Em giro pela Zona da Mata, Humberto Costa reforça laços e garante apoio da prefeita de Carpina, Eduarda Gouveia e do deputado Gustavo Gouveia
Publicado em 26/06/2026 às 12:08

O senador Humberto Costa (PT) cumpriu extensa agenda nessa quinta-feira (26), passando pelo Recife e Timbaúba, na Zona da Mata Norte, e encerrou a noite em Carpina, também na Mata Norte, onde recebeu importantes declarações de apoio à sua reeleição.

A prefeita de Carpina, Eduarda Gouveia (PODE), e o deputado estadual Gustavo Gouveia (PODE) formalizaram o apoio ao projeto do senador, reforçando sua base de alianças na região.

A programação teve início em Timbaúba, ao lado do prefeito Marinaldo Rosendo (PP), com visita à ação da Caravana da Saúde do programa Agora Tem Especialistas, do governo Lula, além da participação de ato para anúncio de obras no município. Humberto esteve acompanhado pelo pré-candidato ao governo, João Campos (PSB), o pré-candidato a vice-governador, Carlos Costa (Republicanos), e a pré-candidata ao Senado, Marília Arraes (PDT).

No Recife, o senador participou, com João Campos, de evento da Frente Popular com lideranças da Zona Norte da capital. Já à noite, em Carpina, prestigiou as festividades de São João ao lado do deputado Gustavo Gouveia e da prefeita Eduarda Gouveia, ocasião em que o apoio à sua reeleição foi reafirmado.

"São apoios importantes, que reforçam o compromisso do nosso trabalho e demonstram a força que estamos construindo em todas as regiões de Pernambuco. O apoio de líderes como Eduarda, Gustavo e Marinaldo, que têm história e resultados nas suas cidades, nos dá ainda mais energia para seguir lutando por mais conquistas para o nosso estado", afirmou Humberto Costa.

AGENDA - Nesta sexta-feira (27), Humberto segue os compromissos no estado. Hoje, ele recebe o título de Cidadão de Macaparana, na Zona da Mata Norte, ao lado do prefeito Paquinha (PP).

Na sequência, almoça na casa do deputado estadual Antônio Moraes (PSD). À tarde, ele entrega equipamentos em Camutanga, ao lado da prefeita Thalita Fonseca (PV) e, à noite, acompanha os festejos juninos em Caruaru ao lado do prefeito Rodrigo Pinheiro (PSD), no Agreste Central.

Portal do Sertão, de Arcoverde, é a grande campeã do Festival de Quadrilhas 2026 em Pesqueira
Publicado em 26/06/2026 às 11:59

PESQUEIRA – O município de Pesqueira, no Agreste de Pernambuco, consolidou-se mais uma vez como o epicentro da cultura junina regional com a realização do Festival de Quadrilhas Interior Junino 2026.

O evento, que movimentou a cidade e atraiu grande público, contou com a realização do projeto Interior Junino e o apoio institucional da Prefeitura de Pesqueira, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (SECULT), além do suporte da União Junina de Pernambuco.

Após apresentações de altíssimo nível técnico e artístico que encantaram os jurados e o público, a grande vitoriosa do certame foi a quadrilha Portal do Sertão, de Arcoverde, que conquistou a pontuação máxima de 60 pontos. O grupo também levou para casa os prêmios de Melhor Desenvolvimento de Tema, Melhor Coreografia e Melhor Noiva.

O segundo lugar ficou com a quadrilha Traquejo, de Gravatá, que atingiu 59,8 pontos e garantiu a vice-liderança pelo critério de desempate no quesito Marcador (vencendo também o prêmio individual de Melhor Marcador). Completando o pódio, a Raízes do Nordeste, da cidade de Paranatama, assegurou o terceiro lugar com a mesma pontuação (59,8) e o título de Melhor Trilha Sonora.

As donas da casa também pontuaram bem na tabela e conquistaram prêmios individuais: a Sinhá Rendeira, de Pesqueira, ficou na 7ª colocação geral e garantiu os títulos de Melhor Casal de Reis e Melhor Noivo; já a Fenômeno Junino, também de Pesqueira, alcançou a 8ª colocação e levou o destaque na categoria Mãe.

Confira o Resultado Geral do Festival:

1. Portal do Sertão (Arcoverde-PE) – 60,0 pontos
2. Traquejo (Gravatá-PE) – 59,8 pontos (Desempate em Marcador)
3. Raízes do Nordeste (Paranatama-PE) – 59,8 pontos
4. Magia Matuta (Ibimirim-PE) – 59,7 pontos (Desempate em Coreografia)
5. Bem-Te-Vi (Itaíba-PE) – 59,7 pontos (Desempate em Coreografia)
6. Anarriê (Brejão-PE) – 59,7 pontos
7. Sinhá Rendeira (Pesqueira-PE) – 59,4 pontos (Desempate em Figurino)
8. Fenômeno Junino (Pesqueira-PE) – 59,4 pontos
9. Flor do Sertão (Sanharó-PE) – 59,3 pontos (Desempate em Coreografia)
10. Pé na Roça (São João-PE) – 59,3 pontos
11. Os Filhos de Lampião (Correntes-PE) – 59,2 pontos
12. Flor de Chita (Tupanatinga-PE) – 58,6 pontos

Premiações Individuais por Categoria:

• Melhor Desenvolvimento de Tema: Portal do Sertão
• Melhor Coreografia: Portal do Sertão
• Melhor Noiva: Portal do Sertão
• Melhor Marcador: Traquejo
• Melhor Trilha Sonora: Raízes do Nordeste
• Melhor Casal de Reis: Sinhá Rendeira
• Melhor Noivo: Sinhá Rendeira
• Melhor Figurino: Bem-Te-Vi
• Melhor Personagem: Anarriê
• Melhor Casamento: Magia Matuta
• Melhor Categoria Mãe: Fenômeno Junino
• Melhor Casal Brincante (Crianças): Flor de Chita

Prefeitura de Caruaru valoriza a cultura e reconhece o legado de Jorge de Altinho e Amazan na Calçada da Fama do Forró
Publicado em 26/06/2026 às 11:55

A Prefeitura de Caruaru, por meio da Fundação de Cultura, realizou, nessa quinta-feira (25), mais uma homenagem a dois grandes nomes da música nordestina.

 Os cantores e compositores Jorge de Altinho e Amazan passaram a integrar a Calçada da Fama do Forró, instalada no Museu do Forró, em reconhecimento às suas trajetórias e às importantes contribuições para a valorização e fortalecimento do forró e da cultura popular brasileira.

A solenidade reuniu autoridades, artistas, familiares, amigos e admiradores dos homenageados, celebrando duas carreiras marcadas pela dedicação à música nordestina e pela preservação das tradições culturais. Com décadas de atuação, Jorge de Altinho e Amazan ajudaram a levar o forró para diferentes regiões do Brasil, tornando-se referências do gênero e inspirando novas gerações de artistas.

Durante a cerimônia, os homenageados agradeceram o reconhecimento e destacaram a emoção de receber a homenagem em Caruaru, cidade que é símbolo da cultura nordestina e palco do Maior e Melhor São João do Mundo.

"A gente que vem na nossa caminhada sabe como foi difícil chegar aqui. E merecer isso não é para qualquer um. Agradeço demais ao povo de Caruaru", afirmou Amazan, emocionado com a homenagem.

Já Jorge de Altinho reforçou a ligação afetiva que construiu com a Capital do Forró. "Eu me considero um caruaruense. O carinho que Caruaru tem comigo tem sido revigorador. Eu não sei viver sem Caruaru, e acho que Caruaru hoje não sabe viver sem mim", declarou.

"Caruaru tem o compromisso de preservar a nossa cultura e reconhecer quem ajudou a construir essa história. Essa homenagem é uma forma de agradecer por tudo o que eles fizeram pela nossa cultura e por levarem o nome do forró para todo o Brasil", destacou o prefeito Rodrigo Pinheiro.

Valdemar antecipa volta ao Brasil para conter crise no PL
Publicado em 26/06/2026 às 11:37

O presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, afirmou que antecipou o retorno dos Estados Unidos para tentar solucionar a crise entre a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro e o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ). Segundo ele, o episódio precisa ser resolvido para evitar prejuízos à pré-campanha do partido.

Em entrevista à Rádio Gaúcha, Valdemar disse que pretende conversar com Michelle e Flávio assim que chegar ao Brasil e destacou a importância da ex-primeira-dama para a legenda.

A crise teve início após Michelle afirmar ter sido desrespeitada por Flávio durante discussões sobre a estratégia do PL no Ceará. Após a repercussão, o senador pediu desculpas, e Michelle declarou que não há disputa entre aliados e defendeu a união do grupo.

UE diz que acordo com Mercosul resistirá a mudanças políticas
Publicado em 26/06/2026 às 11:32

O comissário da União Europeia para Parcerias Internacionais, Jozef Síkela, afirmou que mudanças políticas no Brasil ou em outros países não devem comprometer o acordo comercial entre a União Europeia e o Mercosul.

Em entrevista à Folha de S.Paulo, Síkela disse que o acordo foi criado para dar estabilidade em momentos de crise e citou o princípio jurídico pacta sunt servanda, segundo o qual os pactos devem ser respeitados.

O comissário também afirmou que as exigências da União Europeia para produtos como carne, soja e aço apenas equiparam as importações às regras do mercado europeu e não têm como alvo específico o Brasil.

Em evento politico, Chico Kiko afirma que João Campos governador é clamor popular
Publicado em 26/06/2026 às 11:14

Ao participar de mais uma edição do Chega Junto Pernambuco, programa de consulta popular adotado pelo PSB, na pré campanha de João Campos, o vereador Chico Kiko disse está muito animado, pois por onde tem passado, o povo clama pela vitória do ex prefeito do Recife ao governo de Pernambuco.

"Sempre que estou andando pelas ruas do Recife e região Metropolitana, o que mais escuto é o povo clamando para que João Campos seja o novo governador de Pernambuco. Este clamor é o resultado da capacidade de entrega de João Campos, que transformou o Recife em um lugar muito melhor pra se viver."

Ainda em seu discurso, na noite desta quinta-feira, 25, no Clube das Pás, no bairro de Campo Grande, Chico Kiko comparou a gestão municipal com o governo Raquel Lyra.
" Em plenas festas juninas, dá nem pra cantar 'olha pro Céu Meu Amor, porque se a gente olhar pra cima, é arriscado ver mais um teto de hospital caindo.

Essa gestão de Raquel Lyra vai ficar na história como o governo que abandonou a saúde, sucateou as escolas e deixou diversas obras inacabadas, enfim, é o governo das promessas não cumpridas", finalizou Chico Kiko.

Paulista inicia triagem para inserção gratuita do Implanon em mulheres de 14 a 35 anos
Publicado em 26/06/2026 às 10:58

A Prefeitura do Paulista, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou nesta quinta-feira (25) a triagem e avaliação de mulheres interessadas em receber gratuitamente o implante contraceptivo subdérmico Implanon.

A iniciativa integra um mutirão promovido pelo município para ampliar o acesso a métodos contraceptivos de longa duração e alta eficácia na prevenção da gravidez não planejada.

A triagem, realizada tanto por indicação médica quanto por demanda espontânea, é destinada a mulheres com idades entre 14 e 35 anos e acontece em três unidades da rede municipal: a Policlínica José Correia Mandu, em Maranguape II; a Policlínica Adolpho Speck, em Arthur Lundgren I; e a Prontoclínica Torres Galvão (PTG), no Centro da cidade. O atendimento segue até o dia 30 de junho, das 8h às 16h. No sábado (27), o serviço funcionará até as 12h. Não haverá atendimento no domingo (28).

Durante o processo, as usuárias respondem a um questionário clínico e passam por avaliação realizada por uma equipe multiprofissional, conforme os protocolos do Ministério da Saúde. As candidatas consideradas aptas serão cadastradas e posteriormente agendadas para a inserção do implante.

Uma das primeiras mulheres atendidas na triagem da Policlínica José Correia Mandu foi Ana Paula Batista, de 29 anos. Mãe de três filhos, ela afirmou que buscou o serviço por orientação médica e por considerar que sua família já está completa.

“Eu já tenho três filhos e não pretendo ter mais. Minha cardiologista me encaminhou porque tenho pressão alta e ela disse que não é recomendado engravidar novamente. Atualmente utilizo apenas preservativo como método contraceptivo. Já tive experiência com anticoncepcional oral, mas não foi positiva devido aos efeitos colaterais. Eu tomava pílula, mas sentia muitas dores de cabeça. Por isso, parei de usar”, explicou.

A autônoma Joyce Kelly, de 26 anos, moradora do bairro do Janga e mãe de uma criança de três anos, também participou da ação em busca de uma alternativa mais duradoura para o planejamento familiar.

“Pesquisei bastante e ouvi relatos de outras pessoas sobre a eficácia do método. Como não pretendo ter outro filho neste momento, achei importante buscar uma opção mais segura para evitar uma gravidez não planejada”, afirmou.

Já a cabeleireira Jaqueline Rufino, de 30 anos, residente em Pau Amarelo, contou que decidiu participar do mutirão após conhecer relatos positivos de outras usuárias do Implanon.

“Vi a publicação no Instagram da Prefeitura de Paulista depois que minha sogra me enviou a informação. Assim que soube da oportunidade, procurei a unidade de saúde para fazer a triagem. Eu já tinha ouvido falar do método e conheço pessoas que utilizam. Como não pretendo engravidar novamente agora, achei que seria uma opção mais segura para mim”, contou.

De acordo com a secretária municipal de Saúde, Sônia Arruda, os implantes foram disponibilizados ao município pelo Ministério da Saúde dentro de uma estratégia nacional voltada à ampliação do acesso aos métodos contraceptivos de longa duração.

Segundo a gestora, antes do início da oferta do serviço, médicos e enfermeiros da rede municipal participaram de capacitações específicas para garantir o cumprimento dos protocolos estabelecidos pelo Governo Federal.

“Todos os municípios receberam uma quantidade de implantes. Inicialmente, capacitamos nossos profissionais para que estivessem aptos a realizar o atendimento e a inserção do método de acordo com as orientações ministeriais”, afirmou.

A secretária destacou que a triagem é uma etapa fundamental do processo, pois permite avaliar o estado de saúde da mulher e identificar possíveis contraindicações ao uso do implante. “Em alguns casos, a paciente pode precisar passar por uma avaliação especializada antes da inserção. Por isso, a triagem é indispensável para garantir segurança e eficácia no procedimento”, explicou.

Sônia Arruda ressaltou ainda que a iniciativa foi motivada pela grande procura por métodos contraceptivos seguros e de longa duração. “Pensando na saúde da mulher paulistense e na demanda crescente por esse tipo de contraceptivo, decidimos realizar o mutirão. Além disso, algumas unidades de saúde continuarão ofertando o método após essa etapa inicial, garantindo a continuidade do atendimento à população”, concluiu.

Inserção do Implanon
Após a conclusão da etapa de triagem, a Secretaria de Saúde realizará, entre os dias 1º e 10 de julho, o mutirão de inserção do Implanon nas mulheres aprovadas na avaliação. Os procedimentos acontecerão na Unidade Básica de Saúde (UBS) Alexandre Ramos de Santana, antiga USF Aurora, localizada na Rua da Aurora, nº 995, no bairro Aurora, e na Policlínica José Correia Mandu, em Maranguape II.

Fachin envia a André Mendonça pedido de investigação contra Flávio Bolsonaro
Publicado em 26/06/2026 às 10:57

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Edson Fachin, decidiu encaminhar ao ministro André Mendonça o pedido de investigação contra o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) relacionado ao caso “Dark Horse” e ao Banco Master.

A notícia-crime foi apresentada pelo deputado Lindbergh Farias (PT-RJ), que pede apuração sobre o financiamento do filme Dark Horse, a relação de Flávio com o banqueiro Daniel Vorcaro e supostos repasses de recursos a um fundo ligado ao deputado cassado Eduardo Bolsonaro (PL-SP).

De acordo com o Estadão, a decisão seguiu parecer da Procuradoria-Geral da República (PGR), que entendeu haver conexão entre os fatos narrados e a investigação sobre o Banco Master, atualmente sob relatoria de André Mendonça.

Papuda nega ao STF ter pressionado “Careca do INSS” por delação
Publicado em 26/06/2026 às 10:47

A Secretaria de Administração Penitenciária do Distrito Federal (Seape) negou ao ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), que Antônio Camilo Antunes, o “Careca do INSS”, tenha sido pressionado por policiais penais a firmar um acordo de delação premiada.

Em ofício enviado ao STF, a pasta informou que encontrou material não autorizado na cela do investigado e que ele responderá a um inquérito disciplinar. A manifestação atende a uma solicitação do ministro após denúncia apresentada pela defesa.

Preso desde o fim do ano passado, Antunes é apontado pela Polícia Federal como um dos principais investigados no esquema de fraudes bilionárias no INSS. Segundo a defesa, ele foi questionado sobre delação sem a presença de advogados.

Jaques Wagner intensifica agenda na Bahia após operação da PF
Publicado em 26/06/2026 às 10:09

O senador Jaques Wagner (PT-BA) decidiu reforçar a agenda de campanha à reeleição na Bahia após ser alvo da 9ª fase da Operação Compliance Zero, da Polícia Federal. A estratégia é ampliar viagens ao interior do estado e manter compromissos públicos.

O petista deve participar das comemorações do 2 de Julho ao lado do presidente Lula. Nesta semana, Wagner deixou a liderança do governo no Senado após a operação.

A Polícia Federal apura um possível vínculo entre familiares e empresas ligadas ao senador e pessoas conectadas ao Banco Master, atualmente em liquidação extrajudicial.