Vereadores debatem projeto de reordenamento da orla de Porto de Galinhas
Publicado em 28/10/2025 às 15:22


Na manhã desta terça-feira (28), os vereadores de Ipojuca participaram da apresentação do Projeto de Ordenamento da Orla, intitulado “Vila Charmosa”, que propõe uma série de ações voltadas à organização e à melhoria das áreas turísticas do município.


O encontro contou com a presença dos vereadores Flávio do Cartório, Albércio, Arley de Curió, Danda Positivo, Gilmar, Irmão Genival, Irmão Ricardo, Júlio Marinho, Magal Nascimento, Professor Eduardo e Professor Luís Flávio. Também participaram o secretário de Meio Ambiente e Controle Urbano, Ricardo Coutinho; o secretário de Turismo, Deomaci Ramos; o secretário de Defesa Social, Cel. Wamberson Correia; e o presidente da Agência Municipal do Meio Ambiente (AMMA), Philipe Melo.


Durante a reunião, o presidente da Câmara, vereador Flávio do Cartório, destacou a importância do debate e da escuta ampla sobre o tema.


“A desordenação não é salutar para ninguém. Ela traz reflexos ambientais e prejudica a economia. Estamos aqui hoje para entender o projeto, porque é algo muito importante e sensível. E também cobrar que todos os lados sejam ouvidos e contemplados”, afirmou.


Segundo o secretário Ricardo Coutinho, o plano de ordenamento envolve diversas secretarias municipais e vai além das áreas de Turismo e Controle Urbano.


“O projeto é integrado e busca soluções conjuntas para desafios que afetam diretamente o meio ambiente, o turismo e a economia local”, explicou.


O vereador Irmão Ricardo, que também é ex-ambulante, ressaltou a necessidade de valorização dos trabalhadores locais.


“Fui ambulante a vida toda e o que acontece é que, no mês de novembro, chega uma enxurrada de gente de fora. Os ambulantes pioneiros esperam o ano todo pelos meses de janeiro e fevereiro e não estão tendo o retorno esperado”, disse.


A preocupação com a segurança também foi mencionada pelo vereador Gilmar, que defendeu ações integradas entre as forças policiais.


 “É preciso investir na segurança e realizar ações coordenadas com a Polícia Militar e a Polícia Civil”, destacou.


De acordo com a Secretaria de Turismo, o projeto Vila Charmosa é uma resposta direta às principais demandas apontadas pela população e pelos próprios trabalhadores da orla. Em pesquisa municipal intitulada “Queremos Te Ouvir”, o tema mais citado pelos participantes foi justamente a necessidade de limitação e ordenamento dos ambulantes.


O secretário Deomaci Ramos apresentou os principais eixos do projeto, que incluem:


Ordenamento da faixa de areia;


Transformação da Rua dos Navegantes em via exclusiva para pedestres;


Implantação de infraestrutura em pontos estratégicos;


Revisão da fiação exposta;


Criação de novo espaço para carga e descarga na Praça 04;


Melhoria do sistema de escoamento de água;


Adequação do novo Centro de Atendimento ao Turista (CAT);


Requalificação da feirinha local.


Além das intervenções estruturais, o projeto prevê a criação de um novo crachá de identificação para os trabalhadores da orla. O documento contará com QR Code que permitirá a avaliação dos serviços prestados, integrando todas as informações à plataforma digital Rede Ipojuca.


Deomaci destacou que o setor turístico vive um momento de crescimento, mas que exige atenção para garantir sustentabilidade e qualidade.


“Em 2025, tivemos um crescimento de 20% nas vendas de pacotes pela CVC, impulsionando Pernambuco como o destino mais procurado da operadora. Na Azul Viagens, o aumento foi de 105%. A estimativa é que Porto de Galinhas receba 1,5 milhão de turistas este ano. O turismo gera cerca de 25 mil empregos diretos e indiretos em Ipojuca. A percepção de declínio é unânime e precisa de uma resposta imediata”, afirmou o secretário.


Entre os principais problemas identificados estão a abordagem agressiva a turistas, a ocupação irregular de espaços e a concorrência desleal. O Projeto Vila Charmosa busca enfrentar esses desafios, promovendo um ambiente mais organizado, acolhedor e seguro para visitantes e trabalhadores.

Veja Também

Projeto do Governo é aprovado na Alepe e Pernambuco vai extinguir faixas salariais da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros

Prefeitura do Recife disponibiliza projeto da Rede Compaz para replicação em Pernambuco

Rodrigo Farias dá entrada em projeto de lei para reforçar combate ao cigarro eletrônico em Pernambuco

Governo de Pernambuco, junto ao Instituto Recicleiros, lança projeto para ampliar a coleta seletiva e reciclagem em todo estado