Timbaúba registra fortes chuvas e entra em alerta para risco de inundação do Rio Capibaribe Mirim.
Publicado em 27/06/2026 às 11:31

A cidade de Timbaúba enfrentou uma madrugada de fortes chuvas neste sábado (27), provocando alagamentos em diversos bairros da área urbana e também na zona rural do município.

De acordo com a Agência Pernambucana de Águas e Clima, nas últimas 12 horas foram registrados 78,4 milímetros de chuva em Timbaúba. Diante do elevado volume de precipitação, a APAC emitiu um alerta para risco de inundação do Rio Capibaribe Mirim, orientando que a população permaneça atenta aos avisos oficiais e redobre os cuidados, especialmente nas áreas ribeirinhas.

Desde as primeiras horas da manhã, equipes da Prefeitura estão mobilizadas para monitorar os pontos mais críticos, prestar assistência às famílias afetadas e realizar ações emergenciais para minimizar os impactos causados pelas chuvas.

A Prefeitura orienta que a população evite áreas alagadas, não tente atravessar vias inundadas e, em caso de necessidade, entre em contato com a Defesa Civil Municipal pelo telefone (81) 99178-4111.

A gestão municipal segue acompanhando a evolução das chuvas e do nível do Rio Capibaribe Mirim, mantendo equipes de prontidão para atender ocorrências e prestar todo o suporte necessário à população. Novas informações serão divulgadas pelos canais oficiais da Prefeitura conforme a situação for sendo atualizada.

Cultura e tradição do Nordeste marcam a primeira noite do Festival de Quadrilhas Juninas do Jaboatão
Publicado em 27/06/2026 às 11:30

A primeira noite do Festival de Quadrilhas Juninas do Jaboatão dos Guararapes evidenciou todo o brilho e o espetáculo de movimentos e cores que os integrantes dos grupos desenvolveram para o período das festas de São João de 2026. Celebrando diferentes temas e críticas sociais que têm a cultura do Nordeste como base, as primeiras agremiações do concurso se exibiram nesta sexta-feira (26), animando os espectadores que compareceram ao arraial montado pela Prefeitura do Jaboatão, no Parque da Cidade, em Prazeres. 

As apresentações, que seguem até o dia 29 de junho, estão divididas em duas categorias: quadrilhas adultas e infantojuvenis. O evento, realizado em parceria com a Federação das Quadrilhas Juninas de Pernambuco (FEQUAJUPE), irá distribuir mais de R$ 70 mil em premiações para as cinco finalistas nas duas disputas. Para abrir o festival e animar o público, as atividades começaram com uma exibição especial da Quadrilha Trapiá Mirin, de Jaboatão, e em seguida a apresentação da cantora Cinthia Barros. Já concorrendo na disputa, entraram em cena as agremiações Rojão (CB), Rojão (JB), União Junina, Zabumba, Raízes do Pinho, Junina Traque e Junina Lumiar. 

Marcador da Quadrilha Rojão de Jaboatão, Allan Cristian, falou sobre a emoção de dançar e conduzir o enredo da agremiação pelo quarto ano consecutivo. "É sempre uma emoção gigantesca, mas quando se fala em Jaboatão, a nossa cidade, é um sentimento em dobro de construção coletiva, reforçando também a parceria que todos os grupos de cultura têm entre si, unindo forças e a cada ano se superando", falou.

Moradora de Cajueiro Seco, Marcela Santos não perde uma apresentação do festival. "Gosto de todas, mas tenho as minhas preferidas. Aquelas que são bem especiais, como a Lumiar, a Tradição e a Raio de Sol", falou a espectadora, que chegou cedo para garantir um bom lugar nas arquibancadas montadas pela Prefeitura para o evento.

Para a presidente da FEQUAJUPE, Michelly Miguel, o Festival de Quadrilhas de Jaboatão consolida o trabalho dos grupos, principalmente aqueles da região metropolitana. "Aqui a gente consegue trazer as famílias com tranquilidade, segurança e toda a estrutura para que todos que assistem e para quem faz efetivamente a cultura", disse.

Segundo dia - Neste sábado (27), a programação começa mais cedo, a partir das 14h, com a apresentação do primeiro grupo das quadrilhas da categoria infantojuvenil. Às 19h, a quadrilha Rojão de Jaboatão se apresenta como convidada e, na sequência, o público confere o show de Rafa Pesadão. A exibição do segundo grupo das quadrilhas adultas ocorre a partir das 21h15. Os espectadores e os jurados conferem neste sábado as agremiações Mistura de Cor, Raio de Sol, Chá de Zabumba, Origem Nordestina, Bacamarte e Junina Tradição.

Com recepção carinhosa da Irmã Lucimar, Coronel Feitosa prestigia os 20 anos do Procape
Publicado em 27/06/2026 às 11:23

O deputado estadual Coronel Alberto Feitosa, esteve nesta sexta-feira (26) na celebração dos 20 anos do Procape, Hospital do Coração de Pernambuco, onde reencontrou a Irmã Lucimar, vice-diretora do hospital e fundadora da instituição, juntamente com saudoso Dr. Ênio Cantarelli.

O deputado foi autor da homenagem prestada aos funcionários do Procape, responsáveis pelas cirurgias de transplante do Coração, realizada no último mês de maio, na Alepe. “O Procape é uma instituição de saúde importante não apenas para Pernambuco, mas para todo o Brasil”, destacou o parlamentar.

Com um longo histórico de apoio à instituição, através de emendas parlamentares de sua autoria, Feitosa destinou mais de R$ 700 mil somente nos últimos 4 anos. O deputado estadual explicou que é autor da Lei que determina que um mínimo de 50% das emendas parlamentares sejam destinadas para a saúde: “mas todos os anos faço questão de destinar mais de 70% das emendas do meu gabinete para a Saúde, através de instituições como o Procape, que cuidam com tanta responsabilidade do pernambucanos”, esclareceu.

A programação reuniu autoridades, profissionais de saúde, pesquisadores, docentes e representantes de academias médicas de todo o país no Auditório Prof. Ênio Lustosa Cantarelli.

Em 20 anos de funcionamento, o Procape já realizou mais de 25 mil cirurgias cardíacas, 150 mil procedimentos de hemodinâmica e 1,3 milhão de atendimentos, consolidando-se como um dos principais patrimônios da saúde pública de Pernambuco e referência estratégica para o SUS.

Apoio de vereadores de Olinda reforça articulação política de Miguel Coelho na Região Metropolitana
Publicado em 27/06/2026 às 11:22

O ex-prefeito de Petrolina e presidente estadual do União Brasil, Miguel Coelho, ampliou sua base política na Região Metropolitana do Recife ao receber o apoio de um grupo de vereadores de Olinda. O movimento fortalece sua articulação em um dos principais colégios eleitorais de Pernambuco e consolida o crescimento de seu projeto para as eleições de 2026.

Participaram do encontro os vereadores Sardinha, Jadilson, Professor Marcelo, Iran Barbosa, Milcon Rangel, Jesuíno, Denize Almeida, Sarmento e Felipe Nascimento. Os vereadores Mizael Prestamista, Biai e Ricardo Souza também declararam apoio a Miguel Coelho, embora não tenham podido comparecer à reunião, reafirmando o compromisso com o projeto político liderado pelo ex-prefeito de Petrolina.

A adesão do grupo é vista como estratégica por reunir lideranças com forte atuação em diferentes bairros de Olinda, ampliando a presença de Miguel na Região Metropolitana. O apoio reforça a construção de uma ampla aliança política que vem sendo formada em Pernambuco, com a participação de prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e diversas lideranças municipais.

Ao agradecer a confiança dos parlamentares, Miguel Coelho destacou a importância da união em favor do desenvolvimento do Estado. "Recebo esse apoio com muita gratidão e responsabilidade. Olinda é uma cidade fundamental para Pernambuco, e quero trabalhar ao lado dessas lideranças para defender mais investimentos, gerar oportunidades e melhorar a vida das pessoas. A boa política se faz com diálogo, parceria e compromisso com quem mais precisa."

Com a chegada de novos apoios em Olinda, Miguel Coelho fortalece sua presença na Região Metropolitana e amplia sua rede de alianças, consolidando um projeto político com alcance estadual e cada vez mais capilarizado em Pernambuco.

Berg de Hacker amplia informatização da saúde e implanta Prontuário Eletrônico em todas as UBS de Rio Formoso
Publicado em 27/06/2026 às 11:21

A Prefeitura de Rio Formoso deu mais um passo para modernizar a rede municipal de saúde. A gestão do prefeito Berg de Hacker concluiu a instalação de computadores e monitores nas dez Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município, garantindo a implantação do Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC), ferramenta que informatiza os atendimentos e fortalece a Atenção Primária.

Com a nova estrutura, os profissionais passam a registrar as informações dos pacientes de forma digital, permitindo mais agilidade nos atendimentos, maior segurança dos dados, integração das informações entre as unidades e mais eficiência na gestão dos serviços. O PEC também reduz o uso de prontuários em papel, facilita o acompanhamento do histórico de cada usuário e melhora a qualidade das informações que orientam o planejamento das políticas públicas de saúde.

Para o prefeito Berg de Hacker, o investimento representa mais um passo no fortalecimento da rede municipal. “Estamos equipando todas as Unidades Básicas para oferecer mais agilidade, organização e qualidade no atendimento à população. Quero agradecer à governadora Raquel Lyra, ao deputado estadual France Hacker e aos deputados federais Eduardo da Fonte e Lula da Fonte pelas parcerias que têm permitido a chegada de investimentos importantes para Rio Formoso. Quando município, Estado e nossos representantes trabalham juntos, quem ganha é a nossa gente. Seguiremos investindo em tecnologia e estrutura para garantir uma saúde cada vez mais eficiente e humanizada”, destacou.

A modernização das UBS integra um conjunto de ações que vêm sendo desenvolvidas pela atual gestão para fortalecer a saúde pública do município. Nas últimas semanas, a Prefeitura inaugurou o novo Centro de Atenção Psicossocial (CAPS I), ampliando a assistência em saúde mental, e vem avançando na estruturação dos serviços da Atenção Básica, com foco em tecnologia, acolhimento e melhoria do atendimento à população.

Com a implantação do PEC nas dez UBS, Rio Formoso passa a contar com uma rede mais integrada e preparada para acompanhar melhor cada usuário do SUS. A iniciativa reforça o compromisso da gestão Berg de Hacker com uma saúde pública mais moderna, eficiente e próxima das pessoas.

Tradição, inclusão e fortalecimento de vínculos marcam Arraiá da SEASIC em Pesqueira
Publicado em 27/06/2026 às 11:20

Música, comidas típicas, apresentações culturais e muita integração deram o tom do Arraiá promovido pela Secretaria de Assistência Social, Inclusão e Cidadania (SEASIC), em Pesqueira nesta sexta (26). A iniciativa reuniu usuários dos serviços socioassistenciais em um momento de celebração das tradições juninas e de fortalecimento dos vínculos comunitários.

O evento contou com a participação dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), das equipes da sede da SEASIC e das Cozinhas Comunitárias, que prepararam uma programação especial para acolher crianças, adolescentes, idosos e famílias atendidas pela rede de assistência social.

Além das apresentações culturais e da decoração temática, o arraiá proporcionou um espaço de convivência, valorizando a cultura popular nordestina e reforçando o compromisso da gestão municipal com ações que promovem inclusão social, cidadania e bem-estar.

A iniciativa reafirma o papel da SEASIC na construção de políticas públicas que aproximam os serviços da população, fortalecem os laços entre os usuários e tornam a assistência social cada vez mais humanizada.

Natanzinho arrasta multidão no São João de Arcoverde e confirma sucesso da programação ao subir ao palco às 20h
Publicado em 27/06/2026 às 11:18

Pátio de Eventos ficou completamente tomado pelo público; apresentação reforçou o acerto da organização e consolidou uma das noites mais marcantes da edição 2026 da festa

A noite desta sexta-feira (26) ficará marcada como um dos grandes momentos do São João de Arcoverde 2026. Exatamente às 20h10, conforme previsto na programação oficial, o cantor Natanzinho Lima subiu ao palco principal do Pátio de Eventos da Estação e foi recebido por uma verdadeira multidão, confirmando a expectativa em torno de um dos shows mais aguardados da festa. O maior público já registrado em eventos na cidade até os dias de hoje.

Mesmo diante de questionamentos pontuais sobre o horário da apresentação, o público respondeu da melhor forma possível: lotando o espaço desde o início da noite e mostrando que o sucesso do artista independe do horário em que sobe ao palco. A presença massiva de fãs evidenciou o prestígio de Natanzinho Lima e reforçou o acerto da organização na condução da programação. Do primeiro ao último minuto, o cantor apresentou um repertório repleto de sucessos, levando milhares de pessoas a cantar, dançar e acompanhar cada música em coro.

Após a apresentação de Natanzinho Lima, a animação continuou com o show de Harry Estigado, mantendo o público no espaço, e foi encerrada em grande estilo pelo cantor Ycaro Andrade, fechando mais uma noite de intensa movimentação no principal polo do São João de Arcoverde.

Além do sucesso artístico, a grande presença de público reafirmou a força do São João de Arcoverde como um dos maiores eventos do calendário junino de Pernambuco. O intenso fluxo de visitantes e turistas impulsiona os diversos setores da economia local. regiões do Estado e do Nordeste.

O prefeito Zeca Cavalcanti comemorou o sucesso de mais uma noite de programação e ressaltou o trabalho de planejamento realizado pela gestão municipal para garantir uma festa organizada, segura e capaz de atender diferentes públicos.

"Ver o Pátio de Eventos completamente lotado desde as primeiras horas da noite mostra que estamos no caminho certo. Preparamos um São João pensado para todos os públicos, com organização, segurança, grandes atrações nacionais e valorização da nossa cultura popular. O sucesso desta noite é resultado do trabalho de uma equipe comprometida em fazer de Arcoverde uma referência no calendário junino do Nordeste", afirmou o prefeito.

Zeca também destacou o empenho da Secretaria de Turismo, Esportes e Eventos, liderada pela secretária Nerianny Cavalcanti, e de todas as equipes envolvidas na realização do evento.

A expressiva participação popular durante o show de Natanzinho Lima reforça o sucesso da programação elaborada pela Prefeitura de Arcoverde, que apostou em uma grade diversificada para contemplar diferentes estilos musicais sem perder a essência cultural da festa, representada pelos diversos polos juninos.

Arena da Inclusão celebra contagem regressiva para a Copa do Mundo Feminina com serviços, acolhimento e cidadania
Publicado em 27/06/2026 às 11:16

Falta exatamente um ano para Pernambuco receber a Copa do Mundo Feminina da FIFA 2027, e a Arena de Pernambuco escolheu celebrar esse marco da forma mais importante: promovendo inclusão, cuidado e oportunidades para milhares de famílias atípicas. Neste sábado (27), a partir das 9h, o estádio receberá mais uma edição da Arena da Inclusão, reunindo atendimentos especializados de saúde, serviços de cidadania, ações de acolhimento e atividades de lazer gratuitas.

Com o tema “Na Copa do Mundo, a Arena da Inclusão entra em campo!”, a iniciativa reforça o compromisso da Arena de Pernambuco em construir um legado que vai além do esporte, colocando as pessoas no centro das ações e fortalecendo a cultura da acessibilidade e da inclusão.Durante o evento, serão oferecidos atendimentos em diversas áreas. O público também contará com ilhas sensoriais, musicoterapia, atendimentos de saúde e serviços terapêuticos.

As famílias ainda poderão aproveitar brinquedos, pipoca, algodão doce, Espaço Beleza e a tradicional Feira das Mães Atípicas, valorizando o empreendedorismo e fortalecendo as redes de apoio.

Para a diretora-presidente da Arena de Pernambuco, Lohaine Collins, a proximidade da Copa do Mundo Feminina é uma oportunidade de mostrar que o legado do futebol também se constrói por meio da inclusão. “Estamos a um ano de receber um evento histórico para Pernambuco e para o Brasil. E não existe maneira melhor de iniciar essa contagem regressiva do que celebrando a inclusão. A Arena da Inclusão representa o legado que queremos deixar: um espaço cada vez mais acessível, acolhedor e preparado para receber todas as pessoas. Assim como o futebol une nações, queremos que a Copa do Mundo Feminina seja lembrada também por promover pertencimento, respeito e oportunidades para todos”, destacou Lohaine Collins.

A Arena da Inclusão é uma iniciativa da Arena de Pernambuco e reúne parceiros públicos e privados em uma grande mobilização voltada para a promoção da saúde, da cidadania e da inclusão social.

Serviço

Arena da Inclusão – “Na Copa do Mundo, a Arena da Inclusão entra em campo!”
27 de junho de 2026
8h às 16h
Arena de Pernambuco – São Lourenço da Mata (PE)
Evento gratuito

Serviços oferecidos:

Ilhas Sensoriais e Musicoterapia;
Atendimentos de saúde;
Atividades terapêuticas;
Brinquedos, pipoca, algodão doce e Espaço Beleza;
Pintura artísticas;
Show de Tio Bruninho;
Feira das Mães Atípicas.

Governadora Raquel Lyra prestigia São João de Carpina e reforça compromisso do Estado com os polos juninos da Mata Norte
Publicado em 27/06/2026 às 11:15

Festividade segue até 28 de junho com valorização do turismo e segurança reforçada

A governadora Raquel Lyra esteve nesta sexta-feira (26) no São João de Carpina ao lado da prefeita Eduarda Gouveia, dando continuidade à agenda de visitas aos principais polos juninos de Pernambuco. A presença da gestora reafirma o compromisso do Estado com as tradições culturais que movimentam o interior pernambucano em junho e impulsionam a economia local. Para garantir a segurança do público presente, a Secretaria de Defesa Social (SDS) mobilizou um robusto esquema operacional, com drones, reconhecimento facial e delegacia móvel.

"É muito bom a gente poder vir aqui mais uma vez para prestigiar o São João e dizer que a festa está muito mais bonita do que a do ano passado, que já foi gigante. Eu digo sempre que um lugar só é bom para visitar e fazer festas quando é bom para viver, e a gente vem trabalhando fortemente nisso, junto com a prefeita, para garantir mais qualidade de vida para o povo, com mais água, estradas e creches sendo construídas. Tudo isso permite que o nosso povo possa ser mais feliz no seu chão", afirmou a governadora Raquel Lyra.

A noite desta sexta-feira (26) contou com shows de João Gomes, Pablo, Henry Freitas e Juarez, consolidando Carpina como um dos destinos mais aguardados do ciclo junino pernambucano. A programação segue até o dia 28 de junho, celebrando o forró, as tradições nordestinas e a identidade da Mata Norte.

A prefeita do município, Eduarda Gouveia, reafirmou a importância da parceria entre Estado e município para o fortalecimento da festa e de outros setores. "Estamos mais um ano com o apoio do Governo do Estado. Se não fosse pela gestão estadual, isso não seria possível. Cada vez mais fortalecendo o nosso São João, a nossa cidade e desenvolvendo. Isso ajuda muito nossos comerciantes. Aqui não é só lazer, é economia também", declarou.

O São João movimenta hotelaria, alimentação, transporte e comércio local, gerando renda para empreendedores e trabalhadores da região. O investimento do Governo de Pernambuco nos festejos reforça o reconhecimento de Carpina como polo turístico e referência junina do Estado.

O secretário de Turismo e Lazer de Pernambuco, Roberto Asfora, destacou como o São João contribui para o desenvolvimento turístico da região. "Esse intercâmbio maravilhoso de cultura que só Pernambuco proporciona. A gente traz o morador da capital para o interior, do interior para a capital, e faz essa mesclagem maravilhosa que só Pernambuco proporciona", disse.

Acompanhando o evento, o presidente da Empetur, Eduardo Loyo, ressaltou a importância de eventos dessa proporção. "O número de turistas no São João tem crescido, gerando impactos econômicos positivos. Pesquisas sobre o perfil e a origem dos visitantes estão sendo realizadas para entender esse fluxo e desenvolver estratégias que atraiam ainda mais turistas para Pernambuco", afirmou.

SEGURANÇA — Por meio da Secretaria de Defesa Social (SDS), o Estado estruturou um esquema especial integrado à Operação São João 2026. Carpina conta com monitoramento aéreo por drones do Grupamento Tático Aéreo (GTA), reconhecimento facial conectado ao sistema estadual de videomonitoramento, com mais de 1,2 mil câmeras em todo o Estado, policiamento ostensivo da Polícia Militar (PMPE), equipes do Corpo de Bombeiros (CBMPE) e uma Delegacia Móvel da Polícia Civil (PCPE) para registro imediato de ocorrências. A Operação Lei Seca reforça a fiscalização nas principais vias de acesso à cidade.

Integraram a comitiva do Executivo Estadual o senador Fernando Dueire; o deputado estadual Gustavo Gouveia; o secretário estadual Túlio Vilaça (Casa Civil) e os prefeitos Joel Gonzaga (Feira Nova), Aninha (Nazaré da Mata), Paulinha da Educação (Paudalho) e Talita de Doda (Camutanga).

COMITÊ DO CANAL DO SERTÃO REALIZA AUDIÊNCIA PÚBLICA COM MAIS DE 200 LIDERANÇAS DOS SERTÕES CENTRAL, DO ARARIPE E DO SÃO FRANCISCO.
Publicado em 27/06/2026 às 11:13

O Comitê de Luta em Defesa do Canal do Sertão, que tem como um dos coordenadores o ex-deputado estadual e pré-candidato a federal, Antonio Fernando, deu dois passos importantes por mais segurança hídrica para os Sertões Central, do Araripe e do São Francisco. A semana começou reunindo mais de 200 lideranças regionais numa audiência pública, em Petrolina, na luta pelo Canal. E na sexta-feira (26.06) o Comitê teve a confirmação de que o documento do encontro será encaminhado diretamente ao presidente Lula.

A confirmação veio por meio da senadora Teresa Leitão (PT) que, na condição de nova Líder do Governo no Senado, recebeu o documento e vai encaminhá-lo ao presidente da República. A senadora Teresa foi colega de Antonio Fernando na Assembleia Legislativa, e conhece o projeto do Canal do Sertão, defendido diversas vezes no Plenário da Alepe pelo ex-deputado e atual coordenador do Comitê.

Ao final da audiência pública, realizada no auditório da Codevasf, em Petrolina, foi aprovada a “Carta dos Sertões”, documento em apoio e defesa da obra do Canal do Sertão. O projeto, que prevê o abastecimento de água para consumo humano, pecuária e irrigação, é uma luta de mais de 30 anos de Antonio Fernando, e tem grande potencial econômico e social para o semiárido pernambucano.

O encontro também teve a participação da presidente da Comissão Especial em Defesa do Canal do Sertão, da Alepe, deputada Socorro Pimentel. A proposta é captar água do lago de Sobradinho, na Bahia, para abastecer 17 municípios - Casa Nova (BA) e Ouricuri, Araripina, Ipubi, Bodocó, Exu, Moreilândia, Granito, Cedro, Serrita, Parnamirim, Santa Cruz, Dormentes, Afrânio, Santa Filomena, Trindade e Petrolina, em Pernambuco.


O Canal do Sertão será a maior obra hídrica da história de Pernambuco. Com uma área de 33 mil Km2, o canal poderá beneficiar uma população superior a 800 mil habitantes, gerar cerca de 500 mil empregos diretos e indiretos, e garantir um faturamento total acima de R$ 15 bilhões por ano. Além de tudo isso, poderá viabilizar economicamente a Ferrovia Transnordestina, no trecho Salgueiro-Suape, que está interrompido pelo Tribunal de Contas União (TCU) por falta de viabilidade de cargas.