Berg de Hacker amplia informatização da saúde e implanta Prontuário Eletrônico em todas as UBS de Rio Formoso
Publicado em 27/06/2026 às 11:21

A Prefeitura de Rio Formoso deu mais um passo para modernizar a rede municipal de saúde. A gestão do prefeito Berg de Hacker concluiu a instalação de computadores e monitores nas dez Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município, garantindo a implantação do Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC), ferramenta que informatiza os atendimentos e fortalece a Atenção Primária.

Com a nova estrutura, os profissionais passam a registrar as informações dos pacientes de forma digital, permitindo mais agilidade nos atendimentos, maior segurança dos dados, integração das informações entre as unidades e mais eficiência na gestão dos serviços. O PEC também reduz o uso de prontuários em papel, facilita o acompanhamento do histórico de cada usuário e melhora a qualidade das informações que orientam o planejamento das políticas públicas de saúde.

Para o prefeito Berg de Hacker, o investimento representa mais um passo no fortalecimento da rede municipal. “Estamos equipando todas as Unidades Básicas para oferecer mais agilidade, organização e qualidade no atendimento à população. Quero agradecer à governadora Raquel Lyra, ao deputado estadual France Hacker e aos deputados federais Eduardo da Fonte e Lula da Fonte pelas parcerias que têm permitido a chegada de investimentos importantes para Rio Formoso. Quando município, Estado e nossos representantes trabalham juntos, quem ganha é a nossa gente. Seguiremos investindo em tecnologia e estrutura para garantir uma saúde cada vez mais eficiente e humanizada”, destacou.

A modernização das UBS integra um conjunto de ações que vêm sendo desenvolvidas pela atual gestão para fortalecer a saúde pública do município. Nas últimas semanas, a Prefeitura inaugurou o novo Centro de Atenção Psicossocial (CAPS I), ampliando a assistência em saúde mental, e vem avançando na estruturação dos serviços da Atenção Básica, com foco em tecnologia, acolhimento e melhoria do atendimento à população.

Com a implantação do PEC nas dez UBS, Rio Formoso passa a contar com uma rede mais integrada e preparada para acompanhar melhor cada usuário do SUS. A iniciativa reforça o compromisso da gestão Berg de Hacker com uma saúde pública mais moderna, eficiente e próxima das pessoas.

Tradição, inclusão e fortalecimento de vínculos marcam Arraiá da SEASIC em Pesqueira
Publicado em 27/06/2026 às 11:20

Música, comidas típicas, apresentações culturais e muita integração deram o tom do Arraiá promovido pela Secretaria de Assistência Social, Inclusão e Cidadania (SEASIC), em Pesqueira nesta sexta (26). A iniciativa reuniu usuários dos serviços socioassistenciais em um momento de celebração das tradições juninas e de fortalecimento dos vínculos comunitários.

O evento contou com a participação dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), das equipes da sede da SEASIC e das Cozinhas Comunitárias, que prepararam uma programação especial para acolher crianças, adolescentes, idosos e famílias atendidas pela rede de assistência social.

Além das apresentações culturais e da decoração temática, o arraiá proporcionou um espaço de convivência, valorizando a cultura popular nordestina e reforçando o compromisso da gestão municipal com ações que promovem inclusão social, cidadania e bem-estar.

A iniciativa reafirma o papel da SEASIC na construção de políticas públicas que aproximam os serviços da população, fortalecem os laços entre os usuários e tornam a assistência social cada vez mais humanizada.

Natanzinho arrasta multidão no São João de Arcoverde e confirma sucesso da programação ao subir ao palco às 20h
Publicado em 27/06/2026 às 11:18

Pátio de Eventos ficou completamente tomado pelo público; apresentação reforçou o acerto da organização e consolidou uma das noites mais marcantes da edição 2026 da festa

A noite desta sexta-feira (26) ficará marcada como um dos grandes momentos do São João de Arcoverde 2026. Exatamente às 20h10, conforme previsto na programação oficial, o cantor Natanzinho Lima subiu ao palco principal do Pátio de Eventos da Estação e foi recebido por uma verdadeira multidão, confirmando a expectativa em torno de um dos shows mais aguardados da festa. O maior público já registrado em eventos na cidade até os dias de hoje.

Mesmo diante de questionamentos pontuais sobre o horário da apresentação, o público respondeu da melhor forma possível: lotando o espaço desde o início da noite e mostrando que o sucesso do artista independe do horário em que sobe ao palco. A presença massiva de fãs evidenciou o prestígio de Natanzinho Lima e reforçou o acerto da organização na condução da programação. Do primeiro ao último minuto, o cantor apresentou um repertório repleto de sucessos, levando milhares de pessoas a cantar, dançar e acompanhar cada música em coro.

Após a apresentação de Natanzinho Lima, a animação continuou com o show de Harry Estigado, mantendo o público no espaço, e foi encerrada em grande estilo pelo cantor Ycaro Andrade, fechando mais uma noite de intensa movimentação no principal polo do São João de Arcoverde.

Além do sucesso artístico, a grande presença de público reafirmou a força do São João de Arcoverde como um dos maiores eventos do calendário junino de Pernambuco. O intenso fluxo de visitantes e turistas impulsiona os diversos setores da economia local. regiões do Estado e do Nordeste.

O prefeito Zeca Cavalcanti comemorou o sucesso de mais uma noite de programação e ressaltou o trabalho de planejamento realizado pela gestão municipal para garantir uma festa organizada, segura e capaz de atender diferentes públicos.

"Ver o Pátio de Eventos completamente lotado desde as primeiras horas da noite mostra que estamos no caminho certo. Preparamos um São João pensado para todos os públicos, com organização, segurança, grandes atrações nacionais e valorização da nossa cultura popular. O sucesso desta noite é resultado do trabalho de uma equipe comprometida em fazer de Arcoverde uma referência no calendário junino do Nordeste", afirmou o prefeito.

Zeca também destacou o empenho da Secretaria de Turismo, Esportes e Eventos, liderada pela secretária Nerianny Cavalcanti, e de todas as equipes envolvidas na realização do evento.

A expressiva participação popular durante o show de Natanzinho Lima reforça o sucesso da programação elaborada pela Prefeitura de Arcoverde, que apostou em uma grade diversificada para contemplar diferentes estilos musicais sem perder a essência cultural da festa, representada pelos diversos polos juninos.

Arena da Inclusão celebra contagem regressiva para a Copa do Mundo Feminina com serviços, acolhimento e cidadania
Publicado em 27/06/2026 às 11:16

Falta exatamente um ano para Pernambuco receber a Copa do Mundo Feminina da FIFA 2027, e a Arena de Pernambuco escolheu celebrar esse marco da forma mais importante: promovendo inclusão, cuidado e oportunidades para milhares de famílias atípicas. Neste sábado (27), a partir das 9h, o estádio receberá mais uma edição da Arena da Inclusão, reunindo atendimentos especializados de saúde, serviços de cidadania, ações de acolhimento e atividades de lazer gratuitas.

Com o tema “Na Copa do Mundo, a Arena da Inclusão entra em campo!”, a iniciativa reforça o compromisso da Arena de Pernambuco em construir um legado que vai além do esporte, colocando as pessoas no centro das ações e fortalecendo a cultura da acessibilidade e da inclusão.Durante o evento, serão oferecidos atendimentos em diversas áreas. O público também contará com ilhas sensoriais, musicoterapia, atendimentos de saúde e serviços terapêuticos.

As famílias ainda poderão aproveitar brinquedos, pipoca, algodão doce, Espaço Beleza e a tradicional Feira das Mães Atípicas, valorizando o empreendedorismo e fortalecendo as redes de apoio.

Para a diretora-presidente da Arena de Pernambuco, Lohaine Collins, a proximidade da Copa do Mundo Feminina é uma oportunidade de mostrar que o legado do futebol também se constrói por meio da inclusão. “Estamos a um ano de receber um evento histórico para Pernambuco e para o Brasil. E não existe maneira melhor de iniciar essa contagem regressiva do que celebrando a inclusão. A Arena da Inclusão representa o legado que queremos deixar: um espaço cada vez mais acessível, acolhedor e preparado para receber todas as pessoas. Assim como o futebol une nações, queremos que a Copa do Mundo Feminina seja lembrada também por promover pertencimento, respeito e oportunidades para todos”, destacou Lohaine Collins.

A Arena da Inclusão é uma iniciativa da Arena de Pernambuco e reúne parceiros públicos e privados em uma grande mobilização voltada para a promoção da saúde, da cidadania e da inclusão social.

Serviço

Arena da Inclusão – “Na Copa do Mundo, a Arena da Inclusão entra em campo!”
27 de junho de 2026
8h às 16h
Arena de Pernambuco – São Lourenço da Mata (PE)
Evento gratuito

Serviços oferecidos:

Ilhas Sensoriais e Musicoterapia;
Atendimentos de saúde;
Atividades terapêuticas;
Brinquedos, pipoca, algodão doce e Espaço Beleza;
Pintura artísticas;
Show de Tio Bruninho;
Feira das Mães Atípicas.

Governadora Raquel Lyra prestigia São João de Carpina e reforça compromisso do Estado com os polos juninos da Mata Norte
Publicado em 27/06/2026 às 11:15

Festividade segue até 28 de junho com valorização do turismo e segurança reforçada

A governadora Raquel Lyra esteve nesta sexta-feira (26) no São João de Carpina ao lado da prefeita Eduarda Gouveia, dando continuidade à agenda de visitas aos principais polos juninos de Pernambuco. A presença da gestora reafirma o compromisso do Estado com as tradições culturais que movimentam o interior pernambucano em junho e impulsionam a economia local. Para garantir a segurança do público presente, a Secretaria de Defesa Social (SDS) mobilizou um robusto esquema operacional, com drones, reconhecimento facial e delegacia móvel.

"É muito bom a gente poder vir aqui mais uma vez para prestigiar o São João e dizer que a festa está muito mais bonita do que a do ano passado, que já foi gigante. Eu digo sempre que um lugar só é bom para visitar e fazer festas quando é bom para viver, e a gente vem trabalhando fortemente nisso, junto com a prefeita, para garantir mais qualidade de vida para o povo, com mais água, estradas e creches sendo construídas. Tudo isso permite que o nosso povo possa ser mais feliz no seu chão", afirmou a governadora Raquel Lyra.

A noite desta sexta-feira (26) contou com shows de João Gomes, Pablo, Henry Freitas e Juarez, consolidando Carpina como um dos destinos mais aguardados do ciclo junino pernambucano. A programação segue até o dia 28 de junho, celebrando o forró, as tradições nordestinas e a identidade da Mata Norte.

A prefeita do município, Eduarda Gouveia, reafirmou a importância da parceria entre Estado e município para o fortalecimento da festa e de outros setores. "Estamos mais um ano com o apoio do Governo do Estado. Se não fosse pela gestão estadual, isso não seria possível. Cada vez mais fortalecendo o nosso São João, a nossa cidade e desenvolvendo. Isso ajuda muito nossos comerciantes. Aqui não é só lazer, é economia também", declarou.

O São João movimenta hotelaria, alimentação, transporte e comércio local, gerando renda para empreendedores e trabalhadores da região. O investimento do Governo de Pernambuco nos festejos reforça o reconhecimento de Carpina como polo turístico e referência junina do Estado.

O secretário de Turismo e Lazer de Pernambuco, Roberto Asfora, destacou como o São João contribui para o desenvolvimento turístico da região. "Esse intercâmbio maravilhoso de cultura que só Pernambuco proporciona. A gente traz o morador da capital para o interior, do interior para a capital, e faz essa mesclagem maravilhosa que só Pernambuco proporciona", disse.

Acompanhando o evento, o presidente da Empetur, Eduardo Loyo, ressaltou a importância de eventos dessa proporção. "O número de turistas no São João tem crescido, gerando impactos econômicos positivos. Pesquisas sobre o perfil e a origem dos visitantes estão sendo realizadas para entender esse fluxo e desenvolver estratégias que atraiam ainda mais turistas para Pernambuco", afirmou.

SEGURANÇA — Por meio da Secretaria de Defesa Social (SDS), o Estado estruturou um esquema especial integrado à Operação São João 2026. Carpina conta com monitoramento aéreo por drones do Grupamento Tático Aéreo (GTA), reconhecimento facial conectado ao sistema estadual de videomonitoramento, com mais de 1,2 mil câmeras em todo o Estado, policiamento ostensivo da Polícia Militar (PMPE), equipes do Corpo de Bombeiros (CBMPE) e uma Delegacia Móvel da Polícia Civil (PCPE) para registro imediato de ocorrências. A Operação Lei Seca reforça a fiscalização nas principais vias de acesso à cidade.

Integraram a comitiva do Executivo Estadual o senador Fernando Dueire; o deputado estadual Gustavo Gouveia; o secretário estadual Túlio Vilaça (Casa Civil) e os prefeitos Joel Gonzaga (Feira Nova), Aninha (Nazaré da Mata), Paulinha da Educação (Paudalho) e Talita de Doda (Camutanga).

COMITÊ DO CANAL DO SERTÃO REALIZA AUDIÊNCIA PÚBLICA COM MAIS DE 200 LIDERANÇAS DOS SERTÕES CENTRAL, DO ARARIPE E DO SÃO FRANCISCO.
Publicado em 27/06/2026 às 11:13

O Comitê de Luta em Defesa do Canal do Sertão, que tem como um dos coordenadores o ex-deputado estadual e pré-candidato a federal, Antonio Fernando, deu dois passos importantes por mais segurança hídrica para os Sertões Central, do Araripe e do São Francisco. A semana começou reunindo mais de 200 lideranças regionais numa audiência pública, em Petrolina, na luta pelo Canal. E na sexta-feira (26.06) o Comitê teve a confirmação de que o documento do encontro será encaminhado diretamente ao presidente Lula.

A confirmação veio por meio da senadora Teresa Leitão (PT) que, na condição de nova Líder do Governo no Senado, recebeu o documento e vai encaminhá-lo ao presidente da República. A senadora Teresa foi colega de Antonio Fernando na Assembleia Legislativa, e conhece o projeto do Canal do Sertão, defendido diversas vezes no Plenário da Alepe pelo ex-deputado e atual coordenador do Comitê.

Ao final da audiência pública, realizada no auditório da Codevasf, em Petrolina, foi aprovada a “Carta dos Sertões”, documento em apoio e defesa da obra do Canal do Sertão. O projeto, que prevê o abastecimento de água para consumo humano, pecuária e irrigação, é uma luta de mais de 30 anos de Antonio Fernando, e tem grande potencial econômico e social para o semiárido pernambucano.

O encontro também teve a participação da presidente da Comissão Especial em Defesa do Canal do Sertão, da Alepe, deputada Socorro Pimentel. A proposta é captar água do lago de Sobradinho, na Bahia, para abastecer 17 municípios - Casa Nova (BA) e Ouricuri, Araripina, Ipubi, Bodocó, Exu, Moreilândia, Granito, Cedro, Serrita, Parnamirim, Santa Cruz, Dormentes, Afrânio, Santa Filomena, Trindade e Petrolina, em Pernambuco.


O Canal do Sertão será a maior obra hídrica da história de Pernambuco. Com uma área de 33 mil Km2, o canal poderá beneficiar uma população superior a 800 mil habitantes, gerar cerca de 500 mil empregos diretos e indiretos, e garantir um faturamento total acima de R$ 15 bilhões por ano. Além de tudo isso, poderá viabilizar economicamente a Ferrovia Transnordestina, no trecho Salgueiro-Suape, que está interrompido pelo Tribunal de Contas União (TCU) por falta de viabilidade de cargas.

Prefeitura do Recife prorroga concurso da Secretaria de Saúde por mais dois anos
Publicado em 27/06/2026 às 11:12

Decisão foi publicada na edição do Diário Oficial do Município deste sábado (27). Certame está válido até junho de 2028. Desde 2021, já são mais de 5 mil profissionais de saúde nomeados

O prefeito do Recife, Victor Marques, prorrogou, por mais dois anos, a validade do concurso público da Secretaria de Saúde, aberto em junho de 2024 e que expiraria no dia 29 de junho deste ano. Agora, o certame está valido até junho de 2028, possibilitando que mais aprovados no concurso sejam convocados para fortalecer os serviços de saúde da capital pernambucana. A decisão foi publicada na edição deste sábado (27) do Diário Oficial do Município (DOM).

“Hoje a gente traz a importante notícia da renovação do concurso da saúde de 2024. Eram 212 vagas previstas, a gente já chamou 544 nomeações e agora a gente renova para poder chamar muito mais. Eu sei que muita gente fica ansiosa pelos chamamentos, mas a gente faz isso de forma gradual, dependendo da necessidade. O mais importante é que, com o concurso renovado, nós teremos mais tempo para chamar quem participou desse concurso. Então, eu queria reforçar para todo mundo: o concurso será renovado e aí a gente vai chamando ao longo do tempo, diante da necessidade da Secretaria de Saúde”, afirmou o prefeito Victor Marques.

No edital desse concurso, estavam previstas 212 vagas para as mais diversas categorias de saúde, entre médicos, enfermeiros, técnicos, agentes comunitários de saúde, agentes ambientais, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, psicólogos e assistentes sociais. A Prefeitura do Recife nomeou 544 aprovados, superando em 332 o número de vagas planejadas inicialmente. Desde 2021, um total de 5.051 aprovados em concursos foram nomeados pela Prefeitura para Saúde.

FORTALECIMENTO DA REDE MUNICIPAL - Essas convocações foram fundamentais para a expansão da Atenção Básica no Recife (passando de 59% para 81% de cobertura), implantação de 78 Unidades de Saúde da Família Mais, de novos serviços de Saúde Mental, fortalecimento das escalas de plantão das policlínicas e ampliação da rede de farmácias da família, entre outros. Com investimentos novos previstos na saúde, especialmente na maior oferta de atendimento na média e alta complexidade, há a possibilidade de novas convocações em breve.

Noite Evangélica reuniu multidão de fiéis no Polo da Sanfona
Publicado em 27/06/2026 às 11:09

Programação especial celebrou a fé com louvor, pregação e apresentações musicais, com a reunião de igrejas de diversas denominações em uma noite de comunhão e adoração

A noite da sexta (26) foi marcada por um grande momento de fé e celebração no São João de Gravatá 2026. A Noite Evangélica reuniu um público expressivo no Polo da Sanfona, que ficou completamente lotado por fiéis para acompanhar uma programação dedicada à adoração, à comunhão e à valorização da música cristã.

Ao longo da noite, representantes de diversas igrejas evangélicas do município participaram da programação. Subiram ao palco o Ministério de Louvor IADE, o Ministério de Louvor Adoradores do Rei Jesus Cristo, a Banda Chama Viva, o Ministério de Louvor da Igreja Batista Betânia, o Ministério de Louvor da Igreja Assembleia de Deus Bom Refúgio, o Ministério Semear, Matuto de Jesus, a Banda SM1, da Igreja Sara Nossa Terra, o Ministério de Louvor da Igreja Provocadores da Glória, o Ministério de Louvor da ICB e o Ministério de Louvor da PIB.

Um dos momentos mais marcantes da programação foi a pregação dos pastores, entre eles, Pastor Leonardo Cavalcanti, da 1ª Igreja Batista de Gravatá, que levou uma mensagem de esperança, amor e fortalecimento da fé aos presentes. Ele disse: “É uma alegria muito grande estar participando aqui no Polo da Sanfona, nesse período de São João, junto com todas as igrejas evangélicas aqui da nossa cidade. Nós fomos procurados pelo secretário Marllon, conversamos e chegamos a esse denominador de que o dia 26 seria a noite dos evangélicos. Como sou presidente aqui do Conselho de Pastores de Gravatá de antemão já reuni a minha diretoria e juntos trabalhamos para que hoje pudéssemos estar aqui com muita alegria, pregando o Senhor Jesus, que é o nosso tema, quem é Jesus, então estamos aqui muito felizes todas as igrejas aqui representando a nossa cidade, o povo evangélico, estamos felizes com isso”.

Gabriela Vieira, assistente administrativa, é da Igreja Assembleia de Deus Bom Refúgio. Ela participou de uma das apresentações desta noite especial. “Foi a primeira vez que a gente participou de um evento com tanta gente, graças a Deus, mas foi um momento só pra agradecer. Foi muito bom, todas as irmãs aqui de mãos dadas, a gente louvou, viveu ali em cima realmente o salmo 91. Foi que a gente falou e foi o que a gente louvou ao Senhor. É só gratidão a Deus, toda a honra e a glória pra Ele. Espero em Deus que a gente tenha mais oportunidade também em outros momentos, em outros eventos da prefeitura, de abrir esse espaço pra nós evangélicos, até porque tem muitas igrejas evangélicas aqui na cidade”.

A Noite Evangélica foi um dos momentos mais emocionantes da programação do São João de Gravatá 2026, em que promoveu a união entre diferentes denominações cristãs e reafirmou o compromisso da Prefeitura Municipal em oferecer um evento que contemplasse a diversidade cultural e religiosa da cidade.

Drone ajudou PF a identificar grupo ligado a Vorcaro
Publicado em 27/06/2026 às 11:00

A Polícia Federal identificou integrantes do grupo investigado por atuar em favor de Daniel Vorcaro após apurar uma suspeita de espionagem com drone. O equipamento pertencia a um vizinho que procurava um cachorro desaparecido.

De acordo com a CNN, mensagens interceptadas mostram que aliados de Vorcaro discutiram ações para abordar o suposto responsável pelo drone. A investigação afirma que o episódio permitiu identificar o policial federal aposentado Marilson Roseno da Silva.

As investigações apontam que o grupo era suspeito de realizar intimidações, monitoramentos e obtenção de informações sobre desafetos de Vorcaro. A defesa de Marilson não foi localizada pela reportagem para comentar o caso.

Garota Safada é anunciada como última atração da 57ª Festa das Marocas de Belo Jardim
Publicado em 27/06/2026 às 10:57

A Prefeitura de Belo Jardim anunciou mais uma atração para a 57ª Festa das Marocas. A banda Garota Safada será responsável por encerrar a programação da maior festa popular do município no dia 7 de julho. O show acontece após a tradicional levada do trio com Sirano e Sirino, fechando com chave de ouro a edição deste ano do evento que marca o encerramento do ciclo junino no interior de Pernambuco.

Reconhecida em todo o Nordeste pelos grandes sucessos do forró e por arrastar multidões por onde passa, a banda Garota Safada chega para completar a grade artística das Marocas com muita animação e repertório repleto de hits que marcaram gerações. A expectativa é de que o público acompanhe uma noite de muita música e celebração, coroando os cinco dias de festa que movimentam a economia, fortalecem a cultura e atraem visitantes de diversas cidades da região.

“Guardamos essa novidade com muito carinho para presentear o público que faz da Festa das Marocas uma das maiores e mais tradicionais festas do interior de Pernambuco. Essa atração chega para encerrar nossa programação em grande estilo. Quero agradecer aos patrocinadores e parceiros que acreditam na força da nossa cultura e investem na realização dessa grande festa, que gera oportunidades, movimenta a economia e leva o nome de Belo Jardim para todo o estado”, afirmou o prefeito Gilvandro Estrela.