Taquaritinga do Norte inaugura segunda unidade da Casa Azul e vira referência nacional no atendimento ao autismo
Publicado em 23/12/2025 às 10:04


A Prefeitura de Taquaritinga do Norte deu um passo decisivo na consolidação de sua rede de inclusão, assistência social e saúde no último sábado (20). Com a presença de autoridades federais e estaduais, o prefeito Gena Lins inaugurou a Casa Azul Unidade Pão de Açúcar, o segundo Centro de Especialidades em Reabilitação para Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) do município.


A iniciativa coloca a cidade em um patamar de destaque na saúde pública brasileira: Taquaritinga é uma das poucas cidades do interior do Nordeste a manter duas unidades especializadas exclusivas para o público autista. A nova estrutura visa descentralizar o atendimento, beneficiando famílias de Pão de Açúcar e de comunidades vizinhas como Algodão, Vila do Socorro e Mulungu, eliminando a necessidade de deslocamento até a sede.


Durante a solenidade, o prefeito Gena Lins destacou que a obra representa a materialização de uma gestão voltada para "enxergar os invisíveis". Em apenas sete meses, a primeira unidade da Casa Azul já contabilizou mais de 8,6 mil atendimentos. "Ouvimos o grito em silêncio de cada mãe que clamava por um olhar do poder público. Estamos trazendo dignidade e sensibilidade para onde o povo está", afirmou o prefeito.


O evento contou com homenagens emocionantes a "mães atípicas" da região e uma apresentação do jovem Euclides Sanderson, de 20 anos, fruto do programa Arena da Inclusão, que reforçou o caráter transformador do equipamento.


O deputado federal Eduardo da Fonte, entusiasta do modelo de acolhimento, classificou Taquaritinga do Norte como uma "referência nacional" que será apresentada ao Ministério da Saúde. "Estamos levando saúde para perto das pessoas. Taquaritinga do Norte agora é modelo para o Brasil de como cuidar do autismo com eficiência e amor", pontuou o parlamentar.


O secretário de Turismo de Pernambuco e deputado estadual, Kaio Maniçoba, reforçou a importância do planejamento estratégico da gestão. "Não conheço cidade do porte de Taquaritinga que tenha duas Casas Azuis. Isso mostra capacidade de organização e respeito pela dignidade humana", destacou.


A inauguração serviu também como um marco de prestação de contas do ano de 2025. O prefeito Gena Lins anunciou que, além do avanço na causa autista, o município atingiu a marca de 120 mil atendimentos hospitalares humanizados e confirmou para janeiro a inauguração do Galpão da Juventude, que oferecerá cultura e esporte para 700 jovens.

Veja Também

“Conseguimos entregar uma festa grandiosa, que gerou renda e impulsionou a cultura de nossa cidade”, diz presidente da Fundação de Cultura do Recife

Representantes da Secretaria de Cultura de Garanhuns participam do II Encontro Nacional de Gestores da Cultura, em João Pessoa

Prefeito de Taquaritinga do Norte concede entrevista e fala da expectativa em torno da abertura do Festival Pernambuco Meu País

Pré-campanha de Jobson da Internet segue em crescimento em Taquaritinga do Norte e recebe adesão de Ronilson de Gravatá do Ibiapina