Diego Cabral participa de bate-papo sobre cidadania com alunos do Ensino Fundamental
Publicado em 11/09/2025 às 16:50


Uma manhã dedicada ao aprendizado e exercício da cidadania. Cerca de 100 alunos da Escola Internacional de Aldeia (EIA) participaram de um debate com o prefeito de Camaragibe, Diego Cabral, no projeto “Nossa voz na cidade”. A atividade envolveu estudantes do sexto ao nono ano do Ensino Fundamental que aprenderam mais sobre cidadania, política e democracia, entre outros assuntos. 


“Esse é um momento importante, de escuta, de construção para uma cidade melhor. Daqui a três, quatro anos, vocês terão direito a votar e a necessidade de discutir as políticas públicas começa agora. Para escolher um bom representante, precisamos conhecer como funciona a política na cidade, com seus poderes. O legislativo, Câmara de Vereadores, e o executivo, Prefeitura. O futuro da nossa cidade está aqui, com vocês”, explicou Diego. 


O presidente da Câmara de Vereadores, Paulo André, o secretário de Educação, Iran Escobar e o vereador Edinho Moura também participaram do encontro. Durante quase duas horas os convidados responderam aos questionamentos dos alunos coordenados pela professora Zuca Medeiros. Eles fizeram perguntas sobre os mais diversos temas: gestão pública, saúde, educação, mobilidade, infraestrutura.


“Nós temos sempre momentos de prática, dentro das atividades pedagógicas, para que os nossos alunos sejam formados para a vida”, contou o diretor da EIA, Mike Fryer. A primeira pergunta foi feita pelo aluno do nono ano, José Maia, que quis saber como são usados os recursos arrecadados pelo município. 


Diego Cabral fez uma espécie de prestação de contas e informou que os impostos voltam para a cidade em forma de investimentos na educação, com as 28 escolas e quatro creches, assistência social, que, entre outros serviços, distribuí mil cestas básicas por mês para famílias em situação vulnerabilidade e saúde pública, através das 45 unidades de saúde, e deu informações importantes.  


Sobre mobilidade, o prefeito informou que as obras de revitalização da Estrada de Aldeia devem começar em outubro com duração prevista de um ano e meio. Com relação a ocupação e uso do solo, Diego lembrou que estão em andamento as escutas para a atualização do Plano Diretor da cidade.


Na área de Educação, o secretário, Iran Escobar, defendeu a ampliação do horário integral. “Nós estamos trabalhando também em convênios entre as escolas particulares e a rede municipal. Precisamos construir pontes entre os jovens de Aldeia e os jovens do Vale das Pedreiras, do bairro dos Estados”, afirmou Iran. 


O presidente da Câmara de Vereadores parabenizou a iniciativa da escola. “Aqui é onde se inicia o processo de cidadania. É muito importante esclarecer qual é o papel do vereador, do prefeito. Muita gente nem sabe onde fica a Câmara”, disse. 


Ex-aluno da instituição, o vereador Edinho Moura disse que estava muito feliz em rever amigos e professores e anunciou que proporá o título de cidadã camaragibense para a professora de português, Lígia Maria Clementino, que nasceu na Bahia e fundou, há 48 anos, junto com o marido John Willis Fryer, a Escola Internacional de Aldeia. “Essa escola é responsável pela formação de várias gerações em nossa cidade”, afirmou.