Taquaritinga do Norte salta da 153ª para a 7ª posição em ranking da Atenção Primária em Pernambuco
Publicado em 27/06/2026 às 13:56

A Secretaria de Saúde de Taquaritinga do Norte alcançou um avanço expressivo nos indicadores de qualidade do cofinanciamento federal da Atenção Primária à Saúde. O município saiu da 153ª para a 7ª colocação no ranking estadual, resultado celebrado pelo secretário de Saúde, Leandro Lima, que atribuiu a conquista ao planejamento da gestão de Gena Lins e ao trabalho desenvolvido pelas equipes da rede municipal.

Em publicação nas redes sociais, o secretário relembrou que, ao assumir a pasta, estabeleceu como prioridade fortalecer a Atenção Primária por meio de uma gestão baseada em planejamento, organização e valorização dos profissionais.

"Quando assumimos a Secretaria de Saúde, tínhamos um compromisso: mostrar que planejamento, trabalho sério e valorização das pessoas transformam realidades. Hoje, esse compromisso se traduz em resultado", afirmou.

Leandro Lima fez questão de destacar que o desempenho alcançado é fruto do empenho coletivo dos trabalhadores da saúde do município. "Essa conquista não pertence a uma única pessoa. Ela pertence a cada trabalhador da Atenção Primária de Taquaritinga do Norte que acredita nas mudanças, enfrenta desafios, persiste diante das dificuldades e compreende que uma gestão forte se constrói com planejamento, organização, compromisso e trabalho em equipe."

O secretário também ressaltou que o avanço no ranking demonstra a capacidade de resposta do Sistema Único de Saúde (SUS) quando há organização e compromisso da gestão. "Este resultado mostra que, quando existe propósito, liderança e união, o SUS responde. E esse é apenas o começo. Seguiremos trabalhando para oferecer uma saúde cada vez mais humana, eficiente e resolutiva para a nossa população", concluiu.

Vice-prefeito de Palmares afirma que o município deixou de ser destaque nas páginas policiais e ganhou credibilidade em Brasília
Publicado em 27/06/2026 às 13:49

Durante a passagem do deputado federal Eduardo da Fonte por Palmares, na sexta-feira (26), o vice-prefeito do município, Neto Melo, destacou que a cidade deixou de ser desacreditada em Brasília e voltou a conquistar investimentos graças à articulação política do parlamentar e do deputado federal Lula da Fonte.

Ao defender a pré-candidatura de Eduardo ao Senado, Neto afirmou que o deputado conhece de perto a realidade dos municípios e tem sido um dos principais parceiros da gestão.

"Eduardo da Fonte é o presente e é o futuro da nossa região. É por isso que a gente acredita no seu trabalho", afirmou. Em seguida, relembrou as dificuldades enfrentadas por Palmares no início da gestão. "As nossas primeiras idas a Brasília foram muito difíceis. Palmares era desacreditada, vivia em página policial. Mas, junto com Eduardo da Fonte, junto com Lula da Fonte, as portas de Brasília se abriram e o trabalho de Palmares começou a se desenvolver."

O vice-prefeito também ressaltou a presença constante de Eduardo da Fonte no município, em contraste com outros políticos que, segundo ele, aparecem apenas em período eleitoral. "Tem candidatos que nunca pisaram em Palmares e conhecem a cidade pelo wi-fi e pelas redes sociais. Eduardo da Fonte sempre esteve presente, conhece as pessoas de Palmares pelo nome e conhece a necessidade do nosso povo."

Palmares: "A gente só consegue mudar uma cidade quando tem parceria", diz Júnior de Beto
Publicado em 27/06/2026 às 13:13

A eleição de Eduardo da Fonte para o Senado Federal poderá representar um reforço aos investimentos na saúde pública e no desenvolvimento dos municípios pernambucanos. A avaliação é do prefeito de Palmares, Júnior de Beto, que destacou o perfil municipalista do deputado e defendeu sua pré-candidatura durante encontro político no seu município.

Ao defender o nome de Eduardo da Fonte para o Senado, Júnior afirmou acreditar que o parlamentar ampliará o trabalho já desenvolvido em favor dos municípios. "Eu tenho certeza, tenho fé em Deus que, com Dudu chegando no Senado, com o nosso trabalho, a gente vai multiplicar o homem que eu tenho certeza que vai mudar a saúde de Pernambuco."

O prefeito também atribuiu à articulação política entre parlamentares e governos a realização de investimentos em Palmares, citando a construção de creches, escola, polo industrial e obras na área da saúde. Segundo ele, a ordem de serviço de mais de R$ 23 milhões assinada no aniversário do município contou com a participação de diversas lideranças.

"Tem a digital de Lula da Fonte, tem a digital de France Hacker, tem a digital de Eduardo da Fonte, tem a digital da nossa governadora, tem a digital do nosso presidente Lula, para que a gente consiga desenvolver e trabalhar na área que é mais sensível."

Durante o discurso, Júnior de Beto afirmou que o desenvolvimento dos municípios depende da atuação conjunta entre prefeitos e parlamentares. "A gente só consegue mudar uma cidade quando tem parceria", disse.

Para ele, Eduardo da Fonte se diferencia por manter presença nos municípios e acompanhar de perto as demandas da população. "Aqui é onde a vida começa. É onde as crianças nascem, onde o povo precisa gerar emprego e renda e onde os prefeitos e vereadores estão lutando todos os dias, escutando a demanda da população."

Ao lado do prefeito Rael Ferreira, Álvaro Porto participa de encontro com vereadores e lideranças de Vertentes
Publicado em 27/06/2026 às 12:48

A convite do prefeito de Vertentes, Rael Ferreira, o presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, deputado Álvaro Porto, participou, neste sábado (27.06), de café da manhã que reuniu vereadores e lideranças políticas, correligionários e apoiadores do grupo político liderado pelo gestor municipal. O deputado federal Mendonça Filho também marcou presença.

De acordo com Porto, a confraternização possibilitou o reencontro com amigos e com a população de Vertentes, que sempre o recebe com atenção e carinho. “Estar ao lado de Rael, de seu grupo político e do deputado Mendonça Filho, num encontro com tanta gente querida é sempre uma satisfação. É também a certeza de que nossa parceria tem proporcionado resultados positivos para os moradores do município”, disse.

O prefeito destacou que o trabalho dos parlamentares tem assegurado benefícios e avanços a Vertentes.
Segundo Rael, o deputado Álvaro Porto já destinou mais de R$ 2 milhões em emendas, viabilizando a aquisição de veículos que fortalecem os serviços públicos do município. O gestor reiterou apoio aos projetos de reeleição de Porto e Mendonça.

POMBOS - Nesta sexta-feira (26.06), Álvaro Porto esteve no município de Pombos onde se encontrou com o ex-prefeito Dr. Marcos, vereadores, ex-vereadores e lideranças locais. “Temos percorrido várias regiões do estado, dialogando e reafirmando compromissos com antigos e novos correligionários. A partir dos nossos mandatos, temos trabalhado em favor da Mata, do Agreste, do Sertão, do Grande Recife e com Pombos não seria diferente”, observou o deputado. 

Prefeito de Amaraji declara apoio de grupo político à pré-candidatura de Eduardo da Fonte ao Senado
Publicado em 27/06/2026 às 12:35

O prefeito de Amaraji, Flaucio de Araújo, oficializou o apoio de seu grupo político à pré-candidatura do deputado federal Eduardo da Fonte ao Senado Federal durante ato realizado em Palmares, na sexta-feira (26). Ao lado do vice-prefeito Pimpão e de vereadores do município, o gestor destacou a confiança no trabalho desenvolvido pelo parlamentar em Brasília.

"Estamos hoje aqui declarando o nosso apoio à sua pré-candidatura ao Senado Federal", afirmou Araújo, ao agradecer a parceria de Eduardo da Fonte com Amaraji. "Quero agradecer a Dudu da Fonte, esse baluarte da política pernambucana, por que não dizer do cenário nacional, pela confiança que você tem depositado em todo o nosso grupo político."

O prefeito também elogiou a atuação do deputado na área da saúde e disse acreditar que Eduardo poderá ampliar esse trabalho caso seja eleito senador. "Eu não tenho dúvida, Dudu, que você, em Brasília, vai fazer muito mais pelo que você já faz pela saúde de todos os pernambucanos."

Ao encerrar o discurso, Araújo destacou a mobilização do grupo para as eleições de 2026 e reforçou o apoio à governadora Raquel Lyra e à pré-candidatura de Eduardo da Fonte ao Senado. "Temos muito trabalho pela frente, temos uma campanha pela frente e vamos fazer barba, cabelo e bigode, botando a nossa governadora de novo lá, e senador Eduardo da Fonte."

Lula da Fonte projeta disputa difícil, mas demonstra confiança na eleição de Eduardo ao Senado
Publicado em 27/06/2026 às 12:22

O deputado federal Lula da Fonte afirmou que a caminhada de Eduardo da Fonte rumo ao Senado Federal será "longa" e "árdua", mas disse acreditar que a candidatura, se chancelada pela governadora, será vitoriosa. A declaração foi feita durante ato político realizado em Palmares, na sexta-feira (26), marcando o início da pré-campanha de Eduardo na Mata Sul.

"Hoje, certamente, a gente dá o pontapé inicial aqui na Mata Sul de uma caminhada que será longa, será árdua, mas eu não tenho dúvida nenhuma de que ela será vitoriosa", declarou Lula da Fonte, ao destacar o apoio recebido de lideranças políticas e da população da região.

Segundo o deputado, a mobilização em Palmares demonstra que o projeto político de Eduardo da Fonte ultrapassa os apoios partidários e é reflexo do trabalho desenvolvido ao longo de 19 anos na Câmara dos Deputados. "Tem gente aqui que votou em mim, que votou em você, mas tem gente que não votou na gente, que reconhece o nosso trabalho e que por isso está aqui. Isso é fruto de um trabalho, é reflexo da sua dedicação como parlamentar em Brasília."

Lula da Fonte também destacou a atuação municipalista de Eduardo, citando investimentos destinados à saúde e à infraestrutura de Palmares e de outros municípios da Mata Sul. Para ele, esse histórico credencia o deputado na disputa pelo Senado. "Isso lhe faz ser um parlamentar municipalista que irá representar os municípios no Senado Federal."

Ao encerrar o discurso, Lula reforçou a confiança no projeto político e convocou a militância para a campanha. "A torcida está animada, o time está escalado e o resultado não pode ser outro: é vitória, vitória e vitória. Vamos com humildade, pé no chão, ganhando as ruas da Mata Sul, a zona rural, as cidades, com a certeza de que essa caminhada será longa, mas será vitoriosa."

Programa Casa Sem Barreiras chega aos Coelhos e garante acessibilidade em mais uma residência
Publicado em 27/06/2026 às 12:22

Intervenções contemplarão a adaptação do imóvel para facilitar a utilização por pessoas com deficiência. Prefeito Victor Marques assinou, neste sábado (27), ordem de serviço para início das obras

O Programa Casa Sem Barreiras, lançado pela Prefeitura do Recife para ampliar a acessibilidade em moradias onde vivem pessoas usuárias de cadeiras de rodas, chegou ao bairro dos Coelhos. Desta vez, o beneficiado é Edésio Lira Guedes Filho, de 62 anos, que ganhará mais autonomia com adequações no banheiro e acesso à sua residência, situada na Rua Bituruna. Neste sábado (27), o prefeito Victor Marques assinou a ordem de serviço para dar início às obras, que incluem a adaptação do sanitário e da entrada do imóvel para facilitar a circulação do morador, além de melhorias internas no imóvel para garantir mais conforto. O investimento é de aproximadamente R$ 9,2 mil.

O prefeito Victor Marques destacou que a iniciativa garantirá mais autonomia e segurança para o morador e sua família. “As intervenções vão proporcionar melhores condições de mobilidade para seu Edésio, principalmente no banheiro e no acesso da residência, dando mais autonomia e segurança para ele no dia a dia. É um trabalho construído por várias mãos, que assegura mais dignidade e reforça o compromisso de levar o Casa Sem Barreiras para toda a cidade”, afirmou.

Lançado em novembro do ano passado, o Programa Casa Sem Barreiras já entregou cinco obras e outras três estão em execução. O senhor Edésio reside na Rua Bituruna com a filha e os três netos. Ele trabalhava como ajudante de pedreiro e auxiliar de serviços gerais, mas amputou as duas pernas em decorrência de complicações relacionadas ao diabetes mellitus. Desde então, faz uso de cadeira de rodas para seus deslocamentos e recebe acompanhamento médico na Unidade de Saúde da Família (USF) Coelhos. A família tem como principal fonte de renda o Programa Bolsa Família e o Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Beneficiado pela iniciativa, Edésio ressaltou a importância das adaptações para sua rotina. “Hoje preciso da ajuda de duas pessoas para descer a rampa de casa e também enfrento dificuldades para usar o banheiro. Com essa mudança, vou ganhar mais autonomia para sair, passear pela comunidade e viver melhor”, comemorou.

PROGRAMA - As intervenções do Programa Casa Sem Barreiras são executadas pela Secretaria de Ordem Pública e Segurança (Seops), por meio da Secretaria Executiva de Defesa Civil (Sedec), que fornece projeto, materiais, mão de obra e acompanhamento técnico. Os serviços incluem adaptação de sanitários, alargamento de portas, instalação de barras de apoio e demais adequações necessárias. A Sedec conta com equipes especializadas na realização de obras emergenciais e pequenas intervenções estruturais em imóveis vulneráveis, o que garante mais eficiência, agilidade e capacidade de resposta.

Os critérios de seleção dos beneficiários seguem a legislação municipal e federal. Além de contemplar pessoas usuárias de cadeiras de rodas, o programa prioriza famílias inscritas no CadÚnico, com idosos, maior precariedade habitacional, maior número de moradores e lares chefiados por mulheres. Esses fatores permitem que as ações cheguem primeiro às residências em situação de maior vulnerabilidade social e onde poderão gerar resultados mais expressivos.

Entre o São João e as ruas da cidade, Anderson Luiz amplia presença e fortalece pré-candidatura
Publicado em 27/06/2026 às 11:55

O São João de Caruaru tem servido como uma importante vitrine para o crescimento político do pré-candidato a deputado estadual Anderson Luiz (PSD). Presente diariamente nos polos de animação, acompanhando a programação e dialogando com moradores e visitantes, Anderson também mantém uma agenda intensa pela cidade e zona rural, visitando bairros, feiras, mercados e o comércio local para apresentar as ações já entregues pela gestão do prefeito Rodrigo Pinheiro (PSD) e os projetos planejados para o futuro de Caruaru.

Antes mesmo do início das festividades juninas, Anderson já percorria diversos pontos do município em contato direto com a população. A presença constante nas ruas e a proximidade com comerciantes, trabalhadores e lideranças comunitárias têm refletido na boa receptividade ao seu nome, consolidando sua pré-candidatura à Assembleia Legislativa de Pernambuco. Aliados avaliam que essa agenda permanente, intensificada durante o período junino, tem ampliado sua visibilidade e fortalecido sua imagem como um dos principais representantes do projeto político liderado por Rodrigo Pinheiro.

FAB envia primeira missão humanitária à Venezuela
Publicado em 27/06/2026 às 11:32

O KC-390 da Força Aérea Brasileira pousou na noite de sexta-feira na Base Aérea El Libertador, na Venezuela. A aeronave transporta equipes de resgate, médicos, cães farejadores e especialistas para auxiliar as vítimas do terremoto.

De acordo com a CNN, a missão também leva equipamentos, mantimentos e profissionais da Defesa Civil, dos Corpos de Bombeiros e da Anatel. O terremoto deixou ao menos 920 mortos, mais de 1.400 feridos e vitimou dois brasileiros.

A operação foi autorizada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e integra uma ação coordenada pela Agência Brasileira de Cooperação. Um novo voo deverá transportar um hospital de campanha, purificadores de água e medicamentos.

Limão com Mel, Flávio Leandro e Noda de Caju comandam o penúltimo dia do São João de Arcoverde
Publicado em 27/06/2026 às 11:32

O São João de Arcoverde 2026 entra neste sábado (27) em seu penúltimo dia de programação, prometendo mais uma noite de grande público no Polo Multicultural e o retorno das atividades nos polos da Praça Winston Siqueira, um dos espaços mais tradicionais da festa. A expectativa é de que milhares de moradores e turistas participem das atrações espalhadas por diversos pontos da cidade.

No palco principal, o romantismo e o autêntico forró nordestino serão os destaques da noite. A programação começa às 20h30 com a banda Limão com Mel, dona de um repertório que atravessa gerações e reúne sucessos consagrados do forró romântico. Em seguida, às 22h30, sobe ao palco o cantor e compositor Flávio Leandro, um dos grandes representantes da música nordestina, levando ao público canções marcadas pela poesia e pela valorização da cultura sertaneja. Encerrando a noite, à 0h30 de domingo, a banda Noda de Caju promete fechar a programação com muita animação e clássicos que marcaram época.

Além do Polo Multicultural, a programação volta a movimentar os polos culturais instalados na Praça Winston Siqueira, reforçando a diversidade que faz do São João de Arcoverde um dos mais completos do Nordeste.

Ao longo do dia, os visitantes poderão acompanhar apresentações no Polo do CGA, Polo da Poesia, Polo Pé de Serra e Corredor Cultural, espaços que valorizam o forró tradicional, a poesia popular, as bandas de pífano e outras manifestações culturais que fazem parte da identidade de Arcoverde.

O prefeito Zeca Cavalcanti destacou que a reta final mantém o mesmo nível de organização e qualidade que marcou toda a programação.

"Estamos chegando ao penúltimo dia de uma festa que já entrou para a história de Arcoverde. Preparamos uma programação especial para que moradores e visitantes continuem aproveitando o melhor do nosso São João, com grandes atrações no Polo Multicultural e a valorização da nossa cultura em todos os polos. É uma festa que fortalece a economia, gera oportunidades e reafirma Arcoverde como referência no calendário junino do Nordeste", afirmou.

Com grandes atrações e uma programação distribuída por diversos polos culturais, o São João de Arcoverde se aproxima do encerramento consolidando mais uma edição de sucesso, marcada pela segurança, organização e valorização da cultura popular.