Waldemar Oliveira garante legenda para Socorrinho da APAMI e descarta participação de Raquel em suposta perseguição
Publicado em 25/06/2026 às 17:45

Em entrevista exclusiva ao Blog do Alberes Xavier e à Rede Pernambuco de Rádios, o deputado federal e presidente estadual do Avante, Waldemar Oliveira, comentou as denúncias feitas por Socorrinho da APAMI, que afirma estar sendo alvo de perseguição política em Vitória de Santo Antão.

Segundo relatado por ela em entrevista ao titular deste blog, o deputado estadual Aglailson Victor teria articulado junto ao Palácio do Campo das Princesas para inviabilizar sua candidatura nas eleições de 2026, além de prejudicar a APAMI, instituição de saúde que administra e que atende pacientes de diversas regiões de Pernambuco.

Ao abordar o tema, Waldemar declarou solidariedade à pré-candidata e destacou a relevância da APAMI para a saúde pública do estado. “Ela tem um hospital maravilhoso, com um trabalho muito importante no SUS, com UTI, clínica, urgência e parto. É uma referência para toda a região”, afirmou.

Apesar das acusações envolvendo o ambiente político estadual, o parlamentar descartou a participação da governadora Raquel Lyra em qualquer tipo de perseguição. “Quero crer que a governadora jamais participaria de algo nesse sentido. Não é o estilo dela fazer esse tipo de perseguição”, declarou. Segundo ele, a situação pode estar relacionada a questões burocráticas internas e já foi levada ao conhecimento da Casa Civil.

Waldemar também comentou a pretensão eleitoral de Socorrinho, que atualmente ocupa a primeira suplência do União Brasil e pretende disputar uma vaga na Assembleia Legislativa de Pernambuco. Ele revelou que chegou a sugerir uma candidatura à Câmara Federal, mas ressaltou que a decisão será da própria pré-candidata.

“Se ela quiser ser candidata a deputada estadual, terá a legenda do Avante. Isso será confirmado na convenção. Eu nunca neguei legenda a ninguém na minha vida política e ela não será a primeira”, garantiu.

Raquel evita endossar Caiado e diz ter liberdade para construir caminho político em Pernambuco
Publicado em 25/06/2026 às 17:34

A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSD), afirmou nesta quinta-feira (25) que conversou por telefone com o governador de Goiás e pré-candidato à Presidência da República, Ronaldo Caiado (PSD), durante sua passagem por Pernambuco. Apesar de serem aliados políticos, os dois não chegaram a se encontrar pessoalmente durante a agenda do Goiano, realizada na última quarta-feira (24).

A declaração foi dada à imprensa antes da formatura dos novos oficiais do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco (CBMPE), realizada no bairro da Soledade, área central do Recife.

Questionada sobre a ausência do encontro com Caiado, Raquel explicou que não foi possível conciliar as agendas, mas destacou que manteve contato tanto com o governador goiano quanto com o presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab.

“Não consegui, mas a gente conseguiu conversar com ele por telefone, com o presidente Kassab. Ele sabe a minha posição e deixou de maneira muito clara isso na imprensa quando deu as entrevistas. É um cara que eu tenho respeito, tenho admiração. A gente tem liberdade aqui em Pernambuco para construir o melhor caminho para o nosso povo, para o nosso estado”, declarou.

A fala da governadora chamou atenção por não trazer uma confirmação de apoio à pré-candidatura presidencial de Caiado. Ao mencionar a liberdade para construir o palanque político em Pernambuco, Raquel manteve em aberto qual será seu posicionamento na disputa nacional de 2026 e qual candidatura presidencial deverá apoiar no estado.

Nos bastidores, a ausência de um encontro presencial entre os dois e a cautela adotada por Raquel Lyra ao comentar o assunto reforçam as especulações sobre como será a composição dos palanques em Pernambuco na próxima eleição presidencial. Até o momento, a governadora não confirmou publicamente se apoiará a candidatura de Ronaldo Caiado, limitando-se a destacar a boa relação que mantém com o pré-candidato e com a direção nacional do PSD.

Eduardo da Fonte intensifica agenda em Palmares nesta sexta (25) e reforça articulação por vaga ao Senado
Publicado em 25/06/2026 às 17:09

O deputado federal e pré-candidato ao Senado, Eduardo da Fonte (PP), cumpre nesta sexta-feira (26) uma extensa agenda no município de Palmares, na Mata Sul de Pernambuco. A programação inclui entrevista em emissora de rádio, visitas ao Hospital Regional, ao Polo Industrial, à Casa Azul e participação no evento “Papo que Transforma”, reunindo lideranças políticas, representantes de diversos setores e a população local.

As agendas pelo interior fazem parte da estratégia de Eduardo da Fonte para ampliar sua presença em todas as regiões do estado e demonstrar capilaridade política, em um momento de intensas articulações visando as eleições de 2026. O parlamentar busca consolidar seu nome como um dos principais postulantes à vaga de senador na chapa liderada pela governadora Raquel Lyra.

Nos bastidores da política pernambucana, a disputa pelas vagas majoritárias é vista como uma das mais acirradas do próximo pleito. Nesse cenário, Eduardo tem apostado em uma agenda permanente de visitas, encontros e diálogo com lideranças municipais para fortalecer seu projeto político e ampliar sua base de apoio.

Confira a agenda abaixo


Demanda de Doriel Barros garante entrega de mais de 100 tratoritos para agricultores familiares de Pernambuco
Publicado em 25/06/2026 às 17:07

Uma demanda apresentada pelo deputado estadual Doriel Barros (PT) ao Governo de Pernambuco resultou na aquisição de 109 tratoritos que irão beneficiar agricultores e agricultoras familiares de todas as regiões do estado. A entrega dos equipamentos acontece nesta sexta-feira (26), às 10h, no espaço da Secretaria de Desenvolvimento Agrário, Pesca e Aquicultura (Sede do IPA), com a presença da governadora Raquel Lyra, do secretário Cícero Moraes, dos deputados João Paulo e Rosa Amorim (PT) e do parlamentar, que tem liderado a luta pela ampliação da mecanização agrícola no campo pernambucano.

A conquista reforça uma das principais bandeiras do mandato de Doriel Barros, que é o fortalecimento da produção da agricultura familiar. Os equipamentos irão facilitar o trabalho de centenas de famílias rurais, ampliando a capacidade produtiva, reduzindo o esforço físico dos trabalhadores e contribuindo para uma produção mais sustentável.

Agricultor familiar de origem e defensor histórico das pautas do campo, Doriel tem feito da mecanização agrícola uma prioridade de sua atuação parlamentar. A chegada dos tratoritos é resultado do diálogo permanente do deputado com sindicatos, associações, cooperativas e organizações da agricultura familiar, que há anos reivindicam melhores condições para produzir.

Os tratoritos são equipamentos adaptados à realidade da agricultura familiar e possuem uma importante vantagem ambiental: realizam o preparo do solo sem causar os impactos provocados por máquinas de grande porte, contribuindo para a preservação da estrutura do solo e para práticas agrícolas mais sustentáveis.

O investimento fortalece uma pauta que o deputado vem defendendo dentro e fora da Assembleia Legislativa de Pernambuco. Em fevereiro deste ano, a Alepe aprovou o Projeto de Lei nº 671/2023, de autoria de Doriel Barros, que institui a Política Estadual de Incentivo à Agricultura Familiar. A proposta estabelece mecanismos de apoio ao setor, incluindo a cessão de máquinas e equipamentos, fornecimento de insumos, implantação de infraestrutura produtiva com tecnologias apropriadas e criação de linhas de crédito específicas.

Atualmente, Doriel soma seis leis aprovadas e cinco projetos em tramitação voltados para o fortalecimento da agricultura familiar, adaptação climática, segurança alimentar e desenvolvimento regional, consolidando seu mandato como uma das principais vozes do campo na Assembleia Legislativa de Pernambuco.

Haddad defende investigação após prisão de vereador do PT
Publicado em 25/06/2026 às 16:00

O pré-candidato ao governo de São Paulo, Fernando Haddad (PT), afirmou que “a lei é para todos” ao comentar a prisão do vereador petista Senival Moura. Segundo ele, qualquer irregularidade deve ser investigada.

Senival foi preso durante uma operação da Polícia Civil e do Ministério Público que apura um esquema de lavagem de dinheiro do PCC por meio de empresas de ônibus da capital paulista.

A investigação aponta o vereador como líder oculto da empresa Transunião e responsável por decisões financeiras do grupo. Haddad também citou denúncias envolvendo outras gestões e disse que nenhuma irregularidade deve ser relativizada.

Juliana de Chaparral confirma presença de Raquel Lyra hoje à noite no São João de Surubim
Publicado em 25/06/2026 às 15:56

A ex-prefeita de Casinhas e pré-candidata a deputada federal, Juliana de Chaparral (União Brasil), confirmou na manhã desta quinta-feira (25 de junho), durante entrevista à Rádio Integração FM, a presença da governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSD), hoje à noite no São João de Surubim. A expectativa é que a chefe do Executivo estadual participe da programação do Polo Vaquejada, no Parque J. Galdino, um dos principais polos juninos do Agreste.

Durante a entrevista, Juliana afirmou que a governadora também deverá participar de um momento de confraternização antes de seguir para o evento. Em tom descontraído, destacou que pretende recepcionar Raquel Lyra com comidas típicas da região, como pamonha, capão e o tradicional queijo de manteiga produzido em Casinhas.

Ao comentar a relação com a governadora, Juliana destacou ações e investimentos realizados pelo Governo de Pernambuco em Casinhas e municípios da região. Entre as obras citadas, ela mencionou pavimentações, construção de escolas, quadras esportivas, a creche municipal e a destinação de 16 ônibus escolares para o município. "Eu estou falando de quem realmente estou vendo trabalhar, de quem fez por Casinhas. Foram obras importantes, investimentos que chegaram e estão melhorando a vida da população", afirmou.

A pré-candidata também ressaltou intervenções realizadas em cidades vizinhas, como Orobó e Surubim, e disse acreditar que a visita da governadora ao São João será uma oportunidade para o contato direto com a população da região. "Hoje nós vamos estar recebendo ela no Polo Vaquejada para dançar um forró, abraçar o povo e sentir de perto a alegria do nosso São João. É uma forma também de agradecer por tudo o que ela tem feito por Pernambuco", declarou.

A programação desta quinta-feira no Polo Vaquejada do São João de Surubim tem como atrações principais os cantores Wesley Safadão, Natanzinho Lima, Rey Vaqueiro e Eric Land e a expectativa da organização é de mais uma grande movimentação de público.

Estação Ferroviária reúne diferentes formas de viver o São João de Caruaru
Publicado em 25/06/2026 às 15:54

A programação do dia 24 de junho teve de tudo um pouco: cultura popular, diversão em família e clima de Copa do Mundo.

O Dia de São João é uma das datas mais simbólicas do calendário nordestino. Em Caruaru, nesta quarta-feira (24), ele foi celebrado de diferentes formas na Estação Ferroviária. Tradição, diversão, cultura popular e futebol dividiram espaço, mostrando que a força da festa está na capacidade de reunir diferentes públicos sem perder sua essência.

A programação começou com a chegada da 96ª edição do Encontro de Bacamarteiros. Depois de percorrerem a Avenida Agamenon Magalhães, os grupos participaram de apresentações, entrega de medalhas e premiações no Polo Camarão. Em meio aos estampidos e às vestimentas tradicionais, o público acompanhou de perto uma manifestação que há décadas faz parte da identidade cultural do interior pernambucano.

Enquanto isso, o Polo Infantil foi tomado por brincadeiras de quermesse, atividades recreativas e a animação da Banda Balão da Alegria, reunindo crianças e adultos em torno da diversão. Foi assim com Elaine, que veio do Recife e encontrou um programa inesperado para a filha Maria Eduarda, de 7 anos. “A gente está no hotel e veio dar uma volta. Encontramos esse espaço maravilhoso que ela amou. Estamos chegando hoje em Caruaru e, pelo que estou vendo, vai ser ainda melhor do que no ano passado”, contou.

Quando a noite chegou, outro elemento entrou em cena: a Seleção Brasileira. A partida da Copa do Mundo movimentou os telões e criou uma atmosfera curiosa. Em poucos metros era possível encontrar quem estava atento ao jogo, quem preferia seguir circulando pelos polos e quem tentava fazer as duas coisas ao mesmo tempo. O resultado foi uma mistura tipicamente nordestina: torcedores e forrozeiros celebrando juntos o futebol e o São João.

Enquanto a festa seguia animada, a saudade começa a chegar antes mesmo da despedida do mês de junho. A blogueira Anne Gabriele resumiu bem essa sensação. “A gente vai chegando no final e vai dando aquela saudade, aquele sentimento de que podia durar mais uma semana, porque o São João é incrível e a gente já termina esperando o próximo”.

Papa envia ajuda à Venezuela após terremotos
Publicado em 25/06/2026 às 15:30

O papa Leão XIV destinou uma doação emergencial de 100 mil euros para auxiliar as vítimas dos terremotos que atingiram a Venezuela. A ajuda será coordenada pela Igreja Católica no país.

Segundo autoridades venezuelanas, os tremores deixaram ao menos 188 mortos, mais de 1.500 desaparecidos e centenas de edifícios danificados. Equipes de resgate seguem em busca de sobreviventes.

A Santa Sé informou que novas ações poderão ser adotadas conforme as necessidades locais. Enquanto isso, paróquias e unidades da Caritas abrigam famílias desalojadas e prestam assistência às comunidades afetadas.

Órgãos públicos do DF passam a operar em rede integrada e segura do Governo do Brasil
Publicado em 25/06/2026 às 15:43

Projeto pioneiro do Ministério das Comunicações permitirá que órgãos públicos compartilhem informações em ambiente próprio, independente das redes comerciais e com padrão elevado de segurança

As forças de segurança do DF deram um passo inédito rumo à integração de suas comunicações. O Ministério das Comunicações apresentou, nesta quinta-feira (25), em Brasília (DF), os avanços da Rede Privativa do Governo Federal, projeto estratégico que cria uma infraestrutura exclusiva para órgãos públicos e permite que instituições que operavam em sistemas distintos passem a se comunicar em um ambiente único, seguro e integrado. O investimento é de R$ 1 bilhão e estará concluída até dezembro de 2027.

“Essa ação, em parceria com o Ministério da Justiça, é mais uma iniciativa do governo do presidente Lula para combater a criminalidade, agilizar a comunicação crítica, integrando as forças de segurança”, destacou o ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho.

Para o ministro da Justiça, Wellington César Lima, o combate ao crime organizado não é tarefa de apenas um órgão. “A transversalidade é necessária e indispensável, e este ato ilustra isso. Sem a comunicação e sem integração das forças de segurança pública e os órgãos de governo da cooperação interinstitucional e interfederativa nós não estaremos à altura do combate ao crime organizado”, afirmou.

Durante o evento, foi realizada a demonstração da integração da Rede Privativa Móvel, que já conecta a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), o Exército Brasileiro, a Polícia da Câmara dos Deputados e a Polícia do Senado Federal. Até então, cada uma dessas instituições operava em sistemas próprios de comunicação, que não se comunicavam entre si.

“É a primeira vez que todos os sistemas estão integrados num projeto em que a soberania tecnológica é o principal fundamento. A partir de agora, todas as forças de segurança e das forças armadas estão no mesmo guarda-chuva, conversando com criptografia e segurança”, destacou o secretário Nacional de Segurança Pública, Francisco Lucas Costa.

Com a Rede Privativa, pela primeira vez, as corporações passam a compartilhar comunicações em uma mesma infraestrutura, de forma integrada e segura, ampliando a coordenação de operações e fortalecendo a capacidade de resposta em situações que exigem atuação conjunta.

O ministro Frederico de Siqueira Filho reforçou que o Estado brasileiro precisava de uma infraestrutura própria, segura e preparada para situações críticas. “Os serviços públicos essenciais não podiam mais depender das redes comerciais, especialmente em casos de emergência, operações de segurança e grandes eventos. Hoje estamos apresentando uma resposta concreta a um desafio antigo”, frisou.

A CEO da EAF, Gina Marques, complementou que proteger a informação pública é proteger o próprio Brasil. “Essa rede significa eficiência. Quando os órgãos públicos se comunicam melhor, o Estado atua de forma mais integrada, coordenada e rápida”, reiterou.

A iniciativa representa um marco para a modernização das comunicações públicas e para o fortalecimento da segurança institucional do país. Diferentemente das redes comerciais, a Rede Privativa foi concebida para atender exclusivamente órgãos governamentais, garantindo maior controle sobre o tráfego de informações e mais proteção para comunicações sensíveis.

“Essa ação e, inclusive projetos de dados e data centers que podem ser conectados à rede privativa, são essenciais para a nossa soberania”, ressaltou o conselheiro da Anatel, Edson Holanda.

PRIMEIROS ÓRGÃOS JÁ OPERAM COM REDE PRÓPRIA

Além dos avanços na rede móvel, o Ministério das Comunicações apresentou a ativação do primeiro cliente da Rede Privativa Fixa: a Agência Nacional de Mineração (ANM), em Aracaju (SE).

A primeira etapa do projeto contempla a conexão de 12 prédios públicos por meio de uma infraestrutura dedicada de 75,5 quilômetros de fibra óptica. Entre os órgãos que passarão a utilizar a rede estão o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS), o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

As próximas ativações estão previstas para começar em setembro de 2026 e alcançarão os municípios de Macapá (AP), Rio Branco (AC), Goiânia (GO) e Vitória (ES).

A REDE PRIVATIVA

A Rede Privativa foi criada para conectar órgãos da administração pública federal por meio de uma infraestrutura exclusiva, independente das redes comerciais de telecomunicações.

O projeto possui duas modalidades complementares. A Rede Privativa Fixa utiliza fibra óptica para interligar prédios e unidades administrativas, enquanto a Rede Privativa Móvel integrada permite comunicações seguras em campo e durante operações.

A iniciativa é resultado de uma parceria entre o Ministério das Comunicações e a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), com execução da Entidade Administradora da Faixa de 3,5 GHz (EAF).

Com a implantação das Redes Privativas, o Governo Federal estabelece uma nova infraestrutura de comunicação para o setor público, elevando os padrões de segurança, integração e eficiência das instituições brasileiras.

Juliana de Chaparral acompanha entrega de mais de mil mãos de milho em Araçoiaba na véspera de São João
Publicado em 25/06/2026 às 15:34

A pré-candidata a deputada federal Juliana de Chaparral (União Brasil) participou, na última terça-feira (23 de junho), da tradicional entrega de milho realizada no bairro do Quinze, em Araçoiaba, na Região Metropolitana do Recife. A ação foi organizada pelo vereador Renato de Tita (PT) e reuniu centenas de moradores, que formaram uma grande fila para receber o produto, símbolo das festividades juninas.

De acordo com os organizadores, mais de mil mãos de milho foram distribuídas à população. "Dia de acompanhar o vereador Renato na entrega de mais de mil mãos de milho para os moradores do bairro do Quinze, em Araçoiaba. Minha gente, era milho que não acabava mais. Cada família levou, em média, cerca de 25 espigas para casa, garantindo os ingredientes para a pamonha, a canjica e tantas outras delícias típicas desta época. Se tem São João, tem que ter milho na mesa do povo", destacou Juliana.

O vereador Renato de Tita celebrou o sucesso de mais uma edição da iniciativa, que já se tornou tradição na comunidade. "Encerramos com o coração cheio de alegria mais uma edição da nossa tradicional doação de milho do bairro do Quinze. Foi uma tarde marcada pela solidariedade, união e muito amor ao próximo, levando alegria a centenas de famílias da nossa cidade", afirmou.

Renato também agradeceu aos parceiros envolvidos na ação, em especial aos jovens adventistas do Ministério Dynamis e à presença de Juliana de Chaparral. "Agradecemos primeiramente a Deus por nos conceder mais uma vez a oportunidade de realizar essa linda ação. Nosso agradecimento especial aos jovens adventistas do Ministério Dynamis pela parceria e dedicação. Também agradecemos a presença e o apoio da nossa pré-candidata a deputada federal Juliana de Chaparral, que esteve conosco prestigiando esse momento tão importante para a nossa gente", concluiu.