Surubim se despede de Dona França Amorim
Publicado em 22/06/2026 às 10:15

A cidade de Surubim amanheceu nesta segunda-feira envolvida por um clima de tristeza com a notícia do falecimento da senhora Maria José de França Amorim, conhecida por todos como Dona França Amorim.

Dona França faleceu durante a madrugada desta segunda-feira no Hospital São Luiz, em Surubim. Segundo informações repassadas por familiares, há cerca de um ano ela havia sofrido um infarto, conseguindo se recuperar após receber atendimento médico. No entanto, na madrugada de hoje, voltou a passar mal em sua residência, apresentando um novo quadro cardíaco.

Ela foi socorrida e encaminhada para o Hospital São Luiz, mas infelizmente não resistiu, vindo a falecer, fato que causou grande comoção entre familiares, amigos e a população surubinense.

Esposa de Moacir Amorim, Dona França era bastante conhecida no município e deixa filhos, netos, demais familiares e amigos. Ela era mãe do vereador de Surubim, Júnior Amorim, e de Carlinhos da SDS, que desde as primeiras horas desta manhã vêm recebendo inúmeras manifestações de solidariedade e apoio.

Ao longo de sua vida, Dona França construiu uma história marcada pelo amor à família, pela amizade, pela simplicidade e pelo respeito conquistado junto às pessoas que tiveram a oportunidade de conviver com ela. Sua partida deixa um sentimento de saudade e reconhecimento por tudo aquilo que representou para seus familiares, amigos e para toda a comunidade surubinense.

O corpo será velado no PAFF de Zé Bezerra, no centro de Surubim, a partir das 10 horas da manhã desta segunda-feira, onde familiares, amigos, autoridades e pessoas da comunidade poderão prestar as últimas homenagens.

O sepultamento acontecerá nesta segunda-feira, às cinco horas da tarde, no Cemitério São José, em Surubim.

Neste momento de dor e despedida, a Rádio Integração FM manifesta suas condolências à família Amorim, desejando que Deus conceda força, serenidade e conforto a todos os familiares e amigos.

À família enlutada, os nossos mais sinceros sentimentos.

Carlos Bolsonaro diz ter ‘renascido’ em SC ao lançar pré-candidatura
Publicado em 22/06/2026 às 10:09

O vereador Carlos Bolsonaro (PL) afirmou que “renasceu” em Santa Catarina ao justificar sua pré-candidatura ao Senado pelo estado. Em vídeo divulgado nas redes sociais, o filho do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) disse ter encontrado na região “a paz” e a receptividade de pessoas que compartilham seus valores.

Carlos também defendeu pautas como redução da burocracia e prometeu atuar em defesa dos interesses catarinenses ao lado do irmão Flávio Bolsonaro (PL), pré-candidato à Presidência da República. O parlamentar rebateu críticas relacionadas à ausência de trajetória política no estado.

A candidatura de Carlos integrou a chapa de reeleição do governador Jorginho Mello (PL), após meses de disputa interna no partido. A definição alterou a composição inicialmente prevista para a disputa ao Senado e gerou divergências entre lideranças do PL em Santa Catarina.

Cubanos lideram pedidos de refúgio no Brasil pela 1ª vez
Publicado em 22/06/2026 às 09:50

Os cubanos lideraram os pedidos de refúgio no Brasil em 2025 pela primeira vez, superando os venezuelanos, que ocupavam o primeiro lugar no ranking há vários anos. Ao todo, foram registrados 75.599 pedidos de refúgio no período.

Segundo o estudo Refúgio em Números 2026, divulgado pelo Observatório das Migrações Internacionais (OBMigra) e pelo Ministério da Justiça, o total de solicitações cresceu 10,9% em relação a 2024. O volume é o terceiro maior da série histórica, atrás apenas dos registrados em 2018 e 2019.

O levantamento atribui o aumento à retomada dos fluxos migratórios para o Brasil após as restrições impostas durante a pandemia de Covid-19. Os pedidos de refúgio vêm crescendo desde 2022, segundo o estudo.

STF deve julgar lei da dosimetria apenas após recesso
Publicado em 22/06/2026 às 09:33

O Supremo Tribunal Federal (STF) deve analisar somente no segundo semestre as ações que questionam a constitucionalidade da lei da dosimetria, que reduz penas de condenados por tentativa de golpe de Estado. A demora na manifestação da Procuradoria-Geral da República (PGR) e a proximidade do recesso de julho adiaram o julgamento para agosto.

A norma foi aprovada pelo Congresso após a derrubada de veto do presidente Lula. Partidos políticos acionaram o STF contra a lei, e o ministro Alexandre de Moraes, relator do caso, suspendeu sua eficácia até uma decisão definitiva da Corte.

Após receber manifestações da Câmara, do Senado, da Advocacia-Geral da União e da PGR, Moraes indicou que pretende liberar o caso para julgamento. No entanto, as sessões restantes de junho já têm pauta definida e o recesso do Judiciário ocorre entre 2 e 31 de julho.

Prefeitura de Garanhuns entrega requalificação de escola municipal no bairro da Liberdade
Publicado em 22/06/2026 às 09:30

Investimento de R$ 632 mil contemplou melhorias em toda a estrutura da unidade e na quadra poliesportiva

A Prefeitura de Garanhuns, por meio da Secretaria de Educação, realizou nesta sexta-feira (19) a entrega da requalificação da Escola Professora Amélia Maria Cordeiro de Melo Tavares, localizada no bairro da Liberdade. A obra representa mais um importante investimento da gestão municipal na melhoria da infraestrutura da Rede Municipal de Ensino.

Com investimento de aproximadamente R$ 632 mil, a unidade recebeu uma ampla requalificação estrutural, proporcionando mais conforto, segurança e melhores condições para estudantes, professores e toda a comunidade escolar.

Durante a solenidade, que reuniu estudantes, familiares, profissionais da educação e autoridades municipais, foi destacada a importância dos investimentos na infraestrutura escolar como ferramenta para fortalecer o processo de ensino e aprendizagem.

As melhorias incluíram a requalificação da quadra poliesportiva, implantação de sala de leitura, nova secretaria, adequação de depósitos, recuperação do telhado, revisão das instalações elétricas e hidráulicas, instalação de forro em PVC, pintura completa da escola e implantação de grades de proteção na área frontal da unidade.

Breno e Márcia Conrado recebem João Campos e fortalecem projeto político para Pernambuco
Publicado em 22/06/2026 às 09:23

O pré-candidato a deputado estadual, Breno Araújo e sua esposa, a prefeita de Serra Talhada, Márcia Conrado, cumpriram uma agenda movimentada ao lado dos pré-candidatos ao Governo de Pernambuco, João Campos e Carlos Costa, em Serra Talhada.

As lideranças participaram de momentos que reuniram centenas de pessoas e reforçaram a proximidade com a população sertaneja.

No sábado (20), participaram do tradicional Forró de Barro Vermelho, uma das celebrações mais aguardadas do calendário junino de Serra Talhada. Ao lado de moradores, artistas e representantes da comunidade, eles acompanharam apresentações culturais, quadrilhas e manifestações que marcam a identidade do povo nordestino.

“O São João é um momento de encontro, de valorização das nossas raízes e de celebração daquilo que temos de mais bonito: a nossa cultura e o nosso povo. Foi uma alegria receber João Campos e Carlos Costa em mais uma agenda tão importante para Serra Talhada”, destacou Márcia Conrado.

A programação teve continuidade na manhã do domingo (21), com a tradicional Corrida da Fogueira de Serra Talhada, que reuniu atletas e amantes do esporte em um percurso de cinco quilômetros pelas ruas da cidade.

Com João Campos, Márcia e Breno também tiveram compromissos em Sertânia e Arcoverde, sendo este último ao lado do vereador do Recife Wilton Brito e do presidente do PT de Arcoverde, Guilherme.

Para Breno Araújo, a presença nas agendas demonstra a importância de estar próximo da população em momentos que fazem parte da identidade de Serra Talhada. “Foi um fim de semana muito especial, vivendo de perto duas tradições que representam a força do nosso povo. Tivemos a oportunidade de conversar com as pessoas, ouvir histórias e compartilhar momentos que reforçam nosso compromisso com o Sertão”, afirmou.

Damares pede ao TSE resposta rápida contra deep fakes
Publicado em 22/06/2026 às 09:22

A senadora Damares Alves (Republicanos-DF) pediu ao presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Kassio Nunes Marques, mais agilidade na remoção de conteúdos produzidos com inteligência artificial durante o período eleitoral.

Durante reunião realizada na semana passada, Damares sugeriu a criação de uma força-tarefa no tribunal e a adoção de regras que permitam a retirada imediata de conteúdos considerados irregulares, inclusive em aplicativos de mensagens. Segundo a senadora, crimes contra a honra devem estar entre os principais desafios da campanha.

O TSE já regulamentou o uso de inteligência artificial na propaganda eleitoral, mas pode revisar as normas antes das eleições de outubro. Parlamentares também defenderam que lideranças femininas partidárias, mesmo sem candidatura, sejam incluídas em mecanismos de proteção contra deep fakes.

Com muito balancê, Recife celebra a tradição do São João
Publicado em 22/06/2026 às 07:58

Neste domingo (21), recifenses e turistas puderam curtir uma programação diversificada no Sítio Trindade, em Casa Amarela, e na Avenida Rio Branco, no Recife Antigo

Celebrando a semeadura e a fartura, o São João raiz do Recife só faz crescer. Neste domingo (21), a programação do ciclo junino, realizado pela Prefeitura do Recife, que cultiva e espalha alegria e forró na cidade desde o último dia 10 de junho, começou a tirar para dançar os polos descentralizados, além de seguir embalando, com muito forró, coco, ciranda e todas as mais legítimas e antigas tradições da cultura popular nordestina, o Sítio Trindade e a Rio Branco, os dois maiores arraiais da cidade declarada musical até pela Unesco. Juntando e misturando tudo, só até a próxima terça-feira (24), serão mais de 150 atrações pelo Recife Junino todo, em devoção ao padroeiro do balancê. O prefeito Victor Marques visitou os dois importantes polos do São João recifense.

“Hoje é mais um dia que o Recife se enche de alegria com a celebração de suas raízes através do São João. Visitamos o Sítio da Trindade e também a Avenida Rio Branco, principais polos da festa na cidade, e é muito bonito ver o público aproveitando e se divertindo com os ritmos que fazem parte da nossa história. É o forró, o coco, o xaxado e tantos outros que formaram a nossa identidade forte e resistente. Fazer parte da organização dessa riqueza cultural é uma verdadeira honra, principalmente quando a gente vê o sorriso no rosto e dança no pé de cada pessoa”, afirmou o prefeito do Recife, Victor Marques.

Enfeitados e coloridos com bandeirinhas, balões, cidades cenográficas e milhares de alegorias reunidas, os tradicionais arraiais do Sítio Trindade e da Rio Branco seguem cheios de programação. Até dia 24, vai ter festa todo dia, embalada por atrações como Novinho da Paraíba, Geraldinho Lins, Maciel Salu, Capim com Mel, Terezinha do Acordeon, Petrúcio Amorim, Cristina Amaral, Joyce Alane, Adiel Luna, Mestre Galo Preto, Larissa Lisboa e Isadora Melo, entre muitos outros. No dia 25, os dois arraiais darão uma trégua, deixando os sanfoneiros cochilarem, para começar tudo de novo no dia 26.

Para Cristina Campos, 50 anos, que acompanhou a programação na Avenida Rio Branco, a festa estava diversa mas repleta de elementos cruciais para a valorização da cultura nordestina. “A festa está perfeita, com forró pé de serra, coco. Aqui também está muito tranquilo, com bastante policiamento e segurança. É uma programação muito boa, principalmente para nós, pernambucanos”, disse.

No Sítio, até o futuro está brincando São João. Além das disputas do Concurso de Quadrilhas Infantojuvenis, que encerraram neste domingo (21), com apresentações de grupos de várias partes do estado, oferecendo um comovente depoimento sobre a renovação das tradições do povo nordestino, a festa para os pequenos recifenses vai ser animada nos dias 23 e 24, a partir das 15h, com atrações como Mari Bigio, Fada Magrinha e Mini Rock. O arrasta-pezinho ainda segue nos dias 27 e 28, com Tio Bruninho, Carol Levy e muito mais atrações.

Jocien Prado, de 37 anos, mora no Pina e veio festejar com o filho no Sítio da Trindade. “Eu gostaria de parabenizar toda a equipe da Prefeitura do Recife, porque a festa está sendo incrível. As pessoas e os grupos artísticos estão bem animados, e eu gostaria de ressaltar a importância de construir espaços para as crianças, para que tanto os pais quanto elas possam se divertir. Estão de parabéns e eu só tenho a agradecer”, destacou.

Além de coco, ciranda, forró, ainda vai ter futebol na agenda junina dessa terceira semana do ciclo. No próximo dia 24 de junho, às 19h, São João e Copa se encontram para um animado balancê, nos polos do Sítio Trindade e da Rio Branco e também na Pracinha de Boa Viagem. Nos três locais, haverá transmissão do último confronto da seleção pelo Grupo C, contra a Escócia, com direito a muita festa, para embalar a torcida.

COP NO SÃO JOÃO - Ainda neste domingo (21), o prefeito Victor Marques também realizou uma vistoria na Central de Operações do Recife (COP), que inaugura o regime de plantão durante o Ciclo Junino 2026. No local, que funciona na Rua do Brum, 123, Recife Antigo, a Prefeitura do Recife atua no monitoramento e coordenação das festividades, integrando 15 secretarias e órgãos, além de mobilizar quase 3,8 mil servidores e cerca de 3,5 mil lançamentos da Guarda Municipal.

As ações ocorrem por meio da Secretaria de Ordem Pública e Segurança (SEOPS), seguindo o modelo operado durante outros grandes eventos, como Carnaval e Réveillon, com acompanhamento em tempo real. Contando com 296 câmeras de videomonitoramento, instaladas no Sítio da Trindade e no Bairro do Recife, a segurança da festa também é ampliada com as equipes que estarão presentes nos polos juninos, promovendo uma resposta mais rápida e precisa para ocorrências.

“Estamos acompanhando aqui, na Central de Operações do Recife, a mobilização de milhares de profissionais para manter o São João mais seguro e confortável para todos. Além do monitoramento remoto no Recife Antigo e Sítio da Trindade, também contamos com profissionais da Guarda Civil nos polos, proporcionando mais tranquilidade para as famílias que saem de casa para curtir essa festa, que celebra as nossas raízes e nos transborda de orgulho”, ressaltou o prefeito Victor Marques.

O trânsito durante os festejos juninos também sofre modificações, com pontos fixos da Guarda Municipal nos bloqueios viários no entorno da Praça do Arsenal, especialmente nas ruas da Guia, Observatório e Barão Rodrigues Mendes. O objetivo é promover mais mobilidade e segurança para o público durante as apresentações ao longo do ciclo junino.

DESCENTRALIZADOS - A programação nos polos centralizados já começou, enchendo de acordes juninos o Parque das Graças. Nesta segunda e terça-feira (22 e 23), a festa alcança também o Barro, Campo Grande, Cordeiro, Lagoa do Araçá e Totó, com quase 90 atrações. Entre os próximos dias 26 e 29, o São João bate na porta de outros cinco bairros, além do Pátio de São Pedro, para o balancê da despedida. Cada palco receberá, em média, 14 atrações: seis a sete por dia, além de DJ para embalar os intervalos.

Junho adentro e Recife afora, o São João segue animado até o próximo dia 29. Com o tema “Nossa Raiz”, a festa realizada pela Prefeitura do Recife oferecerá, ao todo, 1,2 mil apresentações em 14 polos, numa grande celebração às devoções, esperanças e tradições mais populares e genuínas do Nordeste. Para conferir a programação completa, acesse o site https://recifejunino.recife.pe.gov.br/.

TCE-PE e FGV divulgam retomada do concurso público
Publicado em 22/06/2026 às 07:42

O Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE) e a Fundação Getúlio Vargas (FGV) anunciaram, nesta sexta-feira (12), a retomada do concurso público regido pelo Edital nº 01/2025 para provimento e formação de cadastro de reserva de cargos do quadro de pessoal do Tribunal.

A decisão foi tomada após o avanço das investigações instauradas para apurar indícios de fraude identificados durante a realização do certame. Segundo o TCE-PE e a FGV, a análise do conjunto probatório, que incluiu documentos, dados estatísticos e informações compartilhadas pelas autoridades responsáveis pela investigação, permitiu a adoção de medidas para assegurar a continuidade do concurso.

De acordo com a Comissão do Concurso, as irregularidades ficaram restritas a quatro cargos: Auditor de Controle Externo – Contas Públicas, Auditor de Controle Externo – Tecnologia da Informação, Analista de Controle Externo – Contas Públicas, e Analista de Gestão – Administração.

Os candidatos identificados como envolvidos nas irregularidades serão excluídos do certame. Além disso, para preservar a lisura, a isonomia e a credibilidade do processo seletivo, as provas objetiva e discursiva desses quatro cargos serão anuladas e reaplicadas exclusivamente para os candidatos que compareceram às provas originalmente realizadas, excluídos os envolvidos nas fraudes, os eliminados e os faltosos. As provas serão realizadas nos dias 23 e 30 de agosto de 2026.

O TCE esclarece que os “candidatos eliminados” são aqueles assim definidos no Edital 001/2025, a exemplo dos incursos no item 10.10: “Todos os candidatos, ao terminarem as provas, deverão, obrigatoriamente, entregar ao fiscal de aplicação o cartão de respostas que será utilizado para a correção de suas provas. O candidato que descumprir a regra de entrega desse documento será eliminado do Concurso”.

Outros exemplos de eliminação de candidatos podem ser encontrados nos itens 4.12, 6.9, 11.2.2.5, 11.6, 11.7, 12.3, 12.17, 12.18 e 12.22 do Edital. Assim, poderão fazer as novas provas, independentemente das notas obtidas nas provas anuladas, todos os candidatos que não tenham se envolvido em fraude, não tenham sido eliminados e nem faltado às provas.

As investigações concluíram ainda que não foram encontrados elementos que comprometam a regularidade das provas dos cargos de Auditor de Controle Externo – Contas Públicas de Saúde, Auditor de Controle Externo – Obras Públicas, Analista de Controle Externo – Obras Públicas, Analista de Controle Externo – Tecnologia da Informação, Analista de Gestão – Julgamento e Procurador do Tribunal de Contas.

Dessa forma, o cronograma do concurso será retomado para esses seis cargos, com a republicação do resultado preliminar da prova objetiva e a reabertura integral do prazo recursal. A medida busca assegurar aos candidatos o pleno exercício do contraditório e da ampla defesa nas etapas subsequentes do certame.

O cronograma geral do concurso será retificado e divulgado em breve pela FGV.

Em nota, o TCE-PE reafirmou seu compromisso com a legalidade, a transparência, a meritocracia e a defesa do interesse público. Segundo a instituição, as medidas adotadas garantem a continuidade do concurso com a segurança jurídica e preserva a confiança da sociedade pernambucana na integridade do processo seletivo.

Ingrid Zanella participa da I Conferência Nacional dos Direitos e Prerrogativas da Advocacia Brasileira
Publicado em 22/06/2026 às 07:41

A presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Pernambuco (OAB-PE), Ingrid Zanella, participou, nesta terça-feira (16), da I Conferência Nacional dos Direitos e Prerrogativas da Advocacia Brasileira, realizada em João Pessoa (PB). O evento reuniu representantes do Sistema OAB de todo o país para debater temas relacionados à defesa das prerrogativas profissionais, ao fortalecimento da advocacia e aos desafios do exercício da profissão.

Promovida pela Procuradoria Nacional de Defesa das Prerrogativas e pela Comissão Nacional de Defesa das Prerrogativas e Valorização da Advocacia, a conferência proporcionou um espaço de diálogo sobre questões que impactam diretamente a atuação dos advogados e advogadas, abordando desde garantias profissionais até os reflexos das transformações tecnológicas e institucionais no Sistema de Justiça.

Ingrid Zanella integrou o painel “Igualdade entre juízes, promotores e advogados”, no qual destacou a importância da defesa permanente das prerrogativas da advocacia como instrumento essencial para assegurar o livre exercício profissional e o pleno desempenho da atividade advocatícia. “Prerrogativas não são favores nem privilégios. Elas constituem garantias indispensáveis para a efetivação do devido processo legal, para o acesso à Justiça e para a ampla defesa. Defender as prerrogativas da advocacia é defender o exercício profissional da advocacia e fortalecer a democracia”, ressaltou.

Em sua fala, a presidente da OAB-PE também abordou os impactos das novas tecnologias no exercício profissional e a necessidade de ampliar a presença e a representatividade das mulheres nos espaços de liderança, destacando a importância da construção de uma advocacia cada vez mais inclusiva, moderna e preparada para os desafios contemporâneos.

O painel foi presidido pelo presidente da OAB-RN, Carlos Kelsen, moderado pelo conselheiro federal pelo Distrito Federal, Newton Rubens, e secretariado pela vice-presidente da OAB-RS, Claridê Chitolina. A mesa contou ainda com a participação da advogada criminalista Florence Rosa.

Pernambuco também esteve representada pela conselheira federal Shynaide Mafra, que integrou o painel “Judicialização defensiva sob suspeita: o discurso da litigância abusiva e o risco à advocacia”. O debate gerou um alerta para o risco de que determinadas práticas, adotadas sob a justificativa de combater fraudes processuais, acabam restringindo o acesso à Justiça e comprometendo o livre exercício profissional dos advogados e advogadas.

Também presentes na conferência a presidente e o vice-presidente da Comissão de Defesa, Assistência e Prerrogativas do Advogado (CDAP) da OAB-PE, Tássia Perruci e Victor de Lemos Pontes. Participação que reforça a presença da seccional pernambucana nos debates voltados à defesa das prerrogativas e ao fortalecimento da advocacia brasileira.