Governo de Pernambuco realiza Seminário de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas no Cais do Sertão
Publicado em 28/07/2025 às 14:43


A Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Prevenção à Violência de Pernambuco, por meio da Secretaria Executiva de Direitos Humanos, realiza, na próxima quarta-feira (30), o Seminário de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, no Auditório 2 do Cais do Sertão, no Bairro do Recife. O evento acontece das 8h30 às 17h, é gratuito e aberto ao público.


A iniciativa marca o Dia Mundial e Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas e tem como objetivo fortalecer a rede de proteção, ampliar a articulação institucional, capacitar agentes públicos e da sociedade civil, além de sensibilizar a população sobre esse crime silencioso, que afeta milhares de pessoas no Brasil e no mundo. Durante o evento, também será promovida a Campanha Coração Azul, da Organização das Nações Unidas (ONU).


A programação tem início às 8h30 com a poetisa Joy Tamires, que realiza uma intervenção artístico-cultural com a releitura do cordel “Tráfico de Pessoas e Patamar Civilizatório numa Época Não Passada”, de Allan Sales e Desembargador Paulo Alcântara.


Em seguida, às 9h, acontece a mesa de abertura institucional, com a presença de autoridades, representantes de órgãos públicos, organizações da sociedade civil (OSCs) e da sociedade civil organizada, reforçando o compromisso interinstitucional no enfrentamento ao tráfico de pessoas.


Às 11h, será realizada a roda de conversa “O que é Tráfico de Pessoas?”, sob mediação da equipe do NETP – Núcleo Estadual de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas. Participam:


Adriana Duarte (Ateliê das Bruxas)


Rosana França (Coletivo Mulher Vida)


Débora Tito (Ministério Público do Trabalho)


No período da tarde, a partir das 14h, o seminário será dividido em três painéis temáticos, com duração de 30 minutos cada:


* Protocolo de Atendimento a Crianças e Adolescentes em Situação de Vulnerabilidade

Facilitador: Instituto Aliança


* Trabalho Análogo à Escravidão e Direito das Profissionais do Sexo

Facilitadora: Débora Tito (MPT)


* Municipalização do Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas: NETP/Ipojuca

Facilitadora: Suelly Madeira


“A governadora Raquel Lyra tem reafirmado, com firmeza e compromisso, que a dignidade humana é prioridade no nosso governo. Como parte desse esforço, em maio deste ano, o Governo do Estado ampliou significativamente a atuação na área por meio da implementação de uma equipe multidisciplinar dedicada ao enfrentamento de violações de direitos, como o tráfico de pessoas e o trabalho análogo à escravidão, além da promoção de uma migração segura.


A Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Prevenção à Violência coordena a política estadual de enfrentamento ao tráfico de pessoas, atuando diretamente com essa equipe técnica especializada. Este seminário integra esse esforço permanente de mobilização, fortalecimento da rede de proteção e articulação interinstitucional, fundamentais para prevenir, identificar e combater essas graves violações”, destacou a secretária Joanna Figueirêdo.


“Mais que um espaço formativo – é uma oportunidade para ouvir, articular e fortalecer quem está na ponta. Só com rede ativa e qualificada podemos prevenir, acolher e enfrentar as diversas formas de exploração humana com mais efetividade,” afirmou a secretária executiva de Direitos Humanos, Gláucia Andrade.


O seminário reafirma o compromisso do Governo de Pernambuco com o fortalecimento em rede, das políticas públicas voltadas à prevenção, acolhimento e enfrentamento de violações contra os direitos humanos.


Faça sua inscrição:

https://www.sympla.com.br/evento/seminario-voce-sabe-o-que-e-trafico-de-pessoas/3052043


Veja Também

Governadora Raquel Lyra e ministra dos Direitos Humanos e da Cidadania, Macaé Evaristo, anunciam políticas para populações em situação de rua e com deficiência de Pernambuco

Jornada de Direitos Humanos leva conscientização sobre inclusão e combate ao capacitismo a escolas públicas

Antônio Moraes fala da importância do Estado aderir ao PEF e diz que servidor não perderá direitos

Deputado João Paulo Costa fala de seu trabalho na Comissão dos Direitos do Consumidor na ALEPE