A loja Bebidas de Pernambuco, primeira 100% pernambucana em seu segmento, se junta à confraria feminina de cachaça As Caianas, neste sábado (20), para celebrar três anos de existência com um dia inteiro de atividades abertas ao público. A programação vai começar às 9h, com o evento Cachaça em Foco, promovido por As Caianas, e seguirá até o início da noite, com degustação de cachaças, venda de chopes e música ao som de DJ Bobe.
A comemoração, que vai acontecer em frente à loja Bebidas de Pernambuco, localizada no Armazém 11 (Avenida Alfredo Lisboa, s/n), no Bairro do Recife, festeja não só o seu aniversário, mas também o Dia Nacional da Cachaça, datas celebradas, respectivamente, nos dias 13 e 15 de setembro. Além disso, o evento é o momento de destacar o sucesso da loja que, nestes três anos, já vendeu R$ 2,8 milhões em bebidas genuinamente pernambucanas.
Às 9h, a programação se inicia com a Oficina de Bebidas Mistas à Base de Cachaça (para maiores de 18 anos). Nela, o público poderá aprender combinações entre aguardente de cana e diferentes ingredientes, podendo criar drinques autorais. Já às 14h30, acontecerá a Roda de Conversa Brasil no Copo, em que serão debatidos os impactos da cultura brasileira na cachaça. A conversa terá a mestra em Ciência e Tecnologia dos Alimentos Luana Araújo e Jairo Martins, referência nos estudos sobre cachaça e destilados no país.
Para dar sabor ao sábado festivo, a partir das 15h haverá degustação de caipirinhas preparadas pela Pitú (Vitória de Santo Antão), além de cachaças da Bitury (Belo Jardim); Capibarim (Aliança); Esperança (Amaraji); Sanhaçu (Chã Grande); Serra Verde (Timbaúba) e Triumpho (Triunfo). Já as cervejarias Babylon (Jaboatão dos Guararapes); Ekäut (Recife); Duvália (Olinda) e Risoflora (Recife) estarão com chopes à venda.
O DJ Bobe comandará o som a partir das 16h, com apoio da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) da Secretaria de Cultura do Estado. Todas as atividades são gratuitas, mas para participar da oficina é preciso fazer inscrição. O evento tem apoio da Pitú e da Associação Pernambucana dos Produtores de Aguardente de Cana e Rapadura (Apar).
Junto com as lojas do Artesanato de Pernambuco e da MAPE — Moda Autoral de Pernambuco, a loja Bebidas de Pernambuco ocupa o Armazém 11 do Bairro do Recife, que é dedicado ao fomento da economia criativa do Estado. São projetos realizados pelo Governo do Estado, por meio da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco — Adepe.
Atualmente, a Bebidas de Pernambuco conta com cerca de 30 produtores e mais de 190 rótulos, entre cachaças, cervejas, vinhos, vodcas, gins e hidroméis, além de bebidas alcoólicas mistas e também cafés. As bebidas são inscritas em editais de chamamento público e selecionadas por curadoria que avalia, entre outros critérios, a bagagem cultural e história da marca; os insumos e as técnicas da cultura local; e a sustentabilidade da cadeia produtiva.
“Nós estamos muito contentes com os frutos da Bebidas de Pernambuco, uma política pública ainda jovem, mas com potencial para crescer muito. É o que prova a sua participação na Fenearte, que da primeira participação para a terceira, neste ano, registrou o dobro de vendas. Além disso, temos promovido nossas bebidas fora do Estado: já fomos a Brasília (DF) e João Pessoa (PB) e neste ano ainda iremos à Semana Criativa de Tiradentes (MG) e ao exterior, para participar de eventos em Mendoza (Argentina) e Porto (Portugal)”, conta a diretora-geral de Promoção da Economia Criativa da Adepe, Camila Bandeira.