Prefeitura do Recife prorroga concurso da Secretaria de Saúde por mais dois anos
Publicado em 27/06/2026 às 11:12

Decisão foi publicada na edição do Diário Oficial do Município deste sábado (27). Certame está válido até junho de 2028. Desde 2021, já são mais de 5 mil profissionais de saúde nomeados

O prefeito do Recife, Victor Marques, prorrogou, por mais dois anos, a validade do concurso público da Secretaria de Saúde, aberto em junho de 2024 e que expiraria no dia 29 de junho deste ano. Agora, o certame está valido até junho de 2028, possibilitando que mais aprovados no concurso sejam convocados para fortalecer os serviços de saúde da capital pernambucana. A decisão foi publicada na edição deste sábado (27) do Diário Oficial do Município (DOM).

“Hoje a gente traz a importante notícia da renovação do concurso da saúde de 2024. Eram 212 vagas previstas, a gente já chamou 544 nomeações e agora a gente renova para poder chamar muito mais. Eu sei que muita gente fica ansiosa pelos chamamentos, mas a gente faz isso de forma gradual, dependendo da necessidade. O mais importante é que, com o concurso renovado, nós teremos mais tempo para chamar quem participou desse concurso. Então, eu queria reforçar para todo mundo: o concurso será renovado e aí a gente vai chamando ao longo do tempo, diante da necessidade da Secretaria de Saúde”, afirmou o prefeito Victor Marques.

No edital desse concurso, estavam previstas 212 vagas para as mais diversas categorias de saúde, entre médicos, enfermeiros, técnicos, agentes comunitários de saúde, agentes ambientais, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, psicólogos e assistentes sociais. A Prefeitura do Recife nomeou 544 aprovados, superando em 332 o número de vagas planejadas inicialmente. Desde 2021, um total de 5.051 aprovados em concursos foram nomeados pela Prefeitura para Saúde.

FORTALECIMENTO DA REDE MUNICIPAL - Essas convocações foram fundamentais para a expansão da Atenção Básica no Recife (passando de 59% para 81% de cobertura), implantação de 78 Unidades de Saúde da Família Mais, de novos serviços de Saúde Mental, fortalecimento das escalas de plantão das policlínicas e ampliação da rede de farmácias da família, entre outros. Com investimentos novos previstos na saúde, especialmente na maior oferta de atendimento na média e alta complexidade, há a possibilidade de novas convocações em breve.

Noite Evangélica reuniu multidão de fiéis no Polo da Sanfona
Publicado em 27/06/2026 às 11:09

Programação especial celebrou a fé com louvor, pregação e apresentações musicais, com a reunião de igrejas de diversas denominações em uma noite de comunhão e adoração

A noite da sexta (26) foi marcada por um grande momento de fé e celebração no São João de Gravatá 2026. A Noite Evangélica reuniu um público expressivo no Polo da Sanfona, que ficou completamente lotado por fiéis para acompanhar uma programação dedicada à adoração, à comunhão e à valorização da música cristã.

Ao longo da noite, representantes de diversas igrejas evangélicas do município participaram da programação. Subiram ao palco o Ministério de Louvor IADE, o Ministério de Louvor Adoradores do Rei Jesus Cristo, a Banda Chama Viva, o Ministério de Louvor da Igreja Batista Betânia, o Ministério de Louvor da Igreja Assembleia de Deus Bom Refúgio, o Ministério Semear, Matuto de Jesus, a Banda SM1, da Igreja Sara Nossa Terra, o Ministério de Louvor da Igreja Provocadores da Glória, o Ministério de Louvor da ICB e o Ministério de Louvor da PIB.

Um dos momentos mais marcantes da programação foi a pregação dos pastores, entre eles, Pastor Leonardo Cavalcanti, da 1ª Igreja Batista de Gravatá, que levou uma mensagem de esperança, amor e fortalecimento da fé aos presentes. Ele disse: “É uma alegria muito grande estar participando aqui no Polo da Sanfona, nesse período de São João, junto com todas as igrejas evangélicas aqui da nossa cidade. Nós fomos procurados pelo secretário Marllon, conversamos e chegamos a esse denominador de que o dia 26 seria a noite dos evangélicos. Como sou presidente aqui do Conselho de Pastores de Gravatá de antemão já reuni a minha diretoria e juntos trabalhamos para que hoje pudéssemos estar aqui com muita alegria, pregando o Senhor Jesus, que é o nosso tema, quem é Jesus, então estamos aqui muito felizes todas as igrejas aqui representando a nossa cidade, o povo evangélico, estamos felizes com isso”.

Gabriela Vieira, assistente administrativa, é da Igreja Assembleia de Deus Bom Refúgio. Ela participou de uma das apresentações desta noite especial. “Foi a primeira vez que a gente participou de um evento com tanta gente, graças a Deus, mas foi um momento só pra agradecer. Foi muito bom, todas as irmãs aqui de mãos dadas, a gente louvou, viveu ali em cima realmente o salmo 91. Foi que a gente falou e foi o que a gente louvou ao Senhor. É só gratidão a Deus, toda a honra e a glória pra Ele. Espero em Deus que a gente tenha mais oportunidade também em outros momentos, em outros eventos da prefeitura, de abrir esse espaço pra nós evangélicos, até porque tem muitas igrejas evangélicas aqui na cidade”.

A Noite Evangélica foi um dos momentos mais emocionantes da programação do São João de Gravatá 2026, em que promoveu a união entre diferentes denominações cristãs e reafirmou o compromisso da Prefeitura Municipal em oferecer um evento que contemplasse a diversidade cultural e religiosa da cidade.

Drone ajudou PF a identificar grupo ligado a Vorcaro
Publicado em 27/06/2026 às 11:00

A Polícia Federal identificou integrantes do grupo investigado por atuar em favor de Daniel Vorcaro após apurar uma suspeita de espionagem com drone. O equipamento pertencia a um vizinho que procurava um cachorro desaparecido.

De acordo com a CNN, mensagens interceptadas mostram que aliados de Vorcaro discutiram ações para abordar o suposto responsável pelo drone. A investigação afirma que o episódio permitiu identificar o policial federal aposentado Marilson Roseno da Silva.

As investigações apontam que o grupo era suspeito de realizar intimidações, monitoramentos e obtenção de informações sobre desafetos de Vorcaro. A defesa de Marilson não foi localizada pela reportagem para comentar o caso.

Garota Safada é anunciada como última atração da 57ª Festa das Marocas de Belo Jardim
Publicado em 27/06/2026 às 10:57

A Prefeitura de Belo Jardim anunciou mais uma atração para a 57ª Festa das Marocas. A banda Garota Safada será responsável por encerrar a programação da maior festa popular do município no dia 7 de julho. O show acontece após a tradicional levada do trio com Sirano e Sirino, fechando com chave de ouro a edição deste ano do evento que marca o encerramento do ciclo junino no interior de Pernambuco.

Reconhecida em todo o Nordeste pelos grandes sucessos do forró e por arrastar multidões por onde passa, a banda Garota Safada chega para completar a grade artística das Marocas com muita animação e repertório repleto de hits que marcaram gerações. A expectativa é de que o público acompanhe uma noite de muita música e celebração, coroando os cinco dias de festa que movimentam a economia, fortalecem a cultura e atraem visitantes de diversas cidades da região.

“Guardamos essa novidade com muito carinho para presentear o público que faz da Festa das Marocas uma das maiores e mais tradicionais festas do interior de Pernambuco. Essa atração chega para encerrar nossa programação em grande estilo. Quero agradecer aos patrocinadores e parceiros que acreditam na força da nossa cultura e investem na realização dessa grande festa, que gera oportunidades, movimenta a economia e leva o nome de Belo Jardim para todo o estado”, afirmou o prefeito Gilvandro Estrela.

Ipojuca conquista reconhecimento nacional e reafirma excelência da gestão fiscal sob liderança do prefeito Carlos Santana
Publicado em 27/06/2026 às 10:55

A Prefeitura do Ipojuca conquistou mais um importante reconhecimento nacional pela excelência de sua gestão fiscal. O município foi reconhecido pelo Tesouro Nacional como o 1º colocado do Nordeste entre os municípios com mais de 100 mil habitantes que não são capitais, na 4ª edição do Prêmio Qualidade da Informação Contábil e Fiscal, além de alcançar a 9ª colocação no Ranking Nacional da Qualidade da Informação Contábil e Fiscal do Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro (Siconfi), recebendo, ainda, Nota A no Indicador de Qualidade Contábil e Fiscal (ICF).

O reconhecimento é concedido aos entes públicos que se destacam pela qualidade, consistência, transparência e confiabilidade das informações contábeis e fiscais encaminhadas ao Governo Federal, evidenciando o compromisso da gestão do prefeito Carlos Santana com a responsabilidade fiscal, a eficiência administrativa e a boa governança.

O resultado evidencia a solidez da gestão administrativa conduzida pelo prefeito Carlos Santana, que tem fortalecido uma cultura de planejamento, responsabilidade fiscal, transparência e modernização da administração pública. O reconhecimento também reflete o trabalho técnico desenvolvido pela equipe da Secretaria de Finanças, responsável pela excelência das informações contábeis e fiscais enviadas ao Tesouro Nacional.

Para Carlos Santana, a conquista demonstra que uma gestão eficiente começa pela organização das contas públicas e pelo compromisso com a boa aplicação dos recursos. "Esse reconhecimento nacional comprova que Ipojuca tem uma gestão séria, responsável e comprometida com a transparência. Quando as contas são tratadas com planejamento, responsabilidade e rigor técnico, quem ganha é a população, porque o município conquista mais credibilidade, amplia sua capacidade de investimento e entrega serviços públicos cada vez melhores.", destacou o prefeito.

O Ranking da Qualidade da Informação Contábil e Fiscal avalia todos os municípios brasileiros e mede o grau de conformidade das informações prestadas ao Tesouro Nacional, considerando critérios como consistência dos dados, cumprimento das normas contábeis, regularidade das prestações de contas e confiabilidade das informações fiscais.
"Conquistar esse reconhecimento do Tesouro Nacional demonstra que Ipojuca alia responsabilidade fiscal à eficiência administrativa. Contas públicas organizadas significam mais segurança para investir, mais confiança dos órgãos de controle e melhores condições para transformar recursos em obras, serviços e qualidade de vida para a população. É um resultado que confirma o compromisso da gestão do prefeito Carlos Santana com a excelência na administração pública”, afirmou Marcelo Barros, secretário de Finanças do Ipojuca.

Ao alcançar a 9ª posição entre os mais de 5,5 mil municípios brasileiros e liderar o Nordeste em sua categoria, Ipojuca consolida uma trajetória de responsabilidade administrativa e eficiência na gestão dos recursos públicos. O resultado fortalece a imagem do município perante órgãos de controle, instituições financeiras e o Governo Federal, ampliando sua credibilidade e sua capacidade de atrair investimentos e acessar novos programas e financiamentos.

Articulação de Doriel Barros garante entrega de mais de 100 microtratores e reforço de R$ 40 milhões para cisternas em Pernambuco
Publicado em 27/06/2026 às 10:53

A agricultura familiar deu mais um passo importante nesta sexta-feira (26), com a entrega de mais de 100 microtratores, por meio do ProRural, em Pernambuco. A ação é resultado da articulação do deputado estadual Doriel Barros junto ao Governo do Estado para fortalecer a produção no campo e melhorar as condições de trabalho de agricultoras e agricultores familiares.

A solenidade contou com a presença da governadora Raquel Lyra e reuniu agricultores e agricultoras familiares de todas as regiões do estado, parlamentares, representantes da FETAPE, do MLST e do OLC, sindicatos, associações, além de lideranças populares, representantes de comunidades quilombolas e indígenas e apoiadores.

Durante a solenidade, Doriel destacou que investir na agricultura familiar é fortalecer quem produz alimentos, gera renda e impulsiona o desenvolvimento dos municípios. O deputado ressaltou que os microtratores, entregues pelo ProRural, vão ampliar a produtividade, reduzir o esforço no trabalho e garantir mais dignidade às famílias do campo.

Doriel também fez questão de destacar o trabalho do diretor-geral do ProRural, Maurício Leite Barboza, pelo empenho na viabilização dos investimentos. "Quero reconhecer o grande esforço de Maurício, para que a gente pudesse receber, por meio do orçamento do Estado, recursos para a compra de equipamentos destinados à agricultura familiar. Esse compromisso tem feito a diferença na vida de quem produz alimentos em Pernambuco", afirmou.

Na mesma agenda, o Governo de Pernambuco anunciou R$ 40 milhões em investimentos para a construção de cisternas, que serão executadas pelo ProRural em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Agrário, Agricultura, Pecuária e Pesca, garantindo mais acesso à água para famílias de agricultoras e agricultores familiares.

Para Doriel, os novos investimentos representam um avanço importante para a convivência com o Semiárido e reafirmam o compromisso de seguir lutando por políticas públicas que fortaleçam a agricultura familiar em todas as regiões do estado.

Recorde de público marca terceira noite do São João Arretado 2026 em Carpina
Publicado em 27/06/2026 às 10:51

A terceira noite do São João Arretado 2026, realizada na última quinta-feira (25), entrou para a história ao registrar recorde de público no Polo Principal. Milhares de pessoas lotaram o espaço para acompanhar uma programação repleta de grandes atrações.

A noite começou com o talento de Patrick Costa, que abriu a programação levando muito forró e animação ao público. Em seguida, Natanzinho Lima fez uma apresentação marcada por grandes sucessos e forte interação com a multidão.

Logo depois, Nattan subiu ao palco e comandou um dos momentos mais aguardados da noite, fazendo o público cantar em coro seus principais hits. Encerrando a programação, Rey Vaqueiro manteve o clima de festa com um repertório repleto de músicas que animaram o público até o fim da madrugada.

O recorde de público reforça o sucesso do São João Arretado 2026, que vem atraindo visitantes de diversas cidades e impulsionando a economia local, beneficiando comerciantes, ambulantes, empreendedores e o setor de serviços.

AVANTE REFORÇA COMPROMISSO COM O DESENVOLVIMENTO DE PERNAMBUCO
Publicado em 27/06/2026 às 10:45

O município de Chã Grande sediou uma edição especial do Conexão de Negócios, iniciativa do Governo do Estado voltada à interiorização de serviços e ao fortalecimento da economia. O principal destaque da programação foi o lançamento da Agro AGE, nova linha de crédito da Agência de Empreendedorismo de Pernambuco (AGE), criada para ampliar o acesso ao financiamento e impulsionar a produção rural em todas as regiões do Estado.

Durante o evento desta sexta-feira (26), o presidente estadual do Avante, Sebastião Oliveira, destacou que a nova linha de crédito representa uma política pública direcionada para quem vive e produz no campo. "A Agro AGE vai fazer a catraca girar para o lado de quem mais precisa. O time do Avante e a governadora Raquel Lyra têm um olhar diferenciado para os produtores rurais, que levam comida à mesa dos pernambucanos. O acesso ao crédito é fundamental para que eles possam investir, crescer e gerar emprego e renda. É assim que fortalecemos e construímos um Pernambuco mais forte e mais justo para todos."

Sebastião também ressaltou a força da agricultura na Mata Sul e a importância dos agricultores da região para o desenvolvimento econômico do Estado.

O secretário de Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo, Diogo Alexandre, cuja pasta é comandada pelo Avante, afirmou que a Agro AGE foi estruturada para atender às necessidades do interior, ampliando as oportunidades para produtores rurais e empreendedores. "O Governo do Estado, por meio da Sedepe e da AGE, realiza uma política pública que dialoga diretamente com a realidade dos municípios e dos produtores rurais. A Agro AGE amplia o acesso ao crédito, fortalece a agricultura, estimula o empreendedorismo e contribui para o desenvolvimento econômico de Pernambuco”, disse o ex-prefeito de Chã Grande.

Sandro Advogado, prefeito de Chã Grande, enalteceu a parceria com Sebastião Oliveira e o deputado federal Waldemar Oliveira, ressaltando os investimentos conquistados para Chã Grande. "É uma parceria de muitos anos que já rendeu importantes conquistas para a nossa cidade. O povo é grato pelos esforços e pelos resultados alcançados. Tenho a certeza de que muitos outros avanços ainda virão. Estamos muito felizes em sediar o lançamento dessa importante linha que beneficiará muitas famílias."

O evento reuniu ainda os prefeitos Araújo (Amaraji), Padre Joselito Gomes (Gravatá) e Jeyson Cavalcanti (Primavera), além do presidente da Câmara de Vereadores de Chã Grande, Ademir Batista, secretários municipais, lideranças políticas, representantes do setor produtivo e produtores rurais.

João Campos reúne lideranças em grande caminhada pelo comércio de Paulista
Publicado em 27/06/2026 às 10:42

PAULISTA - O pré-candidato a governador João Campos (PSB) realizou uma caminhada, nesta sexta-feira (26), no centro de Paulista, no Grande Recife. O líder da Frente Popular conversou com comerciantes e frequentadores e recebeu manifestações de apoio da população. Ainda durante a passagem pela cidade, o ex-prefeito do Recife também esteve no Mercado Público de Paratibe e almoçou com lideranças locais.

“O dia hoje foi de caminhar em Paulista, no Mercado de Paratibe, no comércio da Siqueira Campos, de conversar com as pessoas e reafirmar o nosso compromisso de cuidar de Pernambuco, de Paulista, da Região Metropolitana. Conheço bem essa realidade. Governei o Recife por cinco anos, fui o deputado mais votado de Paulista e aqui vocês têm o meu compromisso de que vão ter um governador de verdade, que trabalha e sabe tirar do papel aquilo que é importante”, declarou.

Acompanharam a agenda o pré-candidato a vice-governador Carlos Costa (Republicanos), a pré-candidata a senadora Marília Arraes (PDT), o deputado estadual e ex-prefeito de Paulista Júnior Matuto (Republicanos), o deputado estadual e ex-prefeito de Igarassu Mário Ricardo (Podemos), o deputado estadual Francismar Pontes (PSB), vereadores de Paulista que apoiam a Frente Popular, entre outras lideranças.

Mensagens citam Neymar em tratativas com Vorcaro
Publicado em 27/06/2026 às 10:39

Mensagens obtidas pela investigação da Polícia Federal mostram tratativas para aproximar Daniel Vorcaro do universo de Neymar por meio de um possível patrocínio ao Santos. Segundo o Fatos On-line, o projeto era estimado em R$ 100 milhões.

De acordo com o portal Fatos On-line, as conversas envolvem Tiago Miranda, Neymar Pai e discussões sobre a estrutura de um eventual contrato. Os diálogos tratam da exposição da marca Master no uniforme do clube.

O material não indica que o jogador seja investigado nem aponta participação dele em irregularidades. Segundo a publicação, os autos registram apenas negociações comerciais, sem comprovação de que o contrato tenha sido firmado ou executado.