Marcelo Andrade concede entrevista na Rede Pernambuco de Rádios e ‘detona’ forasteiros na disputa eleitoral em Toritama
Publicado em 24/09/2024 às 09:55

O ex-prefeito de Toritama, Marcelo Andrade, resolveu voltar a disputar o comando da Prefeitura local. Filiado ao PT, ele tem como vice em sua chapa o empresário, Adgelson Chagas. Na manhã desta segunda-feira, dia 23, Marcelo esteve no programa ‘Cidade em Foco’, da Rede Pernambuco de Rádios.


Segundo ele, sua candidatura para este pleito atende a um chamado ‘de cima para baixo’. Marcelo disse que atendeu a uma ‘missão’, dada pelos senadores Humberto Costa e Tereza Leitão e que contou com o aval da presidente nacional do PT, Gleise Hoffmann.


O candidato falou ainda que seu projeto eleitoral tem como principais objetivos, acabar com desmandos promovidos pelo atual prefeito, como também, acabar com a perseguição contra o povo, em especial contra os mais carentes. “A Feira do Jeans está falida, entregue a meia dúzia de grandes empresários”, pontuou.


Para fechar, Marcelo atacou seus principais adversários na disputa deste ano, o atual vice-prefeito, Romerinho Leal e Sérgio Colin, que tem o apoio do prefeito Edilson Tavares. “São dois forasteiros, um vindo de Brejo e o outro das Vertentes. Não acho justo que dois forasteiros queiram definir o futuro de nossa cidade”, falou ao Blog do Alberes Xavier.

Debate em SP acaba com Marçal expulso e marqueteiro de Nunes agredido
Publicado em 24/09/2024 às 08:48

São Paulo – O oitavo debate entre os principais candidatos à Prefeitura de São Paulo, realizado pelo Flow News na noite desta segunda-feira (23/9), terminou com o candidato do PRTB, Pablo Marçal, expulso faltando 10 segundos para o fim e o marqueteiro Duda Lima, responsável pela campanha do prefeito Ricardo Nunes (MDB), agredido com um soco no rosto por um assessor do influencer.

Com duas horas de duração, o debate que ocorreu no Esporte Clube Sírio, na zona sul paulistana, foi marcado por menos ataques pessoais, mais discussão de propostas e teve Nunes como principal alvo das críticas dos candidatos. No final, contudo, durante as considerações finais, Marçal, que foi o último a falar, insistiu em desrespeitar as regras do debate e atacou o atual prefeito, dizendo que ele será preso.

Apesar das advertências do jornalista Carlos Tramontina, mediador do debate, o candidato do PRTB insistiu nos ataques ao emedebista. Na terceira vez que repetiu que Nunes será preso, Marçal teve o microfone cortado e foi expulso do debate.

“No debate, ele [Marçal] se comportou como os outros. No final, como era ele o último a falar, ele iniciou com uma série de afirmações injuriosas, caluniosas, que, de acordo com regulamento, eu interrompi. Ele ficou bravo”, explicou Tramontina depois da confusão. “Na terceira vez, ele foi excluído do debate, faltando 10 segundos, conforme está na regra”, completou.

Marçal e Nunes já haviam batido boca nos bastidores, na chegada para o debate, depois que o influenciar gritou Tchutchuca do PCC para o prefeito. Depois, durante praticamente todo o debate, o encontro entre os seis candidatos mais bem colocados nas pesquisas foi mais propositivo, com menos ataques pessoais.

O evento teve dobradinhas entre Guilherme Boulos (PSol) e Tabata Amaral (PSB), que disputam votos do eleitorado de esquerda, e alfinetadas entre Marçal e José Luiz Datena (PSDB), que protagonizaram o episódio da cadeirada dada pelo tucano no influenciador, há oito dias, no debate da TV Cultura.

Ao iniciar o debate, o jornalista Carlos Tramontina, mediador do encontro, avisou que “nenhuma cadeira está parafusada, nenhuma banqueta está presa” e disse que o candidato eleito prefeito terá “problemas maiores para resolver” do que ter de se segurar ao sentar perto de um adversário. Ele se referiu ao fato de os candidatos terem sido colocados no estúdio sentados de forma muito próxima.

No entanto, as respostas foram definidas por sorteio e reduziram as chances de embates diretos entre os candidatos. Em todos os blocos que envolveram perguntas, um candidato respondia as questões e outro comentava.

O debate teve quatro blocos: no primeiro, especialistas fizeram perguntas sobre questões como segurança, saúde, educação e mobilidade; no segundo, eleitores questionaram os candidatos; no terceiro, as perguntas foram feitas por jovens internautas e no quarto, foram feitas considerações finais.

O debate Flow News foi o oitavo encontro entre os principais candidatos à Prefeitura de São Paulo. Participaram Ricardo Nunes (MDB), Guilherme Boulos (PSol), Pablo Marçal (PRTB), Tabata Amaral (PSB), José Luiz Datena (PSDB) e Marina Helena (Novo). Em um dos debates, organizado pela revista Veja, Nunes, Boulos e Datena não compareceram.

Na última pesquisa Datafolha, divulgada na última quinta-feira (19/9), Nunes aparece com 27% das intenções de voto, tecnicamente empatado com Guilherme Boulos, com 26%. Na sequência estão Pablo Marçal (19%), Tabata Amaral (8%), Datena (6%) e Marina Helena (3%).

Confusão nos bastidores

Antes de entrarem no estúdio, Marçal e Nunes discutiram. Os dois se encontraram no corredor e trocaram ofensas, com o influenciador dizendo que colocaria o prefeito na cadeia em 2025 e o chamando de “tchutchuca do PCC”, apelido dado pelo próprio Nunes a Marçal em outro debate. Já o emedebista se referiu ao adversário como “condenadinho”.

O debate estava programado para iniciar às 20h, mas atrasou mais de meia hora. Parte do atraso se deu pelo fato de que Pablo Marçal entrou com mais assessores do que o permitido dentro do estúdio. O Metrópoles apurou que a organização havia permitido apenas quatro por candidato, mas Marçal entrou acompanhado de seis. As campanhas discutiram e Tramontina precisou elevar a voz para acalmar os ânimos e dar início ao programa.

No primeiro bloco, os candidatos fizeram aceno a um eleitorado mais jovem. Questionados sobre reinserção de egressos do sistema penitenciário no mercado de trabalho, tanto Tabata quanto Boulos falaram sobre propostas para quem está chegando ao mercado – não especificamente para o caso de ex-presidiários.

Ao falar sobre mobilidade voltada para pessoas com deficiência, Nunes disse que a cidade oferece “atividades esportivas e culturais” aos PCDs. “Tirolesas, onde você, inclusive, faz a tirolesa com a sua cadeira de rodas”, declarou ele.

Durante o intervalo entre o segundo e o terceiro bloco, a primeira-dama Regina Nunes tentou entrar no estúdio e foi barrada, já que Nunes estava acompanhado de quatro assessores. Ela discutiu com funcionários do clube e da organização, mas acabou ficando de fora.

A campanha de Nunes alega que Regina não foi barrada e que assistiu ao debate em uma sala reservada à equipe do prefeito, que é candidato à reeleição.

Datena x Marçal

No segundo bloco, Datena e Marçal foram escolhidos por sorteio para responder a uma pergunta sobre oportunidades para imigrantes, mas trocaram indiretas sobre agressões, numa alusão à cadeirada desferida pelo tucano no influenciador.

“Todos vocês, que são de outras terras, são muito bem-vindos aqui em São Paulo. Aqui, você não vai ser agredido, aqui a gente não vai perder a inteligência emocional ao tratar vocês, porque somos um só povo”, disse Marçal.

Datena respondeu: “A nossa promessa é também que você não vai receber a falsa agressão de que, por ser estrangeiro, vai sofrer xenofobia. A agressão física é deplorável, mas a agressão mentirosa é pior ainda.

No terceiro bloco, os dois voltaram a se alfinetar. Após Marçal dizer que um “assediador” não poderia se candidatar, Datena utilizou sua resposta a uma pergunta sobre empreendedorismo para dizer que foi “agredido de forma subliminar” por um “bandido”. O tucano foi advertido pela mediação pelas acusações e o influenciador ganhou um direito de resposta – o único concedido entre quatro pedidos, feitos por Nunes, Boulos e Datena.

Boulos x Marçal

Em outra troca de ofensas, Guilherme Boulos e Pablo Marçal trocaram ironias após serem escolhidos por sorteio para responder a uma pergunta sobre poluição atmosférica. Marçal falou sobre incentivos para a eletrificação das frotas de automóveis e do transporte público e passou a criticar a poluição dos rios da cidade. Boulos, por sua vez, prometeu trocar metade da frota de ônibus por veículos híbridos e fez promessas relacionadas à reciclagem.

Em sua réplica, Marçal partiu para o ataque e saiu do tema. “Boulos não vai ganhar porque ele é o único aqui que não tem chance de vencer a Prefeitura de São Paulo”, disse. “Queria até me dirigir a você, que fez essa pergunta: se alguém fizer uma invasão e a Guarda Civil Metropolitana intervir para combater isso, de que lado o Boulos vai ficar? É um conflito de interesse?”.

Marçal, que em debates anteriores acusou, sem nenhuma prova, Boulos de usar cocaína, fez uma referência indireta à acusação. Ele já foi multado pela Justiça Eleitoral por causa da acusação. “Você falou sobre poluição. A gente não aguenta mais cheirar essa poluição”, disse o ex-coach, enfatizando o verbo “cheirar”.

Boulos não tinha mais direito de falar naquela rodada de perguntas, mas, por sorteio, acabou ficando no púlpito na pergunta seguinte, que era sobre o analfabetismo.

Antes de responder à pergunta, Boulos rebateu o ex-coach: “Ô Marçal, a única coisa que vou invadir nessa campanha é a sua cabecinha vazia. E vou invadir com ideias, com propostas”. Ele finalizou a fala perguntando se, assim, Marçal não votaria nele. Com informações do Metrópoles.

Prefeitura de Caruaru cumpre agenda nos Estados Unidos para inovação de tecnologias no Governo Municipal
Publicado em 24/09/2024 às 08:34

Na pauta, reuniões com empresas do Vale do Silício e participação no Fórum Global de Projetos


A Prefeitura de Caruaru, por meio do Escritório de Projetos da PMC, cumpriu agenda nos Estados Unidos na última semana. Entre os compromissos, destacaram-se reuniões com empresas do Vale do Silício e a participação no PMI Global Summit 2024, realizado entre os dias 18 e 21 de setembro, na cidade de Los Angeles, Califórnia.


O líder do Escritório de Projetos da Prefeitura, Márcio Gomes, participou de reuniões com empresas, como a Netflix, para identificar oportunidades e soluções inovadoras, a exemplo do uso de Inteligência Artificial (IA). “O objetivo dessa agenda é introduzir novas tecnologias e soluções para otimizar os projetos que estão sendo conduzidos pelo Governo Municipal”, esclareceu.


Márcio Gomes também participou do PMI Global Summit 2024, evento promovido pelo Project Management Institute (PMI), a maior organização de gerenciamento de projetos do mundo, sem fins lucrativos, presente em 200 países. O evento reuniu profissionais do mercado internacional, acadêmicos e grandes empresas, representadas por seus principais executivos, como Microsoft, IBM, CORA, One Plan, entre outras.

Pernambuco é anunciado como primeiro território a participar de laboratório da ONU em investimentos internacionais verdes e justos
Publicado em 24/09/2024 às 08:33

Anúncio foi feito no último fim de semana, durante Cúpula do Futuro, graças à maturidade dos projetos governamentais pernambucanos em transição energética


O estado de Pernambuco tornou-se o primeiro e único território do mundo a participar do laboratório de transição energética verde e justa da Organização das Nações Unidas (ONU). O Case Pernambuco para o “Finance for Just and Green Energy Transition Laboratory” (FJGET-LAB, na sigla em inglês) foi lançado neste sábado (21), em Nova Iorque (EUA), durante evento da ONU - Summit of the Future (Cúpula do Futuro da ONU). O convite é um reconhecimento da efetividade das ações para Transição Energética Verde e Justa desenvolvidas pelo Governo de Pernambuco.


A governadora Raquel Lyra comemorou o reconhecimento internacional. “Para nós, do Governo de Pernambuco, sustentabilidade é coisa séria e uma das nossas prioridades. Queremos crescer economicamente, mas de forma ambientalmente consciente. Recebemos esse anúncio com a alegria de quem está trilhando o caminho certo para entregar um estado muito melhor às futuras gerações”, afirmou.


“No último sábado, consolidamos Pernambuco como único estado no mundo a participar do primeiro Laboratório da ONU de finanças sustentáveis para a transição energética justa e verde (FJGET-LAB) a nível global. Esta iniciativa promete alavancar o nosso processo de atração de investimentos para a promoção dessa nova economia regenerativa em Pernambuco”, pontuou Ana Luiza Ferreira, secretária estadual de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Fernando de Noronha (Semas). 


O FJGET-LAB é uma iniciativa que reúne agências da ONU (UNCDF e PNUD), bancos multilaterais e nacionais de desenvolvimento (BID, Banco Mundial, BNDES), fundos soberanos, governos nacionais, universidades e think thanks, com o objetivo de criar novas arquiteturas financeiras que possam reduzir riscos e facilitar o investimento privado de forma ágil e em larga escala dentro do eixo de transição energética verde e justa. O evento está sendo apoiado pelo Instituto Clima e Sociedade (ICS) e Blend Institute. 


O laboratório foi idealizado especialmente para a América Latina e Caribe, que concentram boa parte do potencial de produção energética renovável no mundo. No entanto, a região enfrenta desafios significativos na expansão destes investimentos, devido à falta de quadros estruturados para financiamento justo e verde. 


Os investimentos globais em tecnologias de transição energética atingiram um máximo recorde de US$ 1,3 trilhões em 2022, mas é necessário muito mais para atingir as metas do Acordo de Paris, estabelecido em 2015. Para que o aquecimento global cresça até 1,5°C, como prevê a meta, os investimentos anuais deverão quadruplicar.


“Queremos trazer esses investimentos para Pernambuco e por isso estamos com o braço de capital para o desenvolvimento da ONU (UNCDF), além de outras organizações internacionais. O Case Pernambuco será estudado por essas instituições para mobilizar finanças privadas a investir em projetos que acelerem o processo de transição energética, sobretudo fazendo com que esse processo cada vez mais fomente desenvolvimento econômico e social para o nosso Estado”, afirmou o secretário-executivo de Energia da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sdec), Guilherme Sá.


Dentro do escopo do FJGET-LAB, haverá quatro objetos de investimentos distintos: Indústrias verdes; Indústrias Correlatas e de Apoio; Condições de Fatores Habilitantes (infraestrutura, energia, logística, trabalho, etc); e Condições para Desenvolvimento Territorial. 


Até 2027, o modelo piloto pernambucano fornecerá uma espécie de base crítica para desenvolver uma solução financeira global replicável e ampliada para permitir essa transição justa e verde também em outros territórios. 


MULHERES NAS FINANÇAS - A comitiva pernambucana que está em Nova Iorque (EUA) também foi incumbida de representar o estado no lançamento da Plataforma Global de Mulheres Líderes em Finanças Verdes e Justas (Women in Finance - Global Leaders Platform), evento paralelo à Cúpula do Futuro.


A governadora Raquel Lyra foi convidada a participar como palestrante na primeira sessão do diálogo de alto nível do evento, mas devido a compromissos previamente agendados, não compareceu. Ela enviou como representante oficial a secretária Ana Luiza Ferreira. 


A iniciativa é liderada por mulheres líderes em finanças globais e que desenvolvem projetos para acelerar o financiamento de políticas de transição justa e climática com igualdade de gênero em escala.


Os principais objetivos desta plataforma são reconhecer as contribuições de mulheres líderes em finanças climáticas e de desenvolvimento, lançar um chamado à ação para promover uma ampla gama de soluções financeiras que apoiem os países em desenvolvimento na implementação de uma transição energética justa e verde, com foco na equidade de gênero. 


Compõem a delegação de Pernambuco a secretária Ana Luiza Ferreira; o secretário-executivo Guilherme Sá (Sdec); a secretária-executiva da Secretaria de Assessoria Especial à Governadora e Relações Internacionais (Saespri), Rayane Aguiar; a secretária-executiva de Sustentabilidade, Karla Godoy (Semas); e o secretário-executivo de Meio Ambiente, Walber Santana (Semas).

Governadora Raquel Lyra celebra investimento de R$ 2 bilhões com instalação da primeira indústria de e-metanol do Brasil no Porto de Suape
Publicado em 24/09/2024 às 08:31

Inserida na cadeia de valor de hidrogênio verde, a planta será instalada numa área de 10 hectares


O Estado de Pernambuco vai receber a primeira indústria de produção de e-metanol do Brasil, a ser instalada no Complexo Industrial Portuário de Suape. O contrato foi firmado entre o Governo do Estado e a empresa European Energy, nesta segunda-feira (23), durante cerimônia no Palácio do Campo das Princesas. Na ocasião, a governadora Raquel Lyra assinou o termo e anunciou a instalação da planta em Suape, numa área de 10 hectares, com estimativa de R$ 2 bilhões em investimentos. A chegada da companhia marca mais um passo para o desenvolvimento de uma economia limpa em Pernambuco e tem previsão de gerar 250 empregos diretos e mais 15 mil indiretos.


"A atração de um investimento deste volume representa um grande diferencial competitivo para Pernambuco. Iremos sediar a indústria da European Energy em razão da nossa posição geográfica, da oportunidade que existe no Porto de Suape, da geração de biocombustível e do potencial de produção de energia eólica e solar, em Pernambuco e no Nordeste como um todo. Então o Governo de Pernambuco dialoga com a economia do futuro para gerar emprego para a nossa população durante a construção do empreendimento e depois do funcionamento, posicionando Pernambuco de maneira pioneira na produção de e-metanol", ressaltou Raquel Lyra.


Quando estiver em funcionamento, serão 40 postos fixos de trabalho, com efeito multiplicador na cadeia de fornecedores locais. Pelo cronograma estabelecido, o projeto básico será apresentado até 30 de abril de 2025, e as obras terão início seis meses depois, com a concessão das licenças ambientais.


O Deputy CEO da European Energy, Jens-Peter Zink, afirmou que a instalação da planta em Pernambuco faz parte da estratégia global da empresa. “Este projeto faz parte de nossa estratégia de internacionalização. Trazemos a expertise dinamarquesa no desenvolvimento, construção e operação de projetos de descarbonização. Acreditamos que o país reúne todas as condições para consolidar-se como protagonista na transição energética mundial”, enfatizou.


As obras terão início em outubro do próximo ano, e a unidade começa a funcionar em julho de 2028 no terreno localizado nas proximidades do Estaleiro Atlântico Sul. Também conhecido como metanol verde, o e-metanol é obtido de fontes renováveis e livre de emissões poluentes, sobretudo quando é produzido a partir de uma matriz de hidrogênio verde.


Para o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Guilherme Cavalcanti, os investimentos em energia verde correspondem ao compromisso firmado pela atual gestão. “A chegada da European Energy valida a nossa estratégia de transição energética e atração de investimentos na cadeia do hidrogênio verde. Estamos focados nos empreendimentos que têm viabilidade no presente, compromisso real firmado e capacidade de atrair novos negócios da mesma cadeia produtiva”, disse.


O projeto idealizado pela European Energy para Suape seguirá o modelo da moderna planta que está sendo comissionada na Dinamarca, um dos países mais sustentáveis do continente europeu. A estimativa é de que 100 mil toneladas de e-metanol sejam movimentadas por ano no atracadouro pernambucano, o sexto porto público mais movimentado do Brasil.


O diretor-presidente do Complexo de Suape, Marcio Guiot, pontua que este é um marco importante para o setor. “O anúncio de hoje marca um divisor de águas para Pernambuco e para o Complexo de Suape. É um investimento de porte que consolida a política de descarbonização do território, para ofertar ao mercado marítimo combustível de fontes limpas, com impacto bastante positivo no transporte de carga por navios. A planta da European Energy vai projetar Suape para um novo patamar de desenvolvimento sustentável. É um grande passo para a consolidação do nosso porto no país e no mundo”, comemorou.


De origem dinamarquesa, a corporação tem operações de geração renovável, solar e eólica, consolidadas em Pernambuco e na Paraíba, além de um portfólio de ativos em desenvolvimento. “A planta de metanol verde de Suape reforça nossa importante parceria com o Governo de Pernambuco e consolida a atuação da empresa no setor de combustíveis renováveis. O projeto expandirá nosso portfólio no estado, onde já realizamos investimentos em ativos de geração renovável. Não é por acaso que escolhemos Recife como sede da empresa no país”, disse o vice-presidente da European Energy para América Latina, Thiago Arruda.


A European Energy já estabeleceu parceria com a empresa A. P. Moller-Maersk, também de origem dinamarquesa, para abastecimento dos novos navios da holding à base de e-metanol. A holding é uma das maiores companhias de transporte marítimo do mundo e, por meio de sua subsidiária APM Terminals, está construindo um novo terminal de contêineres em Suape, que será o primeiro 100% eletrificado da América Latina. Em obras desde fevereiro de 2024, a nova planta deverá começar a operar no segundo semestre de 2026, prevendo investimentos de R$ 1,6 bilhão.


Fundada em 2004, a European Energy dispõe de 23 escritórios espalhados em 18 países, contando com 813 colaboradores de 43 nacionalidades. No Brasil, a empresa tem dois projetos operacionais no Nordeste: o Complexo Eólico Ouro Branco e Quatro Ventos, nos municípios pernambucanos de Macaparana e Poção, com capacidade de produzir 94 MW; uma planta solar em Coremas, na Paraíba, de 93 MW, e diversos projetos solares e eólicos em desenvolvimento em outros estados do Brasil.


Participaram do evento o secretário estadual Fernando Holanda (Assessoria Especial à Governadora e Relações Internacionais), o presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe), André Teixeira Filho, o diretor de Desenvolvimento e Gestão Industrial de Suape, Arthur Neves, e o empresário Eduardo Monteiro.

RPFM, 104.3, se consolida na radiodifusão do agreste pernambucano
Publicado em 23/09/2024 às 08:25

Com uma programação dinâmica e ainda primando pela linha musical, a RPFM (104.3) é a grande novidade no meio radiofônico do agreste pernambucano. Lançada há poucas semanas, a emissora já atrai a atenção do público na região, pela qualidade dos programas que estão em sua grade de atrações.


Às oito da manhã vai ao ar o programa ‘Caminhos da Fé’, apresentando pelo médium vidente Clauton Douglas, na sequência, às nove horas entra no ar o programa ‘RP Manhã’, apresentado por Edson Ferreira. Já às onze da manhã é a vez do tradicional programa ‘Cidade em Foco’, uma referência do radiojornalismo pernambucano. Às cinco da tarde a emissora exibe o programa ‘Momento de Fé’, capitaneado por Padre Marcelo Rossi, uma das maiores referências do catolicismo do país.


A RPFM, apesar de lançada há pouco tempo, tem planos audaciosos para o futuro. O desejo de sua diretoria é torná-la em poucos meses uma das mais credibilizadas e ouvidas rádios do interior de Pernambuco, à base de profissionalismo e muita dedicação.

João Campos lidera carreata de mais de 25 quilômetros em 10 bairros da Zona Norte do Recife
Publicado em 23/09/2024 às 08:24

Ato de campanha passou por dez bairros, em percurso marcado por entregas da gestão do prefeito e candidato à reeleição


Mais de 25 quilômetros, dez bairros percorridos e diversas entregas de gestão em todas as partes do caminho. Esse foi o tamanho da carreata liderada pelo prefeito do Recife e candidato à reeleição, João Campos (PSB), e pelo candidato a vice, Victor Marques (PCdoB), na manhã deste domingo (22), na Zona Norte da cidade. O ato coroou um fim de semana que já havia sido marcado pela intensidade das agendas do sábado (21) e abriu em ritmo acelerado a penúltima semana da campanha eleitoral no Recife.


“Hoje, aqui ao lado de Victor, dos nossos vereadores e deputados, serão mais ou menos 25 quilômetros, percorrendo diversas áreas aqui da nossa Zona Norte. Vamos subir e descer ladeira, falar com o povo e afirmar o nosso compromisso com o Recife”, declarou o prefeito, pouco antes da partida da carreata, que teve concentração na Avenida da Recuperação, na Guabiraba.


Com o início do ato, João Campos e o time da Frente Popular seguiram em direção a bairros como Brejo da Guabiraba, Brejo de Beberibe, Córrego do Jenipapo, Macaxeira, Nova Descoberta, Vasco da Gama, Morro da Conceição e Alto José do Pinho, finalizando na Mangabeira. No trajeto, o prefeito passou por localidades beneficiadas por obras de contenção de encostas, por unidades de saúde requalificadas, por creches implantadas nos últimos quatro anos e por outras entregas de sua gestão.


No sábado, João Campos já havia realizado uma caminhada no Ibura, onde anunciou novos compromissos para melhorar a mobilidade na área. Depois, seguiu em carreata pelos bairros do Curado, Totó, Jardim São Paulo, Estância, Areias, Ipsep e Imbiribeira, completando um percurso de mais de 14 quilômetros entre as zonas Oeste e Sul da capital pernambucana.

Na abertura dos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs), governadora Raquel Lyra destaca o papel do esporte como ferramenta de formação cidadã
Publicado em 22/09/2024 às 09:19

Os Jogos Escolares Brasileiros (JEBs) desembarcaram em Pernambuco pela primeira vez e a abertura do evento, neste sábado (21), na Arena de Pernambuco, contou com a participação da governadora Raquel Lyra. A maior competição esportiva educacional do país acontece em vários locais do Recife, além do estádio em São Lourenço da Mata, de 20 de setembro a 3 de outubro. Ao abrir o evento, a governadora ressaltou a importância do esporte como ferramenta para formação dos cidadãos.


“Nós, como a capital do esporte educacional brasileiro durante esses dias, estamos de braços abertos para os jovens atletas do país. Temos plena convicção de que com os nossos estudantes participando de jogos como esses, junto com a educação, estamos formando cidadãos melhores. Temos em Pernambuco um dos maiores programas de incentivo ao esporte do Brasil, com ações como o Time Pernambuco, o Bolsa Atleta e o Bolsa Técnico, que fomentam o esporte de alto rendimento. Ao mesmo tempo, nas nossas escolas, temos incrementado os recursos destinados à prática esportiva”, destacou a governadora Raquel Lyra.


Os JEBs reúnem milhares de alunos/atletas com idades entre 12 e 14 anos, de todos os estados brasileiros. A delegação de Pernambuco é composta por 357 integrantes, entre atletas, técnicos e dirigentes, a maior do país na competição. 


A estudante Júlia Furtado, de 14 anos, é do município de Petrolina, Sertão de Pernambuco, e está competindo no vôlei. “Esta é a primeira vez que estou participando dos jogos. Conseguimos chegar até aqui, acho que foi uma conquista muito grande pra gente, que veio de um colégio de Petrolina”, contou a atleta.


“Quero agradecer ao público e à governadora Raquel Lyra, que há mais de um ano demonstrou interesse em Pernambuco sediar este evento. É de uma satisfação imensa ter os JEBs com mais de oito mil participantes de forma direta, sendo quase seis mil atletas. Pernambuco hoje é o centro do mundo do esporte escolar”, destacou o presidente da Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE), Antônio Hora Filho. 


Ao todo, serão 17 sedes que receberão modalidades dos JEBs, como o Parque e Centro Esportivo Santos Dumont e a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), por exemplo. Os jogos são voltados para as categorias masculino e feminino, com idades de 12 a 14 anos, nas modalidades olímpicas, não olímpicas e paralímpicas. São 18 modalidades disputadas: atletismo, atletismo adaptado, badminton, basquete, ciclismo, futsal, ginástica artística, ginástica rítmica, handebol, judô, karatê, natação, taekwondo, tênis de mesa, vôlei, vôlei de praia, wrestling e xadrez.


O secretário nacional de Esporte Amador, Educação, Lazer e Inclusão Social, Pedro Henrique Cordeiro, representou o Ministério do Esporte. “Os jogos escolares são a porta de entrada para o esporte de alto rendimento no Brasil e em qualquer parte do mundo. Pernambuco está comprovando o sucesso da escolha da realização dos JEBs aqui”, afirmou. O secretário-executivo de Esportes do Estado, Luciano Leonidio, ressaltou que “o Estado de Pernambuco entende que o esporte é um importante veículo de educação”.


Os JEBs são uma grande competição esportiva nacional organizada anualmente pela CBDE, com apoio do Ministério do Esporte, além da parceria do Governo de Pernambuco nesta edição. O certame tem como objetivo principal promover a prática esportiva entre estudantes de todo o Brasil, incentivando a competição saudável, valorizando a educação e a integração social entre os participantes. A competição ainda é uma seletiva para os Jogos Sul-Americanos Escolares, que serão disputados na cidade de Bucaramanga, na Colômbia.


Acompanharam o evento os secretários estaduais de Educação e Esportes, Alexandre Schneider, e da Casa Militar, coronel Hercílio Mamede. O deputado federal Ossesio Silva, o deputado estadual Renato Antunes e o presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe), André Teixeira Filho, também estiveram na solenidade de abertura. 


Seguranças do Moda Center detém homem acusado de furtar veículos na região
Publicado em 22/09/2024 às 08:33

Nesta sexta-feira (20), a equipe de segurança do Moda Center deteve um homem em flagrante, acusado da prática de furto de vários veículos na região do agreste. Um desses crimes teria acontecido no Moda Center 15 dias antes.


De acordo com o gerente de segurança do centro de compras, Fernando Gonçalves, o acusado, um homem de 25 anos, vinha sendo monitorado desde a madrugada e tentou, sem sucesso, furtar um Fiat Uno no estacionamento frontal ao Setor Laranja. 


Pouco tempo depois, o acusado tentou furtar uma pick-up Fiorino que estava no estacionamento lateral ao Setor Azul. Por estar sendo monitorado, a equipe esperou até que ele conseguisse entrar no veículo, sendo então detido em flagrante. 


O homem foi levado até a sala de segurança do Moda Center, onde foram acionadas as polícias Militar e Civil. Ele possui outras passagens por furtos e foi conduzido até a delegacia da Polícia Civil em Santa Cruz do Capibaribe, permanecendo preso para ser levado a audiência de custódia. 


Com o homem, também foi apreendida uma moto 50 cilindradas, com restrição de roubo. Na última terça, ele foi flagrado por câmeras furtando um Fiat Uno na Avenida Padre Zuzinha, também em Santa Cruz.

João Campos: “Faltam 15 dias para as eleições e fico feliz de ter trabalhado todo esse tempo”
Publicado em 22/09/2024 às 08:31

Prefeito e candidato à reeleição participou de ato de campanha promovido pelo vereador Victor André Gomes


Depois de liderar uma caminhada e uma carreata históricas por oito bairros do Recife, o prefeito João Campos (PSB) participou, na tarde deste sábado (21), de um encontro promovido pelo vereador e candidato à reeleição Victor André Gomes (PV). A agenda, realizada no comitê do aliado, no bairro da Tamarineira, na Zona Norte, reuniu lideranças políticas, a exemplo do presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), deputado Álvaro Porto, e uma militância entusiasmada e confiante na vitória.


Em seu discurso, João Campos convocou o time da Frente Popular a intensificar a campanha nesta reta final e destacou a importância de a população eleger um conjunto político comprometido com a continuidade das transformações que vêm sendo realizadas no Recife. “Passa um filme na cabeça de tudo o que a gente fez até aqui. Faltam 15 dias para as eleições e eu fico feliz em saber que a gente trabalhou durante todo esse tempo e o quanto a gente deseja fazer muito mais. Para isso, a gente precisa ter um time bom de vereadores para nos ajudar a trabalhar pelo Recife”, afirmou o prefeito.


João Campos saudou ainda a luta histórica da família do vereador Victor André Gomes em nome dos ex-deputados Moacyr André Gomes e Vicente André Gomes. “Victor, mais do que um grande vereador, é um cara correto, decente e amigo, que não está junto só no tempo da bonança e da eleição. Conheço Victor e sei da capacidade que ele tem de trabalhar. Sempre que a cidade precisou, Victor esteve junto. O Recife já nos conhece, Victor, e sabe que gostamos de trabalhar”, completou João Campos.


O vereador Victor André Gomes externou a alegria de estar ao lado de um projeto vitorioso e repleto de entregas. “Nunca imaginei fazer nessa casa o que meu avô, Moacyr André Gomes, e o meu tio, Vicente André Gomes, carinhosamente faziam, que era abrir as portas para o povo de Casa Amarela, para o povo do Recife. Caminhar ao seu lado, João, está sendo incrível. Nosso time se inspira em você, que tem a capacidade de juntar. Nosso trabalho antecede minha própria vida e a sua. É um time que está unido há mais de 60 anos e que trabalha pelo Recife não só nos 45 dias de campanha, mas todo tempo”, finalizou.