Pix vai de crise a oportunidade para Lula em seis meses; veja estratégia do governo
Publicado em 28/07/2025 às 08:26

Gatilho para o início da queda do presidente Luiz Inácio Lula da Silva nas pesquisas de avaliação de governo, o Pix foi, em seis meses, de crise a oportunidade para o petista, na esteira da investigação comercial dos Estados Unidos sobre o modelo de transferência.


Nas redes sociais, o Palácio do Planalto chegou a bradar que “o Pix é nosso, my friend” e que “parece que nosso Pix vem causando um ciúme danado lá fora”, enquanto Lula disse em pronunciamento que não aceitará ataques a esse “patrimônio do nosso povo”. Agora, petistas se organizam em grupos para reforçar a narrativa na arena digital.


Em meados de janeiro, a distorção de uma medida da Receita Federal que envolvia o Pix virou uma dor de cabeça para Lula, com acusações de que ele queria taxar a ferramenta. Com engajamento superlativo, o famoso vídeo do deputado Nikolas Ferreira (PL-MG) foi o epicentro da disputa e do emparedamento do presidente, que colocou em curso nas últimas semanas uma campanha para exaltar o Pix.


Como adiantou o colunista Lauro Jardim, do GLOBO, a Secretaria de Comunicação Social (Secom) planeja apostar na defesa do modelo de transferência como uma das bandeiras da gestão. O movimento se dá na esteira do discurso de soberania nacional reforçado por Lula desde que Trump começou a ameaçar o país com tarifas e sanções.

O mapeamento de grupos de WhatsApp formados por aliados do governo para alinhar a estratégia de guerra digital mostra que, nos últimos dias, o apoio ao Pix ganhou tração. “Atenção para a missão! Tá rolando um post importante sobre a tentativa dos EUA de pressionar o Brasil E sabemos que o alvo da vez é o Pix. Sim, o nosso Pix!”, convocou uma coordenadora na semana passada.

A mensagem continha o link de uma publicação do Instagram oficial do governo que defendia a negociação de outros tópicos com o governo americano, mas sem dar margem para qualquer mudança no Pix: “Seguimos buscando todos os canais e não vamos desistir de negociar com os Estados Unidos para evitar a tarifa de 50% anunciada sobre nossos produtos. É legítimo e desejável que países soberanos debatam questões comerciais. Mas se o problema for o Pix... No way”, diz o texto.

“Ele é um orgulho nacional, um exemplo para o mundo e vai continuar exatamente do jeitinho dele: gratuito, seguro e ajudando o povo brasileiro a tocar a vida.”

Criado por figuras do PT a fim de concentrar apoiadores do governo, o chamado Clube de Influência do Lula deu início, no mês passado, a um método mais organizado de comunicação nas redes. Nos grupos, a mobilização voltada para o Pix foi batizada de “Defenda o Pix, defenda o Brasil”.

Nos dois primeiros dias depois do anúncio da investigação comercial contra o Brasil, 15 e 16 de julho, as hashtags “Pix é do Brasil” e “BolsoTrump” tiveram 173 mil menções no X, distribuídas por 22 mil perfis, segundo levantamento da plataforma Brandwatch. Desse montante, no entanto, 50% ficaram concentrados em mil perfis — que chegaram a postar mais de 300 vezes por hora, num indício de comportamento automatizado, não orgânico, como mostrado pelo GLOBO.

Adesão à ferramenta


Pesquisa Radar Febraban de setembro do ano passado, feita pelo Ipespe, identificou que o Pix é aprovado por 95% dos brasileiros e tem a melhor nota entre todos os meios de pagamento testados — à frente, em ordem, dos cartões de débito e crédito, das transferências TED e do cheque bancário.

Professor da UFRJ, o cientista político Josué Medeiros é da tese de que o movimento de Trump contra o Brasil entregou a Lula a prerrogativa de valorizar os símbolos nacionais — e o Pix entrou no pacote.


— O principal apelo do Pix é que ele é seguro e fácil para a dinâmica da nossa economia popular. É uma mão na roda. Quando teve a crise do Pix, o problema do governo não foram as fake news em si, embora tivesse também. O centro da preocupação das pessoas era mexer na dinâmica, que é simples — afirma


Os números de utilização do Pix no país são impressionantes, como evidencia pesquisa do Google divulgada este mês. Em 2019, 43% dos brasileiros usavam dinheiro físico, percentual que caiu para 6% no ano passado. Em vigor desde 2020, o método digital de pagamento já foi usado por 93% da população adulta, sendo o mais frequente para 62%. Dentro do universo de dependentes da ferramenta, há os empreendedores, segmento sempre apontado como dificuldade para o PT.

Mais de 40 mortos por ataque rebelde a igreja na República do Congo
Publicado em 28/07/2025 às 08:24

Mais de 40 pessoas foram mortas no domingo em uma igreja no nordeste da República Democrática do Congo em um ataque atribuído a rebeldes, informaram uma missão de paz da ONU e o Exército.


Os agressores pertenciam às Forças Democráticas Aliadas, grupo predominantemente muçulmano que jurou lealdade aos jihadistas do Estado Islâmico (EI) em 2019, segundo um porta-voz militar na região de Ituri.

Seus membros atacaram uma igreja católica no município de Komanda, onde fiéis se reuniam para rezar. O ataque matou 43 pessoas, incluindo nove crianças, informou a missão de paz da ONU neste extenso país no coração da África.


O Exército congolês criticou o "massacre em larga escala" e explicou que "cerca de 40 civis foram surpreendidos e mortos com facões, e outros ficaram gravemente feridos".


A ação põe fim a meses de relativa calma nesta região fronteiriça com Uganda, onde os exércitos congolês e ugandense lançaram uma operação conjunta para eliminar as Forças Democráticas Aliadas no final de 2021.


Mesmo assim, este grupo, composto principalmente por rebeldes de origem ugandense, matou milhares de civis e intensificou seus saques e assassinatos no nordeste do Congo.

Com homenagem a J. Borges, noite multicultural no 33º Festival de Inverno de Garanhuns encerra programação da Praça Mestre Dominguinhos
Publicado em 28/07/2025 às 08:23

Chegou ao fim a programação da Praça Mestre Dominguinhos durante o 33º Festival de Inverno de Garanhuns (FIG). A 13ª noite de eventos no polo contou com as apresentações de Tatupeba, Arnaldo Antunes, Cidade Negra, Iza e Detonautas, proporcionando ao público a diversidade musical que é marca registrada do FIG. Esta pluralidade foi comprovada com o anúncio de dez novas atrações para a edição de 2026 do Festival: Cheiro de Amor, Claudia Leitte, Delacruz, Luiza Possi, Filipe Ret, ANAVITÓRIA, Biquíni, Roupa Nova, Ferrugem e Wesley Safadão foram confirmados pelo prefeito Sivaldo Albino.


A noite de sábado (26) também foi marcada pela homenagem à J. Borges. O homenageado do 33º FIG, que completou um ano de falecimento, foi lembrado com afeição em meio ao último final de semana do Festival. A secretária de Cultura de Garanhuns, Sandra Albino, realizou a entrega de uma placa em madeira feita pelo garanhuense Gedilson Soares para a família do mestre: Bacaro Borges, filho e idealizador da identidade visual do 33º FIG, Carlos Borges, filho e Nena Borges, esposa. 


A banda garanhuense Tatupeba foi responsável por abrir a noite de shows na Praça Mestre Dominguinhos. Mesclando clássicos do rock e canções autorais, a banda fez sua primeira apresentação no polo do FIG. Em seguida, foi a vez de Arnaldo Antunes realizar uma apresentação eletrizante. Sucessos do Titãs, Tribalistas e de sua carreira solo compuseram o repertório da noite. 


Logo após, o Cidade Negra animou o público com grandes hinos, que trazem as influências do reggae, rock e R&B da dupla Toni Garrido e Bino Farias. “Temos um amor muito grande pelo Festival de Inverno de Garanhuns. E agora, comemorando os 30 anos da banda, acho muito importante que a gente esteja aqui”, comentou Garrido.


Pela primeira vez no Festival de Inverno de Garanhuns, a carioca IZA brilhou no Palco Mestre Dominguinhos. Estrela do pop nacional, a cantora apresentou hits como “Fé”, “Gueto” e “Sinais de fogo”, homenageando Preta Gil. Fechando a noite de sábado com muita energia e rock, foi a vez da banda Detonautas levar a multidão a cantar junto canções que marcaram a carreira da banda, como “Olhos Certos” e “Quando o sol se for”, e também versões em tributo a Chico Science, como “Samba Makossa” e “A Praieira”.


Neste domingo (27), o 33º Festival de Inverno de Garanhuns se despede com programação diversa: dentre os polos com atrações, estão a Lona de Circo Índia Morena, Figuinho, Gastronomia, Galeria Galpão, Palco de Cultura Popular Ariano Suassuna e o Teatro Adulto, com a peça “Mulheres Solteiras Procuram”, estrelada por Pitty Webo e Luciano Szafir.


Com o tema “Tradição Viva, Cultura em Movimento”, a 33ª edição do Festival de Inverno de Garanhuns é uma realização da Prefeitura de Garanhuns, através da Secretaria de Cultura, com patrocínio da Esportes da Sorte, Banco do Nordeste e Governo Federal, e Governo de Pernambuco, através da Secretaria Estadual de Cultura e Fundarpe, e apoio de O Boticário, Sesc e Sebrae.

Governo de Pernambuco publica licitação para obras de restauro da Igreja de São Pedro Mártir de Verona, em Olinda
Publicado em 27/07/2025 às 08:47

A Igreja de São Pedro Mártir de Verona, localizada no Sítio Histórico de Olinda, irá receber intervenções estruturais e de conservação. A licitação para contratação de empresa responsável pela execução da obra foi publicada na edição do Diário Oficial deste sábado (26). A obra de preservação será conduzida Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) com recursos do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), por meio do Novo PAC, com valor de R$ 1,2 milhão.


“A Igreja de São Pedro Mártir faz parte da identidade histórica do município de Olinda. Através da Fundarpe, o Estado tem restaurado importantes patrimônios que não receberam a devida conservação ao longo do tempo. Agora, estamos cuidando dos nossos bens para preservar a memória, a cultura e a identidade do povo pernambucano”, celebrou a governadora Raquel Lyra.


A licitação marca um novo capítulo para um dos mais importantes símbolos religiosos e arquitetônicos de Olinda. Fechada desde 2015, a igreja passará por serviços de requalificação para que seja reaberta à população. As intervenções incluem a recuperação das fachadas, pisos, esquadrias e coberta, além da renovação das instalações elétricas, sistema de iluminação, acessibilidade, e infraestrutura de prevenção e combate a incêndio. A previsão é que a obra seja executada em oito meses, a partir da ordem de serviço.


“A requalificação da Igreja de São Pedro Mártir é mais um passo no compromisso da gestão com a valorização do nosso patrimônio histórico. Iremos devolver à população um espaço de fé, de memória e de história. Sua reabertura, após uma década fechada, representará o reencontro de Olinda com parte essencial de seu patrimônio afetivo e simbólico”, afirmou a presidente da Fundarpe, Renata Borba.


A restauração da Igreja de São Pedro Mártir de Verona integra um conjunto de ações que o Governo de Pernambuco tem realizado por meio da Fundarpe para valorizar e preservar o patrimônio histórico e cultural do Estado. Entre os projetos em andamento estão as obras no Mosteiro de São Bento, na Igreja Matriz de Santo Antônio, a requalificação do Museu de Arte Contemporânea de Pernambuco e do Cine Theatro Guarany, o restauro e requalificação do Cinema São Luiz, além dos Fortes de Santo Antônio e São Pedro do Boldró, em Fernando de Noronha.


Sobre a igreja - A Igreja de São Pedro Mártir de Verona é um dos templos mais emblemáticos de Olinda, localizada no Amparo, próximo à Praça do Carmo. A irmandade de São Pedro Mártir foi instituída em 1711, e a atual construção data da segunda metade do século XVIII, após o desabamento da antiga matriz. De estilo predominantemente barroco, o templo possui nave simples e abriga imagens sacras de valor artístico e devocional. Ao longo do tempo, tem sido palco de celebrações religiosas e manifestações culturais, sendo parte integrante da identidade histórica e espiritual de Olinda.

Transforma Caruaru promove ação com idosos da Casa dos Pobres São Francisco de Assis neste Dia dos Avós
Publicado em 27/07/2025 às 08:46

Uma manhã de muito amor, atenção e cuidado, numa data simbólica, em que se celebra o Dia dos Avós, 26 de Julho. O Transforma Caruaru promoveu neste sábado, uma ação especial na Casa dos Pobres São Francisco de Assis, em Caruaru, em alusão à data.


Diversão, música e um Café da Manhã para mais de 100 idosos, com direito a alimentação composta por itens permitidos pela nutricionista da iniciativa social, além de brincadeiras e dinâmicas com os voluntários do Transforma Caruaru.


"É sempre bom participar de ações de voluntariado na Casa dos Pobres e mais numa data simbólica que é o dia dos avós. Contamos com voluntários de todas as idades, desde crianças e adolescentes, que doaram e receberam muito carinho de tantas pessoas especiais. Uma manhã com bingo, música , lembranças e muita diversão. Agradecer a todos os voluntários que levaram tanto amor! Ao cantor Ivo Moura que alegrou e atendeu os pedidos. À Ceaca, Tapiocaria Premium, Mauricea buffet, Haja Luz, Projeto Nosso Livro no Mundo e todos que contribuíram e fizeram a diferença na vida desses queridos!”, externou a Gerente do Transforma Caruaru, Christianny Magalhães.


"Para a instituição é muito valioso esses momentos em que eles conhecem pessoas novas, interagem e fazem daquela vivência um dia especial", afirmou a Assistente Social da Casa dos Pobres, Rafaela Santos.

Mulheres brilharam no palco da penúltima noite de shows na Praça Mestre Dominguinhos
Publicado em 27/07/2025 às 08:45

A penúltima noite de shows do Festival de Inverno de Garanhuns foi marcada por vozes femininas e uma programação que agradou a todos os gostos. Na noite desta sexta-feira (25), a Praça Mestre Dominguinhos foi tomada por ritmos que passaram pelo forró, MPB e pop contemporâneo, em apresentações que colocaram todo o público para dançar.


A abertura ficou por conta da pernambucana Mirelly Araújo, que trouxe clássicos do forró em um show animado. A artista contou com a participação especial de Kimim Fred, abrilhantando ainda mais a apresentação.


Na sequência, foi a vez de Kell Smith subir ao palco com um repertório que mesclou sucessos da carreira e lançamentos recentes. A cantora emocionou o público com canções como “Era uma vez” e destacou a importância de representar a diversidade no palco: “Eu preparei esse show pensando muito pra que a gente pudesse representar a nossa pluralidade, a nossa diversidade brasileira. E não tem melhor lugar do que o Maior Festival Multicultural da América Latina”, declarou.


O momento mais esperado da noite chegou com Vanessa da Mata, que apresentou a turnê “Todas Elas”. A artista fez o público cantar em coro com sucessos como “Amado”, “Ainda Bem” e “Não Me Deixe Só”, em um show marcado pela emoção e pelo carisma que encantaram os fãs da MPB.

Fechando a noite, Márcia Felipe trouxe toda a energia do forró eletrônico e animou a multidão com um repertório contagiante. O show contou ainda com um momento especial: a participação de Felipe Mateus, filho da cantora, que dividiu o palco com a mãe.


A programação do FIG na Praça Mestre Dominguinhos continua neste sábado (26), com shows de Tatupeba, Arnaldo Antunes, IZA, Cidade Negra e Detonautas, encerrando com grande estilo mais uma edição do Festival.


Com o tema “Tradição Viva, Cultura em Movimento”, a 33ª edição do Festival de Inverno de Garanhuns é uma realização da Prefeitura de Garanhuns, através da Secretaria de Cultura, com patrocínio da Esportes da Sorte, Banco do Nordeste e Governo de Pernambuco, através da Secretaria Estadual de Cultura e Fundarpe, e apoio de O Boticário, Sesc e Sebrae.

Talks Confirmados: conheça as mentes que vão inspirar a segunda edição do MBXP
Publicado em 27/07/2025 às 08:39

O MBXP 2025 vai muito além de uma feira de negócios. É um espaço de transformação, aprendizado e conexões que impulsionam o futuro da moda no Polo de Confecções de Pernambuco.


E um dos momentos mais aguardados da programação são os talks convidados, que reúnem nomes de peso com trajetórias inspiradoras e experiências práticas para compartilhar com o público.


Profissionais que atuam em áreas como gestão, marketing, tecnologia, vendas, inovação, desenvolvimento humano e liderança vão subir ao palco para trocar conhecimentos valiosos com confeccionistas, empreendedores e todos que desejam crescer no setor.


Com abordagens diretas e focadas na realidade do Polo, os talks trarão ferramentas práticas para quem busca fortalecer o seu negócio em um mercado cada vez mais competitivo.


Confira os especialistas já confirmados:


????Tales Nery - Administrador, empresário e atual síndico do Moda Center. Nascido no Recife em 1988 e radicado em Santa Cruz do Capibaribe desde os 10 anos, é graduado em Administração pela UFCG e especialista em Gestão Financeira, Auditoria e Controladoria pela FGV. Também atua como consultor do Sebrae-PE nas áreas de Finanças, Marketing e Produção. Diretor da DPlástico, empresa com três unidades no Moda Center, Tales integra a diretoria do centro atacadista desde 2016. É um dos principais defensores da inovação e da adoção de tecnologias voltadas para modernizar processos, captar novos clientes e apoiar especialmente os pequenos negócios do setor de confecções. Casado e pai de duas filhas, Tales é reconhecido pelo seu comprometimento com o fortalecimento do Polo de Confecções e pela visão estratégica voltada ao crescimento sustentável da região.


????Paulo Vasconcelos – Empresário e representante comercial com origem em uma família com mais de 100 anos de tradição no setor têxtil. Representa a quarta geração dessa história, tendo crescido entre confecções e malharias. Desde cedo, atuou no polo têxtil de Santa Cruz do Capibaribe e Caruaru, acompanhando de perto o crescimento das grandes marcas da região. Há cinco anos, decidiu empreender e fundou a Soul Têxtil, uma indústria pernambucana com matriz em Santa Cruz do Capibaribe (PE), parque fabril em Gaspar (SC) e loja em São Paulo (SP).


????Mano Monteiro: Consultor Comercial do Moda Center e fundador da Octane Recife. Especialista em estratégias de vendas pelo WhatsApp e na implementação do Kommo CRM, onde atua ajudando empresas de Pernambuco e região a otimizar sua gestão, fortalecer o relacionamento com clientes e impulsionar resultados por meio de soluções integradas, físicas e digitais.


????Leonardo Silva: Head de engajamento com vendedores da Shopee no Brasil, atuando em parceria com diversas áreas da empresa para desenvolver projetos de alto impacto para o empreendedorismo local. Seu trabalho é focado em educar e informar os vendedores sobre as melhores práticas e oportunidades para crescer na plataforma. Além disso, é apresentador da série de vídeos “Parada Shopee”, programa que viaja pelo Brasil para contar as histórias de vendedores que se destacam na plataforma e inspirar empreendedores de todas as regiões. Formado em Sistemas de Informação, possui ampla experiência em criação de programas de educação e comunicação, tendo passado por empresas como Meta e PayPal.


????Orianna Alves: Especialista em gestão de pessoas e desenvolvimento organizacional. Atua na capacitação de equipes, promovendo cultura corporativa e impulsionando a produtividade através da liderança estratégica. Sua experiência inclui a estruturação de processos internos, treinamento de equipes e implementação de políticas que alinham as necessidades da empresa com o bem-estar dos colaboradores.


????Roberta Sales: Palestrante e idealizadora do método L.E.V.E, focado em desenvolvimento pessoal e profissional com leveza e equilíbrio. Com ampla experiência em treinamentos e workshops, ela guia indivíduos e equipes a desbloquear potenciais, aprimorar habilidades e promover transformações com eficácia e autenticidade. Sua abordagem combina empatia, técnicas estruturadas e impacto real na jornada de seus mentorados.


????Alan César: Empresário e economista natural de Altinho (PE), reside há mais de duas décadas em Santa Cruz do Capibaribe, cidade onde encontrou oportunidades para empreender e crescer. Com trajetória que começou na autoescola da família, já atuou na indústria da moda e na comercialização de jeans. Hoje, lidera negócios como a Auto Planos, clube de benefícios, e a Medic Mais, clínica médica multiprofissional, além de empreendimentos no setor de combustíveis. 


????Rubeval Filho: Administrador, especialista em comércio exterior e entusiasta do setor têxtil. Formado pela UNIFAVIP, atua desde 2015 na Makital, com foco na área comercial e em negociações internacionais. Em 2014, viveu um intercâmbio de um ano na Inglaterra, onde conquistou o certificado de proficiência em inglês pela Universidade de Cambridge. No ano seguinte, iniciou uma jornada de imersão na China, país que visita anualmente em busca de tecnologias e inovações no universo da confecção e das máquinas de costura — sua grande paixão.


????Fabiana Quixabeira: Empresária e pedagoga formada pela UPE e pós-graduada em Gestão de Pessoas e Gestão de Marketing. Natural de Guarulhos (SP) e radicada desde a infância em Santa Cruz do Capibaribe, construiu sua trajetória com base na educação pública e no empreendedorismo local. Apaixonada pelo potencial criativo da cidade, acredita no poder da profissionalização, da cultura e da educação como pilares para o desenvolvimento do Polo de Confecções. No MBXP, ela compartilhará sua visão de futuro e suas experiências como empreendedora conectada com as transformações da região.



????Ricardo Leite: Diretor de produtos do UOL Host e apaixonado por ajudar empreendedores a terem prosperidade em seus negócios. Vindo de família com muitos empreendedores, vem trabalhando com esse propósito no UOL desde 2018, em diferentes atividades como: Inovação, Produtos, Marketing, Vendas e Sucesso do Cliente. Formado em Jornalismo, com MBA em Administração de Empresas, Ricardo já passou por outras empresas como Vivo e Telefónica Espanha, sempre em posições de desenvolvimento de negócios, produtos e marketing digital.


????Bruno Ballardie: Especialista em marketplaces e ferramentas de CRM, com ampla experiência em transformar operações digitais em alavancas de crescimento. Como Co-Founder & CEO da ZAX (operadora logística do Moda Center Log), lidera a maior plataforma B2B de atacado do Brasil, conectando fornecedores e lojistas em todo o país. Com visão estratégica e foco em desempenho, Bruno potencializa negócios por meio de tecnologia e inovação.


????Heverson Barbosa: Mestre em Neurobusiness pela FCU, autor best-seller e fundador da Transformatória, a maior escola de habilidades sociais do Brasil. Treinador de grandes palestrantes, empresários, artistas e influenciadores, já formou mais de 20 mil protagonistas no Brasil e no exterior. É referência nacional em comunicação, oratória e persuasão.


Ingressos já disponíveis


O MBXP acontece nos dias 5 e 6 de agosto no Centro de Eventos do Moda Center, das 13h às 22h nos dois dias de evento. Os ingressos podem ser adquiridos pelo Sympla, no link abaixo, com valores promocionais de primeiro lote e parceláveis em até 12 vezes no cartão.


https://www.sympla.com.br/evento/mbxp---moda-business-experience---ano-ii/3039775


Desconto exclusivo para comerciantes do Moda Center


Comerciantes que atuam no Moda Center contam com desconto exclusivo de 15% em todas as categorias de credenciais. Entre em contato com o WhatsApp (81) 97344-7215 ou, se preferir, vá pessoalmente ao Centro Administrativo para validar seu desconto.

Abertura oficial do 6º Congresso Regional de Gestores Públicos contará com palestras imperdíveis e um time de peso
Publicado em 25/07/2025 às 11:10

A cidade de João Pessoa será palco, nesta quinta-feira (25), da abertura oficial do 6º Congresso Regional de Gestores Públicos, promovido pela Legis – Capacitação, Gestão e Eventos. No segundo dia de programação, o evento trará palestras imperdíveis e um verdadeiro time de peso, reunindo lideranças políticas de destaque no cenário estadual e nacional.


Entre os nomes confirmados estão os deputados Diogo Moraes (estadual – PE) e Pedro Campos (federal – PE), além do prefeito de Cabo de Santo Agostinho, Lula Cabral, que trará ao público sua experiência à frente de um dos maiores municípios pernambucanos, contribuindo com reflexões práticas sobre gestão pública.


Também participam da programação o deputado Walber Virgolino (estadual – PB) e Alberes Lopes, superintendente da Escola do Legislativo da Alepe, ampliando os debates com temas voltados ao fortalecimento das políticas públicas e à qualificação do Legislativo municipal.


O congresso segue até sábado (27), no auditório do Hotel Littoral, reunindo prefeitos, vereadores e servidores públicos de diversos municípios da região, com o objetivo de promover capacitação, troca de experiências e fortalecimento da atuação pública nos municípios.

Tecnologia e ação conjunta: Videomonitoramento de Toritama ajuda a prender dupla especializada em furtos de motos
Publicado em 25/07/2025 às 11:04

Uma ação conjunta e eficaz entre a Polícia Militar de Caruaru e a Companhia de Trânsito e Transporte Urbano – CTTU de Toritama, resultou na prisão de dois indivíduos nesta quinta-feira (24). A detenção ocorreu graças à agilidade da Central de Videomonitoramento da cidade, que no início do mês havia flagrado a dupla furtando uma motocicleta no município.


A eficiência do sistema de videomonitoramento de Toritama foi crucial para o sucesso da operação. De posse das informações das imagens e da placa da motocicleta, o veículo permaneceu em constante monitoramento pela CTTU. Assim que a motocicleta furtada, uma Honda Bros de cor branca, placa OYO-9319, foi identificada pelas câmeras, um alerta imediato foi emitido.


A CTTU rapidamente entrou em contato com a Polícia Militar de Caruaru, acionando o efetivo policial GE TÁTICO 4100. As equipes agiram com precisão, deslocando-se para a BR-104. Nas imediações do Sítio Juriti, conseguiram interceptar um dos indivíduos, Suzenildo da Silva Filho. Ele estava conduzindo uma motocicleta Mottu de cor preta, placa STX-9E08, que era utilizada para dar cobertura aos furtos. Na abordagem, foram encontradas diversas chaves e ferramentas, indicando a prática de delitos. Suzenildo confessou sua participação, admitindo que sua função era dar cobertura e servir de "olheiro" para eventuais bloqueios policiais.


Com as informações fornecidas por Suzenildo, a equipe se dirigiu a um estacionamento no Bairro da Villa Kennedy, em Caruaru, onde a motocicleta furtada foi localizada. Em seguida, as equipes obtiveram êxito em localizar e prender Rafael Calixto da Silva no Bairro do Salgado. Com Rafael, foram encontradas chaves "mestre", utilizadas para o acionamento e destravamento da motocicleta, além do capacete usado durante o furto.


Os dois indivíduos foram encaminhados à delegacia de plantão, juntamente com o produto do furto. Na delegacia, a equipe de monitoramento da CTTU de Toritama apresentou mídias de diversos outros delitos que a dupla já vinha cometendo na cidade, sempre com o mesmo modus operandi.


O Prefeito de Toritama, Sérgio Colin (MDB), também comentou a ação: “Parabenizo a Polícia Militar e a CTTU pela agilidade e eficiência. Nossa Central de Videomonitoramento é uma ferramenta poderosa na segurança pública, permitindo que a CTTU e as polícias atuem em conjunto para coibir o crime. Essa operação demonstra que Toritama tem um ótimo sistema de videomonitoramento, garantindo que os criminosos não fiquem impunes. É a tecnologia a serviço da segurança dos nossos cidadãos.”

“O Brasil não parou, andou para trás” diz Anderson Ferreira
Publicado em 25/07/2025 às 10:18

Em declaração hoje, o presidente estadual do PL em Pernambuco, Anderson Ferreira, afirmou que "o Brasil não parou, andou para trás", ao comentar o atual contexto político, econômico e social do país.


Para o ex-prefeito de Jaboatão dos Guararapes, o governo federal tem falhado em apresentar respostas concretas aos problemas reais da população, enquanto a economia segue estagnada e o debate político se torna cada vez mais polarizado e improdutivo. “Estamos presos em uma guerra sem fim entre narrativas. Lula, o PT, o governo e até mesmo o STF parecem mais preocupados em perseguir Bolsonaro. A direita reage, e não poderia ser diferente”, disse.


Segundo Anderson, quem paga o preço por esse embate constante é o povo brasileiro. Ele também apontou o recente caso de corrupção envolvendo o INSS como exemplo de retrocesso. “A corrupção voltou. Está aí o caso do roubo aos aposentados.”


Ele alertou ainda para o risco de isolamento do país no cenário internacional e criticou a falta de diálogo e de foco no desenvolvimento. “Até no BRICS vemos países avançando em acordos com os Estados Unidos, enquanto o Brasil se perde em disputas políticas que não levam a lugar algum”, destacou.


Apesar das críticas, Anderson citou como exemplo positivo a gestão de estados como São Paulo, Paraná, Goiás e Minas Gerais, que, segundo ele, têm mantido o foco em soluções concretas. “Há bons gestores que seguem firmes, mesmo enfrentando dificuldades, em busca de caminhos para avançar.”


Por fim, o dirigente do PL reforçou a necessidade de separar responsabilidade de ideologia e reconstruir as instituições. “O Brasil precisa de mais trabalho e menos palco. Precisa de respeito, equilíbrio e compromisso com o que realmente importa: melhorar a qualidade de vida das pessoas.”