São Joaquim do Monte: TCE-PE aprova contas de 2024 e prefeito Duguinha Lins fecha primeiro mandato com 100% de aprovação
Publicado em 02/06/2026 às 19:21

O prefeito de São Joaquim do Monte, Duguinha Lins, concluiu seu primeiro mandato com todas as contas de governo aprovadas pelo Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE). A mais recente aprovação refere-se ao exercício de 2024, reforçando o compromisso da gestão com a responsabilidade fiscal, a transparência e a correta aplicação dos recursos públicos.

O resultado consolida uma trajetória administrativa pautada pelo planejamento, equilíbrio financeiro e respeito às normas da administração pública. Além de atestar a regularidade da gestão, a aprovação das contas fortalece a credibilidade do município e a confiança da população nas ações desenvolvidas pelo governo municipal.

Duguinha destacou que a conquista é fruto do trabalho conjunto de secretários, servidores e equipes técnicas que atuam diariamente para promover o desenvolvimento de São Joaquim do Monte.

“Essa aprovação é resultado de um esforço coletivo. Seguiremos trabalhando com responsabilidade, transparência e compromisso com o povo de São Joaquim do Monte”, afirmou o prefeito.

Agora em seu segundo mandato, Duguinha Lins reafirma o compromisso de continuar investindo no crescimento do município, mantendo a boa gestão dos recursos públicos e ampliando as ações que beneficiam a população.

Alcolumbre descarta votação rápida da PEC do fim da escala 6×1
Publicado em 02/06/2026 às 19:11

Davi Alcolumbre afirmou que a PEC que acaba com a escala 6×1 passará pelas comissões do Senado antes de chegar ao plenário. Segundo ele, a Casa não pode apenas “carimbar” propostas aprovadas pela Câmara.

O presidente do Senado disse que pretende discutir o rito da matéria com líderes partidários e com o presidente da CCJ, Otto Alencar. Ele defendeu que os senadores tenham tempo para analisar e aperfeiçoar o texto.

Alcolumbre também criticou a pressão por uma votação acelerada em ano eleitoral e afirmou que decidirá o andamento da proposta “no seu tempo”. A expectativa é que a PEC tramite ao menos pela Comissão de Constituição e Justiça.

Pesqueira recebe representante nacional do UNICEF e fortalece ações em defesa da infância e adolescência
Publicado em 02/06/2026 às 18:44

Nesta terça-feira (2), Pesqueira, no Agreste, recebeu a visita do representante nacional do UNICEF no Brasil, Joaquim González, em uma agenda voltada ao fortalecimento das políticas públicas de proteção e garantia dos direitos de crianças e adolescentes.

A programação aconteceu no Espaço Mandaru, Território Xukuru do Ororubá e reuniu adolescentes de Pesqueira, da Paraíba e de Alagoas em uma roda de conversa marcada pelo diálogo, pela troca de experiências e pela valorização da participação juvenil. A atividade contou com a presença de integrantes dos Núcleos de Cidadania de Adolescentes (NUCA), iniciativa que estimula o protagonismo dos jovens e sua atuação na construção de uma sociedade mais participativa e inclusiva.

Durante o encontro, foram debatidos temas como cidadania, equidade, inclusão social e valorização dos saberes ancestrais, reforçando a importância da escuta ativa dos adolescentes e da promoção de oportunidades para o desenvolvimento das novas gerações.

A visita de Joaquim González simboliza o fortalecimento da parceria entre o UNICEF e o município de Pesqueira, que vem desenvolvendo ações voltadas à proteção integral da infância e da adolescência, com atenção especial aos públicos mais vulneráveis.

O momento reafirma o compromisso do município com a construção de políticas públicas cada vez mais eficientes e humanas, consolidando Pesqueira como uma referência regional na defesa dos direitos de crianças e adolescentes.

“Seguimos fortalecendo parcerias, trocando experiências e buscando caminhos que possam contribuir para o avanço da tecnologia e da comunicação no Brasil”, diz ministro das Comunicações
Publicado em 02/06/2026 às 18:47

O Ministro das Comunicações, Frederico Siqueira, concedeu entrevista na manhã desta terça-feira, dia 2, ao programa ‘Cidade em Foco’, da Rede Pernambuco de Rádios. A entrevista aconteceu direto do seu gabinete na Esplanada dos Ministérios e faz parte da cobertura que a Rede Pernambuco de Rádios e o Blog do Alberes Xavier têm feito ao longo desta semana, direto da capital federal.

O ministro falou sobre sua viagem a China, que ocorreu na última semana. Segundo ele, o principal objetivo da ida ao país asiático foi conferir de perto as tecnologias que irão ajudar a construir o futuro da comunicação no Brasil. “Nesta missão conhecemos soluções para a TV 3.0, conversando com empresas líderes do setor e discutindo temas estratégicos como inteligência artificial, data centers, telecomunicações e novos investimentos para o país”, disse ele.

Segundo Frederico Siqueira, a ida da comitiva brasileira a China serviu para fortalecer conexões, abrir portas e aproximar ainda mais Brasil e China por meio da inovação, da tecnologia e da comunicação. “Foi um momento importante para conhecer de perto soluções que estão transformando a conectividade, a inteligência artificial e a infraestrutura digital no mundo. Seguimos fortalecendo parcerias, trocando experiências e buscando caminhos que possam contribuir para o avanço da tecnologia e da comunicação no Brasil”.

Prefeitura de Caruaru divulga funcionamento dos serviços durante o feriado de Corpus Christi e ponto facultativo na sexta-feira (05)
Publicado em 02/06/2026 às 18:41

A Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Administração (SAD), informa que, em virtude do feriado de Corpus Christi, na próxima quinta-feira (04), e do ponto facultativo na sexta-feira (05), não haverá expediente nas repartições públicas, exceto nos serviços considerados essenciais.

Confira o funcionamento dos serviços:

UPAs, SAMU, Maternidade Municipal de Caruaru Santa Dulce dos Pobres e Hospital Manoel Afonso funcionarão normalmente.

O Centro de Atendimento ao Turista (CAT) do Alto do Moura e o CAT do Monte Bom Jesus terão funcionamento normal.

A Secretaria de Assistência Social e Combate à Fome manterá o plantão do auxílio-funeral, que poderá ser acionado pelos números (81) 98384-2410 e (81) 98384-3756. O serviço de pernoite para a população em situação de rua funcionará normalmente, na Rua Souza Lima, s/nº, no bairro Nossa Senhora das Dores. Além disso, a equipe de abordagem social estará em atividade.

Na área da educação, não haverá aulas na rede municipal de ensino.

Os museus e a biblioteca funcionarão normalmente.

O Centro de Referência da Mulher Maria Neuma funcionará em regime de plantão 24 horas, com atendimento pelo telefone (81) 98384-4310.

A Central de Abastecimento de Caruaru (CEACA) estará funcionando normalmente, com o setor administrativo fechado.

O AME Animal funcionará em regime de plantão, garantindo o atendimento emergencial.

Os parques municipais e a Via Parque funcionarão normalmente.

A Feira da Moda de Caruaru funcionará normalmente.

A feira do bairro São Francisco funcionará normalmente.

A coleta de lixo será realizada normalmente.

Alcolumbre diz que CPMI do Master virou palanque eleitoral
Publicado em 02/06/2026 às 18:32

Davi Alcolumbre afirmou que uma eventual CPMI para investigar o Banco Master tem sido usada por parlamentares como instrumento de campanha eleitoral, e não para esclarecer os fatos.

O presidente do Senado ressaltou que Polícia Federal, Ministério Público e órgãos de controle já apuram o caso. Por isso, voltou a se recusar a ler o requerimento que permitiria a instalação da comissão.

Apesar da pressão de governistas e oposicionistas, pedidos de CPI e CPMI seguem parados no Congresso. Nos bastidores, parlamentares admitem que a investigação enfrenta resistência política e esbarra no calendário eleitoral.

Hemope lança campanha para incentivar doação de sangue durante o período junino
Publicado em 02/06/2026 às 18:27

Representando a governadora Raquel Lyra, a vice-governadora de Pernambuco, Priscila Krause abriu as ações do São João e do Junho Vermelho da Fundação Hemope, nesta terça (2). A iniciativa busca estimular as doações de sangue em um período que a demanda dos hospitais costuma aumentar devido às viagens, celebrações e maior circulação de pessoas no Estado. O objetivo é reforçar os estoques de sangue e sensibilizar a população para um gesto simples que pode salvar vidas.

"Nesse ciclo de período junino, o Hemope e o governo do Estado se mobilizam para que a gente aumente o volume de doações de sangue, caso o sistema de saúde venha a precisar. A gente gostaria de convidar todas as pessoas que estão aptas a doar sangue, que venham, é rápido, não demora, só dói uma picadinha. Esse gesto significa que cada pessoa pode salvar quatro vidas", afirmou Priscila Krause. Ela aproveitou a oportunidade e fez a sua doação.

O lançamento da campanha aconteceu na sede do Hemope, no Bairro das Graças, ao som do tradicional forró pernambucano, tocado por um trio pé de serra. A solenidade também foi marcada pela presença dos artistas Cristina Amaral, César Amaral, Amauri Nascimento e Trio Feira de Mangaio, que levaram ao hemocentro muita animação. Além disso, os bailarinos da quadrilha junina Lumiar encantaram o público com cores, dança e tradição.

A presidente do Hemope, Raquel Santana, destacou que a proposta da ação é unir a força da cultura popular à mobilização pela doação de sangue. Ela também ressaltou o apoio recebido do Governo de Pernambuco e da Secretaria Estadual de Saúde para o fortalecimento das campanhas.

O Hemope é uma organização de caráter científico, educacional e assistencial que está vinculado à Secretaria de Saúde do Governo do Estado de Pernambuco. “Queremos reforçar que doar sangue é um ato de amor ao próximo e que a solidariedade também faz parte das nossas tradições. Com o apoio do Governo do Estado e da Secretaria de Saúde, seguimos fortalecendo essa importante causa”, afirmou.

A secretária estadual de Saúde, Zilda Cavalcanti, destacou o trabalho desenvolvido pelos servidores da instituição. “Em todas as campanhas, encontro a mesma dedicação, entusiasmo e compromisso de uma equipe que trabalha para salvar vidas. O reconhecimento por esse trabalho é mais do que merecido”, afirmou.

Priscila Krause lembrou também que o Governo do Estado vem investindo na melhoria de estrutura da Fundação Hemope com obras de requalificação do hemocentro e hospital, com cerca de R$ 10 milhões já investidos, inclusive nos polos do Hemope em Caruaru. "Esse é um trabalho contínuo. O Hemope representa uma rede de amor, simbolizada na doação de sangue."

BNB já destinou R$ 2,3 bilhões, em 2026, a projetos de produção industrial sustentável
Publicado em 02/06/2026 às 18:26

Belo Jardim (PE) é um dos municípios com presença de indústria sustentável. Desde o lançamento da Nova Indústria Brasil, o Banco já financiou mais de R$ 3,6 bilhões em Pernambuco

Recife (PE), 02 de junho de 2026 - Os financiamentos do Banco do Nordeste (BNB) para projetos enquadrados na Nova Indústria Brasil (NIB) somaram R$ 2,3 bilhões, entre janeiro e abril de 2026. Os recursos apoiam cadeias produtivas sustentáveis, infraestrutura voltada à melhoria da qualidade de vida e iniciativas de descarbonização na área de atuação do Banco, que abrange os estados nordestinos e parte de Minas Gerais e do Espírito Santo. Os investimentos se destacam em um contexto de valorização de práticas sustentáveis, em sintonia com o Dia Mundial do Meio Ambiente celebrado em 5 de junho, avalia o presidente do BNB, Paulo Câmara.

Durante o primeiro quadrimestre do ano, a maior parte das contratações concentrou-se na chamada Missão 3, que inclui infraestrutura, moradia e mobilidade sustentáveis, com R$ 1,12 bilhão. Em seguida, destacam-se a Missão 1 (cadeias agroindustriais sustentáveis e digitais), com R$ 704,8 milhões; Missão 5 (descarbonização, transição energética e bioeconomia), com R$ 270,8 milhões; e a Missão 2 (complexo econômico-industrial da saúde), com R$ 213,3 milhões.

De acordo com Paulo Câmara, a atuação do Banco está alinhada às diretrizes nacionais de desenvolvimento produtivo e sustentável. Segundo ele, o Banco desempenha um papel fundamental na indução de investimentos e no fortalecimento da economia regional com geração de emprego, renda e inovação.

Investimentos no estado
Os recursos da NIB alcançaram todos os estados atendidos pelo Banco. Em Pernambuco, as contratações superaram R$ 130 milhões no primeiro quadrimestre deste ano. Os valores foram distribuídos entre a Missão 1 (R$ 72 milhões), Missão 2 (R$ 10,4 milhões) e Missão 5 (R$ 48 milhões). Desde o lançamento do NIB, em 2023, o estado pernambucano já recebeu R$ 3,6 bilhões.

Belo Jardim (PE) é um dos municípios pernambucanos em que há presença de projetos sustentáveis na indústria. A Baterias Moura inaugurou, em 2025, a Unidade 14 com financiamento do Banco do Nordeste. A nova estrutura adota práticas sustentáveis como reciclagem do ácido, sistema de drenagem com reuso de águas das chuvas e eficiência energética –100% renovável. A solução ácida extraída das baterias usadas pode ser reutilizada na produção de novas peças. Além disso, a empresa já recicla 100% do chumbo e do plástico das baterias que coloca no mercado.

R$ 38 bilhões aplicados

A Nova Indústria Brasil estabelece metas até 2033 organizadas em missões que abrangem áreas estratégicas como infraestrutura, agroindústria, saúde, bioeconomia e transição energética. A política busca estimular a inovação, a sustentabilidade e o adensamento das cadeias produtivas, com foco na redução das desigualdades regionais.

Somente o Banco do Nordeste já financiou mais de R$ 38 bilhões em projetos enquadrados na NIB, desde 2023. Os valores foram distribuídos em todos os estados de atuação do BNB. Foram R$ 14,4 bilhões pela Missão 5, cerca de R$ 15,6 bilhões na Missão 3, R$ 1,5 bilhão na Missão 2 e R$ 6,6 bilhões na Missão 1.

Almoço em Brasília reúne blogueiros e experientes servidores do Congresso para debate político
Publicado em 02/06/2026 às 18:25

Os blogueiros pernambucanos Alberes Xavier e Edmar Lyra participaram de um almoço em Brasília com o embaixador de Pernambuco na capital federal, Aristeu Plácido, e o assessor de Orçamento da Bancada Federal de Pernambuco, Dr. José Carlos Albuquerque. O encontro foi marcado por uma conversa descontraída e produtiva sobre os principais temas da política nacional e os desafios que movimentam o cenário político brasileiro.

Durante o encontro, as discussões também se voltaram para Pernambuco, com análises sobre as articulações partidárias, a sucessão estadual e os preparativos das lideranças para as eleições de 2026. A troca de experiências e informações proporcionou uma ampla avaliação dos cenários políticos que deverão influenciar os rumos do Estado e do país nos próximos anos.

Zeca Cavalcanti vistoria conclusão das obras da estrada da UPE e anuncia nova etapa de investimentos
Publicado em 02/06/2026 às 18:25

O prefeito de Arcoverde, Zeca Cavalcanti, vistoriou nesta terça-feira (2) as obras de conclusão da primeira etapa de requalificação da Avenida Cícero Monteiro de Melo, importante corredor viário que dá acesso ao campus da Universidade de Pernambuco (UPE) e atende moradores do bairro Teresópolis.

A intervenção representa a solução de um problema histórico enfrentado por estudantes, moradores e motoristas que utilizam diariamente a via. Durante anos, especialmente nos períodos chuvosos, o local registrou constantes transtornos causados pelo acúmulo de água, dificuldades de mobilidade e prejuízos para quem precisava trafegar pela avenida.
A obra é resultado de um conjunto de esforços envolvendo a gestão municipal, a mobilização da população e as reivindicações dos centros acadêmicos dos cursos de Odontologia e Direito da UPE, que há anos cobravam melhorias para o acesso à instituição.

Nesta primeira etapa, a Prefeitura executou serviços de drenagem, pavimentação e asfaltamento em mais de 4,5 quilômetros da via, garantindo melhores condições de tráfego, segurança e acessibilidade para a população.

Durante a vistoria, Zeca Cavalcanti destacou a importância da intervenção para a qualidade de vida dos moradores e para o desenvolvimento urbano da cidade.

“Tantos anos essa avenida causou problemas para quem transita, para quem estuda e para quem mora aqui. Nos períodos de chuva, os transtornos eram constantes. Agora, essa realidade começa a mudar. Nesta primeira etapa realizamos drenagem, pavimentação e asfaltamento, garantindo mais segurança, mobilidade e qualidade de vida para a população”, afirmou o prefeito.

O gestor também anunciou que os investimentos na região terão continuidade nos próximos dias.

“O trabalho não para. Vamos iniciar a segunda etapa dessa obra, com mais de 11 mil metros quadrados de recapeamento asfáltico. É assim que continuamos trabalhando, enfrentando problemas antigos para dar mais qualidade de vida à população de Arcoverde e tornando nossa cidade cada vez mais forte”, destacou.
A expectativa da Prefeitura é que a conclusão das próximas etapas consolide a transformação de uma das vias mais importantes da cidade, beneficiando diretamente estudantes, moradores, comerciantes e todos os usuários que utilizam diariamente o acesso à UPE e ao bairro Teresópolis.

A obra integra o conjunto de ações de infraestrutura urbana que vêm sendo executadas pela gestão municipal com foco na melhoria da mobilidade, valorização dos bairros e fortalecimento do desenvolvimento de Arcoverde.