Ministério das Comunicações e CGU aprimoram integridade e transparência da radiodifusão
Publicado em 22/07/2025 às 13:15


O Ministério das Comunicações e a Controladoria-Geral da União (CGU) assinaram, nesta terça-feira (22), um Acordo de Cooperação Técnica que visa ao compartilhamento de dados e informações para aprimorar e fortalecer o acompanhamento da radiodifusão brasileira.


O acordo foi assinado pelo ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho, e pelo ministro da Controladoria-Geral da União (CGU), Vinicius Marques de Carvalho.


A cooperação prevê que o Ministério forneça dados para que a CGU realize cruzamentos de informações com o objetivo de verificar se empresas, associações, entidades e fundações detentoras de outorgas estão cumprindo as regras que disciplinam a radiodifusão no país.


“Este é mais um passo firme para fortalecer os nossos processos de concessão de outorgas, com as informações corretas, os controles funcionando e os órgãos públicos trabalhando lado a lado pelos interesses da sociedade. A partir de agora, teremos ainda mais segurança e transparência em nossos processos de concessão”, afirmou Frederico de Siqueira Filho.


No acordo, o Ministério e a CGU se comprometem a manter a confidencialidade das informações compartilhadas.


“Essa cooperação é uma recomendação na direção de integridade, na direção de transparência, na direção de tornar público, cada vez mais, um processo de concessão e de autorização de serviço de radiodifusão”, disse Vinícius Marques de Carvalho.


O documento estabelece a possibilidade de atualização do plano de trabalho a cada ciclo de doze meses, com o objetivo de aprimorar e aperfeiçoar a aferição das informações sobre os detentores de outorgas de rádio e TV — sejam elas privadas, comunitárias ou educativas — de forma contínua.


O secretário de Radiodifusão, Wilson Diniz Wellisch, destacou a importância desta iniciativa para o trabalho do Ministério das Comunicações. “Essa parceria com é extremamente importante porque a CGU tem sistemas mais robustos de cruzamento dados, com informações mais apuradas, e vai poder nos apoiar muito para garantir maior controle e transparência em todos os nossos processos”.


Tanto o Ministério quanto a CGU devem zelar pela segurança e proteção dos dados compartilhados, adotando medidas adequadas para prevenir acesso não autorizado ou uso indevido das informações.


No prazo de 30 dias, Ministério e Controladoria designarão, por meio de portaria, os servidores públicos responsáveis pela gestão da parceria.

Veja Também

Novo canal exclusivo para Defesas Civis facilita interação e otimiza comunicação

Centro Cultural MHM promove palestra sobre Comunicação Assertiva nesta terça (26)

Secretária de Cultura do estado de Pernambuco confirma presença na abertura do Festival ‘Pernambuco Meu País’

“Reconheço na governadora atributos indispensáveis para governar Pernambuco”, diz Armando Monteiro Neto na Rede Pernambuco de Rádios