relação ao orçamento) e foi a segunda unidade federativa no Brasil que mais avançou na geração de superávit primário das contas públicas. Cresceu 12 posições, saindo da 21ª, em 2022, para 9ª, em 2024, no percentual do resultado primário em relação ao PIB nominal estadual.


O secretário de Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Regional, Fabrício Marques, detalha esses resultados. "Pernambuco saiu das últimas posições do ranking do CLP no que se refere à solidez fiscal, principalmente no quesito da fatia do orçamento destinada a investimentos públicos, porque houve uma virada de chave na gestão Raquel Lyra. Mudou-se a lógica arrecadatória que imperava antes para transformar o Estado em um indutor do desenvolvimento econômico, equilibrando as contas. Pernambuco teve o mais crescimento econômico dos últimos 15 anos e está recuperando o protagonismo no Nordeste e no Brasil", atestou.


Infraestrutura - O PE na Estrada, que conta com um investimento de R$ 5,1 bilhões para recuperar 3,5 mil quilômetros da malha viária estadual, vem gerando ganhos para o Estado. Pernambuco subiu quatro posições de 2022 para 2024, deixando o 19º lugar do ranking para a 15ª colocação. Com as intervenções que estão sendo realizadas e entregas prestes a sair do papel, além de obras do porte da duplicação da BR-232 até o Sertão e da construção do Arco Metropolitano, a tendência é de um avanço ainda maior nas próximas avaliações. 


Para o secretário de Mobilidade e Infraestrutura, André Teixeira Filho, o PE na Estrada não é o maior programa de investimento nas rodovias do Estado à toa. "O PE na Estrada não é uma promessa, mas uma realidade com a entrega de mais de 1.300 quilômetros de rodovias recuperadas. O avanço é grande e o ranking do CLP mostra que nossa malha viária tem melhorado", afirmou, lembrando que a recuperação das estradas tem rebatimento direto em outros índices como desenvolvimento econômico e turismo.


Educação - Assim como o PE na Estrada, o Juntos pela Educação foi lançado pela atual gestão estadual e gera frutos. Pernambuco foi o segundo estado que mais avançou na oferta do Ensino Fundamental no Brasil. O Estado subiu 16 posições em dois anos, saindo da 25ª, em 2022, para 9ª, em 2024, no percentual de crianças e adolescentes de 6 a 14 anos frequentando o Ensino Fundamental. Além do mais, Pernambuco foi o estado que mais avançou na oferta do Ensino Médio no Brasil. O Estado subiu 11 posições em dois anos, saindo da 19ª, em 2022, para 8ª, em 2024, no percentual de jovens de 15 a 17 anos frequentando o Ensino Médio.


Outro ponto de destaque foi o desempenho no Índice de Oportunidades da Educação, o mais robusto do eixo, que avalia a qualidade das oportunidades educacionais oferecidas pelos estados. Pernambuco avançou duas posições, consolidando-se entre os líderes nacionais e alcançando a segunda melhor colocação entre os estados do Norte e Nordeste nesse indicador. O Estado também manteve forte desempenho no indicador de Avaliação da Educação, resultado da solidez de seus processos avaliativos, considerados entre os mais consistentes do Brasil. Nesse aspecto, Pernambuco ocupa atualmente a primeira colocação nacional, reafirmando seu papel de referência para o país.


“Esse avanço demonstra que estamos no caminho certo, mas também reforça a responsabilidade de seguir avançando. Queremos cada vez mais apoiar os municípios para que cada criança, em cada território, tenha acesso à escola e a uma educação de qualidade. Esse compromisso significa não deixar ninguém para trás, garantindo que todas as famílias pernambucanas sintam os resultados dessa transformação”, disse o secretário de Educação, Gilson Monteiro.


Além do mais, Pernambuco foi o estado que mais avançou no percentual da força de trabalho com Ensino Superior completo. O Estado subiu 8 posições, saindo da penúltima posição para a 18º. Esse é o melhor resultado da série histórica dos últimos 10 anos.


Sustentabilidade - Pernambuco é um dos estados com menor emissão de CO₂ proporcionalmente ao PIB no Brasil – ocupa agora a 8º posição nacional e a 1º no Nordeste entre as unidades federativas com menor emissão. O Estado é um dos que possuem melhor destinação adequada do lixo no Brasil – ocupa a 10º posição nacional e a 2º no Nordeste. Em relação à reciclagem do lixo, Pernambuco saiu do último lugar e avançou 12 posições. O Estado também é uma das unidades federativas com melhor preservação da vegetação nativa nos imóveis rurais no Brasil em relação ao grau de conformidade do Código Florestal.


Inovação - Pernambuco avançou seis posições em dois anos, saindo da 14º, em 2022, para 8º, em 2024, no Índice de Oferta de Serviços Públicos Digitais (IOSPD). O levantamento foi publicado pela Associação Brasileira de Entidades Estaduais e Públicas de Tecnologia da Informação e Comunicação (ABEP-TIC), que é considerado pelo ranking do CLP na avaliação desse pilar.