João Campos prestigia o Arraial do Distrito São João do Barro Vermelho, em Serra Talhada
Publicado em 21/06/2026 às 15:22

SERRA TALHADA - O pré-candidato a governador João Campos (PSB) voltou ao Sertão do Pajeú, na noite deste sábado (20), para prestigiar o Arraial do Distrito São João do Barro Vermelho, em Serra Talhada. Acompanhado da prefeita Márcia Conrado (PT) e de outras lideranças, ele percorreu as ruas da localidade, acompanhou uma apresentação de quadrilhas juninas e destacou a agenda como um símbolo da presença que pretende ter, como governador, nos lugares distantes das sedes dos municípios.

“São João do Barro Vermelho respira cultura e é reconhecido por fazer uma das festas juninas mais tradicionais em áreas rurais no nosso estado. O povo daqui é muito acolhedor, amoroso, mas também vivencia muitos desafios pela distância da sede de Serra Talhada, pelo acesso em estrada de barro. Estar aqui é um símbolo do nosso compromisso em fazer um governo que vai trabalhar para todo mundo, mas que vai se preocupar ainda mais com o pequeno, em chegar junto, em dar apoio aos municípios e se fazer presente não só nos grandes centros, mas também nos lugares mais afastados”, disse.

A agenda foi acompanhada pelo pré-candidato a vice-governador Carlos Costa (Republicanos), pelo deputado federal Pedro Campos (PSB), pelo pré-candidato a deputado estadual Breno Araújo (PT), pelo pré-candidato a deputado federal Charlles de Tiringa (PSB), pelo prefeito de São José do Belmonte, Vinicius Marques (PSB), e outras lideranças. 

Delúbio tenta voltar à Câmara e critica Joaquim Barbosa
Publicado em 21/06/2026 às 15:18

O ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares anunciou que pretende disputar uma vaga na Câmara dos Deputados por Goiás nas eleições de 2026. Aos 70 anos, ele busca retornar à vida política após ter sido condenado no Mensalão e na Operação Lava Jato.

Em entrevista ao Poder360, Delúbio voltou a afirmar que é inocente e declarou que pretende pedir revisão criminal da condenação no Mensalão. O petista também fez críticas ao ex-ministro do STF Joaquim Barbosa, relator do caso, a quem classificou como “desqualificado”.

Além da candidatura, Delúbio afirmou que uma de suas prioridades será ampliar a votação de Lula em Goiás e ajudar na tentativa de reeleição do presidente. Ele também comentou investigações envolvendo o caso Master e prestou solidariedade ao senador Jaques Wagner.

Professora Elcione e César Ramos participam da abertura do São João no Sítio Histórico
Publicado em 21/06/2026 às 15:14

Na noite deste sábado (20), no Sítio histórico de Igarassu, a prefeita professora Elcione, o vice-prefeito Amaury Henrique e o pré-candidato à Alepe, César Ramos , participaram da abertura de mais um polo junino no município.

A programação do São João da prefeitura também contempla outros pontos na cidade como, Alto do Céu, Agamenon Magalhães, Cruz de Reboucas. Ainda na agenda festiva, a competição de quadrilhas juninas que será realizada entre os dias 25 e 28 de junho, no Ginásio Jota Raposo e a tradicional Igaradrilha que acontecerá no dia 26 de junho.

A professora Elcione destacou que o Sítio Histórico está reunindo famílias e visitantes no mais animado São João do Litoral Norte. “É uma alegria vivenciar as pessoas empreendendo com a presença da Saúde, do SAMU, da segurança da nossa Guarda e da Polícia Militar. Nosso Sítio Histórico está belíssimo e com muita alegria, não só aqui, mas em vários polos da cidade“ , reforçou a prefeita.

Para o ex-secretário de Governo de Igarassu, o Sítio Histórico é um local de reencontro e tradição cultural. “ Que esse período seja de muita alegria e reencontros com amigos e com a animação de atrações que valorizam nosso São João“, frisou César Ramos.

Pesqueira celebra sucesso da Corrida da Fogueira 2026 com esporte, inclusão e tradição nas ruas da cidade
Publicado em 21/06/2026 às 14:01

A Prefeitura de Pesqueira realizou, na manhã deste domingo, 21 de junho, mais uma edição da tradicional Corrida da Fogueira, reunindo atletas de várias cidades da região em um grande momento de esporte, integração e celebração. Consolidado como um dos eventos mais aguardados do calendário esportivo e junino do município, o evento movimentou a cidade logo nas primeiras horas do dia e reforçou a força da corrida como símbolo de tradição e participação popular.

Com largada e chegada em frente à Prefeitura de Pesqueira, a programação contou com o percurso principal de 7 quilômetros, além da modalidade 3KM e das categorias Kids e PCD, OAB Geral, garantindo a participação de diferentes públicos e fortalecendo o caráter inclusivo da competição. A Corrida da Fogueira reuniu desde atletas experientes até crianças, pessoas com deficiência e corredores amadores, em uma manhã marcada por superação, energia e confraternização.

A estrutura preparada pela gestão municipal garantiu organização, pontualidade e acolhimento aos participantes, com café da manhã, camisa oficial, número de peito, medalhas, troféus, pontos de hidratação e equipes de apoio durante toda a programação. O evento também contou com a presença do prefeito Cacique Marcos, que acompanhou de perto a corrida e celebrou o sucesso de mais uma edição ao lado da população, dos atletas e das equipes envolvidas na realização da prova.

Mais do que uma competição, a Corrida da Fogueira 2026 reafirmou o compromisso da Prefeitura de Pesqueira com o incentivo ao esporte, à qualidade de vida e à valorização das tradições do município, transformando as ruas da cidade em um cenário de alegria, forró, convivência e orgulho para o povo pesqueirense.

Govenadora Raquel Lyra percorre 2.800 km pelo Sertão e entrega mais de R$ 100 milhões em obras de água, educação e segurança
Publicado em 21/06/2026 às 13:54

Ao cumprir uma intensa agenda pelo Sertão pernambucano na última semana, percorrendo mais de 2.800 quilômetros, a governadora Raquel Lyra realizou entregas e anúncios de obras estratégicas para a região. Na educação, mais uma creche foi entregue em Tuparetama, com investimento de R$ 5,7 milhões, além da autorização para início de obras de uma escola em tempo integral no município de Orocó, que contará com aporte de R$ 23,7 milhões.

Na segurança pública, a gestora inaugurou uma Central de Videomonitoramento e o novo hangar que funcionará como base avançada do Grupamento Tático Aéreo (GTA), ambos em Petrolina. Grande demanda da região, o acesso à água também ganhou reforço com o avanço da obra da ETA (Estação de Tratamento de Água) de Cabrobó, que beneficiará diretamente 34 mil moradores. Em parceria com o Porto Digital, a chefe do Executivo Estadual ainda autorizou o início das obras do Armazém da Criatividade, em Petrolina, para atender estudantes, profissionais da tecnologia e empreendedores. Duas importantes estradas também foram inauguradas, melhorando a qualidade da malha viária sertaneja: a PE-560, aguardada por mais de 60 anos pelo povo de Bodocó, e a PE-350, em Triunfo.

“Encerramos uma semana intensa e muito feliz no Sertão, com um pacote de entregas e anúncios que têm um propósito muito claro: melhorar a vida das pessoas. Levamos investimentos em água, educação, segurança, mobilidade, inovação e assistência social, porque sabemos que é isso que garante mais dignidade e oportunidades para a população. É gratificante ver o povo sertanejo recebendo as melhorias que merece, obras aguardadas há anos e ações que fazem diferença no dia a dia de milhares de famílias. Nosso compromisso é seguir trabalhando e construindo um Pernambuco mais justo e desenvolvido para todos”, afirmou a governadora Raquel Lyra.

Segurança

Dois importantes equipamentos para ampliar a capacidade operacional das forças de segurança do Estado no Sertão foram inaugurados: a Central de Videomonitoramento e o novo hangar que funcionará como base avançada do Grupamento Tático Aéreo (GTA), a primeira no Estado que está fora da capital pernambucana. A Central de Videomonitoramento auxiliará nas ações de monitoramento e segurança na região. Já a nova base avançada do GTA tem capacidade para abrigar até duas aeronaves da frota, que serão empregadas em missões de resgate aeromédico, combate a incêndios florestais, transporte de vítimas, reconhecimento aéreo, patrulhamento policial e apoio a diversos órgãos públicos.

Educação

Por meio do Programa Juntos pela Educação, foi entregue mais uma creche pelo Governo do Estado. Desta vez, contemplando o município de Tuparetama, no Sertão do Pajeú. A construção da unidade contou com o investimento de R$ 5,7 milhões. Com dez salas de aula, a unidade de ensino possui potencial para atender mais de 300 crianças até os 5 anos, distribuídas em turmas de creche e pré-escola. Uma nova escola de tempo integral começou a ser construída no município de Orocó, com o investimento de R$ 23,7 milhões.

Mobilidade

Garantindo maior qualidade viária no Sertão pernambucano, a governadora Raquel Lyra entregou a PE-560, rodovia que liga o entroncamento da PE-545 ao distrito de Sipaúba. A obra era aguardada há mais de 60 anos pela população da região e contou com o investimento de R$ 30 milhões. A obra de restauração da PE-350 também foi concluída. A intervenção recebeu um investimento de R$ 19,8 milhões e contemplou a recuperação de 9,3 quilômetros da rodovia, no trecho que liga a sede de Triunfo à PE-320.

Desenvolvimento Urbano e Habitação

Ainda foi autorizado o início das obras de recuperação asfáltica da via de acesso ao Projeto Brígida, polo de fruticultura irrigada localizado no município de Orocó, além da pavimentação em paralelepípedos em cinco Agrovilas. Juntas, as obras representam investimentos de quase R$ 10 milhões e devem beneficiar cerca de sete mil moradores, fortalecendo a agricultura familiar.

O município de Bodocó também foi beneficiado com a entrega de 84 títulos de propriedade para famílias do bairro Raul Alves, por meio do programa Morar Bem Pernambuco. Do total de beneficiários, 54 são mulheres.

Já no município de Sertânia, foram entregues 169 títulos de propriedade para moradores dos núcleos habitacionais Cohab I e Cohab II como parte do projeto de Regularização Fundiária de Interesse Social executado pela Perpart.

Com investimento de R$ 537 mil, foi autorizada a substituição de 421 pontos com luminárias convencionais por tecnologia LED, no município de Tuparetama. Desde 2023, o Governo de Pernambuco já executou, diretamente ou em parceria com a Neoenergia, a substituição de mais de 27.500 lâmpadas em todo o Estado.

Em Petrolina, a governadora entregou o Residencial Dom Avelar, com 200 unidades habitacionais destinadas a famílias beneficiárias do Minha Casa, Minha Vida. O empreendimento recebeu investimentos de R$ 30,5 milhões, resultado de uma parceria entre os governos estadual e federal, ampliando o acesso à moradia digna no Sertão do São Francisco.

Assistência Social

O município de Orocó ganhou sua segunda cozinha comunitária. Para a abertura de cada unidade, são investidos R$ 50 mil pelo Governo do Estado, destinados à compra de equipamentos e primeiros insumos. Para a manutenção das cozinhas, são repassados mensalmente R$ 20 mil.

Outra cozinha comunitária foi entregue no município de Sertânia. Com a entrega, Pernambuco passa a contar com 300 Cozinhas Comunitárias em funcionamento, sendo 245 implantadas pela atual gestão. Desde 2023, já foram servidas mais de 27,5 milhões de refeições.

Recursos Hídricos

Por meio do Programa Águas de Pernambuco, com investimento de R$ 16,8 milhões, está em andamento a obra de modernização da Estação de Tratamento de Água (ETA), no município de Cabrobó. Também está em execução a implantação de uma nova unidade com tecnologia de ultrafiltração, a terceira desse tipo em Pernambuco e a primeira instalada no município.

Com a conclusão das intervenções, cerca de 34 mil moradores serão beneficiados com maior segurança hídrica e a eliminação do rodízio no abastecimento de água da cidade. A nova estrutura também permitirá maior eficiência no tratamento da água, especialmente nos períodos de chuva, quando os mananciais da região apresentam elevados índices de turbidez.

Ciência e Tecnologia

Impulsionando a inovação no Sertão do São Francisco, as obras do Armazém da Criatividade já tiveram início. Nesta quinta (18), foi assinada a autorização para início da implantação da unidade, no antigo prédio do Museu Espaço Arte, Ciência e Cultura da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). A estrutura foi planejada para atender estudantes, empreendedores e profissionais de tecnologia, incentivando conexões, projetos colaborativos e geração de renda, com auditório, salas de coworking e outros espaços.

João Campos recebe o apoio das oposições de Mirandiba e isola prefeito da base do governo
Publicado em 21/06/2026 às 10:16

MIRANDIBA - João Campos (PSB) consolidou, neste sábado (20), todos os grupos de oposição de Mirandiba em seu palanque. Em passagem pelo município do Sertão Central, o pré-candidato a governador participou de um evento de declaração de apoio promovido pelo ex-prefeito Dr. Bartolomeu Carvalho e pelo atual vice-prefeito Gilberto de Alonso (União Brasil). O ex-candidato a prefeito Natinho do Sindicato, que disputou as eleições de 2024 no campo adversário, também se definiu por caminhar com o projeto da Frente Popular, o que, na prática, isola o atual prefeito, que é aliado da governadora Raquel Lyra (PSD).

João Campos reforçou compromissos com a melhoria da saúde pública no Sertão, reafirmando a proposta de levar atendimento oncológico para hospitais como o Eduardo Campos, em Serra Talhada. Também destacou a importância de marchar junto com Lula (PT) para viabilizar um tempo de novas oportunidades para o estado em um quarto governo do presidente. “Sabe por que Lula está comigo e eu estou com Lula? Porque nós estamos do lado do povo. E aqui tem um senador e uma pré-candidata a senadora que também têm esse mesmo propósito. Vou trabalhar todo santo dia para a gente fazer o nosso estado voltar a ser o Leão do Norte”, disse.

Dr. Bartolomeu fez um forte discurso contra o governo estadual, lamentando ter acreditado em uma proposta de mudança, em 2022, que não se traduziu em melhorias para a cidade, a começar pelo acesso via PE-425, em condições deploráveis. “Vejo nesse governo falhas terríveis, e a principal delas são as promessas não cumpridas. Parece que está começando um governo, quando, na verdade, está acabando. Por isso que a esperança para Mirandiba é você, João”, discursou o ex-prefeito de Mirandiba, em evento também acompanhado pelo deputado estadual Fabrizio Ferraz (Podemos).

Ainda na cidade, João Campos também se encontrou com Natinho do Sindicato, que disputou as eleições de 2024 pelo Republicanos. A liderança reforçou o projeto de esperança representado por João Campos. “Mirandiba e Pernambuco têm muito a crescer com você sendo nosso governador. Pode ter certeza que esse time aqui vai trabalhar muito para que nossa cidade e nosso estado possam avançar de verdade”, declarou.

A passagem de João Campos por Mirandiba também foi acompanhada pelo pré-candidato a vice-governador Carlos Costa (Republicanos), pelo senador e pré-candidato à reeleição Humberto Costa (PT), pela pré-candidata a senadora Marília Arraes (PDT), pelo prefeito de São José do Belmonte, Vinicius Marques (PSB), e por vereadores e lideranças de Mirandiba e região.

Ao lado de Tecio Teles, presidenciável Romeu Zema cumpre agenda no Agreste e amplia diálogo com setor produtivo de Pernambuco
Publicado em 21/06/2026 às 10:01

O pré-candidato à Presidência da República pelo Partido Novo, Romeu Zema, cumpriu neste sábado (20) uma agenda no Agreste pernambucano marcada por visitas a polos produtivos, lideranças empresariais e manifestações da cultura popular da região. O roteiro incluiu os municípios de Caruaru, Toritama e Santa Cruz do Capibaribe e foi acompanhado pelo presidente estadual do Novo em Pernambuco, Tecio Teles.

A programação teve como foco o diálogo com empreendedores, comerciantes e representantes do setor de confecções, segmento considerado um dos principais motores da economia do interior pernambucano.

A agenda começou em Caruaru, com visita à Casa Museu Mestre Vitalino, no Alto do Moura. Em seguida, Zema esteve na Feira de Caruaru, patrimônio cultural e importante centro de comércio popular do Nordeste, onde conversou com comerciantes e trabalhadores da região.

A programação prosseguiu em Toritama, conhecida nacionalmente como a Capital do Jeans. No Shopping Center Parque das Feiras, o pré-candidato conheceu de perto a dinâmica econômica do município, responsável por uma parcela significativa da produção nacional de jeans e que tem no empreendedorismo e na iniciativa privada os principais pilares de desenvolvimento.

Em Santa Cruz do Capibaribe, Zema visitou a Associação Empresarial de Santa Cruz do Capibaribe (ASCAP) e o Moda Center, maior centro atacadista de confecções do Brasil. A visita reforçou a relevância do Polo de Confecções do Agreste, formado principalmente por Caruaru, Toritama e Santa Cruz do Capibaribe.

Durante a agenda, Romeu Zema destacou o potencial econômico da região e defendeu maior incentivo à atividade produtiva no Nordeste.

“Durante muito tempo, o PT construiu um discurso sobre o Nordeste que só fala de dependência e assistencialismo. Mas o Nordeste real é este que vimos hoje: gente que acorda cedo, empreende, produz, gera emprego e movimenta o Brasil. O governo precisa parar de esconder o Nordeste que trabalha e criar condições para ele crescer, com menos burocracia, menos impostos e mais liberdade para quem quer prosperar”, afirmou Zema.

O presidente estadual do Novo em Pernambuco, Tecio Teles, ressaltou a importância estratégica do Polo de Confecções e a necessidade de políticas públicas voltadas ao fortalecimento da atividade econômica no interior.

“O interior de Pernambuco tem uma força que muitas vezes é ignorada por quem decide de longe. Aqui está o segundo maior polo têxtil do país, formado por milhares de empreendedores, comerciantes e trabalhadores que sustentam famílias e movimentam a economia todos os dias. O que esse povo precisa não é de obstáculo: é de infraestrutura, segurança, menos burocracia e um ambiente que respeite quem produz”, declarou Teles.

O roteiro foi encerrado no Pátio de Eventos Luiz Gonzaga, em Caruaru, onde Zema conheceu a programação do São João.

A passagem de Romeu Zema pelo Agreste pernambucano reforça a estratégia do Partido Novo de ampliar o diálogo com os setores produtivos do Nordeste, defendendo pautas ligadas à liberdade econômica, à redução da burocracia, ao incentivo ao empreendedorismo e à melhoria do ambiente de negócios no país. Neste domingo (21), Zema dará continuidade à agenda no Nordeste com compromissos políticos na Paraíba.
Fávaro diz que embargo europeu à carne será revertido
Publicado em 21/06/2026 às 09:58

O senador e ex-ministro da Agricultura Carlos Fávaro afirmou que o Brasil deve resolver antes de setembro o impasse que levou a União Europeia a anunciar a suspensão das importações de carne brasileira.

Segundo Fávaro, o país pode atender às exigências do bloco relacionadas ao controle do uso de antibióticos na produção pecuária. O parlamentar disse ter recomendado ao presidente Lula a adoção das medidas necessárias.

A UE informou que pretende suspender as compras de carne do Brasil por considerar insuficientes as comprovações sobre o monitoramento desses medicamentos. O governo brasileiro aposta em uma solução por meio do diálogo e de ajustes nos protocolos sanitários.

Zeca, Marcelo Gouveia, Siqueirinha e Nerianny celebram sucesso do Arraiá do São Geraldo
Publicado em 21/06/2026 às 09:40

O bairro São Geraldo viveu mais uma noite histórica neste sábado (20) com a realização da terceira edição do Arraiá do São Geraldo, evento que já se consolidou como uma das principais atrações da programação descentralizada do São João de Arcoverde. As ladeiras do bairro ficaram completamente tomadas por forrozeiros e festeiros que prestigiaram uma programação marcada por música, animação e valorização da cultura popular.

Acompanhado do ex-presidente da Amupe e pré-candidato a deputado federal, Marcelo Gouveia, o prefeito Zeca Cavalcanti esteve presente ao lado do vice-prefeito Wevertton Siqueira, Siqueirinha, celebrando o sucesso do evento. Também participaram da festa vereadores que integram a bancada de apoio ao governo municipal, além de lideranças comunitárias e moradores da localidade.

Durante o evento, Zeca destacou a importância de levar a programação junina para os bairros, fortalecendo a participação popular e ampliando o alcance da Festa Mais Linda do Mundo.

“Parabenizamos o vice-prefeito Siqueirinha pela dedicação e pelo carinho na organização deste grande momento. Meu reconhecimento também à secretária de Turismo, Nerianny Cavalcanti, e toda a sua equipe pelo trabalho realizado. Levamos um pouco do São João a um dos bairros mais queridos de nossa cidade”, afirmou o prefeito.

Marcelo Gouveia elogiou a organização da festa e a capacidade de Arcoverde em valorizar suas tradições culturais.

“É uma alegria participar deste momento tão especial. O que vemos aqui é um exemplo de como a cultura movimenta as comunidades, fortalece a economia local e promove integração social. Arcoverde mostra mais uma vez por que possui um dos maiores e mais organizados festejos juninos de Pernambuco”, destacou.

Idealizador do evento, o vice-prefeito Siqueirinha comemorou a grande participação popular e o crescimento do Arraiá ao longo dos últimos anos.

“Ver as ruas do São Geraldo lotadas, as famílias reunidas e o povo feliz é a maior recompensa. Esse arraiá nasceu com o objetivo de aproximar ainda mais o São João das comunidades e hoje se tornou uma tradição aguardada por todos. Agradeço ao prefeito Zeca, à equipe da Prefeitura e à população que abraçou essa iniciativa”, ressaltou.

A animação ficou por conta de Maciel Kuré, que abriu a programação levando muito forró ao público. Em seguida, Kelvin Duran colocou os presentes para cantar e dançar ao som do brega romântico. Encerrando a noite, O Conde Só Brega fez um show marcado por sucessos que embalaram a multidão e fecharam a festa em clima de celebração.

O sucesso de público consolidou mais uma vez o Arraiá do São Geraldo como um dos eventos mais prestigiados da programação junina de Arcoverde, reforçando o compromisso da gestão municipal em democratizar o acesso à cultura e fortalecer as tradições populares nos bairros da cidade.

João Campos conquista apoio do grupo de Duíla do Alazão e firma palanque em Terra Nova
Publicado em 21/06/2026 às 09:38

A passagem de João Campos (PSB) por Parnamirim, neste sábado (20), resultou em alianças políticas construídas também em outros municípios do Sertão Central. O pré-candidato a governador recebeu o apoio de Duíla do Alazão, principal nome da oposição em Terra Nova, firmando mais um palanque para a Frente Popular de Pernambuco na região.

Duíla do Alazão foi o vereador mais votado nas eleições de 2016 e candidato a prefeito de Terra Nova pelo União Brasil em 2024. Também se reuniram com João Campos e com o pré-candidato a vice-governador Carlos Costa (Republicanos) para declarar apoio o ex-candidato a vice-prefeito pelo Podemos Pedro Callou e o vereador Bado David (União Brasil).

“Satisfação enorme estar aqui com Duíla do Alazão, Pedro Callou e o vereador Bado dizendo que a gente está junto com o povo de Terra Nova. O Sertão Central é uma região que tem o nosso carinho e que vai poder contar com a gente no cuidado, na atenção e no compromisso”, declarou João.