Ministro das Comunicações inaugurou novo Centro de Recondicionamento de Computadores na Cidade Estrutural; unidade pretende emitir 1.650 certificados e ampliar a doação de equipamentos para entidades sociais
Equipamentos eletrônicos que antes teriam como destino o descarte agora ganharão uma nova vida nas mãos de estudantes, instituições sociais e pessoas em busca de qualificação profissional. O ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho, inaugurou nesta quinta-feira (25), na Cidade Estrutural (DF), o Centro de Recondicionamento de Computadores (CRC) INAC Reciclotech, unidade que une inclusão digital, capacitação profissional e sustentabilidade em um único projeto.
O novo centro passa a integrar a rede do programa Computadores para Inclusão, uma das principais iniciativas do Governo Federal para democratizar o acesso à tecnologia, promover a economia circular e preparar jovens e adultos para o mercado de trabalho por meio de cursos gratuitos na área de tecnologia da informação.
"Aqui será um espaço para capacitação e qualificação de jovens, adultos e idosos que tenham interesse em participar de cursos nas áreas de inteligência artificial, manutenção de computadores e celulares, robótica e montagem de PCs gamers. Aqui, com o auxílio de impressoras 3D, os participantes poderão desenvolver e imprimir projetos utilizando o que há de mais moderno em tecnologia", destacou o ministro Frederico de Siqueira Filho.
A expectativa é emitir 1.650 certificados em cursos de informática, manutenção e recondicionamento de computadores, educação ambiental e gestão de resíduos eletrônicos, formando profissionais para um setor que registra demanda crescente por mão de obra qualificada.
A escolha da Cidade Estrutural para receber a nova unidade também carrega um significado simbólico. Conhecida por abrigar durante décadas o maior lixão da América Latina, a região passa a sediar um espaço dedicado ao reaproveitamento de equipamentos eletrônicos e à geração de oportunidades por meio da tecnologia.
Computadores para quem mais precisa
Durante a cerimônia, o Ministério das Comunicações entregou 15 computadores recondicionados à Aliança Brasileira de Proteção Ancestral (Abrapa), organização que desenvolve ações sociais e de promoção da cidadania no Distrito Federal e em outros estados.
"Nós vamos abrir na nossa sede um departamento de inclusão digital. Isso vai favorecer muito a capacitação de pessoas, a inclusão no mundo digital e até a realização das nossas audiências. Porque muitas vezes o povo precisa, judicialmente, participar de uma audiência virtual. Então, com isso, conseguimos dar acesso à Justiça a quem precisa, acesso à educação e à comunicação, incluindo as pessoas no mundo digital e tirando-as da invisibilidade", contou a secretária-geral da entidade, Patrícia Zapponi.
O programa Computadores para Inclusão já entregou 77,7 mil computadores em todo o país. Somente no Distrito Federal, foram doados quase 6,5 mil equipamentos, possibilitando a implantação de 446 pontos de inclusão digital.
A iniciativa também já certificou mais de 84 mil pessoas em cursos de tecnologia, sendo quase 9,9 mil no Distrito Federal.
Atualmente, o Brasil conta com 33 Centros de Recondicionamento de Computadores em funcionamento, distribuídos por 25 unidades da Federação. No Distrito Federal, além da nova unidade inaugurada na Cidade Estrutural, também está em operação o CRC Programando o Futuro, localizado no Gama.
Ao transformar lixo eletrônico em conhecimento, capacitação e oportunidades, o programa Computadores para Inclusão alia sustentabilidade, inovação e inclusão social, ampliando o acesso à tecnologia para quem mais precisa.