Ao lado de ministros, governadora Raquel Lyra debate desafios climáticos do Brasil
Publicado em 02/08/2024 às 08:17

Em plenária que debateu os desafios climáticos no Brasil, a governadora Raquel Lyra destacou ações para a proteção ao meio ambiente que tem desenvolvido em Pernambuco desde o início da gestão. O evento, realizado nesta quinta-feira (1º), no Centro de Convenções de Pernambuco, é uma das etapas do Plano Clima Participativo, processo para a elaboração da política climática do país até 2035. Durante o evento, que contou com a presença dos ministros Márcio Macêdo, da Secretaria-Geral da Presidência da República; Marina Silva, do Meio Ambiente e Mudança do Clima; e André de Paula, da Pesca e Aquicultura, a governadora ouviu propostas da população que contribuem para a construção da política ambiental em diversas áreas, como a pesca artesanal e a agricultura, por exemplo. Este é o segundo encontro presencial do ciclo de plenárias, que vai passar por oito cidades, ao todo.

“A discussão sobre os desafios climáticos envolve todos os atores, desde pesquisa, academia, passando pela participação popular e também pelo poder público, para que a gente possa construir as estratégias que vão permitir que tanto o Brasil quanto nós, em Pernambuco, possamos ter uma linha só de trabalho. Com isso, poderemos direcionar recursos e a nossa ação para esta finalidade, garantindo um desenvolvimento mais sustentável e preservando a vida humana e a vida dos ecossistemas”, destacou a governadora Raquel Lyra.

Durante sua fala, a governadora ressaltou algumas ações e projetos que estão sendo desenvolvidos pelo governo estadual, como o programa Floresta Viva Caatinga, em parceria com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), para regeneração desse bioma, além do Plano de Mudança Econômico-Ecológica de Pernambuco (PerMeie), um pacote de ações que redirecionam toda a economia do Estado para um desenvolvimento com proteção ao meio ambiente.

As reuniões do Plano Clima Participativo têm o intuito de engajar a sociedade civil no envio de propostas, tirar dúvidas sobre o projeto e informar sobre as etapas da elaboração da política climática. A elaboração da iniciativa é conduzida pelo Comitê Interministerial sobre Mudança do Clima (CIM), integrado por representantes de 22 ministérios do governo federal.

“Nós vamos ter metas para todos os setores, energia, transporte, agricultura, desmatamento, visando ter uma redução de CO2 que o Brasil vai levar já para a COP 29 nos Emirados Árabes Unidos. O esforço de fazer esse plano é para que a gente tenha o olhar da comunidade científica, o olhar da sociedade e o olhar de gestores públicos sobre esses temas”, destacou a ministra Marina Silva.

Das plenárias sairão propostas que poderão ser incluídas na primeira versão do documento, que será apresentado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva na COP 29, no Azerbaijão, em novembro.

Também participaram do evento o senador Humberto Costa e os secretários estaduais de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Fernando de Noronha, Ana Luiza Ferreira; o de Turismo e Lazer, Paulo Nery; e o de Recursos Hídricos e Saneamento, Almir Cirilo.

Em Garanhuns, governadora Raquel Lyra participa da inauguração de subestação que vai ampliar fornecimento de energia a cerca de 60 mil habitantes
Publicado em 01/08/2024 às 12:35

Empreendimento vai beneficiar moradores dos municípios de Garanhuns, Brejão e São João


A governadora Raquel Lyra e a sua vice, Priscila Krause, participaram, nesta quarta-feira (31), em Garanhuns, no Agreste Meridional, da inauguração da Subestação Mundaú, que vai ampliar a oferta de energia ao setor produtivo. Com investimento total de mais de R$ 27 milhões pela Neoenergia Pernambuco, o empreendimento vai beneficiar aproximadamente 60 mil pessoas nas cidades de Garanhuns, Brejão e São João. A nova unidade vai promover mais qualidade, confiabilidade e continuidade no fornecimento energético para as localidades. Na ocasião, a governadora descerrou a placa de inauguração da subestação e visitou o novo espaço. 


“A Neoenergia vem aqui com o seu compromisso, pactuado com o Governo de Pernambuco e com a população do nosso Estado, investindo no fortalecimento da nossa rede elétrica, da capacidade de transmissão de energia e de estabilidade no fornecimento dessa energia. E isso vem sendo feito em todo Pernambuco, fomentando e garantindo mais infraestrutura para todas as regiões de desenvolvimento do nosso Estado, com os nossos arranjos produtivos”, destacou a governadora Raquel Lyra. 


Com a incorporação da nova estrutura e reforço do sistema elétrico, as cidades do Agreste estarão ainda mais preparadas para receber novos empreendimentos de diversos segmentos econômicos, sejam grandes parques industriais ou empresas de médio porte. A subestação integra o ciclo de investimentos de R$ 5,1 bilhões da Neoenergia em Pernambuco até 2028, anunciado em abril deste ano. 


O presidente da Neoenergia Pernambuco, Saulo Cabral, enfatizou a importância da nova subestação para o setor produtivo, como a atividade agropecuária. “A subestação beneficia não só aqui, o município de Garanhuns, mas também um trecho do Agreste, na medida em que fornece mais capacidade de energia e, como o vetor de todo o desenvolvimento que a energia é, traz a capacidade de novos empreendimentos se instalarem”, afirmou. 


A Subestação Mundaú está construída em uma área de aproximadamente 10 mil metros quadrados e está ligada a três linhas de subtransmissão, que reforçarão o sistema elétrico da região. A potência inicial da unidade é de 20 MVA, mas com a possibilidade de chegar a 53,2 MVA. A nova subestação está dotada de equipamentos com tecnologia de ponta e automatização, que permitem o monitoramento e a gestão do empreendimento à distância, diretamente do Centro de Operações Integradas (COI), no Recife.


Estiveram na agenda os secretários da Casa Civil, Túlio Vilaça, e de Mobilidade e Infraestrutura, Diogo Bezerra, além do presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe), André Teixeira Filho. Também estavam presentes Pablo Andrade, superintendente de Operações da Neoenergia, e Érica Ferreira, superintendente de relacionamento com clientes da Neoenergia. 


Últimos intercambistas do Recife no Mundo desembarcam nesta quarta-feira (31)
Publicado em 01/08/2024 às 12:19

Grupo formado por 35 estudantes esteve durante todo o mês de julho nos Estados Unidos realizando um intercâmbio e curso de inglês através do programa da Prefeitura do Recife 


O Aeroporto do Recife foi, mais uma vez, palco de recepção calorosa nesta quarta-feira (31): os últimos alunos participantes do Recife no Mundo chegaram à capital pernambucana no final da tarde, após passar um mês em Miami, na Flórida, Estados Unidos. Lá, eles aprimoraram seus conhecimentos de inglês através de curso realizado na University of Miami. Foram 35 o número de estudantes que embarcaram no dia 2 de julho para seguir a oportunidade de vivenciar a cultura estadunidense por meio do Recife no Mundo, programa de intercâmbio e curso da rede municipal de ensino do Recife, realizado pela Prefeitura, através da Secretaria de Educação.


"É uma experiência que abre a cabeça deles para muitas oportunidades de vida, profissionais e pessoais", disse o secretário de Educação do Recife, Fred Amâncio. "Eles trazem algo muito poderoso. A gente entende que eles não carregam o benefício só para eles porque vão depois passar essas experiências para as famílias e os amigos. Assim criamos uma nova geração de recifenses com uma visão bem mais ampla do mundo", complementou o gestor.


Com todos os custos integralmente financiados pela Prefeitura através da Secretaria, assim como passaporte, visto, kit viagem, estadia e seguro saúde, o Recife no Mundo nasce não só da busca pela imersão e aprendizado do inglês, mas também da experiência de vivenciar o dia a dia estrangeiro, seja por meio da cultura local, da interação com nacionalidades distintas ou outros aspectos sociais. Para muitos dos intercambistas, isso foi a realização de um sonho antigo.


"Quando ele era pequeno, tinha 8 anos, ele dizia que ia para os Estados Unidos, comprar uma casa lá e levar todo mundo para morar", falou Kassia Karine, 38 anos, mãe de Kevyn Monteiro de Souza, de 15 anos, estudante da Escola Municipal Arraial Novo do Bom Jesus, nos Torrões. Hoje, sete anos depois, Kevyn pôde dizer que chegou, pelo menos, na metade desse caminho. "Era só um sonho. Eu nunca imaginei que ia acontecer realmente", compartilhou. "Foi uma experiência muito boa e que eu nunca vou esquecer, com certeza levarei para minha vida toda", afirmou. 


A oportunidade de desenvolver os conhecimentos de inglês também foi um fator de grande importância dentro do Recife no Mundo a todos os seus contemplados. "Foi uma realização muito grande poder aprender inglês, ter vivenciado isso", contou Stheffany Beatriz do Nascimento, 14 anos, aluna da Escola Marechal Rondon, no bairro de Tejipió. A aluna, bastante emocionada depois de um abraço em conjunto com suas companheiras de viagem, garantiu que as lágrimas eram de felicidade e de uma promessa para o futuro. "Eu quero isso para minha vida, de poder viajar, conhecer outros lugares. Quero isso para mim", finalizou.

 

DEMAIS INTERCAMBISTAS - Ao todo, 105 intercambistas, sendo dez professores e 95 estudantes, participaram do programa nessa etapa inicial. O primeiro grupo, constituído por 30 alunos, saiu do Brasil no dia 27 de junho rumo à Londres, na Inglaterra, e ficou hospedado para realizar o intercâmbio na instituição Middlesex University, retornando apenas em 26 de julho. Já os docentes seguiram para os Estados Unidos, em Carbondale, Illinois, na mesma data, em busca de aperfeiçoar sua metodologia de ensino para aplicação nas salas de aula através dos estudos na Southern Illinois University, onde se instalaram por um mês, até retornar ao Recife na madrugada de 28 de julho. 


A penúltima equipe, formada por 40 intercambistas, viajou para Waterloo, no Canadá, no dia 2 de julho. Lá, os alunos vivenciaram a cultura local e aprofundaram seus conhecimentos de inglês na Niagara Catholic International Program, desembarcando na capital pernambucana apenas no dia 29 do mesmo mês. 


RECIFE NO MUNDO - A capital pernambucana é pioneira a nível nacional no intercâmbio no formato summer camp — que utiliza o período de um mês de férias para aprimorar um idioma — e para estudantes do Ensino Fundamental Anos Finais e professores. Lançado em agosto de 2023, o Recife no Mundo oferta à Rede Municipal de Ensino, de forma gratuita, curso de língua inglesa e a experiência de um intercâmbio internacional.


A iniciativa está concretizando a necessidade de proporcionar o aperfeiçoamento e a habilidade comunicativa dos participantes no idioma estrangeiro, promovendo a inserção em outras culturas e abrindo novas possibilidades através da comunicação. Foram contemplados com os cursos de língua inglesa do programa um grupo de 1000 estudantes dos Ensino Fundamental Anos Finais e 50 professores da Rede Municipal de Ensino do Recife.


Já a viagem aos países de língua inglesa chega como um complemento de todo o aprendizado durante o período de aulas do curso de língua inglesa. O objetivo é desenvolver com nativos tudo o que foi aprendido em sala, além de trabalhar as relações interpessoais, troca de experiências, conhecimento de novas culturas e o desenvolvimento de aptidões que vão além do universo acadêmico, permitindo aos estudantes e profissionais da educação da rede municipal do Recife, um retorno ao país de origem com a bagagem repleta de novas vivências, muito mais independência e consciência cultural, social e de mundo.


Para Renata Serpa, coordenadora do Recife no Mundo, o cumprimento do programa é um grande motivo de celebração. “Ver o resultado através das palavras dos estudantes, das atitudes, a gente enxerga realmente o impacto da política pública na vida deles. Não só como estudantes, mas como pessoas”, colocou. “Eles começam a ver o mundo de uma outra forma, através de uma lente de multiculturalidade, de que existem muitas coisas que são possíveis”, frisou a gestora.


Deputado João Paulo Costa fala de seu trabalho na Comissão dos Direitos do Consumidor na ALEPE
Publicado em 01/08/2024 às 12:18

O deputado estadual João Paulo Costa concedeu entrevista ao Blog do Alberes Xavier. Ele preside a Comissão dos Direitos do Consumidor na Assembleia Legislativa do Estado.


João Paulo destacou as principais ações da Comissão nessa primeiro semestre de 24. Segundo ele, merece destaque a realização de uma audiência pública, onde foi exposta a necessidade de melhorias nas instalações do Procon, que sequer tinha local adequado para o atendimento a população. Segundo ele, após a audiência o Governo do Estado autorizou a reforma e ampliação imediata das dependências do órgão.


O deputado destacou ainda a realização de um Seminário onde foram discutidos os direitos do consumidor. Ele frisou que diversos problemas foram discutidos, dentre eles, um que aflige milhares de pernambucanos, o superendividamento. “Quero que nosso trabalho fique marcado, não apenas por termos criado essa importante Comissão, mas principalmente, por ter feito realmente com o que o consumidor pernambucano tenha todo os seus direitos resguardados”, disse ele.

No Agreste, governadora Raquel Lyra entrega trecho requalificado da PE-087, autoriza conclusão das obras na via e assina ordem de serviço para recuperação da PE-085
Publicado em 01/08/2024 às 08:56

A população do Agreste Central de Pernambuco foi beneficiada com importantes obras de infraestrutura viária anunciadas e entregues pela governadora Raquel Lyra e a sua vice, Priscila Krause, nesta quarta-feira (31). A PE-087, localizada no distrito de Mandacaru, em Gravatá, teve 11,3 quilômetros de pavimentação entregues pela gestora. Na ocasião, também foi assinada ordem de serviço para a requalificação do restante da rodovia, que vai até o distrito de Uruçu-Mirim, com 11 quilômetros de extensão. Já em Barra de Guabiraba, a chefe do Executivo estadual autorizou o início das obras de restauração de 20 quilômetros da PE-085. As iniciativas, somadas, contam com investimentos de R$ 63,3 milhões, beneficiando cerca de 180 mil pessoas.


“Estamos com o pé na estrada, garantindo que muitas obras de infraestrutura viária estejam acontecendo em todo o Estado. Essa região tem uma produção agrícola muito forte, sobretudo de inhame e cará, a maior produção da região Nordeste. Em Barra de Guabiraba, por sua vez, há muito escoamento de água mineral. Com essas obras nós estamos garantindo segurança para a população, o direito de ir e vir, e também mais geração de emprego e renda para o nosso povo”, destacou a governadora Raquel Lyra.


De acordo com o secretário de Mobilidade e Infraestrutura, Diogo Bezerra, o Governo de Pernambuco investiu, nos 19 meses da gestão Raquel, R$ 1,5 bilhão na recuperação de rodovias. “A governadora priorizou os investimentos em infraestrutura porque percebeu dentro do Estado uma condição da malha viária degradada. São mais de 800 quilômetros de estradas sendo recuperadas”, pontuou.


Na PE-087, que recebeu investimentos de R$ 37,3 milhões, foram necessárias intervenções para melhorar o traçado da via, corrigir algumas curvas acentuadas, implantação da drenagem, pavimentação com concreto em CBUQ (Concreto Usinado Betuminoso à Quente), além da sinalização vertical e horizontal, reforçando a segurança e o conforto para os usuários. 


O carpinteiro Fábio José, de 38 anos, mora no distrito de Mandacaru e enalteceu as melhorias proporcionadas pela entrega da rodovia. “Aqui era um barro terrível, a via era cheia de buracos, e agora a obra foi finalizada. Isso tudo vai melhorar bastante o meu trabalho, porque antes para sair daqui era um carro a cada cinco horas, agora temos carro toda hora, pela facilidade que a estrada concluída trouxe”, agradeceu o morador. 


Com prazo previsto para conclusão em dez meses, as intervenções na PE-085 contam com recursos de R$ 26 milhões e serão realizadas do entroncamento com a PE-063, em Cortês, até o entroncamento com a PE-103, em Bonito, no segmento que liga o Agreste Central à Mata Sul.


“Essa é uma rodovia importante que está bastante degradada, com muitos buracos. Em breve, entregaremos ela toda restaurada para a população”, afirmou o diretor-presidente do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Rivaldo Melo.


O deputado estadual Joãozinho Tenório registrou que “a governadora acerta mais uma vez na iniciativa, porque tem entregue muitas vias em Pernambuco”. Para a deputada estadual Simone Santana, “a cidade de Barra de Guabiraba vai poder usufruir da estrada, que agora tem ordem de serviço para início imediato das obras”.

Últimos intercambistas do Recife no Mundo desembarcam nesta quarta-feira (31)
Publicado em 01/08/2024 às 08:55

Grupo formado por 35 estudantes esteve durante todo o mês de julho nos Estados Unidos realizando um intercâmbio e curso de inglês através do programa da Prefeitura do Recife 


O Aeroporto do Recife foi, mais uma vez, palco de recepção calorosa nesta quarta-feira (31): os últimos alunos participantes do Recife no Mundo chegaram à capital pernambucana no final da tarde, após passar um mês em Miami, na Flórida, Estados Unidos. Lá, eles aprimoraram seus conhecimentos de inglês através de curso realizado na University of Miami. Foram 35 o número de estudantes que embarcaram no dia 2 de julho para seguir a oportunidade de vivenciar a cultura estadunidense por meio do Recife no Mundo, programa de intercâmbio e curso da rede municipal de ensino do Recife, realizado pela Prefeitura, através da Secretaria de Educação.


"É uma experiência que abre a cabeça deles para muitas oportunidades de vida, profissionais e pessoais", disse o secretário de Educação do Recife, Fred Amâncio. "Eles trazem algo muito poderoso. A gente entende que eles não carregam o benefício só para eles porque vão depois passar essas experiências para as famílias e os amigos. Assim criamos uma nova geração de recifenses com uma visão bem mais ampla do mundo", complementou o gestor.


Com todos os custos integralmente financiados pela Prefeitura através da Secretaria, assim como passaporte, visto, kit viagem, estadia e seguro saúde, o Recife no Mundo nasce não só da busca pela imersão e aprendizado do inglês, mas também da experiência de vivenciar o dia a dia estrangeiro, seja por meio da cultura local, da interação com nacionalidades distintas ou outros aspectos sociais. Para muitos dos intercambistas, isso foi a realização de um sonho antigo.


"Quando ele era pequeno, tinha 8 anos, ele dizia que ia para os Estados Unidos, comprar uma casa lá e levar todo mundo para morar", falou Kassia Karine, 38 anos, mãe de Kevyn Monteiro de Souza, de 15 anos, estudante da Escola Municipal Arraial Novo do Bom Jesus, nos Torrões. Hoje, sete anos depois, Kevyn pôde dizer que chegou, pelo menos, na metade desse caminho. "Era só um sonho. Eu nunca imaginei que ia acontecer realmente", compartilhou. "Foi uma experiência muito boa e que eu nunca vou esquecer, com certeza levarei para minha vida toda", afirmou. 


A oportunidade de desenvolver os conhecimentos de inglês também foi um fator de grande importância dentro do Recife no Mundo a todos os seus contemplados. "Foi uma realização muito grande poder aprender inglês, ter vivenciado isso", contou Stheffany Beatriz do Nascimento, 14 anos, aluna da Escola Marechal Rondon, no bairro de Tejipió. A aluna, bastante emocionada depois de um abraço em conjunto com suas companheiras de viagem, garantiu que as lágrimas eram de felicidade e de uma promessa para o futuro. "Eu quero isso para minha vida, de poder viajar, conhecer outros lugares. Quero isso para mim", finalizou.

 

DEMAIS INTERCAMBISTAS - Ao todo, 105 intercambistas, sendo dez professores e 95 estudantes, participaram do programa nessa etapa inicial. O primeiro grupo, constituído por 30 alunos, saiu do Brasil no dia 27 de junho rumo à Londres, na Inglaterra, e ficou hospedado para realizar o intercâmbio na instituição Middlesex University, retornando apenas em 26 de julho. Já os docentes seguiram para os Estados Unidos, em Carbondale, Illinois, na mesma data, em busca de aperfeiçoar sua metodologia de ensino para aplicação nas salas de aula através dos estudos na Southern Illinois University, onde se instalaram por um mês, até retornar ao Recife na madrugada de 28 de julho. 


Prazo para inscrição nos editais da Política Nacional Aldir Blanc é prorrogado em Caruaru
Publicado em 31/07/2024 às 12:20

A Fundação de Cultura de Caruaru anunciou a prorrogação do prazo de inscrições para os editais da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB). Devido a uma instabilidade no site de inscrição, o novo prazo para os artistas e fazedores de cultura interessados foi estendido até a próxima segunda-feira, dia 05 de agosto de 2024, às 23h59.


Com um investimento superior a 2 milhões de reais, a iniciativa visa contemplar todas as linguagens artísticas e culturais presentes em Caruaru. Os seis editais disponíveis são: Caruaru Criativo, Periferia em Foco, Prêmio Lídio Cavalcanti, Prêmio Mestre Gercino, Prêmio Cultura Viva Zefinha Parteira e Espaços Criativos. 


Os interessados em participar devem realizar o cadastro e a inscrição no Mapa Cultural de Caruaru, acessível através do link https://mapacultural.caruaru.pe.gov.br/SCGA-SiteCadastro/. Os editais e o calendário completo também estão disponíveis na plataforma.

Prefeitura do Recife constrói pavimentação de via, praça e escadaria no Jordão
Publicado em 31/07/2024 às 12:19

Investimento total ultrapassa R$ 2 milhões com as intervenções que priorizam os pedestres, especialmente as crianças. Estão sendo contempladas a Rua 22 de Agosto e a Praça Criançada de Rua. Ações na Rua Silva Jardim já foram concluídas


A Prefeitura do Recife está realizando mais uma obra de pavimentação e drenagem do Programa Rua Tinindo, dessa vez no bairro do Jordão, Zona Sul da cidade. A rua beneficiada é a 22 de Agosto, que, juntamente com a Rua Silva Jardim, receberam investimento total de mais de R$ 2 milhões. As intervenções são executadas pela Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb) com objetivo de melhorar o sistema de escoamento das águas das chuvas e as condições de mobilidade das pessoas. Além disso, o local também está recebendo obras de escadaria que dá acesso ao Alto da Jaqueira e implantação da Praça Criançada na Rua.


“Estamos pavimentando e fazendo a drenagem da Rua 22 de Agosto, também fizemos a Rua Silva Jardim e, no encontro delas, tem a Praça da Criançada, que faz parte do projeto Street for Kids. Também teremos uma escadaria de mais de 100 metros que dará acesso à comunidade. Toda essa requalificação do entorno traz melhoria para a mobilidade e qualidade de vida das pessoas, principalmente na Rua Silva Jardim, que tem diversas escolas”, afirmou Gabriela Buarque, diretora de Manutenção Urbana da Emlurb.


As intervenções na Rua 22 de Agosto estão com 78% do andamento. As obras do Programa Rua Tinindo já foram concluídas em 70 ruas e iniciadas em cerca de 60 vias distribuídas nas seis RPAs da cidade. A implantação da rede de drenagem de águas pluviais melhora a infraestrutura para garantir a drenagem eficiente das águas da chuva, prevenir erosão no solo, proteger construções próximas e manter a segurança e funcionalidade da via mesmo em condições climáticas adversas.


Sueide Neves, 55 anos, mora na área desde sua infância e contou sobre a esperança de ver as ruas pavimentadas. “Foram tantas promessas ao longo dos anos, de tantas pessoas, mas nenhuma verdadeira. Mas, agora, o trabalho foi feito e estou felicíssima. É de uma alegria imensa ver esse  sonho sendo realizado”, disse. 


Os serviços na Rua 22 de Agosto foram iniciados em 4 de dezembro de 2023 e tem previsão para serem finalizados no final do mês agosto deste ano. O trecho contemplado possui uma extensão de aproximadamente 430 metros. A pavimentação será realizada com 1.857,09 m² de asfalto e 44,2 m² de passeio em piso intertravado (calçada). Na rede de drenagem foram implantados 21 poços de visita e 14 caixas com grelhas, além de 136,89 metros de canaleta em concreto armado. Para a escadaria, já foi implantada uma canaleta de 95 metros.   


PRAÇA PARA AS CRIANÇAS - Na Praça “Criançada na Rua”, da iniciativa premiada Streets for Kids, que tem como objetivo transformar a praça em um espaço mais seguro e amigável para crianças e seus cuidadores, foram instalados 41,86 metros de tubo PVC de 150 mm para direcionamento de águas pluviais e uma caixa com grelha. No passeio da praça, foram executados 600 m² de piso intertravado de cor natural, de um total de 1.231,25 m². Também foram construídas uma escada e uma rampa de acesso ao playground da praça.

Pernambuco gera 8 mil empregos em junho e soma 68,9 mil novos empregos desde janeiro de 2023
Publicado em 31/07/2024 às 08:56

Com 8 mil novos postos formais criados em junho, o Estado é o segundo maior empregador do Nordeste, de acordo com o Novo Caged


Pernambuco encerrou o último mês de junho registrando, mais uma vez, saldo positivo de empregos. Com 8.022 novas carteiras assinadas no mês, o Estado soma 17.508 postos de trabalho criados de janeiro a junho de 2024. O acumulado é três vezes maior do que o observado no primeiro semestre do ano passado (5.834), confirmando a tendência de elevação da empregabilidade. Nos últimos 18 meses, desde o início da atual gestão, Pernambuco já registrou a criação de 68,9 mil novas vagas formais de emprego. Os dados são do Novo Caged, divulgado pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), nesta terça-feira (30).


“Estamos trabalhando dia e noite desde o início da nossa gestão para que Pernambuco retome o lugar de líder no Nordeste brasileiro. Esses oito mil novos empregos gerados no mês de junho são resultado desse esforço. Estamos investindo pesado na infraestrutura do Estado para que ele se torne um ambiente favorável para a instalação de indústrias e negócios, gerando mais oportunidades de emprego e renda. Celebramos esses números porque eles representam a mudança de vida que a nossa população tanto deseja e merece”, afirmou a governadora Raquel Lyra.


O saldo do mês de junho deste ano, especificamente, corresponde a mais do que o dobro do obtido no último mês de maio (3.992) e é 50,6% maior do que o observado em junho do ano passado (5.327). “Com o resultado de junho, Pernambuco se torna o segundo maior gerador de empregos do Nordeste. Isso reflete os esforços que a gestão estadual vem empenhando para estimular a economia pernambucana e gerar, cada vez mais, oportunidades para trabalhadores e trabalhadoras”, afirma a secretária de Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo de Pernambuco, Amanda Aires.


SETORES - Todos os cinco grandes setores produtivos em Pernambuco tiveram saldo de empregos positivo no mês de junho deste ano. O resultado foi puxado, principalmente, pelos setores de Serviços (com 3.920 novos postos), Comércio (1.498) e Indústria (1.442). Em seguida, vieram Agropecuária (645) e Construção (517). Vale destacar o setor da Agropecuária, que reverteu o saldo negativo (-725) do mês anterior, influenciado, principalmente, pelo cultivo da uva (356) e da manga (71).


Outro setor que obteve aumento significativo do saldo de empregos foi a Indústria, com crescimento de mais de 200% em relação a maio, alavancado pela fabricação e refino de açúcar (507). O setor de Serviços, grande destaque no mês de junho, teve seus principais resultados motivados pelas novas carteiras assinadas nas áreas de informação, comunicação e atividades financeiras, imobiliárias, profissionais e administrativas (2.261), administração pública, defesa, seguridade social, educação, saúde humana e serviços sociais (508), e alojamento e alimentação (343).


NOVO CAGED - O Novo Caged é um método de geração de estatísticas do emprego formal que capta informações do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial) e do sistema Empregador Web. A partir dos dados reunidos, é possível calcular a subtração entre o número de admissões e o de demissões ocorridas em um determinado período, obtendo-se o saldo (positivo ou negativo) de postos de trabalho formal.

Prefeitura do Recife executa obra de contenção de encosta no Córrego do Jenipapo
Publicado em 31/07/2024 às 08:55

Cerca de 100 pessoas moradoras da Rua Adolfo Caminha serão beneficiadas com o serviço, com investimentos de R$ 1,2 milhão


A Prefeitura do Recife está investindo R$ 1,2 milhão em uma obra de contenção definitiva de encosta na Rua Adolfo Caminha, no bairro do Córrego do Jenipapo, Zona Norte. Cerca de 100 pessoas moradoras da área, considerada de risco, serão beneficiadas com o serviço, que inclui a drenagem do local. Os trabalhos estão sendo executados pela Autarquia de Urbanização do Recife (URB).


“Esta é uma obra de contenção com revestimento de tela argamassada, drenagem e mureta de proteção. Com ela, estamos beneficiando diretamente mais de 25 famílias, tanto em cima quanto embaixo da barreira. Essa é uma intervenção muito importante para esta região aqui, que estava sem segurança e agora estamos promovendo a proteção necessária”, afirmou Paulo Brito, Gerente Geral de Obras de Encostas da URB.


Para garantir segurança e proteção às 25 famílias que residem no local, a Autarquia de Urbanização do Recife está construindo quatro muros de arrimo, totalizando com 370 m², além de 227 metros de canaleta de drenagem. O serviço também prevê 1.093 m² de proteção de talude em tela argamassada, 630 m² de piso de concreto, 36 metros de escadaria, 20 metros de mureta de proteção e 18 metros de assentamento de corrimões. Os trabalhos foram iniciados em novembro do ano passado e devem ser finalizados no segundo semestre deste ano.


Verônica do Nascimento, 38, mora na área há 20 anos e explicou como a intervenção da Prefeitura do Recife promoveu uma nova sensação de segurança. “Em época de chuva a condição era horrível, acho que é assim para todo mundo que mora na beira de barreiras. No inverno corremos um risco enorme, não conseguimos nem dormir pelo medo da barreira deslizar. Mas, agora, estou muito feliz com essa obra, a sensação é de alívio por estar segura”, disse.


MAIS DE 100 ENCOSTAS FEITAS - Desde 2021, a Prefeitura do Recife já concluiu as obras de 106 contenção definitiva de encostas, com impacto direto na proteção de mais de 10 mil pessoas e investimentos da ordem de R$ 118 milhões. Atualmente, há mais 49 intervenções em execução, que irão garantir a proteção direta de mais 9.750 famílias, totalizando cerca de 20 mil pessoas, com aportes da ordem de R$ 130 milhões.