Raquel Lyra destaca fortalecimento da rede de proteção às mulheres em PE e afirma que elas "não estão sozinhas"
Publicado em 26/06/2026 às 12:36

"As mulheres não estão sozinhas." A afirmação foi feita pela governadora Raquel Lyra nesta quinta-feira (25), durante a entrega de 124 viaturas e unidades móveis de atendimento à mulher e a formatura de 457 novos policiais civis. Ao responder qual mensagem deixaria para mulheres que sofrem violência doméstica ou são ameaçadas de morte, a gestora destacou as ações do Governo de Pernambuco para prevenir e combater esse tipo de violência.

Segundo Raquel Lyra, desde o início da gestão o Estado tem reforçado as políticas públicas voltadas à proteção das mulheres. "A violência contra a mulher se dá de maneira diferente da violência nas ruas. Ela acontece dentro de casa, muitas vezes pelo companheiro, atingindo também os filhos. E a gente está aqui para dizer que vocês não estão sozinhas", afirmou.

Entre as medidas adotadas pelo governo, a governadora destacou o fortalecimento da Patrulha Maria da Penha, que passou a estar presente em todas as organizações militares do Estado, a implantação de delegacias especializadas de atendimento à mulher funcionando 24 horas na Região Metropolitana do Recife, em Caruaru e em Petrolina, além da atuação integrada com o Ministério Público e o Poder Judiciário para acelerar a investigação e a responsabilização dos autores desses crimes.

Raquel Lyra também afirmou que o enfrentamento à violência contra a mulher passa pela prevenção e pela promoção da autonomia econômica feminina. Ela citou a ampliação da oferta de creches para que mães possam trabalhar, além de programas voltados ao empoderamento, à regularização fundiária e à criação de novas oportunidades para as mulheres pernambucanas.

"Estamos trabalhando para permitir que as mulheres em Pernambuco sejam respeitadas e para garantir que aqueles que tratam a mulher como objeto sejam responsabilizados. Também queremos oferecer condições para que elas tenham autonomia financeira e possam construir uma nova história de vida", concluiu a governadora.

Jaques Wagner admite relação com ex-sócio do Master e critica ação da PF
Publicado em 26/06/2026 às 12:32

O senador Jaques Wagner (PT-BA) afirmou que mantém relação pessoal com o empresário Augusto Lima, ex-sócio do Banco Master, mas negou qualquer vínculo comercial com ele ou com a instituição financeira. Em entrevista à Folha de S.Paulo, o petista também criticou a atuação da Polícia Federal na operação que o teve como alvo.

Wagner disse que reclamou ao presidente Lula da divulgação de imagens do dinheiro apreendido em seu apartamento e afirmou que houve “espetacularização” da investigação, em desacordo com a decisão do ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF).

O senador também defendeu a legalidade dos pagamentos do Banco Master à empresa de sua nora e afirmou que deixou a liderança do governo no Senado para se dedicar à própria defesa.

Moraes cobra documentos do Ibama em ação contra Ricardo Salles
Publicado em 26/06/2026 às 12:28

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou a intimação do presidente do Ibama, Jair Schmitt, para que o órgão envie, em cinco dias, documentos solicitados pelas defesas dos réus em ação penal que tem o deputado federal Ricardo Salles (Novo-SP) entre os acusados.

Entre as informações requisitadas estão dados sobre fiscalizações de exportação de madeira, operações do Ibama, cooperação com autoridades dos Estados Unidos e documentos relacionados a servidores do órgão.

Moraes também determinou que a X Brasil Internet Ltda. forneça, em 48 horas, os dados cadastrais do perfil “Fiscal do Ibama”. O pedido para ouvir o responsável pela conta foi negado nesta fase do processo.

Toritama recebe comitiva estadual neste sábado para inauguração de Cozinha Comunitária e anúncio de mais de R$ 2,4 milhões em asfalto
Publicado em 26/06/2026 às 12:25

A cidade de Toritama se prepara para um sábado de grandes conquistas e celebração do avanço urbano e social.

Neste sábado, a partir das 16h, o Prefeito Sérgio Colin (PP) recebe a vice-governadora Priscila Krause (PSD) e a comitiva do Governo do Estado na Rua Padre José Aragão, no Centro (local da antiga CAF).

O encontro, aberto ao público, marca uma virada histórica para o município com duas grandes novidades: a inauguração da Cozinha Comunitária, que levará dignidade e alimentação de qualidade para as famílias que mais precisam, e a assinatura da ordem de serviço que autoriza o início de um grande pacote de pavimentação asfáltica.

Com um investimento total de R$ 2.490.503,77, as obras de infraestrutura vão garantir mais mobilidade, segurança e uma cara nova para o Centro da Capital do Jeans. O projeto de pavimentação contemplará vias importantes da localidade, transformando o dia a dia dos moradores e comerciantes.

Entre as áreas beneficiadas estão a Rua Manoel Borba (Trecho 2), Rua Galdino Afonso (trecho do Bar do Pelado), Rua Gercino Tabosa, Rua Manoel Tenório e a Rua Tibúrcio Bezerra da Silva.

Além dessas, os trabalhos também vão recuperar o trecho que liga o final da Rua Joaquim Tabosa ao início da Rua Iraci Teixeira da Silva, estendendo-se até a Unidade Básica de Saúde (UBS) local. A gestão municipal reforça o convite a toda a população para comparecer e celebrar este marco de desenvolvimento, em parceria com o governo estadual.

Projeto Ciranda Pedagógica fortalece acompanhamento escolar e apresenta resultados da gestão da Rede Municipal do Paulista
Publicado em 26/06/2026 às 12:18

A Prefeitura do Paulista, por meio da Secretaria de Educação e Esportes (SEEPA), realizou mais uma etapa do Projeto Ciranda Pedagógica, iniciativa desenvolvida pela Secretaria Executiva de Desenvolvimento Educacional, por meio da Gerência de Ensino e Gestão Escolar e da Coordenação de Acompanhamento Pedagógico.

O projeto consiste em visitas técnicas periódicas às unidades de ensino para apoiar as equipes gestoras, acompanhar o desenvolvimento das ações pedagógicas e fortalecer o processo de ensino e aprendizagem. O encontro reuniu gestores, vice-gestores e coordenadores pedagógicos para apresentar um balanço das ações desenvolvidas nas escolas e fortalecer o planejamento voltado à aprendizagem dos estudantes.

Com o tema "A Ciranda Pedagógica na visão da gestão: avanços no acompanhamento escolar", o evento promoveu a troca de experiências entre as equipes gestoras, socializou boas práticas e apresentou os principais resultados observados com a iniciativa, reforçando uma atuação contínua, colaborativa e formativa junto às unidades de ensino.

Desde sua implantação, o projeto realiza visitas sistemáticas às escolas da rede municipal, oferecendo suporte técnico às equipes gestoras e contribuindo para o planejamento pedagógico, o acompanhamento das aprendizagens e a construção de estratégias voltadas à melhoria dos indicadores educacionais.

Durante o encontro, foram apresentados os resultados alcançados ao longo do trabalho desenvolvido nas 46 unidades escolares participantes, apontando avanços no protagonismo dos gestores, na organização das ações pedagógicas, na utilização dos dados educacionais e no fortalecimento de uma cultura permanente de acompanhamento das aprendizagens.

O secretário de Educação e Esportes, Gilberto Sabino, destacou que a iniciativa representa uma mudança na forma como a Secretaria se relaciona com as escolas, priorizando o diálogo, o acompanhamento e o apoio às equipes gestoras.

"A pactuação que fizemos com cada equipe gestora começou no diálogo, olho no olho, entendendo a realidade de cada escola. Nosso compromisso é garantir que toda criança tenha acesso ao letramento no tempo certo, desde a Educação Infantil, sem esperar que as dificuldades apareçam nos anos seguintes. A Secretaria está presente nas escolas para acompanhar, orientar e construir soluções junto com os profissionais da educação."

O secretário também ressaltou o fortalecimento da equipe de acompanhamento pedagógico.

"Hoje temos uma equipe que vai às escolas não para fiscalizar, mas para servir, orientar e fortalecer o trabalho pedagógico. É gratificante ver nossos profissionais reconhecendo que a Secretaria está cada vez mais próxima das unidades de ensino. Esse é o caminho para fazer de Paulista uma cidade alfabetizadora."

A secretária executiva de Desenvolvimento Educacional, Panmella Dias, ressaltou que o projeto consolida uma gestão participativa e comprometida com a melhoria da aprendizagem.

"A Ciranda Pedagógica fortalece o trabalho coletivo das equipes gestoras e cria espaços permanentes de formação, escuta e planejamento. Quando gestão e acompanhamento caminham juntos, quem mais ganha é o estudante."

Já a coordenadora de Acompanhamento Pedagógico, Simone Almeida, destacou que a proposta vai além do acompanhamento técnico.

"Nosso objetivo é construir, junto às escolas, uma cultura de reflexão sobre a prática pedagógica. A Ciranda cria um ambiente de colaboração, troca de experiências e fortalecimento das equipes, contribuindo diretamente para a melhoria da aprendizagem e da gestão escolar."

Em Porto da Madeira, Prefeitura entrega escadaria requalificada para a população
Publicado em 26/06/2026 às 12:14

Investimento de R$ 116 mil contemplou recuperação da estrutura, melhorias na drenagem e instalação de corrimãos na Rua Virgolândia. Prefeito Victor Marques visitou local nesta sexta-feira (26)

Garantir mais segurança, acessibilidade e qualidade de vida para quem utiliza diariamente as escadarias das áreas de morro é uma das prioridades da gestão municipal.

Com esse objetivo, o Recife entrega, nesta sexta-feira (26), a requalificação da escadaria da Rua Virgolândia, no bairro de Porto da Madeira. Executada pela Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb), a intervenção recebeu investimento de R$ 116 mil e contemplou a recuperação da estrutura e a implantação de corrimãos, proporcionando mais conforto e segurança para os moradores da localidade.

Durante a entrega, o prefeito Victor Marques destacou a importância da obra para a mobilidade e a segurança da população. “Foi uma requalificação completa, com serviços de drenagem, recuperação dos muros existentes, novo piso e instalação de corrimãos. São intervenções que garantem mais acessibilidade e segurança para quem utiliza diariamente esse acesso”, afirmou.

As obras tiveram início em 22 de maio e foram concluídas em 25 de junho. Ao todo, foram recuperados 96 metros de escadaria e implantados 73,5 metros de corrimão, garantindo melhores condições de circulação e acessibilidade para quem utiliza diariamente o equipamento.

De acordo com o presidente da Emlurb, Daniel Saboya, a intervenção também contribui para minimizar os impactos das chuvas nas áreas de morro. “Além de melhorar a mobilidade e a segurança dos moradores, essas obras fortalecem a drenagem e a microdrenagem do território, reduzindo os danos provocados pelo período de inverno. É uma frente de trabalho que estamos executando nas principais RPAs que possuem áreas de morro”, destacou.

Moradora da rua há mais de 50 anos, Maria das Neves, de 76 anos, acompanhou de perto a execução da obra e relatou a importância da intervenção para a segurança da comunidade. “A água já estava entrando por baixo do piso e havia risco para as casas próximas. Foi uma tragédia evitada. A obra chegou na hora certa e agora está tudo bem feito”, contou.

MAIS DE 1,1 MIL ESCADARIAS REFORMADAS - A intervenção integra o conjunto de ações voltadas à melhoria da infraestrutura urbana nas áreas de morro da cidade. Desde 2021, já foram concluídas 1.124 intervenções de recuperação de escadarias, com investimento de cerca de R$ 81 milhões, além da implantação e recuperação de 884 corrimãos, que somam mais de 60 quilômetros de extensão, com investimentos de R$ 18,4 milhões. As ações garantem mais segurança, acessibilidade e mobilidade para milhares de moradores em diferentes regiões da capital.

Relatores do STF liberam pagamento de férias e licenças acumuladas de magistrados
Publicado em 26/06/2026 às 12:11

Os ministros Alexandre de Moraes, Cristiano Zanin, Flávio Dino e Gilmar Mendes votaram para autorizar o pagamento em dinheiro de férias, licenças-prêmio e plantões judiciais adquiridos por magistrados e membros do Ministério Público antes de março de 2026.

Os valores deverão respeitar o limite de 35% do salário estabelecido pelo Supremo Tribunal Federal (STF) para o pagamento de verbas indenizatórias.

Os relatores mantiveram a proibição do pagamento de benefícios como auxílio-alimentação, assistência pré-escolar e auxílio-creche, além de rejeitarem pedidos para flexibilizar as regras fixadas pela Corte.

Em giro pela Zona da Mata, Humberto Costa reforça laços e garante apoio da prefeita de Carpina, Eduarda Gouveia e do deputado Gustavo Gouveia
Publicado em 26/06/2026 às 12:08

O senador Humberto Costa (PT) cumpriu extensa agenda nessa quinta-feira (26), passando pelo Recife e Timbaúba, na Zona da Mata Norte, e encerrou a noite em Carpina, também na Mata Norte, onde recebeu importantes declarações de apoio à sua reeleição.

A prefeita de Carpina, Eduarda Gouveia (PODE), e o deputado estadual Gustavo Gouveia (PODE) formalizaram o apoio ao projeto do senador, reforçando sua base de alianças na região.

A programação teve início em Timbaúba, ao lado do prefeito Marinaldo Rosendo (PP), com visita à ação da Caravana da Saúde do programa Agora Tem Especialistas, do governo Lula, além da participação de ato para anúncio de obras no município. Humberto esteve acompanhado pelo pré-candidato ao governo, João Campos (PSB), o pré-candidato a vice-governador, Carlos Costa (Republicanos), e a pré-candidata ao Senado, Marília Arraes (PDT).

No Recife, o senador participou, com João Campos, de evento da Frente Popular com lideranças da Zona Norte da capital. Já à noite, em Carpina, prestigiou as festividades de São João ao lado do deputado Gustavo Gouveia e da prefeita Eduarda Gouveia, ocasião em que o apoio à sua reeleição foi reafirmado.

"São apoios importantes, que reforçam o compromisso do nosso trabalho e demonstram a força que estamos construindo em todas as regiões de Pernambuco. O apoio de líderes como Eduarda, Gustavo e Marinaldo, que têm história e resultados nas suas cidades, nos dá ainda mais energia para seguir lutando por mais conquistas para o nosso estado", afirmou Humberto Costa.

AGENDA - Nesta sexta-feira (27), Humberto segue os compromissos no estado. Hoje, ele recebe o título de Cidadão de Macaparana, na Zona da Mata Norte, ao lado do prefeito Paquinha (PP).

Na sequência, almoça na casa do deputado estadual Antônio Moraes (PSD). À tarde, ele entrega equipamentos em Camutanga, ao lado da prefeita Thalita Fonseca (PV) e, à noite, acompanha os festejos juninos em Caruaru ao lado do prefeito Rodrigo Pinheiro (PSD), no Agreste Central.

Portal do Sertão, de Arcoverde, é a grande campeã do Festival de Quadrilhas 2026 em Pesqueira
Publicado em 26/06/2026 às 11:59

PESQUEIRA – O município de Pesqueira, no Agreste de Pernambuco, consolidou-se mais uma vez como o epicentro da cultura junina regional com a realização do Festival de Quadrilhas Interior Junino 2026.

O evento, que movimentou a cidade e atraiu grande público, contou com a realização do projeto Interior Junino e o apoio institucional da Prefeitura de Pesqueira, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (SECULT), além do suporte da União Junina de Pernambuco.

Após apresentações de altíssimo nível técnico e artístico que encantaram os jurados e o público, a grande vitoriosa do certame foi a quadrilha Portal do Sertão, de Arcoverde, que conquistou a pontuação máxima de 60 pontos. O grupo também levou para casa os prêmios de Melhor Desenvolvimento de Tema, Melhor Coreografia e Melhor Noiva.

O segundo lugar ficou com a quadrilha Traquejo, de Gravatá, que atingiu 59,8 pontos e garantiu a vice-liderança pelo critério de desempate no quesito Marcador (vencendo também o prêmio individual de Melhor Marcador). Completando o pódio, a Raízes do Nordeste, da cidade de Paranatama, assegurou o terceiro lugar com a mesma pontuação (59,8) e o título de Melhor Trilha Sonora.

As donas da casa também pontuaram bem na tabela e conquistaram prêmios individuais: a Sinhá Rendeira, de Pesqueira, ficou na 7ª colocação geral e garantiu os títulos de Melhor Casal de Reis e Melhor Noivo; já a Fenômeno Junino, também de Pesqueira, alcançou a 8ª colocação e levou o destaque na categoria Mãe.

Confira o Resultado Geral do Festival:

1. Portal do Sertão (Arcoverde-PE) – 60,0 pontos
2. Traquejo (Gravatá-PE) – 59,8 pontos (Desempate em Marcador)
3. Raízes do Nordeste (Paranatama-PE) – 59,8 pontos
4. Magia Matuta (Ibimirim-PE) – 59,7 pontos (Desempate em Coreografia)
5. Bem-Te-Vi (Itaíba-PE) – 59,7 pontos (Desempate em Coreografia)
6. Anarriê (Brejão-PE) – 59,7 pontos
7. Sinhá Rendeira (Pesqueira-PE) – 59,4 pontos (Desempate em Figurino)
8. Fenômeno Junino (Pesqueira-PE) – 59,4 pontos
9. Flor do Sertão (Sanharó-PE) – 59,3 pontos (Desempate em Coreografia)
10. Pé na Roça (São João-PE) – 59,3 pontos
11. Os Filhos de Lampião (Correntes-PE) – 59,2 pontos
12. Flor de Chita (Tupanatinga-PE) – 58,6 pontos

Premiações Individuais por Categoria:

• Melhor Desenvolvimento de Tema: Portal do Sertão
• Melhor Coreografia: Portal do Sertão
• Melhor Noiva: Portal do Sertão
• Melhor Marcador: Traquejo
• Melhor Trilha Sonora: Raízes do Nordeste
• Melhor Casal de Reis: Sinhá Rendeira
• Melhor Noivo: Sinhá Rendeira
• Melhor Figurino: Bem-Te-Vi
• Melhor Personagem: Anarriê
• Melhor Casamento: Magia Matuta
• Melhor Categoria Mãe: Fenômeno Junino
• Melhor Casal Brincante (Crianças): Flor de Chita

Prefeitura de Caruaru valoriza a cultura e reconhece o legado de Jorge de Altinho e Amazan na Calçada da Fama do Forró
Publicado em 26/06/2026 às 11:55

A Prefeitura de Caruaru, por meio da Fundação de Cultura, realizou, nessa quinta-feira (25), mais uma homenagem a dois grandes nomes da música nordestina.

 Os cantores e compositores Jorge de Altinho e Amazan passaram a integrar a Calçada da Fama do Forró, instalada no Museu do Forró, em reconhecimento às suas trajetórias e às importantes contribuições para a valorização e fortalecimento do forró e da cultura popular brasileira.

A solenidade reuniu autoridades, artistas, familiares, amigos e admiradores dos homenageados, celebrando duas carreiras marcadas pela dedicação à música nordestina e pela preservação das tradições culturais. Com décadas de atuação, Jorge de Altinho e Amazan ajudaram a levar o forró para diferentes regiões do Brasil, tornando-se referências do gênero e inspirando novas gerações de artistas.

Durante a cerimônia, os homenageados agradeceram o reconhecimento e destacaram a emoção de receber a homenagem em Caruaru, cidade que é símbolo da cultura nordestina e palco do Maior e Melhor São João do Mundo.

"A gente que vem na nossa caminhada sabe como foi difícil chegar aqui. E merecer isso não é para qualquer um. Agradeço demais ao povo de Caruaru", afirmou Amazan, emocionado com a homenagem.

Já Jorge de Altinho reforçou a ligação afetiva que construiu com a Capital do Forró. "Eu me considero um caruaruense. O carinho que Caruaru tem comigo tem sido revigorador. Eu não sei viver sem Caruaru, e acho que Caruaru hoje não sabe viver sem mim", declarou.

"Caruaru tem o compromisso de preservar a nossa cultura e reconhecer quem ajudou a construir essa história. Essa homenagem é uma forma de agradecer por tudo o que eles fizeram pela nossa cultura e por levarem o nome do forró para todo o Brasil", destacou o prefeito Rodrigo Pinheiro.