Caravana da Saúde e Cidadania será retomada nesta terça-feira (22), no distrito de Lajes, em Caruaru
Publicado em 22/04/2025 às 08:33

A Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), em parceria com diversas secretarias municipais, retoma nesta terça-feira (22) a Caravana da Saúde e Cidadania. A ação acontecerá das 8h às 12h, na Rua Conde da Boa Vista, no distrito de Lajes, localizado na zona rural do município.


A iniciativa tem como objetivo levar serviços essenciais de saúde e cidadania à população, promovendo acesso direto a atendimentos humanizados e gratuitos. Cerca de 200 pessoas deverão ser beneficiadas com os serviços oferecidos em cada localidade.


Pela Secretaria de Saúde, estarão disponíveis atendimentos médicos, vacinação, odontomóvel, farmamóvel, aferição de pressão arterial e glicose, ultrassonografias, terapias integrativas (como auriculoterapia e ventosaterapia), além de ações educativas, controle de arboviroses e roedores, inspeções sanitárias e testagens rápidas para HIV, sífilis e hepatites.


A Secretaria de Assistência Social e Combate à Fome (SAS) também participará com emissão de RG, orientações sobre o CadÚnico, encaminhamentos para a Tarifa Social, serviços do Escritório Social do CNJ, orientações para a Carteira do Idoso e atividades do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (AEPETI).


Já a Secretaria da Mulher (SEMU) marcará presença com ações de autocuidado, como design de sobrancelhas e auriculoterapia, além de cadastros para cursos de qualificação profissional.


A Secretaria de Serviços Públicos (SESP) integrará a caravana com atendimento do Castra Móvel, doação de mudas ornamentais e apoio da equipe de iluminação pública.


Além dos serviços de cidadania, saúde e bem-estar, a ação destaca os investimentos da Secretaria de Infraestrutura Urbana e Obras (SIURB) no distrito de Lajes, como a execução da rede de esgotamento sanitário em diversas ruas, pavimentação e drenagem no Beco de Lajes e Jacaré, além da pavimentação da Rua Maria Guilhermina. Também estão em andamento serviços de manutenção de vias, praças e do sistema de esgoto local.


A Caravana da Saúde e Cidadania percorrerá toda a zona rural do município entre os dias 22 de abril a 21 de maio, com o seguinte cronograma:


Lajes – 22 de abril;

Vila do Rafael – 23 de abril;

Malhada de Barreira Queimada – 24 de abril;

Juá – 28 de abril;

Gonçalves Ferreira – 29 de abril

Itaúna – 30 de abril;

Cachoeira Seca – 06 de maio;

Xicuru – 07 de maio;

Malhada de Pedra – 08 de maio;

Terra Vermelha – 13 de maio;

Taquara de Cima – 14 de maio;

Vila Peladas – 20 de maio;

Pau Santo – 21 de maio.

“O Festival do Jeans é a maior plataforma de visibilidade das marcas de Toritama”, diz prefeito Sérgio Colin
Publicado em 21/04/2025 às 08:47

De 30 de abril a 3 de maio o Polo de Confecções viverá todas as emoções de mais uma edição do Festival do Jeans do Toritama, evento que chega neste ano a sua 23ª edição. Na programação, desfiles, exposições de grandes marcas e uma vasta programação de shows, que prometem levar um público recorde a cidade.


O prefeito Sérgio Colin, do MDB, concedeu entrevista ao Jornal RP, que vai ao ar na RPFM (104.3) e tem o comando da jornalista Sabrina Souza. Ele falou sobre os preparativos para o evento. “O Festival do Jeans é a maior plataforma de visibilidade das marcas de Toritama, uma festa que movimenta a economia, gera emprego e gera renda”, disse ele.


Segundo o prefeito, uma das novidades da edição deste ano será a participação do ator Reinaldo Gianechini na apresentação do evento, ao lado da atriz Paloma Bernardi. Outra novidade será a mudança dos locais dos desfiles e dos shows. “Os desfiles acontecerão este ano, onde aconteceram os shows ano passado, em frente a Prefeitura. Já os shows acontecerão em um terreno em frente ao BEPI. Fizemos essas mudanças pensando no conforto e na segurança do público que estará nos dias de evento”, garantiu o prefeito.

Conclave: quem são os brasileiros que participarão da escolha do próximo papa
Publicado em 21/04/2025 às 08:09

Com a morte do papa Francisco, aos 88 anos, a Igreja Católica se prepara para o processo de escolha de seu novo líder, por meio do conclave.


No conclave, cardeais de todo o mundo se reúnem no Vaticano para votar no sucessor do papa morto ou que renunciou. Após a saída do pontífice, a Igreja entra num período de sede vacante e a chegada do novo pode demorar alguns meses.


Oito cardeais brasileiros estarão presentes no processo de escolha do papa que herdará o lugar de Francisco. Cinco deles inclusive foram nomeados pelo próprio argentino — os outros três por Bento XVI em seu papado).


Cardeais com 80 anos ou mais não podem votar, mas podem receber votos. O Brasil tem um cardeal nessa faixa etária, dom Raymundo Damasceno, de 88 anos. O país tem, portanto, sete cardeais eleitores.

Ao todo, compõem o Colégio Cardinalício da Igreja Católica 252 cardeais, dos quais 138 são eleitores. Para ser eleito, o cardeal precisa de ao menos dois terços dos votos, a maioria qualificada.


Conclave: confira quem são os cardeais brasileiros que podem ser o próximo papa

Dom Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo (75 anos)

Nomeado cardeal pelo papa Bento XVI, em 2017.

Dom Orani João Tempesta, Arcebispo do Rio de Janeiro (74 anos)

Nomeado cardeal pelo papa Francisco, em 2014.

Dom Paulo Cezar Costa, Arcebispo de Brasília (57 anos)

Nomeado cardeal pelo papa Francisco, em 2022.

Dom Leonardo Ulrich Steiner, Arquidiocese de Manaus (74 anos)

Nomeado cardeal pelo papa Francisco, em 2022.

Dom Sergio da Rocha, Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil (65 anos)

Nomeado cardeal pelo papa Francisco, em 2022.

Dom Jaime Spengler - Arcebispo de Porto Alegre (64 anos)

Nomeado cardeal pelo papa Francisco, em 2024.

Dom João Braz de Aviz, Arcebispo emérito de Brasília (77 anos)

Nomeado cardeal pelo papa Bento XVI, em 2012.

Dom Raymundo Damasceno Assis, Arcebispo emérito de Aparecida (88 anos)

Nomeado cardeal pelo papa Bento XVI, em 2010.

Legado do papa: latino-americano, Francisco sonhou uma Igreja que fala para o mundo
Publicado em 21/04/2025 às 08:09

A eleição do cardeal argentino Jorge Mario Bergoglio como 266º Papa, após a renúncia de Bento XVI, representou um ponto de virada na Igreja Católica. Primeiro Pontífice latino-americano, assim como o primeiro a adotar o nome Francisco — em homenagem ao santo padroeiro dos pobres —, seus 12 anos à frente do Vaticano foram marcados por importantes reformas e uma maior conexão com os problemas globais. Francisco, afirmou o especialista em Vaticano Filipe Domingues, “retomou o projeto de uma Igreja que fala para o mundo”.

Com uma postura mais progressista que seus antecessores em temas até então considerados tabu no catolicismo, como direitos da população LGBTQIAP+, o Papa obteve enorme popularidade com seus discursos sobre justiça social e meio ambiente. Ao mesmo tempo, enfrentou a resistência de grupos conservadores no Vaticano, contrários ao movimento de descentralização do poder, tradicionalmente eurocêntrico.

Reformador


Francisco Borba, coordenador do Núcleo de Fé e Cultura da PUC-SP, afirma que Papas reformadores sofrem ataques por mexer na estrutura de setores da Igreja “acostumados em ter um lugar no poder”:

— Francisco enfrentou uma forte incompreensão pois falou sobre temas como a opção pelos pobres. Por isso, foi chamado de comunista, acusado de não seguir o Evangelho e atentar contra a dignidade eclesiástica — diz — O Papa foi acolhedor e misericordioso com os fiéis, mas muito rígido com seus auxiliares diretos. Teve dificuldades para encontrar figuras dispostas a reformar a Cúria. O combate à pedofilia, por exemplo, não foi marcado apenas por acertos. Quanto mais se investigava, mais casos foram encontrados, já que os escândalos foram encobertos por muitos anos.


Em junho de 2021, o Papa fez a revisão mais abrangente do Código de Direito Canônico em quatro décadas, incluindo um artigo que contempla regras contra a pedofilia, em especial crimes de abusos contra menores cometidos por padres.


Segundo o texto, o clérigo que viola o mandamento contra o adultério “ou força alguém a cometer ou submeter-se a atos sexuais deve ser punido”, “não excluindo a demissão do estado clerical se o caso assim o justificar”. Também foram incluídos novos crimes, como aliciamento de menores ou adultos vulneráveis para abuso sexual e posse de pornografia infantil.


Borba considera que o Pontífice soube ao menos aumentar o “radar da Igreja”, que se tornou mais protetora com as minorias e os excluídos. O Papa discursou diversas vezes sobre o drama dos refugiados e visitou presídios em diversos países, do México e Chile à própria Itália.


Apesar de não ter alterado a doutrina católica, o Papa fez reformas que transformaram a estrutura do Vaticano em trabalho de descentralização da Igreja visto por Carlos Frederico Gurgel, professor de Filosofia na Universidade Católica de Petrópolis, como o maior desafio por ele enfrentado.

— Com João Paulo II, a centralização na Itália já diminuiu. Com Francisco, a Igreja buscou se deseuropeizar — diz Gurgel. — Há grupos conservadores que talvez até aceitassem a transferência do centro do poder, mas se fosse para a América do Norte — diz.


Para enfrentar a resistência interna, sobretudo de clérigos norte-americanos, Francisco passou a nomear cardeais da África, Ásia e América Latina como saída para recalibrar o poder no Vaticano, afirma Arnaldo Lemos, professor de Sociologia na PUC-Campinas e que foi padre.


— A Igreja tem uma estrutura quase medieval, não é democrática — pontua Lemos. — Se o Papa não descentralizar o poder, ela ficará cada vez mais engessada.


O Papa também adotou a convocação periódica de sínodos — reuniões entre lideranças eclesiásticas pelo mundo — e concedeu mais autonomia às conferências nacionais.


— A sinodalidade é um novo estilo da Igreja de tomar decisões. Pode ser muito bom, porque as pessoas vão participar mais, os leigos vão assumir mais posições, mas por outro lado corre-se o risco de haver um distanciamento das igrejas locais [do Vaticano] — diz Domingues.

Ouvir os fiéis

Outra medida participativa que desagradou a ala mais conservadora do clero foi a convocação pelo Papa, em 2021, do maior processo de consulta popular da História. Nele, mais de 1,3 bilhão de fiéis foram chamados a opinar sobre questões pertinentes ao futuro da Igreja, como ordenamento de mulheres, celibato, divórcio, uso de métodos contraceptivos e relacionamentos entre pessoas do mesmo sexo.


— Estamos em um momento de declínio do cristianismo, um processo de secularização onde as coisas sagradas passam a ter menos importância — avalia Arnaldo Lemos, indicando como os temas em debate são cruciais para conter a perda de fiéis.


Apesar de ainda sensível para a Igreja, discutir o celibato, por exemplo, é, argumenta, central para a modernização da instituição.

— O celibato surgiu na Idade Média. A Igreja era proprietária de boa parte das terras na Europa e, com o casamento, teria de dividi-las. Hoje isso não faz mais sentido — diz Lemos.


No Sínodo da Amazônia, em 2019, bispos da região recomendaram a ordenação de homens casados para expandir a presença da Igreja na floresta e estancar a perda de fiéis. A proposta provocou forte reação dos conservadores, incluindo Bento XVI, e acabou rejeitada por Francisco.


Também discutiu-se a ordenação de mulheres para evitar a perda de fiéis indígenas para igrejas neopentecostais. Mas a proposta teve papel secundário nas discussões. “Na Amazônia, as mulheres — leigas e irmãs religiosas — dirigem comunidades eclesiais inteiras. Dizer que não são verdadeiramente líderes porque não são padres é clericanismo e falta de respeito” escreveu Francisco em seu “Vamos sonhar juntos”, lançado em 2020.

“Quanto a possiblidade de ele ser candidato a deputado estadual, eu já antecipo que voto nele”, diz Israel Ferreira sobre candidatura de Romero Leal
Publicado em 20/04/2025 às 09:29

O prefeito de Vertentes, Israel Ferreira, do PSD, concedeu entrevista ao Blog do Alberes Xavier e ao programa ‘Cidade em Foco’, da Rede Pernambuco de Rádios, que conta com 42 emissoras interligadas e que tem como ‘cabeça de rede’ a RPFM (104.3). Ele falou sobre as articulações do seu grupo político, com vistas a eleição estadual de 2026.


Israel reafirmou seu voto e apoio político a governadora Raquel Lyra, do PSD. “Eu voto na governadora, apoio o seu projeto de reeleição, tanto é que estou filiado ao partido dela”, disse o prefeito, que no último mês de março se filiou ao PSD, assumindo a direção municipal da legenda.


O prefeito confirmou ainda que o ex-prefeito Romero Leal não se desfiliou do PSDB. “Realmente Romero não irá para o PSD, ele segue no PSDB e quanto a possiblidade de ele ser candidato a deputado estadual, eu já antecipo que voto nele. É bom lembrar que temos um compromisso antigo com Álvaro Porto, mas tenho certeza que se Romero for mesmo candidato é depois de uma conversa com ele”, falou.

Prefeitura de Garanhuns abre inscrições em Editais Convocatórios para artistas participarem do FIG 2025
Publicado em 20/04/2025 às 09:13

Artistas e fazedores de cultura interessados têm até o dia 05 de maio para realizar processo de forma online


A Prefeitura de Garanhuns, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, informa que estão abertas as inscrições para os Editais de Convocação Nacional e Municipal referentes à 33ª edição do Festival de Inverno de Garanhuns – FIG 2025. Artistas de todo o país já podem se inscrever entre os dias 17 de abril e 05 de maio, exclusivamente pela internet, através da Plataforma Prosas, disponível no site oficial da Prefeitura de Garanhuns, na seção "Editais Cultura" (garanhuns.pe.gov.br/editaiscultura).


O edital tem como objetivo selecionar propostas artísticas que integrarão a programação do 33º Festival de Inverno de Garanhuns – FIG 35 Anos, que acontecerá entre os dias 10 e 27 de julho de 2025. Além disso, por meio do Edital Municipal, poderão se inscrever artistas do segmento gospel, interessados em participar do Festival Gospel Garanhuns, que acontece de 04 a 12 de julho.


A iniciativa busca, prioritariamente, incentivar ações de difusão cultural, valorização das artes e formação artística no município de Garanhuns.


Governo de Pernambuco publica licitação para construir Hospital Mestre Dominguinhos em Garanhuns, Agreste Meridional
Publicado em 20/04/2025 às 09:11

A saúde pública do Agreste Meridional vai ganhar um importante reforço com a construção do Hospital Mestre Dominguinhos, em Garanhuns. O Governo de Pernambuco publicou, no Diário Oficial do Estado desta quinta-feira (17), o edital de licitação para contratação da empresa de engenharia que vai realizar as obras de construção da unidade. Com um investimento superior a R$ 135 milhões, o equipamento terá 269 leitos. A gestão da unidade será da Secretaria de Saúde, o projeto foi feito pela Secretaria de Projetos Estratégicos e as obras serão executadas pela Companhia Estadual de Habitação e Obras (Cehab).


“Essa será mais uma ampliação dos serviços de saúde em Pernambuco, aproximando das necessidades da população para que as pessoas possam ser atendidas mais perto de suas casas. Não vamos parar nosso trabalho um minuto para garantir mais dignidade no atendimento aos pacientes e conforto nos ambientes para os profissionais na rede de saúde estadual”, ressaltou a governadora Raquel Lyra.


Para a secretária de Saúde, Zilda Cavalcanti, o hospital vai descentralizar ainda mais a assistência hospitalar em Pernambuco. "O Hospital Mestre Dominguinhos está inserido no plano de regionalização da governadora Raquel Lyra, trazendo a saúde para mais perto das pessoas, especialmente no interior do Estado. O hospital vai reforçar a assistência no Agreste, especialmente para a população da V Gerência Regional de Saúde do Estado, composta por 21 municípios. Será um grande ganho para a região, pois será um hospital de alta complexidade, com UTI, bloco cirúrgico, atendimento a casos de trauma, cirurgia geral, clínica médica, diversas especialidades para atender toda a região", destacou a secretária.


Com mais de 26 mil metros quadrados de área construída, o Hospital Mestre Dominguinhos terá perfil assistencial de alta complexidade, com atendimento cirúrgico e clínico, a pacientes adultos e pediátricos, em neurologia, ortopedia, cardiologia, sistema vascular e queimados. O espaço contará com UTI, urgência e emergência, centro cirúrgico, centro de diagnóstico completo, hemodinâmica, centro de reabilitação e ambulatório com 15 consultórios médicos.


"Esse hospital é um grande equipamento, que atenderá não apenas Garanhuns, como toda a região. O hospital tem uma área de construção de 26,4 mil metros quadrados, divididos em três pavimentos, e com prazo de execução de obra de 18 meses. Nós, enquanto Cehab, temos a alegria de tocar uma obra como essa, importante para toda a região. E a expertise da Cehab na execução das obras, no monitoramento e no acompanhamento auxiliará para que a gente possa entregar esse equipamento com a qualidade que a população merece", frisou o presidente da Cehab, Paulo Lira.


"O Hospital Regional Mestre Dominguinhos é um projeto emblemático, desenvolvido através da Secretaria de Projetos Estratégicos, que tem, cada vez mais, ampliado sua expertise na elaboração de projetos de baixa, média e alta complexidade. A gente se sente muito feliz em fazer parte do processo de interiorização da infraestrutura de saúde, que a governadora Raquel Lyra vem ampliando, de forma a atender melhor a população do interior e, também, desafogar a infraestrutura da saúde na Região Metropolitana do Recife (RMR). Então esse é mais um passo importante que o Governo de Pernambuco dá no sentido de melhorar a qualidade do serviço de saúde estadual e garantir que a nossa população tenha um atendimento digno", afirmou o secretário de Projetos Estratégicos, Rodrigo Ribeiro.


Ruas serão interditadas por causa do jogo Central X Ferroviário, pelo Campeonato Brasileiro da Série D
Publicado em 20/04/2025 às 09:11

A Autarquia de Mobilidade de Caruaru (AMC) informa que, a partir das 13h, neste domingo (20), um trecho da Avenida Agamenon Magalhães e o acesso à Rua Professor José Leão serão interditados, em decorrência do jogo Central x Ferroviário, pela 1º rodada do Campeonato Brasileiro da Série D. As vias serão liberadas após o término do jogo, por volta das 18h.

Feira da Mulher Empreendedora será realizada durante a programação do “Caruaru – Lugar Sagrado”
Publicado em 20/04/2025 às 09:10

Empreendedoras vão comercializar produtos na sexta-feira (18) e no sábado (19).


Na próxima sexta-feira (18) e no sábado (19), a Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria da Mulher (SEMU), vai realizar mais uma Feira da Mulher Empreendedora. Produtos de artesanato, decoração, acessórios e comidas serão comercializados das 18h às 23h na Estação Ferroviária durante o evento “Caruaru – Lugar Sagrado”. 


Os produtos serão comercializados por 20 mulheres que fazem parte do Programa Mulher Empreendedora da SEMU. Será uma oportunidade para que as pessoas que vão curtir a programação cultural nos dois dias de festa também conheçam o trabalho desenvolvido por mulheres caruaruenses. 


As mulheres interessadas em participar do Programa Mulher Empreendedora e de ações como a Feira da Mulher Empreendedora devem comparecer, presencialmente, à sede da SEMU, localizada na rua dos Expedicionários, Nº 30, no Centro de Caruaru, e fazer a inscrição.

“Não estamos defendendo os baderneiros, estamos defendendo pessoas que foram condenadas a penas arbitrárias”, diz Pastor Eurico em defesa do projeto de Anistia
Publicado em 20/04/2025 às 09:09

A principal pauta na cena política nacional segue sendo o projeto que prevê a anistia de todos os envolvidos nos atos de vandalismo e depredação a prédios públicos em 8 de janeiro de 2023, em Brasília. Nesta segunda-feira, dia 14, o líder do PL na Câmara dos Deputados, Sóstenes Cavalcante, protocolou o requerimento de urgência sobre o projeto de lei que beneficia os condenados.


Em entrevista concedida ao Blog do Alberes Xavier e ao presidente programa ‘Cidade em Foco’, da Rede Pernambuco de Rádios, o deputado federal Pastor Eurico, do PL, falou sobre o assunto. “Não estamos defendendo os baderneiros, os arruaceiros, estamos defendendo aquelas pessoas que não estavam praticando tais atos e pessoas que foram condenadas a penas arbitrárias”, disse ele, que afirmou ainda que o Supremo Tribunal Federal (STF) tenta amedrontar os brasileiros.


Segundo Pastor Eurico, o governo do presidente Lula não acreditava que o regime de urgência para a apreciação do projeto fosse ser aprovada. “Depois que conseguirmos as assinaturas iniciou-se uma corrida de revanche e de pressão em cima dos deputados que assinaram o projeto”, disse e emendou, “Sei que alguns, inclusive retirarão suas assinaturas, mas eu não retirarei, irei até o fim, lutando contra essa ditadura”.