Com 7,5 mil novos empregos, Pernambuco tem o maior desempenho para fevereiro dos últimos dez anos
Publicado em 31/03/2025 às 08:02


O resultado é o segundo maior do Nordeste e mais que o triplo do observado no mesmo mês do ano passado. Os dados são do Novo Caged, divulgado nesta sexta-feira (28)


Pernambuco obteve, no segundo mês de 2025, a maior geração de empregos em um mês de fevereiro nos últimos dez anos. Com 7,5 mil novas carteiras assinadas no estado, o saldo no período teve um crescimento de 161% em relação ao mesmo mês do ano passado, que foi de 2,1 mil. As informações são do Novo Caged, divulgado nesta sexta-feira (28) pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Desde o início da atual gestão estadual, Pernambuco acumula a criação de 114.729 postos de trabalho formal.


"Os dados apresentados pelo Novo Caged mostram que Pernambuco está no caminho certo do desenvolvimento econômico e geração de emprego e renda. Os 7,5 mil novos postos de trabalho com carteira assinada gerados em fevereiro superam em mais de três vezes, o saldo de fevereiro do ano passado. Quando o trabalho é bem feito os resultados aparecem", afirmou a governadora em exercício Priscila Krause.


“Esse é mais um resultado entre tantos que evidenciam o crescimento da empregabilidade em Pernambuco, de forma consistente. Vamos dar continuidade às ações da Secretaria de Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo (Sedepe] para seguir impulsionando a entrada de pernambucanas e pernambucanos no mercado de trabalho”, declarou o titular da Sedepe, Manuca.


MULHERES - Em relação à população feminina, os números seguem avançando no estado. Dos novos postos de trabalho formais criados em Pernambuco no mês de fevereiro, 56% (4.269) foram ocupados por mulheres e 44% (3.319) foram preenchidos por homens. 


SETORES - O resultado positivo de fevereiro no estado foi puxado pelos setores de Serviços (6.070), Construção (1.276) e Comércio (711). No primeiro ramo, vale destacar o desempenho da categoria da administração pública, na área da educação, com 2.180 novas contratações. No âmbito privado, a categoria classificada como “Informação, comunicação e atividades financeiras, imobiliárias, profissionais e administrativas” foi responsável por 2.269 novos postos de trabalho formal.


NOVO CAGED - O Novo Caged é um método de geração de estatísticas do emprego formal que capta informações do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial) e do sistema Empregador Web. A partir dos dados reunidos, é possível calcular a subtração entre o número de admissões e o de demissões ocorridas em um determinado período, obtendo-se o saldo (positivo ou negativo) de postos de trabalho formal.

Veja Também

Simone Santana denuncia caos na saúde de Ipojuca

Gabriel Iguana parte em busca do bicampeonato do XCM Nilo Bikes, na Bahia

Gabriel Iguana fica entre os melhores no Campeonato Brasileiro de Mountain Bike

Gabriel Iguana conquista tetracampeonato do MTB do Trabalhador