Programa estadual de castração gratuita de cães e gatos retorna ao Recife e a Olinda com mais de 200 atendimentos por dia
Publicado em 25/06/2026 às 14:29

A iniciativa, do Governo de Pernambuco, também oferece microchipagem, medicação pós-operatória e ações de educação ambiental aos responsáveis

Após percorrer diversos municípios pernambucanos, o programa estadual de castração gratuita de cães e gatos retorna à Região Metropolitana com novos atendimentos no Recife e em Olinda. A ação, promovida pelo Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Sustentabilidade e de Fernando de Noronha, disponibilizará mais de 200 atendimentos por dia, mediante agendamento prévio.

No Recife, o local será no Quartel do Derby, na Rua Santo Amaro, de 26 de junho a 03 de julho. Em Olinda, o local será na Vila Olímpica, na Avenida Brasil, n°476, em Rio Doce. No mês de junho, serão de 26 a 28 e 30. Em julho, de 1 a 3, de 7 a 10 e de 13 a 14.

Além da cirurgia de castração, os animais recebem microchip de identificação, medicação pós-operatória e ações de educação ambiental voltadas aos responsáveis.

“O Governo de Pernambuco ultrapassou a marca de 20 mil atendimentos realizados pelo programa, um resultado que demonstra a importância dessa política pública para a população e o compromisso com a proteção e o bem-estar animal. Com o retorno ao Recife e a Olinda, ampliamos o acesso ao serviço que promove bem-estar animal, guarda responsável e saúde pública”, destacou a secretária de Meio Ambiente, Nathalie Ribeiro.

Os interessados devem realizar o cadastro por meio do perfil oficial da Secretaria de Meio Ambiente no Instagram (@meioambientepe), onde também estão disponíveis as informações sobre critérios de participação, documentação necessária e o cronograma completo dos atendimentos.

Saúde de Pesqueira realiza ação de vigilância e controle da leishmaniose na Aldeia São José
Publicado em 25/06/2026 às 14:26

A Prefeitura de Pesqueira, por meio da Secretaria de Saúde, realizou nesta semana uma ação de vigilância e controle da leishmaniose na Aldeia São José, reforçando o trabalho de prevenção e cuidado com a saúde da população indígena e dos animais do território.

A mobilização contou com a atuação da equipe da Secretaria de Saúde, dos Agentes de Combate às Endemias e das lideranças indígenas, em uma força-tarefa voltada ao monitoramento da doença e ao fortalecimento das ações de vigilância em saúde dentro da comunidade.

Durante a ação, foram realizados testes rápidos em nove animais que apresentavam sintomas compatíveis com a leishmaniose, permitindo o acompanhamento dos casos e a adoção de medidas preventivas no território. A iniciativa integra o trabalho contínuo do município no enfrentamento às endemias, com atenção especial às áreas que demandam monitoramento permanente.

De acordo com a Secretaria de Saúde, ações como essa são fundamentais para ampliar a prevenção, garantir diagnóstico precoce e fortalecer a proteção da saúde coletiva, unindo cuidado com os animais, responsabilidade sanitária e respeito às comunidades indígenas.

A gestão municipal segue intensificando as ações de vigilância em saúde em Pesqueira, com foco na prevenção, no acompanhamento dos territórios e na promoção de uma assistência cada vez mais próxima da população.

57ª Festa das Marocas terá Polo Cultural com quadrilhas, xaxado e cultura popular em Belo Jardim; confira a programação
Publicado em 25/06/2026 às 14:18

A Prefeitura de Belo Jardim divulgou a programação do Polo Cultural da 57ª Festa das Marocas para os dias 3, 4, 5 e 6 de julho. A grade inclui apresentações de quadrilhas juninas, grupos de xaxado, bandas de pífano e shows musicais. O espaço será montado no Complexo Cultural da Estação Ferroviária, ao lado da Praça da Estação.

“Por mais um ano, a festa ocupará a Estação Ferroviária, um dos espaços mais importantes da história e da cultura de Belo Jardim. Queremos que as pessoas venham viver esses quatro dias de tradição em um ambiente acolhedor, plural e pensado para todos os gostos”, afirmou o secretário de Cultura, Turismo e Empreendedorismo, Filipe Vieira.

A edição deste ano conta com o apoio da Fundarpe, Secretaria de Cultura e Governo de Pernambuco, Empetur, Governo Federal, Instituto Conceição Moura, Sesc, Brisanet, Frango Favorito, Pitú e Banco do Nordeste.

Confira a programação do Polo Cultural:

03/07 - Sexta-feira:
16h - Banda Contemporânea de Pífanos do Mestre Jurandex;
16h45 - Apresentação Cultural Rosa de Saron;
17h15 - Soul Dance (Salgueiro);
18h - Interior Coletivo;
18h40 - Atração musical;
19h30 - Encerramento.

04/07 - Sábado:
14h - Festival de Quadrilhas Juninas (parceria com o Sesc);
19h - Grupo de Xaxado Cabras de Lampião (de Serra Talhada);
20h - Encerramento.

05/07 - Domingo:
15h30 - Centro Cultural Vaca Profana;
16h40 - Grupo Cultural Boi da Gente;
17h50 - Show de Rakline Queiroz;
19h - Encerramento.

06/07 - Segunda-feira:
15h40 - Dema Santos e Orquestra 11 de Setembro;
16h30 - Grupo Pra Valer;
17h40 - Cantor Edson Silva e convidados;
19h – Encerramento.

Igarassu promove abertura do tradicional Concurso de Quadrilhas Juninas
Publicado em 25/06/2026 às 14:16

A prefeitura de Igarassu continua, nesta quinta-feira (25), com a agenda do São João na cidade, contando com o tradicional Concurso de Quadrilhas Juninas reunindo grupos mirins e adultos. Os espetáculos acontecem no Ginásio Jota Raposo.

A partir das 16h, o público pode acompanhar as performances das quadrilhas mirins Quentão, Encantos, Matutinho, Maracabarro, Raio de Sol Mirim, Matulão, Coração Mirim, Brincantes Show, Couro Quente, Fusão e Explosão.

Na sexta-feira (27), a partir das 20h, será a vez das quadrilhas adultas nos palcos. A programação conta com os grupos Raízes do Pinho, Raio de Sol, Dona Matuta, Carcará, Tradição e Coração Matuto.

Encerrando a competição, no domingo (28), a partir das 15h55, se apresentam as quadrilhas Zabumba, Sinhá Matuta, Lumiar, Traque, Origem Nordestina, União Junina, Rojão, Sassaricando e Mistura de Cor.

A premiação será de R$ 12 mil para o primeiro lugar da categoria adulta e R$ 8 mil para a juvenil. Os segundos colocados receberão R$ 8 mil e R$ 6 mil, respectivamente. Já os terceiros lugares serão contemplados com R$ 5 mil na categoria adulta e R$ 4 mil na juvenil.

Os festejos seguem neste sábado (27), com diversas atrações juninas no Igaradrilha. 

Gestão de excelência: Toritama conquista o 1º lugar do Nordeste em prêmio do Tesouro Nacional
Publicado em 25/06/2026 às 14:14

O prefeito de Toritama, Sérgio Colin (PP), cumpriu uma importante agenda administrativa em Brasília nesta semana para receber uma das principais honrarias de gestão pública do país. O município conquistou o primeiro lugar do Nordeste no Prêmio Qualidade da Informação Contábil e Fiscal, concedido pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN). A comitiva na capital federal, que conta com a presença da primeira-dama Fernanda Florêncio, da secretária da Fazenda, Rita de Cássia, e de servidores da pasta, celebra o reconhecimento dado às cidades que apresentam os maiores níveis de precisão, consistência e confiabilidade nos dados fiscais enviados ao Governo Federal.

“Esse primeiro lugar coloca Toritama no topo do Nordeste e é o fruto de muito trabalho, dedicação e transparência de toda a nossa equipe. Ter uma contabilidade pública organizada e confiável perante o Governo Federal abre portas e prova que cuidamos do dinheiro público com o máximo de responsabilidade e respeito ao cidadão”, afirmou o prefeito Sérgio.

Na prática, a premiação da STN funciona como um selo de excelência e avalia de forma rigorosa se o ente público envia corretamente as suas prestações de contas por meio do Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro (Siconfi). Para definir o ranking nacional, o órgão realiza uma série de cruzamentos de dados e verificações técnicas de documentos cruciais, como o Relatório Resumido da Execução Orçamentária (RREO), o Relatório de Gestão Fiscal (RGF), a Declaração de Contas Anuais (DCA) e a Matriz de Saldos Contábeis (MSC). O resultado consolida Toritama como referência em contabilidade organizada, transparência e controle interno.

João Campos e Lula assistem juntos ao jogo do Brasil no Alvorada e reforçam alinhamento político
Publicado em 25/06/2026 às 13:07

A foto publicada nesta quarta-feira (24) pelo pré-candidato ao Governo de Pernambuco, João Campos, ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, movimentou os bastidores da política pernambucana. O registro foi feito no Palácio da Alvorada, em Brasília, onde ambos acompanharam juntos a partida da Seleção Brasileira contra a Escócia pela Copa do Mundo.

A imagem foi interpretada como um sinal de fortalecimento da relação entre Lula e João Campos e, sobretudo, como mais uma demonstração de que o presidente deverá ter apenas um palanque em Pernambuco nas eleições de 2026.

Também estiveram presentes durante a partida a primeira-dama Rosângela da Silva; o vice-presidente da República Geraldo Alckmin; o ministro da Fazenda Fernando Haddad; a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima Marina Silva; a ministra do Planejamento e Orçamento Simone Tebet; e o ministro do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte Márcio França.

Ao aparecer ao lado de João Campos em um ambiente reservado e cercado por importantes nomes do governo federal, o presidente reforça o seu “preferido” para o na disputa pelo Governo de Pernambuco.

João Campos assiste jogo da Copa ao lado de Lula e lideranças do PT em Brasília
Publicado em 25/06/2026 às 13:08

O ex-prefeito do Recife e pré-candidato ao Governo de Pernambuco, João Campos (PSB), esteve em Brasília nesta quarta-feira (24) para assistir ao jogo da Seleção Brasileira contra a Escócia ao lado do presidente Lula (PT). O encontro foi divulgado nas redes sociais do socialista.

A reunião contou ainda com a presença de ministros, dirigentes partidários e lideranças da base governista, entre eles Fernando Haddad, Marina Silva, Simone Tebet e Edinho Silva.

O gesto ocorre em meio às articulações para as eleições de 2026, onde a governadora Raquel Lyra (PSD) também buscou apoio do presidente, Agora, João Campos busca uma agenda consolidar a imagem aliança entre PT e PSB em Pernambuco, apesar das investidas da governadora pelo apoio de Lula.

PF mira executivos das Americanas na segunda fase da investigação sobre fraude bilionária
Publicado em 25/06/2026 às 13:07

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quinta-feira (25), a segunda fase da Operação Disclosure, destinada a aprofundar as investigações sobre as fraudes contábeis estimadas em R$ 54 bilhões envolvendo a varejista Americanas.

Entre os alvos dos mandados de busca e apreensão estão os empresários Beto Sicupira e Paulo Alberto Lemann, além de executivos dos bancos Itaú Unibanco, Bradesco e Santander Brasil e ex-integrantes do conselho de administração da companhia, relata o Estadão.

Nesta fase da operação, policiais federais cumpriram nove mandados de busca e apreensão, incluindo buscas pessoais, nas cidades do Rio de Janeiro e de São Paulo. A 10ª Vara Federal Criminal do RJ também determinou o sequestro de bens e valores dos investigados até o limite de R$ 54 bilhões.

Eduardo Girão agradece apoio de Michelle e critica “negociatas” após racha no PL
Publicado em 25/06/2026 às 13:05

O senador e pré-candidato ao governo do Ceará Eduardo Girão (Novo-CE) voltou a agradecer o apoio da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) após a divulgação do vídeo em que ela expôs o desgaste com o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ).

Ao Painel, da Folha de S.Paulo, Girão afirmou ser grato pela confiança de Michelle e defendeu uma atuação política “com honestidade, sem negociatas”. O senador também disse ter esperança de que o Ceará tenha um governo que não “troque princípios por cargos”.

O impasse envolve a decisão do PL de apoiar a pré-candidatura de Ciro Gomes (PSDB) ao governo do Ceará, aliança criticada por Michelle, que defendia o nome da vereadora Priscila Costa (PL) para uma das vagas ao Senado.

Ministro do Turismo rasga elogios ao São João de Petrolina: “grandioso”
Publicado em 25/06/2026 às 13:01

O prefeito Simão Durando recebeu, na noite desta quinta-feira (25), o ministro do Turismo, Gustavo Feliciano, durante visita oficial ao São João de Petrolina.

A agenda foi realizada no Pátio Ana das Carrancas e contou ainda com as presenças do deputado federal Fernando Filho, do deputado estadual Antonio Coelho e do presidente estadual do União Brasil em Pernambuco, Miguel Coelho.

A visita ocorreu em uma das noites mais aguardadas da programação do São João de Petrolina, que reuniu no palco principal Ivete Sangalo, Luan Santana, Léo Santana, Mari Fernandes e Vitor Fernandes.

O clima de festa foi reforçado pela comemoração do público com a vitória da Seleção Brasileira na Copa do Mundo. Em tom descontraído, Simão Durando brincou que Gustavo Feliciano era "pé-quente". O prefeito circulou com o ministro para mostrar a estrutura do evento e entregou um kit com produtos da festa e itens que fazem alusão à cultura petrolinense.

Simão Durando destacou a satisfação em apresentar a grandiosidade da festa e agradeceu o apoio do Governo Federal às ações voltadas ao fortalecimento do turismo. "É uma alegria receber o ministro Gustavo Feliciano em Petrolina para conhecer de perto o nosso São João, uma festa que preserva as tradições, fortalece a cultura nordestina e movimenta a economia. Agradeço todo o apoio e espero que ele volte muitas outras vezes para prestigiar essa grande celebração", afirmou o prefeito.

Encantado com a dimensão do evento, o ministro Gustavo Feliciano ressaltou o orgulho de ver uma festa que mantém viva a cultura popular e gera oportunidades para a população. "Sou nordestino e saio daqui com o coração cheio de alegria. Petrolina realiza um São João grandioso, que fortalece nossa cultura, gera emprego, renda e leva esperança para muitas famílias. Parabenizo o prefeito Simão Durando e toda a equipe pela organização de uma das maiores festas do Brasil", destacou o ministro.

A presença do ministro do Turismo reforça o reconhecimento nacional do São João de Petrolina e sua importância para a valorização da cultura nordestina, do turismo e da economia. A festa atrai milhares de visitantes de diversas regiões do país e impulsiona setores como hotelaria, gastronomia, comércio e serviços, consolidando o município como um dos principais destinos do turismo de eventos no Nordeste.