OAB Pernambuco promove desagravo público em Vitória de Santo Antão
Publicado em 21/08/2025 às 13:24


A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Pernambuco (OAB-PE) realizará, no dia 28 de agosto, um desagravo público em favor dos advogados Rivan Ribeiro e Sandro Dionízio, que tiveram suas prerrogativas profissionais violadas por autoridades policiais. A presidente da OAB-PE, Ingrid Zanella, conduzirá o ato em defesa das prerrogativas da advocacia, a partir das 10h, em frente à Delegacia de Polícia de Vitória de Santo Antão, na Mata Sul do Estado.

 

Estará presente, na ocasião, o presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados (CFOAB), Beto Simonetti. Também vão participar do ato, o presidente da Comissão Nacional de Defesa das Prerrogativas e Valorização da Advocacia; e o procurador nacional de Defesa das Prerrogativas do CFOAB, Pedro Paulo de Medeiros e Alex Sarkis, respectivamente.

 

As violações contra os advogados Rivan Ribeiro e Sandro Dionízio, foram praticadas, à época dos fatos, pela delegada de Polícia de Vitória de Santo Antão, Jéssica Martins Dantas de Oliveira; e pelo agente de Polícia da mesma cidade, Jackson Márcio Azevedo Silva.

 

Para a presidente da OAB-PE, Ingrid Zanella, o ato reafirma o compromisso intransigente da instituição na defesa da advocacia. “A OAB Pernambuco não admite violações às prerrogativas. Seguiremos firmes, do Cais ao Sertão, garantindo o respeito aos direitos da advocacia e assegurando o livre exercício da profissão em todo o Estado”, destacou.

 

O diretor de Prerrogativas da OAB-PE, Yuri Herculano, reforçou que a mobilização é mais uma demonstração da força da advocacia pernambucana. “Nenhum advogado ou advogada terá suas prerrogativas violadas em Pernambuco. É por meio delas que conseguimos exercer nosso múnus público de defesa da cidadania e da sociedade”, afirmou.

 

O presidente da OAB Vitória de Santo Antão, Washington Amorim, destacou a importância do apoio às prerrogativas da advocacia. “As nossas prerrogativas são garantias institucionais que asseguram o pleno exercício da advocacia e, consequentemente, a proteção dos direitos dos cidadãos e a efetividade da Justiça. A advocacia não se curva, não se intimida e não se cala diante do arbítrio”, disse.

 

A presidente da Comissão de Defesa, Assistência e Prerrogativas (CDAP) da OAB-PE, Tássia Perruci, ressaltou o caráter institucional da medida. “O desagravo é um ato de apoio à advocacia. Em Vitória de Santo Antão, iremos desagravar os colegas Rivan e Sandro que tiveram suas prerrogativas violadas, reforçando que nenhuma violação será admitida em nosso Estado”, frisou.

 

A mobilização será acompanhada por membros da diretoria da OAB-PE, da CDAP, além de representantes da subseção da OAB de Vitória de Santo Antão. Advogados, advogadas e estudantes de Direito da região também devem participar do ato. O desagravo foi aprovado por unanimidade em sessão do Conselho Pleno da OAB-PE.

 

Plantão de Prerrogativas – A OAB-PE mantém ativo o plantão da Comissão de Defesa, Assistência e Prerrogativas, disponível 24 horas por dia, sete dias por semana, pelos números (81) 9.9693.0221 e (81) 9.9987.0401, reforçando o compromisso da instituição com a proteção da advocacia em todo o Estado.

Veja Também

Dr. Delmiro Campos elogia início de gestão de Ingrid Zanella a frente da OAB-PE

Dr. Emílio Duarte avalia positivamente primeiro mês de Ingrid Zanella a frente da OAB: “Ela já deu sinais de que está trabalhando para cumprir as promessas de campanha”

Prefeitura de Caruaru recebe visita da primeira presidente mulher da OAB Pernambuco, Ingrid Zanella

Ingrid Zanella manda o recado na Rede Pernambuco de Rádios: “Nosso intuito agora é trabalhar, porque só o trabalho árduo traz resultados positivos”