A Diretora-presidente da Agência de Empreendedorismo de Pernambuco (AGE), Carla Novaes, participou do Fórum Debate Nordeste, que reuniu representantes do segmento empresarial, do setor público, de instituições financeiras e de outras agências de fomento do Nordeste.
Na ocasião, o evento realizado pela Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE), nesta semana, na sede do Sebrae Recife, discutiu as oportunidades de investimentos e os desafios do Nordeste, além de temas importante, como o aumento dos investimentos, a ampliação do crédito e o fortalecimento das parcerias público-privadas, como soluções para alavancar ainda mais o potencial produtivo do Nordeste.
Carla Novaes, que participou da mesa de abertura do Fórum, destacou a importância de fortalecer as cadeias produtivas nordestinas: “Ressaltamos o compromisso do Governo de Pernambuco, por meio AGE, para fazer com que o crédito chegue para quem gera emprego e renda. E não se trata apenas de números ou contratos, trata-se, acima de tudo, de gente, que empreende e acredita em prosperidade. Queremos mostrar que eles não estão sozinhos”, disse ela.
O crescimento econômico sustentável foi a pauta central do encontro. A presidente da ABDE, a pernambucana Maria Fernanda Coelho, que também é diretora de Crédito Digital para Micro e Pequenas Empresas do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), pontuou a necessidade de acelerar a agenda de investimentos no Brasil e no Nordeste, especialmente, no setor industrial: “Queremos alinhar a economia brasileira às principais economias emergentes que operam com taxas de investimentos superiores a 20%”. Ela lembrou ainda que, entre os anos 2009 e 2014, o Brasil atingiu esse patamar.