Governadora Raquel Lyra entrega requalificação do Serviço Wilma Lessa e vistoria obras que ampliam assistência no Hospital Agamenon Magalhães
Publicado em 26/06/2026 às 15:18

A governadora Raquel Lyra entregou, nesta sexta-feira (26), um importante equipamento requalificado no Hospital Agamenon Magalhães (HAM), no Recife: o Serviço de Apoio à Mulher Wilma Lessa. Durante a agenda, a gestora também vistoriou as obras de implantação do novo serviço de hemodinâmica, a reforma da cozinha e acompanhou o andamento das futuras emergências de cardiologia, otorrinolaringologia e obstetrícia. A vice-governadora Priscila Krause acompanhou a entrega.

"Tudo que estamos fazendo é pelo cuidado. Estamos investindo aqui, no Hospital Agamenon Magalhães, R$ 100 milhões que se desdobram em várias entregas como esta, garantindo conforto aos trabalhadores e a quem precisa do serviço, que pode ser acolhido de verdade. Não é só para tirar retrato, é para garantir que uma mulher que foi violentada possa, no momento mais difícil da vida dela, estar sendo cuidada", afirmou a governadora Raquel Lyra.

Com investimento de aproximadamente R$ 300 mil, o Serviço de Apoio à Mulher Wilma Lessa recebeu melhorias nas instalações elétricas, pintura, climatização, renovação do mobiliário e ações de humanização dos ambientes. Em uma etapa posterior, também será realizada a substituição do piso e das luminárias.

A secretária estadual de Saúde, Zilda Cavalcanti, destacou que a requalificação integra um amplo conjunto de investimentos que vêm sendo realizados no hospital. "Agora temos o serviço todo reestruturado, requalificado, para poder atender melhor as mulheres que necessitam e também dar mais condição de trabalho com dignidade aos profissionais de saúde que trabalham aqui. A melhora não para", afirmou.

Criado há 25 anos, o Wilma Lessa é referência na rede estadual de proteção às mulheres, pessoas com útero e adolescentes a partir dos 12 anos vítimas de violência sexual. Somente nos primeiros meses de 2026, já foram contabilizados 481 atendimentos.

A coordenadora do serviço, Sílvia Cavalcanti, ressaltou que a nova estrutura fortalece o acolhimento humanizado oferecido às pacientes. "É extremamente importante requalificar para poder ofertar um melhor acolhimento para essas pessoas que nos procuram. Um serviço requalificado, pode oferecer melhor ambiência, mais conforto e também melhores condições de trabalho. É muito bom trabalhar com ambiente adequado e mobiliário novo", destacou.

VISITAS – Na unidade, a governadora também visitou obras em andamento, como a nova cozinha do hospital, que recebeu investimento de R$ 1,1 milhão e deve oferecer uma estrutura moderna e adequada para atender pacientes, acompanhantes e profissionais que circulam diariamente pela unidade. O setor é responsável pela produção de cerca de 4 mil refeições por dia, entre cafés da manhã, lanches, almoços e jantares.

A gestora também acompanhou as obras de implantação do novo Serviço de Hemodinâmica, que recebe investimento de R$ 4 milhões. O setor será totalmente modernizado para ampliar a capacidade de realização de exames e procedimentos cardiovasculares de alta complexidade, como cateterismos, angioplastias, implantes e trocas de marcapasso, estudos eletrofisiológicos e arteriografias.

Além da Hemodinâmica, seguem em andamento as obras de reforma de um dos prédios do hospital, onde funcionarão as novas emergências de cardiologia, otorrinolaringologia e obstetrícia, além de espaços destinados ao repouso das equipes médicas.

Também acompanharam a entrega a deputada federal Clarissa Tércio; o deputado estadual Romero Sales Filho, o vereador do Recife, Ronaldo Lopes; e a diretora de Obras de Saúde da Companhia Estadual de Habitação e Obras (Cehab), Priscila Giovanna.

João Gomes emociona multidão sob garoa; São João de Arcoverde tem Nathanzinho Lima nesta sexta
Publicado em 26/06/2026 às 15:16

Nem a garoa e o frio da noite desta quinta-feira (25) foram capazes de diminuir o entusiasmo do público que lotou o Polo Multicultural do São João de Arcoverde. Em uma das apresentações mais aguardadas da edição 2026, o cantor João Gomes protagonizou um show marcante, levando milhares de fãs a cantar do início ao fim um repertório repleto de sucessos que o consolidaram como um dos maiores nomes da música brasileira da atualidade.

Natural de Serrita, no Sertão pernambucano, João Gomes transformou o Pátio de Eventos da Estação em um grande coro popular. A emoção tomou conta da plateia, que permaneceu firme mesmo sob a garoa, demonstrando a força do artista e o prestígio do São João de Arcoverde. A noite também contou com apresentações de Will e Nágylla Ferreira, completando a programação do Polo Multicultural.

A festa continua nesta sexta-feira (26) mantendo o alto nível da programação. O palco principal recebe Ycaro Andrade, Harry Estigado e Nathanzinho Lima, um dos artistas que mais crescem no cenário nacional. Embalado por sucessos que dominam as plataformas digitais, Nathanzinho promete atrair mais uma grande multidão e manter o clima de animação na reta final dos festejos.

Ao longo de quase 16 dias de programação, o São João de Arcoverde reafirma sua posição entre os melhores eventos juninos do Nordeste. Além de reunir milhares de visitantes de Pernambuco e de diversos estados, a festa impulsiona a economia local, fortalecendo o comércio, a hotelaria, os bares, restaurantes, o transporte e diversos segmentos de serviços.

O prefeito Zeca Cavalcanti destacou o sucesso da edição 2026 e fez um convite para que moradores e turistas aproveitem os últimos dias da programação.

"Estamos vivendo um São João histórico, com grandes atrações, segurança, organização e uma forte movimentação econômica para a cidade. Nesta reta final, teremos mais três dias de muita festa no Polo Multicultural e demais polos no fim de semana, recebendo artistas que estão entre os mais queridos do público. Convidamos todos para continuarem celebrando conosco essa grande festa que valoriza nossa cultura e fortalece Arcoverde", afirmou.

Com expectativa de mais uma grande presença de público nesta sexta-feira e nos últimos dias da programação, Arcoverde celebra uma edição histórica do seu São João, reconhecido como um dos mais seguros, organizados e tradicionais do Brasil.

Pré-candidato ao Senado, Eduardo da Fonte defende interiorização da saúde durante visita ao Hospital Regional de Palmares
Publicado em 26/06/2026 às 15:14

O pré-candidato ao Senado e presidente da Federação União Progressista (UP/PP), Eduardo da Fonte, visitou, nesta sexta-feira (26), o Hospital Regional de Palmares (HRP), na Mata Sul de Pernambuco. Durante a agenda, defendeu a interiorização da saúde como prioridade para reduzir a dependência da população em relação aos serviços da Região Metropolitana do Recife.

Principal unidade de saúde da Mata Sul, o HRP atende cerca de 22 municípios e funciona 24 horas por dia com serviços de urgência, emergência e ambulatório. O hospital conta com 173 leitos de média e alta complexidade, distribuídos entre Clínica Médica, Cirurgia, Traumato-Ortopedia, Pediatria, Obstetrícia e UTIs Adulto e Neonatal. A estrutura inclui ainda centro cirúrgico, centro obstétrico, agência transfusional, CME e 46 leitos de observação.

Apesar da estrutura, a Mata Sul possui apenas 0,6 leito hospitalar por mil habitantes, índice inferior à média estadual de 1,3 leito por mil habitantes. O déficit estimado é de aproximadamente 350 leitos, o que mantém a região dependente da capital para atendimentos de maior complexidade.

Ao lado de profissionais da unidade e de lideranças da região, Eduardo destacou que a saúde da Mata Sul precisa de novos investimentos para ampliar a capacidade de atendimento. O parlamentar anunciou que solicitará à governadora Raquel Lyra e ao ministro da Saúde a implantação de um Hemocentro e de uma Central de Regulação de Leitos, além da ampliação dos equipamentos hospitalares e da criação de um Centro de Diagnóstico para a região.

“Defender a interiorização da saúde é garantir que o cidadão tenha atendimento de qualidade perto de onde vive. A Mata Sul ainda depende muito do Recife, e precisamos mudar essa realidade com investimentos que fortaleçam a rede pública e ampliem a oferta de serviços especializados”, afirmou.

A visita contou com a presença dos deputados estaduais France Hacker e Dannilo Godoy; dos prefeitos Júnior de Beto (Palmares), Berg Hacker (Rio Formoso), Miruca (Água Preta), Zé Baiano (São Benedito do Sul) e Wilson Lima (São João); do presidente da União dos Vereadores de Pernambuco, Léo do Ar; do vice-prefeito de Palmares, Neto Melo; da pré-candidata a deputada federal Missionária Michele Collins; do médico oncologista e pré-candidato a deputado estadual Dr. Tarcísio Reis; e do médico cardiologista Dr. João Moraes.

Carlinhos da Pedreira registra 56% de desaprovação em enquete do Blog do Alberes Xavier
Publicado em 26/06/2026 às 15:02

Uma enquete realizada pelo Blog do Alberes Xavier, através dos stories no Instagram, apontou que o prefeito de Barreiros, Carlinhos da Pedreira, recebeu 56% de desaprovação entre os participantes, enquanto 44% avaliaram positivamente sua gestão. O resultado revela um cenário de maior insatisfação entre os internautas que participaram da consulta.

Apesar da vantagem da reprovação, os números mostram uma disputa relativamente equilibrada na percepção do público, com uma diferença de 12 pontos percentuais entre os dois índices. O resultado indica que a gestão enfrenta resistência de parte dos participantes da enquete, ao mesmo tempo em que mantém uma parcela significativa de apoiadores.

Fecomércio convida empresários para encontro que discutirá impactos após o fim da “Taxa das Blusinhas”
Publicado em 26/06/2026 às 14:56

A Fecomércio Pernambuco, em parceria com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), promoverá um importante encontro para empresários da região de Caruaru e entorno para debater os impactos econômicos e concorrenciais do fim da chamada “taxa das blusinhas” e seus reflexos para o comércio, os serviços, o turismo e para o Polo de Confecções do Agreste.

Para contribuir com esse debate estratégico, estarão em Caruaru a diretora de Relações Institucionais da CNC, Nara de Deus, e os cientistas políticos Maria Clara Vilasboas e Carlos Jacomes, assessores da Diretoria de Relações Institucionais da entidade. A equipe apresentará análises e cenários sobre os efeitos da medida para a competitividade das empresas brasileiras, a geração de empregos e a arrecadação dos estados e municípios.

O encontro contará ainda com a participação do presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac Pernambuco, Bernardo Peixoto, da diretora geral executiva da Fecomércio Pernambuco, Cleide Pimentel, do economista Rafael Lima e do assessor governamental Jean Sanches, além de representantes do Governo de Pernambuco.

Pernambuco ocupa posição de destaque nacional nesse debate, especialmente pela força econômica do Polo de Confecções do Agreste, reconhecido como um dos maiores do país e responsável pela geração de milhares de empregos e oportunidades de negócios. Por isso, ouvir os empresários da região e construir uma posição conjunta do setor produtivo é fundamental.

Ao final da reunião, a proposta é consolidar um manifesto que represente as preocupações, demandas e contribuições dos empresários pernambucanos, fortalecendo a defesa dos interesses do comércio de bens, serviços e turismo junto aos poderes públicos e às instâncias de decisão nacionais.

Participe! Confirme sua presença no WhatsApp (81) 99615-7498. O evento conta com apoio do Moda Center.

Prefeitura de Belo Jardim antecipa pagamento de servidores efetivos e injeta mais de R$ 6 milhões na economia do município
Publicado em 26/06/2026 às 14:50

Nesta sexta-feira (26), a Prefeitura de Belo Jardim antecipou o pagamento dos salários de junho para os servidores efetivos, liberando o valor de R$ 6.070.507,85. O recurso já está disponível nas contas dos beneficiários e começa a circular no comércio e nos serviços da cidade, movimentando a economia local e fortalecendo diferentes setores.

O prefeito Gilvandro Estrela destacou a importância da antecipação e o compromisso com os servidores: “Nosso compromisso é valorizar o servidor e garantir que ele receba seus direitos com respeito e responsabilidade. Esse pagamento antecipado traz mais tranquilidade para as famílias e também movimenta a economia da nossa cidade”.

A iniciativa reforça o compromisso da gestão municipal com os servidores públicos, garantindo mais tranquilidade financeira para as famílias e valorizando os profissionais que contribuem diariamente para o funcionamento do município.

João Campos reúne lideranças em grande caminhada pelo comércio de Paulista
Publicado em 26/06/2026 às 14:45

PAULISTA - O pré-candidato a governador João Campos (PSB) realizou uma caminhada, nesta sexta-feira (26), no centro de Paulista, no Grande Recife. O líder da Frente Popular conversou com comerciantes e frequentadores e recebeu manifestações de apoio da população. Ainda durante a passagem pela cidade, o ex-prefeito do Recife também esteve no Mercado Público de Paratibe e almoçou com lideranças locais.

“O dia hoje foi de caminhar em Paulista, no Mercado de Paratibe, no comércio da Siqueira Campos, de conversar com as pessoas e reafirmar o nosso compromisso de cuidar de Pernambuco, de Paulista, da Região Metropolitana. Conheço bem essa realidade. Governei o Recife por cinco anos, fui o deputado mais votado de Paulista e aqui vocês têm o meu compromisso de que vão ter um governador de verdade, que trabalha e sabe tirar do papel aquilo que é importante”, declarou.

Acompanharam a agenda o pré-candidato a vice-governador Carlos Costa (Republicanos), a pré-candidata a senadora Marília Arraes (PDT), o deputado estadual e ex-prefeito de Paulista Júnior Matuto (Republicanos), o deputado estadual e ex-prefeito de Igarassu Mário Ricardo (Podemos), o deputado estadual Francismar Pontes (PSB), vereadores de Paulista que apoiam a Frente Popular, entre outras lideranças.

Prefeitura do Jaboatão reforça a Saúde e Educação com posse de novos servidores
Publicado em 26/06/2026 às 14:33

O prefeito do Jaboatão dos Guararapes, Mano Medeiros, presidiu, nesta sexta-feira (26), a cerimônia de posse de 125 novos servidores concursados das secretarias municipais de Educação e Saúde. O evento, realizado no auditório da UniFG, em Piedade, representa mais um passo no fortalecimento dos serviços públicos e na ampliação da capacidade de atendimento à população.

Os novos servidores irão atuar em diversas funções estratégicas, entre elas professor de braile, professor de artes, professor de história, professor de matemática, agente de combate às endemias, assistente social, cirurgião-dentista, cardiologista, farmacêutico e técnico em enfermagem. A chegada desses profissionais contribuirá para ampliar a oferta e elevar a qualidade dos serviços prestados aos moradores do município.

Durante a solenidade, o prefeito Mano Medeiros destacou a importância do reforço no quadro de servidores municipais. “A nomeação representa mais um passo na construção de um time de profissionais comprometidos em servir com excelência à população do Jaboatão. Estamos fortalecendo áreas essenciais e garantindo um atendimento cada vez mais qualificado para os cidadãos”, afirmou.

Entre os novos servidores empossados, a psicóloga Rayssa Tavares comemorou o início da trajetória no serviço público municipal. “Hoje começo a realizar um sonho. Quero servir à população com dedicação e excelência. É um momento de muita responsabilidade e desafios, que assumo com a vontade de fazer o meu melhor”, declarou.

O concurso público ofertou 1.592 vagas e, com esta nova convocação, já contabiliza 1.194 candidatos nomeados. Na área da Educação, por exemplo, foram disponibilizadas 627 vagas para professores, das quais 1.331 profissionais já foram nomeados em diferentes chamamentos, contemplando vagas imediatas, cadastro de reserva e demais previsões estabelecidas no edital.

A incorporação dos novos profissionais fortalece a rede municipal de serviços, amplia a capacidade de atendimento e contribui para uma gestão mais eficiente, humanizada e próxima da população. A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes reforça que novas nomeações serão realizadas de acordo com o cronograma previsto e conforme a necessidade da administração municipal, respeitando os editais do concurso público.

Presidente da FETAPE maior entidade de trabalhadores rurais de Pernambuco declara apoio à reeleição de Raquel Lyra: "Vai ser reeleita com o apoio do povo"
Publicado em 26/06/2026 às 14:37

A presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura de Pernambuco (FETAPE), Cícera Cruz, declarou publicamente apoio à reeleição da governadora Raquel Lyra (PSD). A manifestação aconteceu durante a entrega de 640 equipamentos agrícolas pelo Governo de Pernambuco, num investimento de R$ 70 milhões realizado nas instalações do Instituto Agronômico de Pernambuco - IPA, nesta sexta-feira (26/06), e ganhou um peso político significativo: A FETAPE é a principal entidade de representação e coordenação dos trabalhadores rurais, agricultores e agricultoras familiares do estado, fundada em 6 de junho de 1962. Hoje, é constituída por 175 Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais das três regiões do estado.

O gesto teve impacto ainda maior por vir de uma liderança filiada ao PT e eleitora do presidente Lula. Ao subir ao palanque oficial, Cícera Cruz destacou a parceria entre o governo federal e o estadual como fator determinante para o fortalecimento da agricultura familiar em Pernambuco. "A nossa governadora junto com o presidente Lula têm contribuído para desenvolver a agricultura familiar", afirmou. Em seguida, foi direta ao ponto: "Com certeza vai ser reeleita com o apoio do povo de Pernambuco. Pode contar com a gente por um Pernambuco cada vez melhor."

A presidenta da FETAPE também elogiou a atuação da equipe do Governo e da Secretaria de Agricultura, ressaltando que as políticas públicas têm "chegado na ponta", expressão que, no campo, significa alcançar quem mais precisa. Cícera Cruz destacou ainda a sensibilidade da governadora Raquel Lyra e reconheceu o papel dos deputados estaduais do PT de Pernambuco, Doriel Barros e João Paulo, presentes no evento, pela aprovação de projetos que fortalecem a gestão estadual no setor.

O apoio da FETAPE representa um marco político relevante para a governadora, que amplia sua base de sustentação junto aos movimentos sociais do campo, setor historicamente ligado à esquerda e ao PT e consolida uma aliança que une governo estadual e federal em torno da pauta da agricultura familiar pernambucana.

Starlink libera internet gratuita na Venezuela após terremotos
Publicado em 26/06/2026 às 14:30

A Starlink, serviço de internet via satélite da SpaceX, anunciou que fornecerá acesso gratuito por um mês a usuários na Venezuela após os terremotos que atingiram o país na quarta-feira (24).

Segundo a empresa, a medida vale para clientes novos e já existentes nas áreas afetadas. A Starlink também informou que trabalha para instalar terminais e restabelecer a conectividade nas regiões mais atingidas.

A iniciativa ocorre em meio a falhas nos serviços de comunicação após os tremores. Segundo autoridades venezuelanas, os terremotos deixaram 589 mortos e 2.980 feridos.