Ex-vereador Birino do São João pede desculpas sobre inverdades contra Edilson Tavares
Publicado em 08/08/2025 às 13:01


O ex-vereador de Toritama, Severino Antônio da Silva, conhecido como Birino do São João, emitiu uma nota de retratação pública formal nesta sexta-feira (08), desmentindo acusações que havia feito contra Edilson Tavares de Lima, ex-prefeito do município. A nota foi publicada em decorrência de declarações proferidas pelo ex-vereador em 24 de agosto de 2023, durante uma entrevista à Rádio Comunitária Lages-FM. 


Na ocasião, Severino Antônio da Silva havia afirmado que Edilson Tavares teria praticado "desvio e furto de verbas públicas da saúde municipal" e o classificado como "explorador". As acusações, segundo a nota de retratação, foram feitas "sem qualquer comprovação ou respaldo factual", e teriam violado a "honra e a dignidade" do então prefeito.


Em seu comunicado, o ex-vereador reconhece que suas falas excederam os limites éticos e jurídicos. Ele afirmou que "não havia qualquer prova ou evidência" de irregularidades na gestão de recursos públicos e que o conteúdo de sua fala se deu em um "momento de acalorada divergência política", o que, segundo ele, não justifica acusações infundadas.


Por fim, Severino Antônio da Silva pediu "sinceras desculpas pelas ofensas e transtornos" causados a Edilson Tavares de Lima. Ele encerra a nota reafirmando o compromisso público de que "situações como essas não irão mais ocorrer". A nota foi emitida junto ao processo de nº 0002383-06.2023.8.17.3490 que tramitou na Vara Única da Comarca de Toritama.

Veja Também

Marcelo Andrade concede entrevista na Rede Pernambuco de Rádios e ‘detona’ forasteiros na disputa eleitoral em Toritama

Toritama conquista posições de destaque em rankings de educação em Pernambuco

Lançamento da pré-candidatura de Sérgio Colin e Gil Custódio atrai milhares de pessoas em Toritama

Presidente da Adepe fala sobre a importância do Festival do Jeans de Toritama para a economia de PE