O ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho, estará em Camboriú (SC) nesta quarta-feira (24) para anunciar investimentos de R$ 284,1 milhões em conectividade e inclusão digital no estado. A agenda inclui a visita a uma escola pública beneficiada pelo programa Escolas Conectadas e a inauguração de um novo laboratório de informática equipado com computadores doados pelo Governo do Brasil.
A visita será realizada na Escola Básica Municipal Lucinira Melo Rebelo, uma das cerca de 4,2 mil unidades de ensino já contempladas em Santa Catarina pelo programa Escolas Conectadas. Somente nessa iniciativa, o Ministério das Comunicações já destinou R$ 92 milhões para ampliar o acesso à internet de alta velocidade nas escolas catarinenses.
Durante a agenda, o ministro também participará da inauguração de um laboratório de informática montado com equipamentos fornecidos pelo programa Computadores para Inclusão, iniciativa que promove a reutilização de equipamentos eletrônicos e amplia o acesso à tecnologia em escolas, instituições públicas e projetos sociais.
Além dos investimentos em educação conectada, o Ministério das Comunicações já aplicou R$ 120,7 milhões na expansão da telefonia móvel em Santa Catarina e prevê investir outros R$ 71,4 milhões ainda este ano, fortalecendo a cobertura e a qualidade dos serviços de telecomunicações em diversas regiões do estado.
Educação Conectada
A Estratégia Nacional de Escolas Conectadas tem como objetivo universalizar o acesso à internet de qualidade e garantir o uso pedagógico das tecnologias digitais em todas as escolas públicas de educação básica do país. Atualmente, 72,9% das 138 mil unidades previstas já foram contempladas pela iniciativa.
*Inclusão Digital*
O programa Computadores para Inclusão promove a recuperação e o recondicionamento de equipamentos eletroeletrônicos por meio dos Centros de Recondicionamento de Computadores (CRCs). Além de incentivar a inclusão digital, a iniciativa oferece capacitação profissional e contribui para o descarte ambientalmente adequado de resíduos eletrônicos.
Desde sua criação, o programa já distribuiu mais de 83 mil computadores recondicionados para mais de 1.400 municípios brasileiros.