Suape conquista 2ª posição no ranking do Índice de Gestão de Autoridades Portuárias
Publicado em 21/08/2025 às 09:45


O Porto de Suape conquistou a segunda colocação no Índice de Gestão de Autoridades Portuárias (IGAP), durante a 6ª edição do Prêmio Portos + Brasil, realizada na noite dessa quarta-feira (20), em Brasília. Promovido, anualmente, pelo Ministério de Portos e Aeroportos, por meio da Secretaria Nacional de Portos, o evento reuniu representantes do governo federal, parlamentares e lideranças dos setores portuário e logístico.


O resultado reforçou a posição de Suape entre os atracadouros mais bem-avaliados do país. Em 2024, a estatal pernambucana alcançou o primeiro lugar na mesma categoria, consolidando-se como uma das principais referências nacionais em governança e eficiência operacional.


O índice é monitorado pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq). O prêmio se tornou um dos marcos mais relevantes do calendário portuário por reconhecer a performance de portos organizados e Terminais de Uso Privado (TUPs) em diferentes áreas de gestão.


“É uma grande satisfação representar todos os colaboradores de Suape nesta cerimônia de relevância para o setor. Registro, ainda, meus cumprimentos ao Tecon Suape pela conquista do primeiro lugar na categoria Crescimento de Movimentação Total, Variação Percentual. Essa vitória é fruto do empenho coletivo de todos os envolvidos na operação portuária”, destacou o diretor-presidente de Suape, Armando Monteiro Bisneto. O diretor Jurídico da estatal, João Vítor Paiva, e o assessor especial de Relações Institucionais e Governamentais, Alexandre Cardoso, acompanharam a solenidade.


Na edição de 2025, cinco categorias foram contempladas: “Ranking IGAP”, “Avanço IGAP”, “Igualdade de Gênero”, “Crescimento da Movimentação Total” e “Variação Absoluta e Crescimento da Movimentação Total, Variação Percentual (porto organizado, TUP e arrendamento).

Em cada uma, os três primeiros colocados receberam troféus após avaliação que considerou eficiência administrativa, capacidade de investimentos, movimentação de cargas e desempenho financeiro. O primeiro lugar no Índice IGAP foi conquistado por Portos do Paraná (Paranaguá e Antonina).


AVALIAÇÃO

O Índice de Gestão de Autoridades Portuárias utiliza 15 métricas para avaliar o desempenho dos portos. Entre os critérios, estão governança e transparência; execução orçamentária, capacidade de atrair e realizar investimentos; qualidade da gestão ambiental e eficiência administrativa. Criado em 2020, é considerado essencial para estimular a retomada da autonomia e a profissionalização da gestão portuária no Brasil.


A performance de Suape também foi agraciada na edição de 2023, quando o atracadouro ficou em 1º lugar na categoria crescimento da movimentação: granéis líquidos; 2 º lugar no crescimento da movimentação total dos portos públicos; 2º lugar na execução de investimentos planejados; e 3º lugar no ranking do Índice de Gestão de Autoridades Portuárias. Em 2021, alcançou o 3º lugar no ranking do Índice de Gestão das Autoridades Portuárias (IGAP).

Veja Também

Edson Vieira tem todas as contas de gestão aprovadas pelo Tribunal de Contas de Pernambuco

Centro de Atendimento Multiprofissional Especializado é reconhecido pela segunda vez consecutiva como Boas Práticas de Gestão Pública Municipal pela AMUPE

Governadora em exercício Priscila Krause vistoria obras do Canal do Fragoso e destaca importância da celeridade dada pela gestão Raquel Lyra

Educação, Suas, programas sociais e tecnologias para gestão pública estão na pauta da Amupe