Drª Cátia é diplomada para seu segundo mandato como prefeita de Jataúba
Publicado em 16/12/2024 às 08:11

Nesta sexta (13) o Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco - TRE-PE, promoveu a solenidade de diplomação dos eleitos no pleito de outubro de 2024 em Jataúba. O evento aconteceu no novo auditório da Escola Municipal José Higino de Sousa, e na ocasião foram diplomados a prefeita, vice-prefeito e onze vereadores.


O juiz da 54ª Zona Eleitoral, Dr. Lucas Dumont Silva abriu a solenidade, e realizou a entrega dos diplomas aos vereadores eleitos Adriano Ferreira dos Santos (Burú), Antônio José da Silva (Antônio Biloza), Carla Janielle Paiva do Nascimento, Francisco Dacivan Feitosa (Civan), Francisco de Assis Nascimento (Chico de Irineu), José Junior Cordeiro de Farias (Junior do Riacho do Meio), José Lopes Sobrinho (Zito Lopes), Josilene Cordeiro do Nascimento, Lusimário Luis da Silva, Paulo Floriano da Silva (Paulo de Floro), Diego Santos de Farias, e ao vice-prefeito eleito Fernando Chaves Costa (Firoca), e por fim, a prefeita reeleita, Cátia Junsara Rodrigues Aquilino (Drª Cátia).


Drª Cátia e seu grupo seguem fortalecidos, contando com 9 das 11 cadeiras na Câmara de Vereadores, além de um excelente relacionamento com seus deputados, e os governos estadual e federal. A prefeita discursou agradecendo a todos os jataubenses, incluindo sua equipe de secretários, sua família e aos candidatos que não foram eleitos, e reafirmou seu compromisso de seguir trabalhando ainda mais pelo progresso do município. A solenidade foi encerada, e se seguiu uma intensa sessão de fotos com os diplomados, seus familiares e outros convidados.

Publicado em 16/12/2024 às 08:11

Pernambuco é reconhecido como Região do Esporte nas Américas pela Aces Europe
Publicado em 16/12/2024 às 08:10

Estado se torna o primeiro do Brasil a conquistar o título, que foi entregue na sede do Parlamento Europeu em Bruxelas, na Bélgica


Pernambuco foi internacionalmente reconhecido como Região do Esporte nas Américas, tornando-se o primeiro estado do Brasil a receber essa honraria. O título foi concedido pela Aces Europe (Associação das Capitais e Cidades Europeias do Desporto) durante uma cerimônia oficial, realizada nesta quinta-feira (12), na sede do Parlamento Europeu em Bruxelas, na Bélgica. A premiação é o resultado de um processo de avaliação, que inclui reuniões e vistorias a espaços esportivos em todo o território estadual. Pernambuco agora se destaca como modelo de referência em desenvolvimento e incentivo esportivo.


“É com muito orgulho que recebemos essa honraria. Ela é fruto das entregas que temos feito desde o ano passado, porque entendemos a importância do esporte como um instrumento de inclusão social. A prática esportiva está associada à educação e à cultura, alguns dos principais valores para a formação dos cidadãos”, comemorou a governadora Raquel Lyra.


A Aces Europe, vinculada ao Parlamento Europeu e com apoio da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), é uma organização sem fins lucrativos que atribui, anualmente, títulos a cidades e estados que promovem o esporte de maneira democrática em seu território. A indicação ao prêmio é o resultado de uma análise, que segue os critérios das entidades, dos programas esportivos em execução, dos processos de implementação e de investimentos realizados pelo estado. A premiação busca enaltecer as políticas públicas com ênfase no esporte educacional, valorizando não apenas as conquistas esportivas, mas também a inclusão social, a promoção da saúde e a formação cidadã.


O secretário de Educação e Esportes, Alexandre Schneider, comemorou o reconhecimento conquistado pelo Estado e destacou a ampliação dos investimentos esportivos. "Essa conquista é o resultado direto dos significativos investimentos realizados no esporte, desde a base, do educacional, ao alto rendimento, além do trabalho integrado que temos desenvolvido em todos os municípios. É uma vitória de todos que constroem, diariamente, essa trajetória", disse.


A premiação internacional reconhece a importância das políticas públicas que Pernambuco tem desenvolvido para transformar o esporte em um instrumento de inclusão e cidadania. Nos últimos anos, o Estado investiu na construção de quadras e na distribuição de kits esportivos nas escolas da rede estadual de ensino e ampliou os investimentos nos programas Bolsa Atleta, Bolsa Técnico e Time PE, assim como na Lei Estadual de Incentivo ao Esporte. Além disso, fomentou pequenos projetos esportivos em todo o estado, reafirmando o compromisso de tornar o esporte acessível a todos os pernambucanos. 


“Pernambuco receber esse título é algo que muito nos orgulha, por ser um reconhecimento ao trabalho que vem sendo desenvolvido e pelo apoio que tem sido dado pela governadora Raquel Lyra e pela vice-governadora Priscila Krause. Elas entendem o esporte como um veículo totalmente intersetorial que perpassa pela educação, saúde, lazer, direitos humanos, criança e juventude, mulher, e por todas as secretarias que fazem parte do escopo do nosso governo. Parabéns a todos os pernambucanos pelo prêmio, em especial para aqueles que compõem a comunidade esportiva, aos atletas, os técnicos e gestores”, disse o secretário executivo de Esportes, Luciano Leonidio.


Com o prêmio, Pernambuco se junta a uma seleta lista de cidades, estados e regiões reconhecidos globalmente por suas iniciativas esportivas. Desde que a Aces Europe expandiu o prêmio para a América do Sul, em 2022, esse título tem servido como uma importante vitrine para destacar a força do esporte como meio de desenvolvimento social. O estado agora carrega essa responsabilidade, mostrando que o esporte é, de fato, uma prioridade em sua gestão pública.


Prefeitura de Garanhuns participa de Cerimônia de certificação do Selo UNICEF
Publicado em 16/12/2024 às 08:09

Representantes da Prefeitura de Garanhuns participaram nesta quinta-feira (12) da cerimônia de certificação do Selo Unicef. O município atingiu as metas pela primeira vez, garantindo crianças e adolescentes na escola e na creche, imunizadas e protegidas. O prefeito Sivaldo Albino e articuladores e mobilizadores que atuaram nas ações estiveram presente no encontro que aconteceu na cidade de Caruaru. 


Durante os últimos anos, um trabalho intersetorial foi realizado pelas equipes das Secretarias de Assistência Social, Educação e Saúde. "Este selo é sobre os direitos das crianças e dos adolescentes. O Selo UNICEF trabalha durante quatro anos ao lado das equipes municipais, descobrindo maneiras de chegar mais rapidamente às nossas metas, mas também planejando e monitorando", afirmou Verônica Bezerra, chefe do escritório do UNICEF em Recife.


O Selo UNICEF é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) para estimular e reconhecer avanços reais e positivos na promoção, realização e garantia dos direitos de crianças e adolescentes em municípios do Semiárido e da Amazônia Legal brasileira. Os municípios reconhecidos com o Selo UNICEF se empenharam em cuidar bem da primeira infância e da adolescência, melhorar a educação investir na saúde, promover hábitos de higiene e acesso à água limpa, proteger crianças e adolescentes das violências e garantir a proteção social às famílias vulneráveis.

Caruaru participa da Reunião de Encerramento das Atividades da Rede de Parcerias, em Brasília, e traz bons resultados
Publicado em 16/12/2024 às 08:08

 Dentre as prefeituras que firmaram mais de 50 instrumentos, Caruaru alcançou a sexta posição de todos os municípios do Brasil


A Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag), participou da Reunião Conjunta de Encerramento das Atividades da Rede de Parcerias em 2024, ocorrida em Brasília (DF), entre os dias 11 e 12 de dezembro. Dentre as prefeituras que firmaram mais de 50 instrumentos, Caruaru alcançou a sexta posição de todos os municípios do Brasil. 


O evento teve por objetivo reunir representantes das Unidades Gestoras das instituições que compõem a Rede de Parcerias do Governo Federal. Além de ser uma excelente oportunidade de integração entre os parceiros da Rede para o compartilhamento de boas práticas e experiências. Durante a reunião, foi apresentada a consolidação das ações realizadas ao longo do ano e celebrado o impacto dessas ações nas políticas públicas implementadas.


A assessora especial da Prefeitura de Caruaru e coordenadora da Rede de Parcerias do município, Mayara Soares, esteve na reunião. Ela destacou a importância dessa aproximação do município junto ao Governo Federal e demais órgãos que compõem o Elo da Rede. “Caruaru vem se aperfeiçoando e se aprimorando na captação e gestão de recursos de emendas e transferências discricionárias, e estar na Rede recebendo informações e orientações faz toda a diferença”, analisa Mayara.


Atualmente Caruaru já consegue se destacar através do Índice de Desempenho na Gestão das Transferências Discricionárias e Legais da União (IDRTU-DL), que é um indicador elaborado pelo Ministério da Gestão sobre a qualidade e eficiência do município quando o assunto é captação, execução e prestação de contas de convênios. “Segundo o IDRTU-DL, Caruaru obteve 55,10, o melhor resultado na gestão de instrumentos no Transferegov, que é uma plataforma do Governo Federal para operacionalização das transferências de recursos, no Grupo 7, dentre todo o estado de Pernambuco”, informou a coordenadora. 


O Grupo 7 agrega municípios que possuem quantidade de habitantes acima de 100 mil e PIB per capita de até R$35.934,57. Além disto, entre as prefeituras que firmaram mais de 50 instrumentos, Caruaru alcançou a sexta posição de todos os municípios do Brasil. “Esse resultado só demonstra o trabalho do Prefeito, Rodrigo Pinheiro, que mensalmente está em Brasília em busca de investimentos para Caruaru e que tem uma equipe dedicada aos recursos federais”, ressaltou.


A Rede de Parcerias conta atualmente com mais de 250 parceiros, é composta por órgãos e entidades públicas e privadas e foi constituída para o aprimoramento, a disseminação e o compartilhamento de conhecimentos relativos à gestão das parcerias que envolvem colaboração mútua e interesse público e recíproco e dos projetos de investimentos em infraestrutura registrados no obrasgov.br, com vistas ao fortalecimento da governança, do diálogo e da gestão, bem como à melhoria do gasto público, e maior efetividade das políticas públicas.

Caravana do Papai Noel encanta multidão no Marco Zero
Publicado em 16/12/2024 às 08:06

Evento, promovido pela Cola-Cola, integra ações do ciclo natalino do Recife A magia do Natal invadiu o Recife neste domingo (15) com a tradicional Caravana do Papai Noel da Coca-Cola, que encantou a população. O evento atraiu uma multidão ao Marco Zero, no Bairro do Recife. O prefeito João Campos esteve presente, prestigiando a celebração. "Estou muito feliz em ver a prefeitura realizando um Natal tão especial, em parceria com empresas patrocinadoras como a Coca-Cola, que trouxe a Casa do Papai Noel e o desfile dos caminhões. Promover um Natal bonito e gratuito para todos e todas é algo que nos enche de alegria”, afirmou o prefeito João Campos. Além da programação na Avenida Rio Branco, que contou com as apresentações da Orquestra Plural, Boi Faceiro, Pastoril UR-3 do Ibura e Orquestra Riviera do Recife, o espetáculo contou com a tradicional caravana dos caminhões iluminados com o Papai Noel, cruzando o Marco Zero da cidade e encantando a multidão. Este ano, a campanha de Natal da Coca-Cola 2024 foi intitulada "Desperte o Papai Noel que há em você", simbolizando a força da tradição e inovação, ao mesmo tempo em que valoriza o espaço público como ponto de encontro e celebração.


Após a passagem pelo Bairro do Recife, a caravana seguiu para o Palácio Campo das Princesas, Lagoa do Araçá (Imbiribeira) e Monte dos Guararapes, em Jaboatão. Silvana Santos veio do bairro de Casa Amarela com os filhos para conferir a caravana do papai noel de perto. “Todos os anos eu trago meus filhos para ver como ficou a decoração de Natal aqui do bairro do Recife. Mas este ano viemos principalmente ver a caminhões. Era um desejo do meu filho e viemos conferi”, contou. O evento, coordenado pela Solar Coca-Cola, integra um roteiro que contempla mais de 50 cidades brasileiras, com apresentações em 26 municípios nordestinos. NATAL - O Ciclo Natalino do Recife teve início no dia 1º de dezembro e está levando apresentações culturais aos principais pontos da cidade. O encerramento está marcado para 6 de janeiro, com a tradicional Queima da Lapinha, que encerra simbolicamente as festividades e abre espaço para o Carnaval. Além das apresentações culturais, a Prefeitura do Recife enfeitou a cidade com um espetáculo de luzes e cores para celebrar o Natal de 2024. A decoração abrange mais de 384 mil metros de mangueiras e cordões de LED, totalizando cinco milhões de luzes espalhadas por toda a cidade. Entre os destaques estão a tradicional árvore de 45 metros na Avenida Agamenon Magalhães, decorada com 37 mil metros de luzes e elementos dourados, e os parques Dona Lindu, Tamarineira e Graças, que receberam árvores de 15 metros, presépios e túneis luminosos. A Avenida Rio Branco, além de túnel de arabescos iluminados, conta com uma vila cenográfica e espaço especial para fotos com Papai Noel.

Prefeitura de Garanhuns abrirá nova escola em 2025 e orienta sobre procedimento de matrícula
Publicado em 13/12/2024 às 08:55

A Rede Municipal de Garanhuns vai ganhar uma nova escola em 2025. Instalada no Viana e Moura, a unidade se chamará Pacífico Carlos Zoby e atenderá do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. As obras estão sendo realizadas pela Prefeitura de Garanhuns, por meio da Secretaria de Educação. Serão disponibilizadas 365 vagas para ao próximo ano letivo. 


Com previsão de início do funcionamento no começo do ano letivo, as matrículas para os estudantes novatos serão realizadas pelo site matricula.educacaogaranhuns.com.br, a partir do dia 13 de janeiro, às 8h. Se o estudante já fizer parte da Rede Municipal de Ensino e o pai quiser fazer a transferência para a nova unidade, deve procurar as Escolas Municipais Abílio Camilo ou Petrônio Fernandes para ser orientado sobre os trâmites que deve seguir. 


A construção da unidade de ensino está sendo feita no Padrão do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e tem o investimento de mais de 2 milhões de reais. Com as obras em fase de finalização, a escola terá seis salas de aula e espaço amplo para atividades.

Livro Lilás reúne recomendações da sociedade durante a 5ª Conferência Nacional de Ciência Tecnologia e Inovação
Publicado em 13/12/2024 às 08:54

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) lançou nesta quarta-feira (11), em Brasília, o “Livro Lilás – Relatório Geral da 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação”. A publicação, em formato digital, reúne as contribuições feitas durante os 3 dias do evento nacional realizado em 30, 31 de julho e 1º de agosto. A programação alcançou 30 mil pessoas em mais de 60 painéis de debates.


A produção do livro teve o uso de ferramentas de inteligência artificial para sistematizar os áudios, vídeos e incorporar os relatórios feitos em cada sessão. Os textos foram revisados pelos integrantes da comissão responsável pela sistematização e documentação da Conferência. O evento teve como tema “Para um Brasil Justo, Sustentável e Desenvolvido” e foi realizado após um hiato de 14 anos.


No lançamento, a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, afirmou que, mais que um registro, o livro é uma ferramenta estratégica para o futuro da ciência e tecnologia no Brasil.

“Reforço o convite para que todos leiam e se apropriem do conteúdo desse livro. Ele representa o compromisso coletivo com um Brasil que valoriza a ciência como alicerce para um futuro mais equitativo, sustentável e inovador. Que esse material inspire novos avanços e continue impulsionando o retorno da ciência ao lugar que ela merece como força transformadora para toda a sociedade”, declarou.

Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação


O secretário-geral da 5ª Conferência, o ex-ministro Sérgio Rezende, por videoconferência, disse que a comissão responsável pela documentação escolheu produzir dois documentos: o Livro Lilás, com as recomendações gerais do evento, e o Livro Violeta, que está em produção e será lançado em fevereiro. A publicação terá foco na Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, que vai definir as bases para o setor na próxima década.


“O Livro Lilás, que está sendo lançado hoje, é um relatório geral da conferência. Ele foi produzido com auxílio de uma ferramenta de IA. Esse livro espelha muito bem o que foram os resultados da conferência. O Livro Violeta vai ter muita coisa em comum, mas vai ter sua característica própria, com as recomendações voltadas à Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação”, explicou.


Já o secretário-executivo do MCTI, Luis Fernandes, exaltou o sucesso da 5ª Conferência e disse que, a partir do lançamento do Livro Violeta, será instalada uma comissão que vai construir a Estratégia Nacional de CT&I.

“O grande trabalho que nós teremos a partir da entrega do Livro Violeta é cumprir a missão da conferência, que é fornecer os subsídios para elaborar a Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação. Nossa ideia é, junto com o lançamento do livro, constituir a comissão responsável por dar sequência ao trabalho na elaboração da estratégia”, pontuou.


Acesse o "Livro Lilás – Relatório Geral da 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação" neste link: https://issuu.com/5cncti/docs/livro_lilas_relatorio_geral_5_cncti?fr=xKAE9_zU1NQ

Também está disponível o e-book "Participação social nos eventos preparatórios da 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação", coordenado pela Assessoria de Participação Social e Diversidade do MCTI.


5CNCTI

Realizada pelo MCTI e organizada pelo CGEE (Centro de Gestão e Estudos Estratégicos), organização social supervisionada pelo ministério, a 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação teve como principal objetivo discutir com a sociedade as necessidades na área de CT&I e propor recomendações para a elaboração de uma nova Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (ENCTI) até 2030.

Governadora Raquel Lyra assina duas ordens de serviço que somam R$ 25 milhões para fortalecer a agricultura familiar em Pernambuco
Publicado em 13/12/2024 às 08:53

As assinaturas foram feitas durante a abertura da 1ª Feira de Negócios da Agricultura Familiar (FENEAF), no Recife


Na abertura da 1ª Feira de Negócios da Agricultura Familiar (FENEAF), nesta quinta-feira (12), a governadora Raquel Lyra assinou duas ordens de serviço para fortalecer a agricultura familiar em Pernambuco. A primeira, de R$ 18 milhões, é para aração de terras, e a segunda, de R$ 7 milhões, é destinada à distribuição de sementes em municípios do Sertão. A feira, realizada no Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), no Recife, foi aberta oficialmente pela governadora. O evento é uma oportunidade de negócios para agricultores de todas as regiões do estado, que estão comercializando seus produtos. A feira acontece até domingo (15), e a entrada é gratuita.


“Aqui na feira tem agricultores de Pernambuco inteiro mostrando a capacidade de produção da nossa gente, gerando negócios para, muitas vezes, o ano todo. E nós estamos trabalhando para reforçar essas ações. Nós temos o fortalecimento com a distribuição de sementes no tempo certo e também as horas-máquinas tão sonhadas, porque não adianta nada a gente entregar as sementes se eles não têm as máquinas para poder arar a terra. Vamos trabalhar para gerar emprego e renda no nosso estado”, destacou a governadora Raquel Lyra.


A primeira assinatura foi para contratação do serviço de aração da terra, ação importante para preparar a terra para receber as sementes. A segunda vai distribuir 512 toneladas de sementes de milho, feijão e sorgo para municípios do Sertão pernambucano. 


Ainda na ocasião, a gestora vistoriou seis caminhonetes que serão destinadas a fortalecer o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) Indígena, iniciativa em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social. A chefe do Executivo estadual também conheceu algumas máquinas e tratores, que vão fazer parte de um grande programa para a agricultura familiar, a ser lançado em breve.


“Esse é o investimento na agricultura familiar feito pelo governo, esse é nosso grande papel. São sementes, aração de terra, além dessa grande feira”, registrou o secretário de Desenvolvimento Agrário, Agricultura, Pecuária e Pesca, Cícero Moraes. O prefeito de Tuparetama, Sávio Torres, disse que é “uma satisfação estar presente no evento da feira da agricultura, porque é a demonstração de um governo que trabalha pelo desenvolvimento agrário”, frisou.


“Nós estamos com uma expectativa de receber por dia, na feira, cerca de 500 pessoas que vão ter contato com os produtos de mais diversos tipos, de origem vegetal e animal, derivados e in natura, como mel, queijo, mariscos. Tudo isso, somados aos investimentos na distribuição de sementes e cuidado com a terra, fortalece a geração de emprego e renda”, disse a presidente do IPA, Ellen Viégas.


FENEAF – Realizada pelo Governo de Pernambuco, a FENEAF reúne cerca de 300 agricultores, que estão expondo seus produtos em 250 estantes. São quatro pavilhões, sendo um deles exclusivo dos povos e comunidades tradicionais de Pernambuco. Os participantes foram selecionados por meio de uma chamada pública e de uma curadoria realizada pela Diretoria de Extensão Rural do IPA. 


O agricultor João da Silva Leite, de Mirandiba, no Sertão, está comercializando mel e extrato de própolis. “Isso mostra interiorização das ações do governo, um evento que mostra potencial. Então é bom para que a gente se sinta contemplado, lembrado, importante para escoar, ter para onde vender nossa produção”, afirmou o agricultor.


A FENEAF é uma versão renovada e ampliada da feira de agricultura realizada no ano passado no IPA. O horário de funcionamento na sexta e sábado é das 8h às 20h, e no domingo, das 8h às 13h.


Estiveram presentes o deputado estadual Eriberto Filho, os prefeitos Isabel Hacker (Rio Formoso), Luiz Aroldo (Águas Belas) e Marly Quental (Cedro). 

Prefeitura de Jataúba inaugurou decoração do Natal da Esperança 2024
Publicado em 13/12/2024 às 08:51

Nesta quarta (11), teve início mais uma edição do Natal da Esperança, em 2024 com o tema "Nossa cultura encantando o Natal". A festa já se tornou uma tradição no município, encantando crianças, jovens e adultos com uma rica decoração, programações culturais, distribuição de presentes e sorteio de brindes.


A rica cultura nordestina se faz presente nas decorações e apresentações deste ano, exaltando nossos costumes, e afirmando as tradições que fundamentam nossa formação e herança histórica. A abertura contou com números musicais reproduzidos pelo coral de servidores do município, que esse ano contou com uma orquestra talentosíssima, que abrilhantou ainda mais a festa, que terminou com o acendimento das luzes e queima de fogos.


Além da tradicional decoração da Rua São Sebastião e da Avenida José Lopes, esse ano a Rua Vereador Pedro Doca Filho e a Praça da Renda Renascença e Cultura também foram decoradas. Os vários polos natalinos permanecem abertos a visitação, e no próximo dia 22, a Praça São Sebastião receberá a festa de encerramento, com apresentações musicais, a chegada do Papai Noel e do Menino Jesus, distribuição de presentes e sorteio de diversos brindes.