Ao lado de Gilvandro, Mendonça participa da entrega de mais de 250 registros de imóveis no Residencial Vila Bela, em Belo Jardim
Publicado em 25/05/2024 às 10:48

Evento aconteceu nesta sexta-feira (24) com a presença dos moradores, autoridades e representantes da Caixa Econômica Federal


Mais de 250 famílias do Residencial Vila Bela, localizado às margens da BR-232, em Belo Jardim, no Agreste de Pernambuco, comemoraram nesta sexta-feira (24), a entrega das certidões de Registro do Imóvel e cópias dos contratos, confirmando-as como proprietárias legítimas de suas residências. Essa conquista foi viabilizada pelo Governo Federal, por meio do Ministério das Cidades, ao isentar o pagamento das parcelas para beneficiários do programa Bolsa Família ou do Benefício de Prestação Continuada (BPC).


O evento aconteceu no próprio residencial e contou com a presença dos moradores, do prefeito Gilvandro Estrela, do deputado federal Mendonça Filho, representantes da Caixa Econômica Federal, vereadores, secretários municipais e colaboradores.


Gilvandro Estrela com sua satisfação em honrar o compromisso assumido com os moradores do residencial Vila Bela. "Quando a gente assume um compromisso, a gente tem que honrar. Ninguém acreditava que esse residencial ia ser entregue e hoje estamos aqui entregando a escritura definitiva. A casa é sua! A casa está quitada e vocês não devem nada", afirmou o prefeito, reforçando o apoio da prefeitura em cobrir os custos cartoriais.


Graciane Andrade da Silva, uma das moradoras beneficiadas, compartilhou sua história de superação e gratidão. Mãe solo de quatro crianças e chefe de família, ela lembrou dos tempos difíceis no Beco de Eufrásio, no bairro do Tambor, onde enfrentava enchentes. "Da onde eu vim, foi no tempo da enchente, era muito perigoso, só morava eu e meus quatro filhos. Eu estou muito feliz que a gente ganhou a nossa casa e hoje recebemos a escritura. Graças a Deus, agora eu sou a dona da minha casa", compartilhou emocionada.


O Deputado Federal Mendonça Filho destacou o desafio para entregar o Residencial Vila Bela aos moradores. "Foi uma luta nossa, ainda no governo Michel Temer. Eu me movimentei em Brasília, conseguimos junto à Caixa as condições para que o habitacional fosse concluído. Hoje, cada um vai ser dono do seu imóvel. Isso representa muito, representa a independência de cada um", comemorou Mendonça Filho.


Ricardo Nunes, secretário executivo de Assistência Social, falou sobre os esforços da secretaria em agilizar o processo de entrega das certidões e contratos. "Através de uma portaria do Ministério das Cidades, famílias foram contempladas com a quitação total do seu imóvel. A secretaria de assistência social buscou atualizar os cadastros e emitir as certidões. Consultamos junto à Caixa quais os imóveis que estavam quitados para acelerar o processo", explicou o secretário executivo.


Os moradores do residencial que não se qualificaram para a isenção, foram beneficiados com a redução do prazo de pagamento de 10 para 5 anos. Dessa forma, considerando o ano de entrega do residencial, agora resta apenas mais 2 anos para completar o pagamento de suas moradias.


Lúcio Alves, Gerente da Caixa Econômica de Belo Jardim, celebrou o momento como uma garantia de propriedade para os moradores. "Uma alegria poder estar aqui hoje entregando os contratos registrados aos moradores do Vila Bela. Com esse documento, vocês vão poder ir ao cartório e emitir a averbação, e a partir daí vocês são proprietários de fato e de direito", afirmou o gerente.


O Residencial Vila Bela, integrante do programa Casa Verde e Amarela do Governo Federal, oferece casas de dois quartos, cozinha, sala e banheiro com 47,64 m², além de infraestrutura completa de água, esgoto, energia elétrica, pavimentação, iluminação pública e drenagem. Com um custo total de R$ 21 milhões, o empreendimento beneficiou cerca de 1,2 mil pessoas. Negligenciado pela gestão do ex-prefeito Hélio dos Terrenos, as obras foram paralisadas em 2018 e somente retomadas durante a gestão do prefeito Gilvandro Estrela, com o apoio e articulação de Mendonça Filho, resultando na resolução de questões de acesso, instalação de água e energia elétrica, e sua entrega em novembro de 2021.

Lideranças políticas se reúnem em Camaragibe demonstrando apoio a Jorge Alexandre
Publicado em 25/05/2024 às 10:25

O pré-candidato tem do seu lado o maior grupo de oposição já registrado na história do município


Com 150 pessoas presentes e mais de 90 pré-candidatos, o encontro aconteceu na noite da última quinta-feira (23), na Fazeventus, em Aldeia. O prefeito de Paudalho, Marcelo Gouveia; o atual vice-prefeito de Camaragibe, Délio Júnior; o presidente da Câmara de Vereadores, Renê Cabral; o ex-deputado estadual Beto Accioly; o vereador do Recife, Victor André Gomes; além de 9 vereadores que estão no atual mandato; e 8 ex-vereadores, marcaram presença no encontro.


A poucos meses das eleições municipais de 2024, Jorge Alexandre vem recebendo expressivos apoios e ganhando destaque nos últimos dias. Os números mostram que o pré-candidato faz parte do maior grupo de oposição da história de Camaragibe.


Segundo Jorge, hoje ele se sente muito mais preparado para retornar à prefeitura da cidade, seguindo os mesmos princípios. "Com os mesmos princípios e o mesmo amor por Camaragibe, me sinto ainda mais preparado para voltar à Prefeitura e continuar o trabalho de desenvolvimento da nossa cidade, que ficou parado lá em 2016. Tenho orgulho de cada um que escolheu compor o nosso grupo por acreditar de verdade que somos o melhor para Camaragibe. Não somos o grupo mais numeroso por mero acaso! Aqui tem gente que ama a cidade e que sonha em vê-la voltar a crescer."


No encontro, o atual presidente da câmara de vereadores de Camaragibe, Renê Cabral, declarou seu apoio e sua pré-candidatura como vice-prefeito na futura gestão de Jorge.


“Sabemos do potencial que Jorge Alexandre tem para recolocar Camaragibe no trilho do desenvolvimento. Temos hoje o apoio de 9 dos 13 vereadores, que, durante seus mandatos, fizeram de tudo para que a prefeitura pudesse fazer um bom trabalho, e isso não foi feito. Estamos aqui porque cansamos de ver tanto descaso", finaliza.

Prefeitura do Recife disponibiliza projeto da Rede Compaz para replicação em Pernambuco
Publicado em 25/05/2024 às 10:22

Na manhã desta sexta-feira (24), prefeitos e outras autoridades políticas pernambucanas conheceram a unidade do Ibura


Nesta sexta-feira (24), o prefeito do Recife, João Campos, recebeu diversas autoridades políticas pernambucanas para uma visita ao Centro Comunitário da Paz (Compaz) Educador Paulo Freire, localizado no bairro do Ibura. Vinculados à Secretaria de Segurança Cidadã da Prefeitura do Recife, os Compaz se tornaram uma referência no Brasil e se destacam tanto pela estrutura, quanto pelos serviços e atendimentos oferecidos, a exemplo de cursos de capacitação, orientação jurídica, assistência social, aulas de artes e esportes, entre outros. Durante o encontro, o prefeito do Recife colocou o projeto do equipamento premiado pela ONU à disposição dos outros municípios pernambucanos.


"Ficamos muito felizes em receber outras cidades no Recife para conhecerem a nossa Rede Compaz. Temos certeza que a criança que cresce dentro de uma biblioteca, com livros, aulas de esporte e momentos de lazer, não irá colocar uma arma em sua mão no futuro. Precisamos ter políticas públicas como o Compaz sendo compartilhadas com outras cidades para transformar a vida de quem mais precisa e eu me coloco à disposição, assim como disponibilizo o projeto do equipamento, para que cada vez mais pessoas tenham acesso à cidadania no nosso estado", ressaltou o prefeito João Campos.


Em fevereiro, a Rede Compaz foi reconhecida com o Prêmio de Serviço Público das Nações Unidas, destacando-se como iniciativa exemplar que melhor contempla os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e excelência no serviço público. Hoje, o Recife conta com cinco unidades destes equipamentos, nos bairros de Alto Santa Terezinha, Cordeiro, Madalena, Ilha de Joana Bezerra e Ibura. O sexto, no terreno do Aeroclube, no Bairro do Pina, está em construção e deve ser inaugurado em breve.


"Essa é uma agenda que estamos fazendo constantemente, várias pessoas do estado e do país têm nos procurado para conhecer a boa política e as boas práticas realizadas no Compaz. Para nós é uma honra estar recebendo essa comitiva para que eles possam propagar esse programa em todo o estado, nas suas diferentes cidades. O objetivo final sempre é levar a cidadania para cada vez mais pessoas", explicou Gabriel Cavalcante, secretário de Segurança Cidadã do Recife.


Nos espaços são oferecidos serviços de cidadania, além das unidades das Bibliotecas pela Paz, que têm a intenção de aproximar crianças, jovens e adultos, por meio de atividades lúdicas e interativas, do convívio com os livros. Nelas, também há computadores com acesso à internet, salas de estudo e área infantil com arte-educadores para auxiliar em diversas atividades. Entre as atividades oferecidas estão: contação de histórias; apresentações teatrais, musicais, circenses e literárias; rodas de diálogos com temáticas de combate às drogas, racismo, homofobia e violência contra a mulher, confecção de livros, cine debates, atividades manuais (artesanato), música, brincadeiras populares, além de colônia de férias nos meses de recesso escolar.


"Vamos levar dessa experiência o exemplo de como a prefeitura pode chegar mais perto das comunidades. Todas essas cidades da região metropolitana, principalmente a minha, têm serviços em locais mais distantes. Por outro lado, no Compaz, os serviços estão todos juntos. Isso, logicamente, beneficia milhares de famílias que não precisam se locomover tanto para ter acesso aos serviços públicos, o que é o mais importante. Cada cidade tem sua realidade e peculiaridade, mas acredito que podemos nos inspirar no Compaz e adaptar a ideia para cada lugar", afirmou Vinícius Labanca, prefeito de São Lourenço da Mata.

Milhares de atletas e amantes da corrida prestigiam estreia do Corredor Recife de Esporte e Lazer
Publicado em 25/05/2024 às 10:19

Faixa destinada à prática esportiva foi inaugurada hoje (25) e funcionará todos os sábados, das 4h às 7h30, em percurso que liga os bairros da Jaqueira, passando pelo Marco Zero, ao Pina, num total de 11,5 km de extensão. Prefeito João Campos inaugurou novo atrativo


Com um total de 11,5 km de extensão, o Corredor Recife de Esporte e Lazer começou a funcionar na manhã deste sábado (25). Das 4h às 7h30, sempre neste mesmo dia da semana, a população passa a contar com uma nova opção de atividade física e de vivência nas ruas da capital pernambucana. São duas rotas que se encontram na Praça do Marco Zero, no bairro do Recife, uma saindo do Parque da Jaqueira e outra da Praia do Pina. O projeto é da Secretaria de Esportes, em parceria com a Secretaria de Turismo e Lazer. O prefeito João Campos esteve neste primeiro dia de funcionamento da faixa, ao lado de milhares de atletas e corredores. 


"É uma alegria gigante ver as pessoas correndo, fazendo exercícios, estimulando a atividade física na cidade. Esse corredor de esportes e lazer traz isso agora para os nossos sábados, com Recife no seleto hall das cidades que têm um espaço assim", destacou o prefeito João Campos. "E eu vim fazer a minha parte, porque não adianta só falar, tem que fazer. Fui dormir tarde, trabalhando, mas acordei cedinho para fazer o exercício. Tem que dar o exemplo", acrescentou o gestor recifense.


Corredora já de longa data, ngela Barbosa, 65 anos, comemorou o espaço exclusivo para atividades físicas. "Eu costumo correr na faixa dos 10km, ou até 21km. Saio de Paulista. Vou para o Marco Zero, até o Pina. Já fiz trajetos bem longos. Essa faixa agora para a gente muda muita coisa. É mais um incentivo para a gente, faz mais gente querer sair nesse horário, cedinho", comemorou.


"Quem já costumava percorrer a cidade nessa faixa de horário, aos sábados, sabe que tem muita gente que sai para correr, para fazer a sua atividade física, se exercitar. Pensando nisso, a gente procurou uma forma de criar rotas para que o público possa continuar fazendo isso, mas com mais tranquilidade e segurança", destacou Gabriel Perrusi, secretário executivo de Fomento ao Esporte. 


Acostumada a correr por Boa Viagem, Giltênia Melo, 49 anos, contou que ganhou motivação extra para explorar o outro lado do Recife. "Essa faixa é muito importante por atingir os dois lados da cidade. Sou acostumada a correr pela Zona Sul, aí, agora, vou começar a experimentar ir para a Zona Norte, também. Isso traz mais gente para se exercitar, é muito bom ter esse espaço também aos sábados", garantiu.


ROTEIRO - O Corredor Recife de Esporte e Lazer percorre um trajeto de 11,5 km, ligando as zonas Norte e Sul, passando pelo centro histórico da cidade. O roteiro parque do Parque da Jaqueira, seguindo pela Avenida Rui Barbosa, ruas Amélia, da Hora e Buenos Aires. O trecho atravessa a Avenida Agamenon Magalhães e prossegue até a Rua dos Palmares, emendando com a Avenida Mário Melo. Já chegando no centro, o trajeto perpassa pela Rua da Aurora, pela ponte Princesa Isabel, Avenida Rio Branco, Praça do Marco Zero e caminha para o Cais da Alfândega. 


Já seguindo para a Zona Sul, o trajeto avança pela Ponte Maurício de Nassau e acessa um trecho da Avenida Sul, onde os corredores e atletas seguem pelo Cais de Santa Rita. De lá, o roteiro segue pelo Viaduto Cinco Pontas, Cais José Estelita, Cabanga, Ponte Paulo Guerra até chegar ao Pina, nas proximidades do empresarial JCPM.

Ministro da Defesa afirma que conseguiu pacificar o Brasil
Publicado em 25/05/2024 às 10:18

Em entrevista exclusiva à Rede Pernambuco de Rádios e ao blog do Alberes Xavier, o ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, afirmou que para tentar pacificar o País, é necessário muito diálogo. 


"A ferramenta do político é o diálogo e procurar consenso porque muitas vezes a gente se engancha porque a gente procura aquilo que não tem consenso. Mas a gente precisa investir nas convergências. As pessoas às vezes se apegam às divergências e deixam de ter o diálogo e uma convivência mais fraterna.


Graças a Deus, as coisas aqui estão tranquilas, o presidente está satisfeito e as forças armadas estão servindo a sociedade brasileira.


No entanto, mesmo prezando pelo trabalho, o ministro destaca que, por conta da sua idade, se pudesse trabalhar um pouco menos, seria melhor. "Aqui não tem como trabalhar menos. O expediente começa às 8h30, 9h e acaba às 22h da noite, todos os dias. Mas faço com gosto porque estou servindo a um amigo e a um País. Isso me dá prazer.

Publicado em 24/05/2024 às 12:46

Governadora Raquel Lyra anuncia abertura de 48 leitos de assistência ventilatória em 14 UPAs do Estado
Publicado em 24/05/2024 às 12:42

Anúncio foi feito durante visita, nesta sexta-feira (24), à Central de Regulação de Leitos. Governo já abriu 226 leitos nesta sazonalidade dos vírus respiratórios


Durante visita à Central de Regulação de Leitos, no bairro do Bongi, no Recife, a governadora Raquel Lyra anunciou, nesta sexta-feira (24), a abertura de 48 leitos de assistência ventilatória para os pacientes pediátricos em 14 Unidades de Pronto Atendimento (UPA) do Estado. A medida foi tomada para garantir mais assistência às crianças neste período da sazonalidade dos vírus respiratórios que acontece todos os anos, e faz parte do Plano da Sazonalidade, lançado pela Secretaria Estadual de Saúde. 


“Temos feito um trabalho muito forte, especialmente neste momento, para o enfrentamento à sazonalidade da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). Abrimos mais de 200 leitos nos hospitais de Pernambuco, e hoje temos a felicidade de anunciar 48 leitos de assistência ventilatória. Temos um time incansável, 24 horas por dia, comprometido para garantir que a saúde pública de Pernambuco atenda que mais precisa”, pontuou a governadora Raquel Lyra. 


Por causa da sazonalidade, o Governo do Estado já abriu 226 leitos, sendo 144 de enfermaria e 82 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) neonatal e pediátrico. Esses leitos foram distribuídos em 16 hospitais, espalhados em 13 municípios (11 do Interior e dois na Região Metropolitana). 


O aumento do investimento nas UPAs é de R$ 4,1 milhões em leitos de maior complexidade com suporte ventilatório, destinados aos casos de doenças respiratórias. São unidades de suporte avançado, com monitores e respiradores para crianças. Desde o dia 1° de maio, cada UPA recebeu, por plantão, o incremento de um médico, um enfermeiro e mais dois técnicos de enfermagem na equipe. 


As unidades que contarão com esse suporte são: Barra de Jangada, Imbiribeira, Ibura, Engenho Velho, Caxangá, Torreões, Nova Descoberta, Curado, Olinda, Paulista, Igarassu, São Lourenço da Mata, Cabo de Santo Agostinho e Caruaru.


“Os pacientes que hoje aguardam em fila de UTI ou de enfermaria não estão desassistidos, eles estão sendo cuidados nos leitos de assistência ventilatória das UPAs 24 horas e com todo um reforço para que possa acompanhá-los da forma mais adequada até que se viabilize o leito de UTI. Estamos abrindo ainda, na próxima semana, mais 10 leitos de UTI. Lembramos ainda que já abrimos mais leitos do que tem dentro de um hospital inteiro durante esse período para atender a sazonalidade da pediatria”, explicou a secretária de Saúde, Zilda Cavalcanti. 


A secretária executiva de Regulação, Fabiana Emerenciano, detalhou que Central de Regulação de Leitos trabalha em regime de plantão 24 horas, fazendo monitoramento e acompanhamento da lista, tanto de UTI quanto de enfermaria, na pediatria e nas outras especialidades. “Para pediatria, temos uma equipe exclusiva nesse período da sazonalidade, trabalhando dia e noite. Temos um critério, um score de priorização de acordo com o suporte necessário para cada caso. Seguimos atuando para atender as crianças que estão precisando de assistência de maior complexidade e fazer a oferta desse leito, para assim garantir a assistência de qualidade”, finalizou. A central recebe cerca de 1.000 chamadas por dia. 


O Governo de Pernambuco também já enviou para a Assembleia Legislativa um projeto de lei que aumenta a diária dos plantões dos profissionais em períodos de emergência em saúde do estado. O acréscimo é de 100% na remuneração extra para as categorias da área. O projeto nasce da dificuldade de se abrir leitos especializados para crianças, neste período, pela falta de profissionais com perfil pediátrico para esta demanda.


VACINAÇÃO - Pernambuco iniciou de forma antecipada a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, ainda no mês de março, como uma das propostas do Plano de Contingência da Sazonalidade, após o recebimento das primeiras 948 mil doses enviadas pelo Ministério da Saúde (MS). O pedido de antecipação foi feito pela SES-PE ao órgão federal, em novembro de 2023. De lá para cá, 1,2 milhão de doses foram aplicadas no estado (quando considerado os grupos prioritários), representando uma cobertura vacinal de 34,6%. Para os grupos prioritários, a população estimada é de 3,5 milhões pessoas.


TELEINTERCONSULTA - A Teleinterconsulta Pediátrica também é fruto do Plano da Sazonalidade, lançado este ano. A Teleinterconsulta Pediátrica é composta por médicos pediatras da rede estadual de saúde. Eles estão aptos a discutir casos relacionados às doenças respiratórias nas crianças, comuns nesta época de sazonalidade. No mês de início dos trabalhos, que começaram no dia 15 de abril, foram realizadas 599 consultas para profissionais da saúde. Em maio, até o momento, 684 atendimentos.


O serviço de Teleinterconsulta disponibiliza pediatras 24h por dia, que atendem profissionais que estão na linha de frente da assistência, orientando e encaminhando cuidados propícios no período da sazonalidade, que começou em março e se estende até agosto. Durante o atendimento, feito apenas de forma remota, é realizada a discussão dos casos e, então, define-se como abordá-los na prática.

Creatina: 25 marcas foram reprovadas por ter impurezas acima do permitido; SAIBA QUAIS
Publicado em 24/05/2024 às 08:19

Um estudo da Associação Brasileira de Empresas de Produtos Nutricionais (Abenutri) reprovou 25 das 66 creatinas vendidas no Brasil devido à quantidade do composto presente nos produtos. Foi constatado que esses produtos não possuíam a concentração indicada nos rótulos.

Para identificar impurezas, a variação máxima da creatina é examinada, ou seja, a presença de outros ingredientes além do composto principal. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) permite até 20% de variação.

No entanto, a análise revelou que 10 das marcas apresentaram 100% de variação, ou seja, nenhum desses produtos continha creatina.

“Para surpresa dos profissionais da área de Nutrição existem marcas não tinham nada de creatina e isso é medido pela porcentagem de pureza”, analisa a nutricionista Annete Marum, doutora em Genômica Nutricional pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

Confira a lista de suplementos de cratina reprovados no teste da Abenutri:

Natures Now Researches creatine energy now atp: 96,8%.

Body Nutry suplementos: 86,7%;

Nitro max creatina: 59%;

R74 Pro healthy creatine – 55,7%;

Body Nutry creatina – 54,5%;

Healthy time creatina powder – 53%;

Body action web creatine dual power – 46,2%;

Pro Healthy creatine micronized – 43,3%;

Absolut Nutrition creatina 100% pure – 37,1%;

Muscle full creatina – 32,7%;

Absolut Nutrition creatina Flavor – 32,3%;

Adaptogen hd cret – 24,3%;

Vitamax Nutrition creatine booster – 23,67%.

Body Action creatine double force – 23%;

Ftw creatina ultra – 20,17%;

Veja as marcas que tiveram 100% de variação:

Healthy labs creatina gourmet;

Ravenna sports creatina micronized;

Impure nutrition creatina;

Nft Nutrition creatina 100% pura;

Sun food creatine pure;

Dymatrix nutrition creatina monohidrate;

Iron tech sports nutrition creatina monohidratada;

Red bolic creatine monster maca palatinose zma;

Airomax creatine;

Dark dragon crea delite.

“Importante salientar que as empresas SUPLEY (fabricante marcas Probiotica e Max Titanium), INTLAB (das marcas AGE, MonsterFeed, Intlab e Cellucor) e BRG (Integralmédica e Darkness) tiveram seus produtos testados, porém entraram com medidas jurídicas para não divulgação dos resultados”, escreveu a Abenutri.

JOÃO Campos anuncia AQUISIÇÃO do Sítio da TAMARINEIRA: ‘conquista de nossa cidade’
Publicado em 24/05/2024 às 08:17

O prefeito de Recife, João Campos (PSB), anunciou pelas redes sociais na quarta-feira, 22 de maio, que a área do antigo Sítio da Tamarineira, localizada na Zona Norte da cidade, agora pertence oficialmente à prefeitura.

O local será destinado à construção do Parque da Tamarineira, com o objetivo de proporcionar um novo espaço de lazer para os moradores de Recife.

‘Uma grande conquista de nossa cidade. E as obras já tão moendo pra transformar o local no Parque da Tamarineira’, escreveu João Campos.

A medida é a conclusão de um acordo feito pelo gestor municipal e o o arcebispo de Olinda e Recife, Dom Paulo Jackson, feito em outubro do ano passado, quando o terreno de 10,5 hectares (ou 105 mil metros quadrados) da Santa Casa de Misericórdia foi cedido ao município.

O Projeto de Lei proposto por João Campos e encaminhado à Câmara Municipal em outubro de 2023, que visa autorizar a troca, já foi aprovado pelos vereadores.

O terreno do antigo Sítio da Tamarineira equivale a 10 campos de futebol e será permutado por seis lotes que fazem parte do futuro Parque Eduardo Campos, no Pina, e totalizam uma área de 18 mil metros quadrados, área quase seis vezes menor em comparação ao terreno permutado.

O Parque da Tamarineira será a segunda maior área verde da cidade, ficando apenas atrás do Parque Eduardo Campos (12 ha) e à frente da Jaqueira (7 ha), levando mais lazer, saúde e áreas contemplativas para bairros e comunidades da Zona Norte, sobretudo as da área oposta à Avenida Norte, tais como Água Fria, Mangabeira, Arruda, Alto José do Pinho e Casa Amarela.

O espaço vai contar com equipamentos de lazer tanto para crianças quanto para adultos, de exercícios físicos, de convívio e contemplação da cidade, funcionando de forma complementar às áreas verdes já existentes, ajudando a desafogar o Parque da Jaqueira.

Os serviços de saúde que funcionam no terreno (hospitais Psiquiátrico Ulysses Pernambucano, Pediátrico Helena Moura e o Centro de Prevenção, Tratamento e Reabilitação de Alcoolismo-CPTRA) permanecerão à disposição da população.

Maconha ultrapassa o álcool no uso diário nos EUA pela primeira vez, diz estudo
Publicado em 24/05/2024 às 08:16

Pela primeira vez, o número de americanos que usam maconha quase todos os dias ultrapassou o daqueles que bebem álcool com essa frequência, uma mudança que demorou 40 anos e aconteceu à medida que o uso recreativo da maconha se tornou mais comum e legalizado em quase metade dos Estados dos EUA.

Em 2022, 17,7 milhões de pessoas relataram usar maconha de forma diária ou quase diariamente, comparado a 14,7 milhões de bebedores diários ou quase diários, segundo uma análise de dados de pesquisas nacionais. Em 1992, menos de 1 milhão de pessoas disseram que usavam maconha quase todos os dias.

O álcool ainda é mais amplamente utilizado, mas 2022 foi a primeira vez que esse nível intenso de uso de maconha superou o consumo diário e quase diário de álcool, disse o autor do estudo, Jonathan Caulkins, um pesquisador de políticas sobre cannabis na Universidade Carnegie Mellon.

“Cerca de 40% dos usuários atuais de cannabis estão usando-a diariamente ou quase diariamente, um padrão que está mais associado ao uso do tabaco do que ao uso típico de álcool”, disse Caulkins.

A pesquisa, baseada em dados da Pesquisa Nacional sobre Uso de Drogas e Saúde, foi publicada na quarta-feira na revista Addiction. De 1992 a 2022, a taxa per capita de relatos de uso diário ou quase diário de maconha aumentou 15 vezes.

Caulkins reconheceu no estudo que as pessoas podem estar mais dispostas a assumir o uso de maconha à medida que a aceitação pública cresce, o que poderia ajudar a explicar os resultados.

A maioria dos Estados agora permite o uso médico ou recreativo da maconha, embora permaneça ilegal em nível federal.

Em novembro, os eleitores da Flórida decidirão sobre uma emenda constitucional permitindo a cannabis recreativa, e o governo federal está se movendo para reclassificar a maconha como uma droga menos perigosa.

Pesquisas mostram que usuários de alta frequência têm mais probabilidade de se tornarem viciados em maconha, ressaltou David A. Gorelick, professor de psiquiatria na Escola de Medicina da Universidade de Maryland, que não esteve envolvido no estudo.

O número de usuários diários sugere que mais pessoas estão em risco de desenvolver problemas de uso de cannabis ou vício, disse Gorelick.

“O uso de alta frequência também aumenta o risco de desenvolver psicose associada à cannabis”, uma condição grave onde a pessoa perde o contato com a realidade, disse ele.