
Nessa terça-feira (06), data em que o Partido Socialista Brasileiro (PSB) celebra seus 78 anos de fundação, será aberta oficialmente a exposição ”Ciclos de coragem: duas gerações, um só compromisso” , que traz aos corredores do Câmara dos Deputados o legado das lutas de Miguel Arraes e Eduardo Campos. A mostra, aberta ao público, reforça o reconhecimento nacional à contribuição de dois líderes da política brasileira.
“Os exemplos de Arraes e Eduardo sempre irão nos inspirar. O olhar de Arraes aos que mais necessitavam e a forma larga de Eduardo fazer política, colocando a máquina para moer para transformar a vida das pessoas e do estado, deixando de lado brigas e problemas menores de ordem pessoal para construir os consensos necessários para o Brasil avançar sempre irão nos inspirar.
Essa exposição é uma homenagem a dois dos maiores líderes da história política de Pernambuco e do Brasil, figuras centrais no avanço de pautas progressistas no país, que serão sempre o nosso norte na forma e no conteúdo da nossa atuação política”, afirmou o deputado federal Pedro Campos (PSB-PE).
Por meio de imagens, documentos e registros históricos, a mostra relembra o legado de Miguel Arraes e Eduardo Campos — avô e neto que marcaram gerações com seu compromisso com a democracia, a inclusão social e a transformação do estado pernambucano.
Miguel Arraes, ex-governador de Pernambuco, é lembrado por sua trajetória de resistência à ditadura militar e por políticas públicas voltadas para os mais pobres, como os programas de Educação Rural e apoio ao pequeno agricultor. Eduardo Campos, ex-governador e ex-ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, deu continuidade ao legado de lutas de Arraes, modernizando a gestão pública e promovendo avanços em áreas como saúde, educação e infraestrutura, sendo responsável por implementar políticas como o Marco Legal, a Lei do Bem, a Lei Brasileira de Biossegurança, o Programa Espacial, o Programa Nuclear Brasileiro e diversos investimentos na área tecnológica do país, como as Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas - OBMEP.
A exposição é realizada até o dia 15 de agosto, no Espaço Mário Covas, Anexo II da Câmara dos Deputados, em Brasília e tem visitação gratuita.