Carlinhos da Pedreira registra 56% de desaprovação em enquete do Blog do Alberes Xavier
Publicado em 26/06/2026 às 15:02

Uma enquete realizada pelo Blog do Alberes Xavier, através dos stories no Instagram, apontou que o prefeito de Barreiros, Carlinhos da Pedreira, recebeu 56% de desaprovação entre os participantes, enquanto 44% avaliaram positivamente sua gestão. O resultado revela um cenário de maior insatisfação entre os internautas que participaram da consulta.

Apesar da vantagem da reprovação, os números mostram uma disputa relativamente equilibrada na percepção do público, com uma diferença de 12 pontos percentuais entre os dois índices. O resultado indica que a gestão enfrenta resistência de parte dos participantes da enquete, ao mesmo tempo em que mantém uma parcela significativa de apoiadores.

Fecomércio convida empresários para encontro que discutirá impactos após o fim da “Taxa das Blusinhas”
Publicado em 26/06/2026 às 14:56

A Fecomércio Pernambuco, em parceria com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), promoverá um importante encontro para empresários da região de Caruaru e entorno para debater os impactos econômicos e concorrenciais do fim da chamada “taxa das blusinhas” e seus reflexos para o comércio, os serviços, o turismo e para o Polo de Confecções do Agreste.

Para contribuir com esse debate estratégico, estarão em Caruaru a diretora de Relações Institucionais da CNC, Nara de Deus, e os cientistas políticos Maria Clara Vilasboas e Carlos Jacomes, assessores da Diretoria de Relações Institucionais da entidade. A equipe apresentará análises e cenários sobre os efeitos da medida para a competitividade das empresas brasileiras, a geração de empregos e a arrecadação dos estados e municípios.

O encontro contará ainda com a participação do presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac Pernambuco, Bernardo Peixoto, da diretora geral executiva da Fecomércio Pernambuco, Cleide Pimentel, do economista Rafael Lima e do assessor governamental Jean Sanches, além de representantes do Governo de Pernambuco.

Pernambuco ocupa posição de destaque nacional nesse debate, especialmente pela força econômica do Polo de Confecções do Agreste, reconhecido como um dos maiores do país e responsável pela geração de milhares de empregos e oportunidades de negócios. Por isso, ouvir os empresários da região e construir uma posição conjunta do setor produtivo é fundamental.

Ao final da reunião, a proposta é consolidar um manifesto que represente as preocupações, demandas e contribuições dos empresários pernambucanos, fortalecendo a defesa dos interesses do comércio de bens, serviços e turismo junto aos poderes públicos e às instâncias de decisão nacionais.

Participe! Confirme sua presença no WhatsApp (81) 99615-7498. O evento conta com apoio do Moda Center.

Prefeitura de Belo Jardim antecipa pagamento de servidores efetivos e injeta mais de R$ 6 milhões na economia do município
Publicado em 26/06/2026 às 14:50

Nesta sexta-feira (26), a Prefeitura de Belo Jardim antecipou o pagamento dos salários de junho para os servidores efetivos, liberando o valor de R$ 6.070.507,85. O recurso já está disponível nas contas dos beneficiários e começa a circular no comércio e nos serviços da cidade, movimentando a economia local e fortalecendo diferentes setores.

O prefeito Gilvandro Estrela destacou a importância da antecipação e o compromisso com os servidores: “Nosso compromisso é valorizar o servidor e garantir que ele receba seus direitos com respeito e responsabilidade. Esse pagamento antecipado traz mais tranquilidade para as famílias e também movimenta a economia da nossa cidade”.

A iniciativa reforça o compromisso da gestão municipal com os servidores públicos, garantindo mais tranquilidade financeira para as famílias e valorizando os profissionais que contribuem diariamente para o funcionamento do município.

João Campos reúne lideranças em grande caminhada pelo comércio de Paulista
Publicado em 26/06/2026 às 14:45

PAULISTA - O pré-candidato a governador João Campos (PSB) realizou uma caminhada, nesta sexta-feira (26), no centro de Paulista, no Grande Recife. O líder da Frente Popular conversou com comerciantes e frequentadores e recebeu manifestações de apoio da população. Ainda durante a passagem pela cidade, o ex-prefeito do Recife também esteve no Mercado Público de Paratibe e almoçou com lideranças locais.

“O dia hoje foi de caminhar em Paulista, no Mercado de Paratibe, no comércio da Siqueira Campos, de conversar com as pessoas e reafirmar o nosso compromisso de cuidar de Pernambuco, de Paulista, da Região Metropolitana. Conheço bem essa realidade. Governei o Recife por cinco anos, fui o deputado mais votado de Paulista e aqui vocês têm o meu compromisso de que vão ter um governador de verdade, que trabalha e sabe tirar do papel aquilo que é importante”, declarou.

Acompanharam a agenda o pré-candidato a vice-governador Carlos Costa (Republicanos), a pré-candidata a senadora Marília Arraes (PDT), o deputado estadual e ex-prefeito de Paulista Júnior Matuto (Republicanos), o deputado estadual e ex-prefeito de Igarassu Mário Ricardo (Podemos), o deputado estadual Francismar Pontes (PSB), vereadores de Paulista que apoiam a Frente Popular, entre outras lideranças.

Prefeitura do Jaboatão reforça a Saúde e Educação com posse de novos servidores
Publicado em 26/06/2026 às 14:33

O prefeito do Jaboatão dos Guararapes, Mano Medeiros, presidiu, nesta sexta-feira (26), a cerimônia de posse de 125 novos servidores concursados das secretarias municipais de Educação e Saúde. O evento, realizado no auditório da UniFG, em Piedade, representa mais um passo no fortalecimento dos serviços públicos e na ampliação da capacidade de atendimento à população.

Os novos servidores irão atuar em diversas funções estratégicas, entre elas professor de braile, professor de artes, professor de história, professor de matemática, agente de combate às endemias, assistente social, cirurgião-dentista, cardiologista, farmacêutico e técnico em enfermagem. A chegada desses profissionais contribuirá para ampliar a oferta e elevar a qualidade dos serviços prestados aos moradores do município.

Durante a solenidade, o prefeito Mano Medeiros destacou a importância do reforço no quadro de servidores municipais. “A nomeação representa mais um passo na construção de um time de profissionais comprometidos em servir com excelência à população do Jaboatão. Estamos fortalecendo áreas essenciais e garantindo um atendimento cada vez mais qualificado para os cidadãos”, afirmou.

Entre os novos servidores empossados, a psicóloga Rayssa Tavares comemorou o início da trajetória no serviço público municipal. “Hoje começo a realizar um sonho. Quero servir à população com dedicação e excelência. É um momento de muita responsabilidade e desafios, que assumo com a vontade de fazer o meu melhor”, declarou.

O concurso público ofertou 1.592 vagas e, com esta nova convocação, já contabiliza 1.194 candidatos nomeados. Na área da Educação, por exemplo, foram disponibilizadas 627 vagas para professores, das quais 1.331 profissionais já foram nomeados em diferentes chamamentos, contemplando vagas imediatas, cadastro de reserva e demais previsões estabelecidas no edital.

A incorporação dos novos profissionais fortalece a rede municipal de serviços, amplia a capacidade de atendimento e contribui para uma gestão mais eficiente, humanizada e próxima da população. A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes reforça que novas nomeações serão realizadas de acordo com o cronograma previsto e conforme a necessidade da administração municipal, respeitando os editais do concurso público.

Presidente da FETAPE maior entidade de trabalhadores rurais de Pernambuco declara apoio à reeleição de Raquel Lyra: "Vai ser reeleita com o apoio do povo"
Publicado em 26/06/2026 às 14:37

A presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura de Pernambuco (FETAPE), Cícera Cruz, declarou publicamente apoio à reeleição da governadora Raquel Lyra (PSD). A manifestação aconteceu durante a entrega de 640 equipamentos agrícolas pelo Governo de Pernambuco, num investimento de R$ 70 milhões realizado nas instalações do Instituto Agronômico de Pernambuco - IPA, nesta sexta-feira (26/06), e ganhou um peso político significativo: A FETAPE é a principal entidade de representação e coordenação dos trabalhadores rurais, agricultores e agricultoras familiares do estado, fundada em 6 de junho de 1962. Hoje, é constituída por 175 Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais das três regiões do estado.

O gesto teve impacto ainda maior por vir de uma liderança filiada ao PT e eleitora do presidente Lula. Ao subir ao palanque oficial, Cícera Cruz destacou a parceria entre o governo federal e o estadual como fator determinante para o fortalecimento da agricultura familiar em Pernambuco. "A nossa governadora junto com o presidente Lula têm contribuído para desenvolver a agricultura familiar", afirmou. Em seguida, foi direta ao ponto: "Com certeza vai ser reeleita com o apoio do povo de Pernambuco. Pode contar com a gente por um Pernambuco cada vez melhor."

A presidenta da FETAPE também elogiou a atuação da equipe do Governo e da Secretaria de Agricultura, ressaltando que as políticas públicas têm "chegado na ponta", expressão que, no campo, significa alcançar quem mais precisa. Cícera Cruz destacou ainda a sensibilidade da governadora Raquel Lyra e reconheceu o papel dos deputados estaduais do PT de Pernambuco, Doriel Barros e João Paulo, presentes no evento, pela aprovação de projetos que fortalecem a gestão estadual no setor.

O apoio da FETAPE representa um marco político relevante para a governadora, que amplia sua base de sustentação junto aos movimentos sociais do campo, setor historicamente ligado à esquerda e ao PT e consolida uma aliança que une governo estadual e federal em torno da pauta da agricultura familiar pernambucana.

Starlink libera internet gratuita na Venezuela após terremotos
Publicado em 26/06/2026 às 14:30

A Starlink, serviço de internet via satélite da SpaceX, anunciou que fornecerá acesso gratuito por um mês a usuários na Venezuela após os terremotos que atingiram o país na quarta-feira (24).

Segundo a empresa, a medida vale para clientes novos e já existentes nas áreas afetadas. A Starlink também informou que trabalha para instalar terminais e restabelecer a conectividade nas regiões mais atingidas.

A iniciativa ocorre em meio a falhas nos serviços de comunicação após os tremores. Segundo autoridades venezuelanas, os terremotos deixaram 589 mortos e 2.980 feridos.

João Campos pré candidato ao governo de Pernambuco, participa de entrevista na Rádio Maranata FM
Publicado em 26/06/2026 às 12:55

Em uma conversa que durou aproximadamente 1 hora, João Campos fez projeções de como governará Pernambuco se eleito governador do estado.

Por Lícia Costa

o ex prefeito do Recife, e pré candidato ao governo de Pernambuco, João Campos,
esteve nos estúdios da Rádio Maranata nesta sexta-feira, 26 de junho, onde
concedeu entrevista aos comunicadores André Carvalho e Lícia Costa. Durante a
conversa, o gestor abordou temas relacionados à administração municipal,
investimentos e projetos para a capital pernambucana, além de responder a
perguntas sobre os desafios da gestão pública.

“O bom brasileiro vai defender a sua nação, vai defender a soberania do pais,
quem tem que mandar no Brasil, é o povo brasileiro”. Quando perguntado sobre os problemas do Recife que na sua gestão não haviam sido resolvidos, o pré candidato declarou que sempre fez tudo que podia pela capital e que ninguém fez tudo o que ele fez no Recife, em 5 anos.

João ainda destacou que é a melhor opção para o estado, pois Pernambuco enfrenta uma das maiores crises na segurança e que nenhum hospital novo e nenhuma escola técnica foi construída em Pernambuco na gestão atual da governadora Raquel Lyra.

“A gente tem retrocessos na saúde, nós temos um quantitativo de exames que
foram reduzidos, mais de 400 leitos foram fechados em hospitais estaduais. Você
tem de fato uma paralisação das coisas, o meu sentimento é que há uma fragilidade muito grande no que é feito. A governadora prometeu 250 creches e
entregou 5., eu na prefeitura fiz 107 creches.”

João disse que é preciso ter tamanho pra trazer as grandes empresas para
Pernambuco, precisa de posição política pra alcançar determinados lugares.
“No final o cidadão quer que o governo federal tenha força pra fazer por
Pernambuco. Tão importante quanto acertar, é nao errar, eu quero ser governador de Pernambuco pra fazer por quem menos tem”.

Ao longo da entrevista, João Campos apresentou seu posicionamento sobre os
principais assuntos em pauta e destacou as ações que vêm sendo desenvolvidas
pela Prefeitura do Recife.

“Nós vamos ampliar a formação profissional, esse trabalho de atração de novos investimentos geram empregos e focam na renda do emprego e renda dos jovens”. 

Sobre os ataques a sua fé, João deixou claro que não vai recuar, mas enquanto
cidadão deixa claro que não há nada mais poderioso do que viver com Jesus no
coração. “Exercite todo dia a sua fé, pra mim faz bem exercitar a fé. Jamais vocês vão me ver atacando a fé dos outros, é inadmissível sofrer ataques políticos por
expressar a sua fe”.

entrevista foi marcada por um diálogo sobre os avanços da cidade, perspectiva para os próximos anos e temas de interesse da população, reforçando o compromisso da Rádio Maranata em levar informação e debates relevantes aos seus ouvintes. João encerrou a entrevista dizendo que quer um estado mais justo e eficiente. “Agradeço a Deus pelo dom da vida, estou esperançoso por Pernambuco. Eu enxergo que Pernambuco pode muito mais, e eu estou pronto pra fazer um estado mais justo.” 

GDF lança edital para construção de Hospital de Doenças Raras
Publicado em 26/06/2026 às 12:39

O Governo do Distrito Federal assinou nesta sexta-feira (26) a ordem de serviço para publicar o edital de licitação do Hospital de Doenças Raras, que será construído no Hospital de Apoio de Brasília. O investimento previsto é de R$ 36 milhões.

Segundo a governadora Celina Leão (PP), o edital será publicado no Diário Oficial do DF e a empresa vencedora terá cerca de 45 dias para elaborar os projetos. A expectativa é que as obras comecem em janeiro, após a conclusão dessa etapa.

Celina afirmou que a unidade concentrará o diagnóstico e o atendimento de pacientes com doenças raras, reduzindo a necessidade de encaminhamentos a diferentes especialistas.

João Campos, pré candidato ao governo de Pernambuco, participa de entrevista na Rádio Maranata FM
Publicado em 26/06/2026 às 12:36

O ex prefeito do Recife, e pré candidato ao governo de Pernambuco João Campos, esteve nos estúdios da Rádio Maranata nesta sexta-feira 26 de junho, onde concedeu entrevista aos comunicadores André Carvalho e Lícia Costa.

Durante a conversa, o gestor abordou temas relacionados à administração municipal, investimentos e projetos para a capital pernambucana, além de responder a perguntas sobre os desafios da gestão pública.

“O bom brasileiro vai defender a sua nação, vai defender a soberania do pais, quem tem que mandar no Brasil, é o povo brasileiro”.

Quando perguntado sobre os problemas do Recife que na sua gestão não haviam sido resolvidos, o pré candidato declarou que sempre fez tudo que podia pela capital e que ninguém fez tudo o que ele fez no Recife, em cinco anos.

O pré candidato ainda destacou que é a melhor opção para o estado, pois Pernambuco enfrenta uma das maiores crises na segurança e que nenhum hospital novo e nenhuma escola técnica foi construída em Pernambuco na gestão atual da governadora Raquel Lyra.

“ A gente tem retrocessos na saúde, nós temos um quantitativo de exames que foram reduzidos, mais de 400 leitos foram fechados em hospitais estaduais. Você tem de fato uma paralisação das coisas, o meu sentimento é que há uma fragilidade muito grande no que é feito. A governadora prometeu 250 creches e entregou 5., eu na prefeitura fiz 107 creches.”.

João disse que é preciso ter tamanho pra trazer as grandes empresas para Pernambuco, precisa de posição política pra alcançar determinados lugares.

“No final o cidadão quer que o governo federal tenha força pra fazer por Pernambuco. Tão importante quanto acertar, é nao errar, eu quero ser governador de Pernambuco pra fazer por quem menos tem”.

Ao longo da entrevista, João Campos apresentou seu posicionamento sobre os principais assuntos em pauta e destacou as ações que vêm sendo desenvolvidas pela Prefeitura do Recife.

“Nós vamos ampliar a formação profissional, esse trabalho de atração de novos
investimentos geram empregos e focam na renda do emprego e renda dos jovens”.

Sobre os ataques a sua fé,
João deixou claro que não vai recuar, mas enquanto cidadão deixa claro que não há nada mais poderoso do que viver com Jesus no coração.

“ Exercite todo dia a sua fé, pra mim faz bem exercitar a fé. Jamais vocês vão me ver atacando a fé dos outros, é inadmissível sofrer ataques políticos por expressar a sua fe”.

A entrevista foi marcada por um diálogo sobre os avanços da cidade, perspectivas para os próximos anos e temas de interesse da população, reforçando o compromisso da Rádio Maranata em levar informação e debates relevantes aos seus ouvintes.
João encerrou a entrevista dizendo que quer um estado mais justo e eficiente.

“ Agradeco a Deus pelo dom da vida, estou esperançoso por Pernambuco. Eu enxergo que Pernambuco pode muito mais, e eu estou pronto pra fazer um estado mais justo”.