Sob administração de Victor Coelho, Ouricuri se torna o 73º município mais transparente do Brasil
Publicado em 24/06/2026 às 14:27

A Prefeitura de Ouricuri, sob a gestão do prefeito Victor Coelho, foi contemplada com o Selo A de Qualidade da Informação Contábil e Fiscal. A Secretaria do Tesouro Nacional concede essa certificação aos municípios que obtêm desempenho elevado na confiabilidade, no envio e na organização das informações contábeis e fiscais encaminhadas ao Governo Federal.

Com nota 99,08% de desempenho, Ouricuri alcançou a 73ª posição no ranking nacional, garantindo lugar entre os 75 municípios mais bem avaliados do Brasil. Em Pernambuco, o município ocupa a 15ª colocação, ficando à frente de diversas cidades de maior porte, entre elas Petrolina.

O resultado coloca Ouricuri como o município mais bem classificado da Região do Araripe, tornando-se referência regional em transparência, gestão fiscal e qualidade das informações públicas.

A avaliação considera critérios como gestão da informação, qualidade dos dados contábeis, informações fiscais e a compatibilidade entre os registros contábeis e fiscais. Em todas as dimensões analisadas, o município apresentou índices superiores a 97%, demonstrando elevado nível de conformidade com os padrões exigidos pela Secretaria do Tesouro Nacional.

A conquista é atribuída ao trabalho desenvolvido pela gestão do prefeito Victor Coelho, que tem fortalecido os mecanismos de controle interno, planejamento financeiro e transparência administrativa. O reconhecimento evidencia o compromisso da administração municipal com a responsabilidade fiscal e a correta prestação de contas dos recursos públicos.

Além do destaque anual, os dados mais recentes do acompanhamento diário apontam que Ouricuri mantém desempenho acima de 92%, o que demonstra a continuidade do trabalho de qualificação das informações enviadas aos sistemas nacionais de acompanhamento fiscal e contábil.

Pátio de Eventos vive noite histórica com Fagner e grandes apresentações na véspera de São João
Publicado em 24/06/2026 às 14:23

Nem mesmo a chuva foi capaz de diminuir o ritmo da festa no Maior e Melhor São João do Mundo nesta terça-feira (23). Na véspera de São João, milhares de pessoas ocuparam o Pátio do Forró para acompanhar os shows de Nathalia Calazans, Fagner, PV Calado e Leo Magalhães.

A noite começou com a apresentação de Nathalia Calazans, que colocou o público para cantar ao relembrar clássicos da época de Saia Rodada e sucessos da carreira solo. O ponto alto da noite ficou por conta de Fagner. Com um repertório que atravessa gerações, o cantor protagonizou um daqueles momentos que ajudam a consolidar Caruaru como o Maior e Melhor São João do Mundo.

Na sequência, o caruaruense PV Calado subiu ao palco levantando a galera com um repertório recheado de sucessos e muita interação com o público. Fechando a noite, Leo Magalhães encerrou os shows em clima de romantismo, abrilhantando uma celebração que, ano após ano, transforma a Capital do Forró em destino de visitantes de todo o Brasil.

"Nasci e me criei em Caruaru e digo que essa é uma das maiores e melhores edições do São João que já vi. A cidade está cheia, é festa por todo lado e, mesmo com chuva, ninguém quer perder um dia sequer", afirmou o comerciante José Carlos Ferreira.

Com estrutura, segurança e uma programação capaz de reunir diferentes gerações em torno da música, o Pátio do Forró mostrou mais uma vez a força da festa que faz de Caruaru referência para todo o país. A programação completa pode ser conferida no Instagram oficial do São João de Caruaru.

STM rejeita pedido de Bolsonaro para afastar relator de processo
Publicado em 24/06/2026 às 14:08

O Superior Tribunal Militar (STM) rejeitou nesta quarta-feira (24) o recurso da defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) que pedia o afastamento do ministro tenente-brigadeiro do ar Francisco Joseli Parente Camelo do processo que pode resultar na perda de sua patente de capitão reformado do Exército.

Os advogados alegavam que o magistrado não teria a imparcialidade necessária para atuar no caso. O pedido já havia sido negado pela presidente do STM, ministra Maria Elizabeth Rocha, e a decisão foi mantida pelo plenário da Corte.

O processo foi aberto após a condenação de Bolsonaro pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e discute se sua conduta é compatível com os requisitos exigidos para a permanência no oficialato das Forças Armadas.

Caruaru homenageia Jorge de Altinho com estrela na Calçada da Fama do Forró nesta quinta-feira (25)
Publicado em 24/06/2026 às 13:45

O cantor e compositor Jorge de Altinho receberá, nesta quinta-feira (25), uma homenagem especial da Prefeitura de Caruaru, por meio da Fundação de Cultura. O artista passará a integrar a Calçada da Fama do Forró, instalada no Museu do Forró, em reconhecimento à sua trajetória e à sua contribuição para a valorização da música nordestina e do forró em todo o país.

A solenidade acontecerá a partir das 16h e reunirá representantes da cultura, artistas, familiares, amigos e admiradores da obra do homenageado. Com uma carreira consolidada e marcada por sucessos que atravessam gerações, Jorge de Altinho se tornou uma das vozes mais importantes do forró, ajudando a fortalecer e difundir a cultura nordestina dentro e fora da região.

Natural de Olinda, mas criado em Altinho, no Agreste Pernambucano, o artista construiu uma relação próxima com Caruaru e com os festejos juninos da cidade, sendo presença constante na programação do Maior e Melhor São João do Mundo.

Criada em dezembro de 2025, a Calçada da Fama do Forró é inspirada na tradicional homenagem existente em Hollywood e tem como objetivo celebrar artistas que possuem relação histórica com o forró e com a cultura popular nordestina.

Simão Durando recebe ministro do Turismo no São João de Petrolina
Publicado em 24/06/2026 às 13:17

O prefeito Simão Durando receberá o ministro do Turismo, Gustavo Feliciano, que visitará o São João de Petrolina nesta quarta-feira (24). A agenda será realizada no Pátio Ana das Carrancas, principal palco da festa junina da cidade.

Durante a visita, o ministro conhecerá a estrutura do evento, acompanhará a programação e terá a oportunidade de conferir de perto a organização de uma das maiores festas juninas do Brasil. A agenda reforça a relevância do São João de Petrolina para o turismo, a cultura e a economia do Nordeste.

Reconhecido nacionalmente, o evento atrai milhares de visitantes de diversas regiões do país e movimenta setores como hotelaria, gastronomia, comércio e serviços, consolidando Petrolina como um importante destino do turismo de eventos.

Ministério das Comunicações apresenta avanços da maior infovia subfluvial do mundo e inaugura integração inédita das forças de segurança em rede privativa nacional
Publicado em 24/06/2026 às 13:09

Frederico de Siqueira Filho detalhará expansão do Norte Conectado, ativação dos primeiros clientes da Rede Privativa de Comunicação da Administração Pública Federal e integração entre forças de segurança em ambiente de comunicação seguro.

O ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho, apresenta nesta quinta-feira (25), às 11h, em Brasília (DF), um conjunto de entregas estratégicas para a transformação digital do Brasil. Entre elas, a apresentação da Rede Privativa de Comunicação da Administração Pública Federal, que contempla a integração da rede privativa móvel do Governo do Brasil no Distrito Federal e os primeiros atendimentos da rede privativa fixa e os avanços do Programa Norte Conectado.

Com investimentos de R$ 1,3 bilhão do Novo PAC, o Norte Conectado atende 70 localidades dos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia e Roraima, beneficiando diretamente cerca de 7,5 milhões de pessoas e contribuindo para a preservação de até 68 milhões de árvores.

No evento, serão apresentados os principais avanços do Programa Norte Conectado, com destaque para as novas entregas e etapas de implantação das Infovias 02, 03, 04 e 05, que ampliam a infraestrutura de conectividade na Região Amazônica.

Além disso, o ministro apresentará os avanços na implantação da Rede Privativa de Comunicação da Administração Pública Federal. O projeto pioneiro de rede privativa fixa busca conectar órgãos da administração pública por meio de uma infraestrutura própria, garantindo comunicações mais integradas, seguras e eficientes.

Durante o evento, será anunciada ainda a integração das forças de segurança participantes do projeto de rede privativa móvel, que tem parceria com o Ministério da Justiça. A iniciativa representa um avanço para a segurança pública e para a coordenação de operações, ao permitir que instituições que operam em sistemas distintos passem a se comunicar em um ambiente único e interoperável.

A ação contempla a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), o Exército Brasileiro, a Polícia da Câmara dos Deputados e a Polícia do Senado Federal. Na ocasião, será realizada uma demonstração ao vivo do funcionamento dessa integração.

Já no âmbito da rede privativa fixa, será apresentada a primeira capital atendida, além do cronograma de ativação das demais instituições atendidas.

Os projetos do Norte Conectado e da Rede Estratégica de Comunicação do Brasil são resultado de uma parceria entre o Ministério das Comunicações e a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), sendo executados pela Entidade Administradora da Faixa de 3,5 GHz (EAF).

Participam da cerimônia o presidente do GAISPI e conselheiro da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Edson de Oliveira Holanda, e a CEO da Entidade Administradora da Faixa de 3,5 GHz (EAF), Gina Marques.

SERVIÇO

Balanço de Entregas das Infovias Norte Conectado e da Rede Privativa de Comunicação da Administração Pública Federal.


*Data:* 25 de junho (quinta-feira)
*Horário:* 11h
*Local:* Auditório do Ministério das Comunicações (Subsolo)
*Endereço:* Esplanada dos Ministérios, Bloco R – Brasília (DF)

São João de Agrestina 2026 fortalece tradição nordestina com programação até o dia 29 de junho
Publicado em 24/06/2026 às 12:52

A programação segue com atrações musicais, valorização da cultura popular e celebração das raízes juninas nos polos da Sanfona e da Tradição.

O São João de Agrestina 2026 segue transformando a cidade em um grande palco de celebração da cultura nordestina. Promovido pela Prefeitura de Agrestina, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, o evento segue até o dia 29 de junho, reunindo atrações musicais, manifestações culturais e tradições que fazem parte da identidade do povo agrestinense.

Com programação distribuída entre o Polo da Sanfona e o Polo da Tradição, os festejos reforçam o compromisso do município com a preservação da cultura popular. Além de fortalecer a tradição nordestina e proporcionar momentos de lazer para a população, o São João de Agrestina desempenha um papel fundamental no desenvolvimento econômico do município, impulsionando o comércio, gerando oportunidades para ambulantes, empreendedores, artistas e trabalhadores.

De acordo com o secretário municipal de Cultura e Turismo, Josenildo Santos, a programação foi cuidadosamente planejada para manter viva a essência do verdadeiro São João. “Estamos realizando uma festa que valoriza nossa cultura, nossos artistas e as tradições que fazem parte da história de Agrestina. É um evento pensado para acolher a população e os visitantes, fortalecer o turismo, movimentar a economia e preservar aquilo que temos de mais autêntico: a cultura nordestina”, destacou.

Confira a programação:

_23 de junho_

Polo da Sanfona
21h às 02h

- Pedrinho Pegação
- Espora de Ouro

Polo da Tradição
20h às 00h

- Trio Arco-Íris
- Fogo e Forró

24 de junho

Polo da Sanfona
21h às 02h

- Geraldinho Lins
- Juarez

Polo da Tradição
20h às 00h

- Mozart Vieira
- Josinaldo Cantor

26 de junho

Polo da Tradição
20h às 00h

- Marquinhos Play
- Nathan Farra
- Fernando Lima
- Eli Gomes

_27 de junho_

Polo da Sanfona
Às 14h

- 22ª Edição do Desfile Junino
- 11ª Edição do Forró da Melhor Idade

Polo da Tradição
20h às 00h

- André Guerra
- Carlos Valdênio
- Dion

28 de junho

Polo da Sanfona
21h às 02h

- Laura Martins
- Sirano e Sirino

Polo da Tradição
20h às 00h

- Trovões do Forró

_29 de junho_

Polo da Sanfona
20h às 02h

- Vitor Vaqueiro
- Vicente Nery
- Collo de Menina

Polo da Tradição
Das 21h às 00h

- Batateira do Forró

Cordel do Fogo Encantado emociona multidão na véspera de São João em Arcoverde
Publicado em 24/06/2026 às 12:49

A véspera de São João em Arcoverde foi marcada por uma celebração da cultura popular nordestina que reuniu milhares de pessoas nos diversos polos da cidade. O ponto alto da noite desta terça-feira (23) aconteceu no Polo Multicultural, onde o aguardado retorno do Cordel do Fogo Encantado levou emoção, poesia e pertencimento ao público que lotou o Pátio de Eventos da Estação.

Em um espetáculo carregado de simbolismo, os versos de Lirinha, acompanhados pela força musical de Clayton Barros e demais integrantes da banda, conduziram uma apresentação que misturou música, teatro, literatura popular e identidade sertaneja. O reencontro do grupo com sua terra natal foi recebido com entusiasmo pelo público, que acompanhou cada canção em coro.

Antes da apresentação do Cordel, quem abriu a programação do Polo Multicultural foi o tradicional Samba de Coco Raízes de Arcoverde. Com suas cores, ritmos e dança, o grupo reafirmou o protagonismo da cultura popular local, levando ao palco uma das manifestações mais autênticas da identidade arcoverdense.

A programação do polo ainda contou com o cantor George Silva e com o consagrado Jorge de Altinho, que fez o público dançar ao som de clássicos que atravessam gerações e permanecem presentes nos festejos juninos do Nordeste.

Além do Polo Multicultural, a festa tomou conta de toda a cidade. No Polo Pé de Serra, James Vaqueiro, Lorenção e Boka Diniz mantiveram viva a tradição do forró autêntico. O Polo Raízes do Coco recebeu apresentações do Samba de Coco d'Malandro, Joyce Alane e Laís Senna, fortalecendo o espaço dedicado às expressões culturais do município.

Já o Polo das Artes Henry Pereira reuniu manifestações tradicionais e contemporâneas com apresentações do Reisado Mirim Nossa Senhora do Rosário, En'cantos do Coco, Jú Cavalcanti e Gabi da Pele Preta. No Corredor Cultural, a Banda de Pífano Zabumba São Miguel levou a musicalidade típica das festas nordestinas para moradores e visitantes. A diversidade musical também marcou o Polo Multimusical, que recebeu Felixdi, DJ Diego Mira, Guira e a Eletro Banda Cabaçal, além de MC Oh Brabo.

Com uma programação que integrou tradição, cultura popular, forró, poesia e inovação artística, a véspera de São João reafirmou o protagonismo de Arcoverde no calendário junino pernambucano. Mais do que uma grande festa, a noite foi um encontro entre passado e presente, celebrando as raízes culturais que fazem da cidade uma das principais referências dos festejos juninos do Brasil. 

Representantes da Prefeitura de Jataúba participaram do Fórum Pernambucano de Esporte
Publicado em 24/06/2026 às 12:29

O evento sediado pelo município de Belo Jardim aconteceu na última sexta (19) e recebeu gestores de todo o agreste. O secretário executivo de esportes de Pernambuco, Fabiano Tadeu Costa, esteve no evento apresentando os avanços na pasta através do esforço conjunto entre estado e municípios.

Representando Jataúba, a secretária de cultura, esportes, turismo e lazer, Edjaci Araújo, participou ativamente do encontro ao lado de parte de sua equipe. A secretária pontuou as dificuldades encontradas por pequenos municípios nessa área, as ações e avanços, apesar da escassez de recursos próprios.

O evento tem o objetivo de escutar os municípios em suas necessidades, e à partir disso, projetar e implementarem soluções que possam democratizar o acesso ao esporte e incentivar sua prática, principalmente entre os mais vulneráveis.

Governo prepara Refis para renegociar dívidas de MEIs
Publicado em 24/06/2026 às 11:42

O governo do presidente Lula estuda lançar um programa de renegociação de dívidas voltado aos microempreendedores individuais (MEIs). A proposta prevê o parcelamento de débitos tributários em até 12 anos.

Segundo o ministro do Empreendedorismo, Paulo Pereira, o chamado “Refis dos MEIs” deve atender trabalhadores com pendências relacionadas à contribuição mensal da categoria. A estimativa é de que entre 3 milhões e 4 milhões de MEIs possam ser beneficiados.

O programa em discussão prevê a renegociação de dívidas de até R$ 20 mil, com parcelas mínimas de R$ 25. Atualmente, o parcelamento disponível para esses débitos pode ser feito em até 24 meses.