Ministro Silvio Costa Filho celebra etapa final de construção do novo terminal da APM Terminais com chegada de equipamentos
Publicado em 04/03/2026 às 14:56


O ministro de Lula, Silvio Costa Filho, celebrou, nesta quarta-feira, que o novo terminal de contêineres da APM Terminals Brasil, no Porto de Suape, entrou na etapa final de construção com a chegada dos primeiros equipamentos operacionais. Na próxima segunda-feira, inclusive, Silvio Costa Filho visitará as instalações do novo terminal para conferir as obras que estão sendo viabilizadas pela Maersk.


A nova fase marca um avanço importante para a conclusão de um dos projetos portuários mais modernos e sustentáveis da América Latina. Os equipamentos começaram a desembarcar no complexo portuário nos últimos dias e fazem parte da estrutura necessária para o funcionamento do novo terminal. A chegada das máquinas representa um passo decisivo para a entrega do empreendimento, que deverá ampliar significativamente a capacidade logística do Nordeste.


O projeto já recebeu mais de R$ 2 bilhões em investimentos e gerou mais de 2 mil empregos diretos ao longo da sua implantação. O terminal foi autorizado como Terminal de Uso Privado (TUP) pelo Ministério de Portos e Aeroportos, abrindo caminho para um novo ciclo de investimentos e modernização da logística portuária na região.


Com a conclusão da obra, a expectativa é de que o terminal aumente a competitividade do Nordeste no comércio internacional, ampliando a movimentação de contêineres e fortalecendo a infraestrutura portuária regional.


Para o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, o empreendimento reforça o papel estratégico de Pernambuco no cenário logístico nacional.


“O terminal da APM em Suape representa uma verdadeira mudança de patamar para o Nordeste. Esse é o resultado do nosso trabalho à frente do Ministério, e estamos consolidando Pernambuco como um dos grandes polos logísticos do país, ampliando a capacidade portuária, gerando empregos e criando novas oportunidades para o desenvolvimento regional. Esse terminal traz tecnologia de ponta e um modelo operacional mais sustentável, com equipamentos eletrificados. Isso reforça o compromisso do Brasil com a modernização dos portos, com ganhos de eficiência logística e redução de impactos ambientais”, disse o ministro.


Com a nova estrutura, o Porto de Suape deve consolidar ainda mais sua posição como um dos principais polos portuários do Brasil, ampliando a capacidade logística, atraindo novos investimentos e criando oportunidades para Pernambuco e para todo o Nordeste.

Veja Também

Governadora Raquel Lyra e ministro Silvio Costa Filho anunciam investimento de R$ 123 milhões para conclusão da recuperação do molhe do Porto de Suape

Governadora Raquel e ministro Silvio Costa Filho lançam pedra fundamental de terminal de contêineres com investimento de R$ 1,6 bilhão no Porto de Suape

“Pernambuco entra numa nova etapa na agenda do desenvolvimento do Brasil”, diz Silvio Costa Filho durante inauguração do novo terminal de contêineres em Suape

Silvio Costa Filho comemora crescimento de 10% do setor portuário no primeiro bimestre