PIB do Nordeste cresce 8% em 2025 e se aproxima de R$ 2 trilhões
Publicado em 25/06/2026 às 15:31

Em Pernambuco, o PIB do ano passado foi de R$ 314 bilhões.
A estimativa é que supere R$ 362 bilhões até 2027

Recife (PE), 25 de junho de 2026 – O Produto Interno Bruto (PIB) do Nordeste alcançou R$ 1,76 trilhão em 2025, representando um crescimento nominal de 8% em relação ao ano anterior. A estimativa é do Escritório Técnico de Estudos Econômicos do Nordeste (Etene), área de pesquisa do Banco do Nordeste (BNB), elaborada com base em dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e do Banco Central. Segundo o estudo, a economia regional deve manter a trajetória de expansão e atingir R$ 1,88 trilhão em 2026, superando os R$ 2 trilhões em 2027.

Já a economia brasileira alcançou R$ 12,6 trilhões em 2025, equivalendo a uma alta de 8,1% em relação ao ano anterior. A projeção é de que o PIB nacional chegue a R$ 13,6 trilhões em 2026 e ultrapasse R$ 14,5 trilhões em 2027.

De acordo com o estudo, o desempenho da economia nordestina supera o desempenho nacional, quando se considera os últimos quatro anos. Enquanto o crescimento acumulado do Brasil foi de 26,3%, o Nordeste registrou expansão de 26,9% no período.

Para o economista-chefe do BNB, Rogério Sobreira, a combinação entre investimentos e melhora dos indicadores econômicos tem impulsionado a atividade produtiva na Região.

“A taxa de desocupação no País atingiu em 2025 o menor nível da série histórica, ficando em 5,6%, abaixo dos 6,6% registrados em 2024. No Nordeste, a queda foi de 9,1% para 7,9%. O rendimento médio real da Região em 2025 também apresentou um maior crescimento do que o do Brasil: 5,3% contra uma alta de 4,1% no país. O Banco do Nordeste contribuiu decisivamente para este desempenho, tendo aplicado R$ 68 bilhões em sua área de atuação no ano passado. Esses investimentos cresceram quase 50% desde 2022, quando foram financiados R$ 46 bilhões”, afirma.

Pernambuco
O PIB de Pernambuco foi de R$ 314 bilhões em 2025. O resultado representa crescimento de 5,93% em relação a 2024. De 2022 até o ano passado, a economia pernambucana acumulou expansão de 27,84%, desempenho superior ao registrado tanto no Nordeste quanto no Brasil.

Para 2026, a estimativa é que o PIB do estado alcance R$ 337 bilhões e ultrapasse R$ 362 bilhões em 2027.

Prefeitura Municipal de Camaragibe Inaugura Creche (Centro de Educação Infantil-CEI) José Maria Cabral Corrêa
Publicado em 25/06/2026 às 15:20

O prefeito da Camaragibe, Diego Cabral, e a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, realizarão a solenidade de inauguração da Creche (Centro de Educação Infantil-CEI) José Maria Cabral Corrêa, nova unidade de educação municipal construída na comunidade do Vera Cruz, em Aldeia, com um investimento médio de R$ 6,3 milhões junto ao Governo de Pernambuco, através do programa Juntos pela Educação. A cerimônia ocorrerá nesta sexta-feira (26/06), a partir das 16h, na Rua Rui Couto, na comunidade do Vera Cruz, em Aldeia.

Na proposta do programa, o novo equipamento da Educação Básica e Infantil da Terra dos Camarás será totalmente público e 100% gratuito, sem nenhuma cobrança de mensalidades ou taxas de matrícula. Neste modelo, o estado conduz um plano de expansão dos Centros de Educação Infantil (CEIs) por meio do programa financiando a construção e o custeio inicial das unidades antes de repassá-las à gestão municipal, por meio da Secretaria de Educação.

O novo CEI José Maria Cabral Corrêa possui um amplo e moderno projeto arquitetônico, conforme a proposta do programa, padronizado e focado na acessibilidade, conforto e segurança de crianças de 4 meses até 5 anos e 11 meses. Os complexos contam com até dez salas de aula climatizadas, mobiliário completo, fraldário e sala de amamentação, totalmente equipada para a higienização dos bebês e lactação segura, sala multiuso voltada a atividades artísticas, pedagógicas e psicomotoras, refeitório e cozinha preparada para o fornecimento de até cinco refeições diárias por criança, e áreas de lazer e integração com pátio coberto, playgrounds e espaço verde para horta comunitária.

Além do prefeito Diego Cabral, participam da solenidade a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, a vice-governadora, Priscila Krause (a confirmar), a vice-prefeita de Camaragibe e secretária de Políticas para as Mulheres, Comandante Débora, o deputado estadual João de Nadegi (PV), secretários e servidores municipais, vereadores da cidade, moradores e lideranças comunitárias, além de outras autoridades.

PGR pede cautela em caso envolvendo Bolsonaro
Publicado em 25/06/2026 às 15:30

A Procuradoria-Geral da República defendeu aguardar o avanço das investigações sobre a pistola registrada em nome de Jair Bolsonaro encontrada durante uma blitz no Distrito Federal.

Segundo o procurador-geral Paulo Gonet, não há, até o momento, elementos que indiquem descumprimento das medidas cautelares ou falta disciplinar grave por parte do ex-presidente.

Após a manifestação da PGR, a defesa de Bolsonaro terá 48 horas para se pronunciar. A decisão sobre a manutenção da prisão domiciliar caberá ao ministro Alexandre de Moraes, do STF.

Em Petrolina, ministra Luciana Santos participa do lançamento de projeto de R$ 21 milhões para ampliar segurança hídrica no Semiárido
Publicado em 25/06/2026 às 15:17

Em Juazeiro (BA), a ministra anuncia projetos voltados à agricultura familiar, saúde, educação científica e desenvolvimento sustentável.

A ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, participa nesta sexta-feira (26), em Petrolina (PE), do lançamento do Projeto Sal da Terra, iniciativa desenvolvida pela Embrapa Semiárido com apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

Com investimento aproximado de R$ 21 milhões, o projeto utiliza ciência, tecnologia e inovação para transformar o rejeito salino gerado pelos sistemas de dessalinização em oportunidade de produção agrícola, geração de renda e fortalecimento da agricultura familiar no Semiárido brasileiro.

Financiado com recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT), o Sal da Terra é uma das mais relevantes iniciativas recentes de aplicação de recursos públicos de ciência e tecnologia voltadas diretamente à melhoria das condições de vida das populações rurais do Semiárido.

Agenda em Juazeiro

Durante a tarde a ministra participa, em Juazeiro (BA), da Cerimônia de Lançamento de Projetos no Vale do São Francisco. Na ocasião, serão anunciadas ações relacionadas ao Projeto DANT – Ecossistema Digital, ao Sistema SARA (Saneamento Ambiental e Reuso de Água), à implantação de microbiodigestores para a agricultura familiar do Semiárido, ao Projeto Sal da Terra e ao programa Mais Ciência na Escola.

Juntas, as iniciativas anunciadas representam mais de R$ 43 milhões em investimentos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação para ampliar o acesso à ciência, à tecnologia e à inovação no Vale do São Francisco. Além disso, programa Mais Ciência na Escola receberá R$ 200 mil provenientes de emenda parlamentar do deputado federal Daniel Almeida, destinados à concessão de bolsas e à aquisição de equipamentos para laboratórios Maker.

As iniciativas abrangem áreas estratégicas para o desenvolvimento regional, com foco em agricultura familiar, segurança hídrica e alimentar, saneamento rural, geração de energia renovável, saúde digital e educação científica, contribuindo para ampliar a qualidade de vida da população e fortalecer o desenvolvimento sustentável no Semiárido brasileiro.

Serviço

Lançamento do Projeto Sal da Terra
Data: 26 de junho de 2026 (sexta-feira)
Horário: 10h30
Local: Embrapa Semiárido
Endereço: Campo Experimental da Caatinga, Embrapa Semiárido, Petrolina (PE)

Cerimônia de Lançamento de Projetos no Vale do São Francisco
Data: 26 de junho de 2026
Horário: 15h
Local: Auditório do Centro Cultural João Gilberto, Juazeiro (BA)

Kaio Maniçoba consolida liderança política no sertão com os apoios de Wal Araújo e Eugênia, ex-prefeitos de Betânia
Publicado em 25/06/2026 às 14:55

O deputado estadual, Kaio Maniçoba, ganhou mais apoios para sua reeleição. A parceria política com os ex-prefeitos de Betânia, Wal Araújo e Eugênia, além de ampliar a base política de Kaio Maniçoba também reforça o trabalho que o deputado vem realizando por todo estado.

A adesão de Wal Araújo que foi prefeito por 3 mandatos e Eugênia que esteve a frente do município de Betânia por um mandato, consolida cada vez mais a presença do deputado Kaio Maniçoba por todo sertão pernambucano.

“Com muito diálogo conseguimos construir uma parceria política que visa levar investimentos e ações que possam desenvolver Betânia e melhorar a vida da população. Com a força do nosso mandato e as políticas públicas desenvolvidas pelo Governo Raquel Lyra, vamos continuar olhando para o futuro da população sertaneja e em especial para o povo de Betânia”, destacou o deputado.

Maior rede de infovias subfluviais do mundo já leva internet de alta velocidade a mais de 6 milhões de pessoas na Amazônia
Publicado em 25/06/2026 às 14:51

Programa Norte Conectado prevê a implantação de 9 infovias, totalizando 13,2 mil quilômetros de cabos de fibra óptica submersos nos leitos dos rios da região

Mais de 6,1 milhões de brasileiros já foram beneficiados pela maior rede de infovias subfluviais do mundo, que leva conectividade de alta capacidade a localidades da Amazônia historicamente isoladas. O balanço dos avanços do programa Norte Conectado foi apresentado nesta quinta-feira (25) pelo ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho, em Brasília. Com investimento de R$ 1,3 bilhão por meio do Novo PAC, a iniciativa prevê a implantação de nove infovias, totalizando 13,2 mil quilômetros de cabos de fibra óptica.

“Levar infraestrutura digital por meio das infovias é uma decisão que respeita a floresta e as pessoas que vivem em municípios onde a conectividade ainda enfrenta obstáculos”, reforçou o ministro Frederico de Siqueira Filho.

O Programa Norte Conectado, coordenado pelo Ministério das Comunicações, utiliza cabos de fibra óptica instalados nos leitos dos rios amazônicos para conectar localidades que, durante décadas, enfrentaram dificuldades de acesso à internet e aos serviços digitais. Quando concluído, o projeto beneficiará cerca de 7,5 milhões de pessoas em 70 localidades dos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia e Roraima.

“Estamos levando conectividade para locais onde o acesso à internet nunca chegou ou ainda é limitado e precário, criando oportunidades para escolas, unidades de saúde, órgãos públicos e comunidades inteiras”, destacou a CEO da EAF, Gina Marques.

Para o conselheiro da Anatel, Edson Holanda, a iniciativa representa um novo desenvolvimento para a Amazônia. “Nossos rios amazônicos transportam conectividade. O meio ambiente deixou de ser barreira para ser o caminho da integração do nosso país na conectividade verde, que é o grande diferencial”, reiterou.

Atualmente, cinco infovias já estão concluídas — 00, 01, 02, 03 e 04. Outras quatro estruturas, as Infovias 05, 06, 07 e 08, seguem em implantação e ampliarão o alcance do programa para mais 1,4 milhão de brasileiros.

“Cada trecho de fibra, cada ponto conectado e cada sistema está se transformando em benefício concreto para a população. E buscamos que eles se integrem com a agenda mais ampla da conectividade e ampliação da infraestrutura digital no Brasil”, afirmou Frederico de Siqueira Filho.

Além de conectar pessoas, o Norte Conectado fortalece a presença do Estado em áreas remotas da Amazônia. A rede conta com mais de 900 pontos de acesso destinados a escolas, unidades de saúde, órgãos de segurança pública, instituições de pesquisa e espaços de inclusão digital.

A nova infraestrutura permite conexões de alta capacidade, capazes de suportar milhões de usuários simultaneamente, com estabilidade e baixa latência. Na prática, atividades que antes eram inviáveis em muitas localidades da região, como telemedicina, aulas on-line, videoconferências e transferência de grandes volumes de dados, passam a ser realizadas com rapidez e qualidade.

Desenvolvimento com preservação ambiental

Além dos benefícios sociais e econômicos, o Norte Conectado também se destaca pelo compromisso ambiental. Ao utilizar os rios amazônicos como rotas para a passagem da infraestrutura de telecomunicações, o programa reduz a necessidade de abertura de novas vias terrestres e contribui para a preservação de até 68 milhões de árvores.

A iniciativa consolida o Brasil como referência mundial em conectividade sustentável e demonstra como a tecnologia pode ser utilizada para promover inclusão, desenvolvimento e preservação ambiental de forma integrada.

Conheça as infovias já concluídas

Infovia 00 – Liga Macapá (AP) a Santarém (PA), atendendo cinco localidades por meio de 769 quilômetros de fibra óptica subfluvial no Baixo Amazonas.

Infovia 01 – Interliga Santarém (PA) a Manaus (AM), atendendo onze localidades com 1.054 quilômetros de cabos no Médio Amazonas.

Infovia 02 – Conecta Manaus (AM) a Atalaia do Norte (AM), passando por 20 localidades e somando mais de 2 mil quilômetros de infraestrutura óptica.

Infovia 03 – Liga Belém (PA) a Macapá (AP), atendendo seis localidades por meio de 779 quilômetros de fibra óptica na foz do Rio Amazonas.

Infovia 04 – Conecta Manaus (AM) a Boa Vista (RR), atendendo seis localidades com mais de 1,1 mil quilômetros de infraestrutura.

34º Festival de Inverno de Garanhuns abre inscrições para Oficinas de Formação
Publicado em 25/06/2026 às 14:49

Inscrições poderão ser realizadas de 25 a 30 de junho: as oficinas são gratuitas e contemplam diferentes linguagens artísticas

Estão abertas as inscrições para as Oficinas de Formação do 34º Festival de Inverno de Garanhuns (FIG). As formações são gratuitas e contemplam diversas linguagens artísticas, como artes visuais, fotografia, audiovisual e produção cultural. As inscrições podem ser realizadas até o dia 30 de junho, por meio do site https://conecta.bio/figgaranhunsoficial. No momento da inscrição, os interessados devem escolher a oficina desejada e verificar os critérios de participação, como faixa etária e público-alvo, que variam de acordo com cada atividade.

As oficinas serão realizadas na Casa dos Saberes, na Autarquia de Ensino Superior de Garanhuns (Aesga), de 06 a 09 de julho, com atividades distribuídas entre os turnos da manhã e da tarde.

Confira a lista completa:

Oficina Teórica de Introdução à História do Cinema Pernambucano
Petrônio Vilela
Público-alvo: a partir dos 25 anos
Horário: manhã (8h às 12h)

Graffiti e Nossas Influências Pernambucanas
Nathê Ferreira
Público-alvo: adolescentes (12 a 18 anos)
Horário: Tarde (13h às 17h)

Introdução à Literatura de Cordel – Tradição, Criação e Oralidade
Junior Fernandes
Público-alvo: geral
Horário: manhã (8h às 12h)

Introdução à Produção de Eventos Culturais
Suenne Sotero
Público-alvo: a partir dos 18 anos
Horário: manhã (8h às 12h)

O Animador de Festas: Oficina de Iniciação
Marcelo Bonfim dos Santos
Público-alvo: a partir dos 18 anos
Horário: manhã (8h às 12h)

Captação de Recursos na Prática
Karlos Takamaru
Público-alvo: a partir dos 18 anos
Horário: Tarde (13h às 17h)

Oficina de Animação Experimental: Manguebeat e os 60 Anos de Chico Science
Clara de Assis Silva Gurgel e Laís Cordeiro Domingues
Público-alvo: geral
Horário: Tarde (13h às 17h)

Capacita Cultura: Entre o Fazer e o Planejar Nasce o Profissional da Cultura
Cristhine Isaac
Público-alvo: a partir dos 18 anos
Horário: Manhã (8h às 12h)

Juntos pela Segurança: Governadora Raquel Lyra reforça efetivo do CBMPE com formação de novos oficiais
Publicado em 25/06/2026 às 14:43

Seguindo firme na construção de um novo tempo na história da segurança pública pernambucana, a governadora Raquel Lyra comandou, nesta quinta-feira (25), a formatura de 36 novos oficiais do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco (CBMPE). A solenidade militar aconteceu no Quartel do Comando Geral do CBMPE, no Recife, reforçando as ações de proteção e salvamento no Estado. A vice-governadora Priscila Krause esteve presente no evento.

“Eu tenho dito sempre que, por meio do Juntos para Segurança, temos feito o maior investimento da história nas forças de segurança pública. Já nomeamos policiais penais, oficiais e praças da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Científica, e hoje à tarde dando posse à Polícia Civil, para permitirmos que o povo de Pernambuco possa viver de maneira mais segura. Eles chegam em um momento em que o Corpo de Bombeiros está dando uma virada histórica e a segurança pública em Pernambuco também”, comemorou a governadora Raquel Lyra.

Para chegar a formação, os novos oficiais passaram por um ano de formação intensa em áreas como combate a incêndio, salvamento aquático, busca e resgate e atendimento pré-hospitalar, preparados para liderar qualquer operação da corporação.

O secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho, celebrou a conclusão de um ciclo iniciado com o concurso que abriu 660 vagas para o Corpo de Bombeiros. "Os oficiais são os futuros coronéis do Corpo de Bombeiros, e algum deles pode ser o novo comandante-geral", afirmou.

Os novos oficiais da Corporação cumprirão seis meses de período probatório para aperfeiçoamento prático-operacional junto às unidades da Corporação localizadas na Região Metropolitana, devido ao maior volume de ocorrências. Após essa fase, os bombeiros militares serão destinados, por ordem de classificação, às vagas disponíveis do âmbito de todo o CBMPE.

“Já no estágio eles passam a vivenciar todas as atividades que um oficial executa. Eles são formados não apenas para o serviço, mas também para serem os futuros comandantes da corporação. Então, eles precisam ter o gerenciamento, a gestão, a governança de uma instituição do tamanho do Corpo de Bombeiros”, explicou o comandante-geral do CBMPE, Eduardo Araripe.

Presente na ocasião, o deputado Joel da Harpa parabenizou o Poder Executivo Estadual pelo comprometimento em fortalecer as forças de segurança. "O Governo do Estado está mostrando para o povo de Pernambuco que se pode mudar a história da corporação com a compra de viaturas e equipamentos, além de acabar as defasagens salariais”, apontou.

Enfermeiro desde 2012 e ex-soldado da PMPE, Álvaro Simões, de 34 anos, encontrou no Corpo de Bombeiros a forma de unir suas duas vocações: a da saúde e a militar. Natural de São João, no Agreste Meridional, ele foi o primeiro colocado do curso de formação de oficiais. "Muda um pouquinho a atribuição, mas a missão é sempre a mesma: servir à sociedade pernambucana", disse.

Também acompanharam a solenidade a secretária de Administração, Ana Maraiza; o gerente-geral da Polícia Científica, Wagner Bezerra; a diretora integrada da Polícia Científica, Fernanda Porto; o subcomandante da PMPE, ⁠coronel Lopes; o comandante do Grupamento Tático Aéreo (GTA), Câmara Júnior; o delegado-geral da Polícia Civil, Felipe Monteiro e o representante da Polícia Rodoviária Federal, Daniel Thé.

Câmara de Gravatá realizará audiência pública para debater regulamentação do transporte por aplicativo
Publicado em 25/06/2026 às 14:30

Encontro promovido pelo Legislativo acontecerá no dia 6 de julho e contará com a participação de motoristas, entregadores e demais profissionais do setor.

A Câmara Municipal de Gravatá realizará, no próximo dia 6 de julho, às 19h, uma audiência pública para discutir o Projeto de Lei nº 008/2026, que trata da regulamentação do serviço de transporte por aplicativo no município.

A iniciativa, conduzida pelo presidente da Câmara, Léo do Ar (PP), tem como objetivo ampliar o diálogo com a sociedade e garantir que os profissionais diretamente envolvidos na atividade possam contribuir com o debate antes do avanço da matéria nas comissões permanentes e de sua apreciação pelo Plenário.

Em pronunciamento oficial, o presidente destacou a importância da participação dos motoristas e entregadores por aplicativo, reforçando o compromisso do Poder Legislativo com uma atuação pautada na transparência, na escuta da população e na construção de políticas públicas por meio do diálogo.

A audiência pública será aberta à participação de motoristas de carros e motocicletas por aplicativo, entregadores e demais profissionais vinculados ao segmento, que terão a oportunidade de conhecer o conteúdo da proposta e apresentar sugestões, dúvidas e contribuições sobre o projeto.

A expectativa é de uma ampla participação da categoria, fortalecendo o debate democrático em torno da regulamentação do serviço de transporte por aplicativo em Gravatá.

A Câmara Municipal convida todos os profissionais do setor e a população interessada a participarem da audiência pública, contribuindo para a construção de uma legislação que atenda aos interesses da coletividade e às necessidades da realidade local.

Em encontros com ministros, Guilherme Coelho articula retomada dos voos cargueiros em Petrolina
Publicado em 25/06/2026 às 14:30

O presidente do Conselho de Administração da Embrapa, Guilherme Coelho, esteve, nesta quarta-feira (24) em Brasília -DF, em encontros com o ministro de Portos e Aeroportos, Tomé Franca, e com o ministro da Agricultura e Pecuária, André de Paula. A pauta das duas reuniões foi: a retomada dos voos cargueiros no Aeroporto Senador Nilo Coelho.

Durante as reuniões, Guilherme Coelho destacou a importância da reativação dessa operação logística para atender às demandas crescentes do mercado internacional e ampliar a competitividade das frutas produzidas na região. “O Vale do São Francisco já contou com voos cargueiros que transportavam frutas frescas para a União Europeia desembarcando em Luxemburgo e, atualmente, há oportunidades comerciais em diversos países, a exemplo da exportação de uva para a China, que exigem soluções logísticas mais eficientes”, destacou

Ainda de acordo com o presidente, o Aeroporto Senador Nilo Coelho possui pista de 3.500 metros de extensão, parque frio estruturado e localização estratégica no principal polo exportador de frutas do país. “A retomada dos voos cargueiros poderá reduzir custos, diminuir o tempo de transporte e aumentar a competitividade das nossas frutas, beneficiando produtores, exportadores e toda a cadeia produtiva da região”, disse.