Em Pernambuco, mais de 377 mil famílias zeraram a conta de energia com a nova regra da Tarifa Social
Publicado em 18/08/2025 às 10:02

Em pouco mais de um mês de vigência, a nova regra de concessão de descontos nas contas de energia para pessoas de baixa renda inscritas no Cadúnico zerou a fatura de 377.553 famílias pernambucanas. Os dados foram levantados pela Neoenergia Pernambuco.


Conforme texto da Medida Provisória Nº 1.300/2025 que entrou em vigor no dia 5 de julho de 2025, estão isentos os clientes classificados como baixa renda do pagamento de 80 kwh consumidos mensalmente. Antes da mudança de regra, um cliente que consumia 80 kwh pagava R$ 27,10 pelo faturamento da energia. 


A partir dos critérios da nova regra de descontos, eles passam a ter gratuidade total pelo faturamento da energia. Superado o limite de 80 kwh, o consumidor passa a pagar a tarifa integral do restante consumido. Diferentemente, a norma anterior estabelecia descontos escalonados, de até 65%, para os clientes com consumo de até 220 kwh por mês. Uma família beneficiada pela TSEE que consume, por exemplo, 100 kwh/mês, pagará pelo consumo de 20 kwh.


Ranking

Municípios com os maiores números de famílias com contas de energia zeradas

Recife: 23.105

Caruaru: 15.528

Jaboatão dos Guararapes: 14.225

Olinda: 7.642

Belo Jardim: 7.187


Atualização Cadastral

A Neoenergia Pernambuco reforça que os clientes de baixa renda inscritos no CadÚnico precisam manter o cadastro atualizado junto à distribuidora de energia elétrica para terem a inscrição no benefício da Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE) automática.


Caso você tenha mudado de cidade e precise atualizar seu cadastro social siga estas instruções:


Para manter seu CadÚnico atualizado vá até o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) mais próximo da sua residência;


Se você recebe o Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social (BPC), procure uma agência da Previdência Social para realizar a manutenção do cadastro;


Cada família tem direito ao benefício da TSEE em apenas uma unidade consumidora (residência); 


Quando o titular da conta de energia elétrica é o próprio beneficiário e detentor do NIS ou NB (BPC/LOAS), a Neoenergia, através das suas distribuidoras, faz o cadastro do benefício automaticamente. Porém, quando a titularidade está no CPF de outra pessoa, é necessário que o cliente procure os canais de atendimento da concessionária;


Essa situação é muito comum para pessoas que moram de aluguel ou residência cedida por terceiros, na qual a conta de energia está em nome do proprietário do imóvel. A inscrição é simples, rápida e pode ser feita por meio dos canais de atendimento da distribuidora (abaixo).


Prazos

Vale ressaltar que não existe limite de prazo para solicitação. O consumidor pode se cadastrar a qualquer tempo para usufruir do benefício, desde que atenda aos requisitos de classificação, apresente a documentação necessária e a concessão do benefício seja validada. 


Critérios para ter direito à TSEE:

Família de baixa renda – incluindo indígenas e quilombolas - que esteja inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, ou seja, com renda familiar mensal por pessoa menor ou igual a meio salário-mínimo nacional, independente de possuir ou não o benefício do Bolsa Família;


Família de baixa renda que esteja inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, com renda familiar mensal de até três salários-mínimos, que tenha membro familiar com doença ou patologia a qual necessite do uso continuado de aparelhos ou equipamentos elétricos vitais;


Família de baixa renda que tenha idoso ou pessoa com deficiência que receba o Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social (BPC), por meio da Lei LOAS, com seu respectivo Número do Benefício (NB) ativo.

Juninho Cantarelli firma retomada de Itacuruba com a maior festa popular da história do município
Publicado em 18/08/2025 às 09:15

Itacuruba viveu, neste fim de semana, uma noite para entrar de vez no calendário das grandes festas do Sertão de Pernambuco. Após um domingo marcado pela tradicional Missa do Vaqueiro, a cidade se transformou em um verdadeiro polo de celebração com os shows de Loirão, Raphaela Santos, Calcinha Preta e Mano Walter — uma sequência de atrações que levou ao Estádio Gaudenção o maior público já registrado em um evento na história do município. A grandiosidade da programação consolidou o evento como um marco de retomada cultural, econômica e social na região do Itaparica.


A multidão que ocupou o estádio até a madrugada da segunda-feira (18) surpreendeu até os organizadores mais experientes. Vindos de cidades vizinhas e até de outros estados, milhares de visitantes se somaram à população local para prestigiar os shows, movimentar bares, restaurantes, pousadas e ambulantes. 


O impacto foi sentido diretamente pela economia local, com comerciantes relatando aumento significativo nas vendas e no volume de serviços prestados. A festa foi, literalmente, de todos.


“É emocionante ver Itacuruba assim, cheia de gente, de vida, de alegria. Essa é a prova de que a nossa cidade tem potencial e está pronta para crescer ainda mais. A festa não é só música: é emprego, é renda, é desenvolvimento”, afirmou o prefeito Juninho Cantarelli, que acompanhou pessoalmente os shows no Estádio Gaudenção. 


“Estamos vivendo uma verdadeira retomada na cidade, é Itacuruba voltando para o mapa. Ver o comércio aquecido, os ambulantes vendendo bem, a cidade cheia. Isso nos mostra que estamos no caminho certo.”


O palco montado no estádio foi cenário de grandes momentos. O artista local Adriano Nogueira levantou o público com grandes hits da música nordestina. O cantor Loirão animou o público com seu repertório popular; em seguida, Raphaela Santos trouxe emoção e energia com seus sucessos que arrastam multidões por onde passa. O ponto alto da noite ficou com Calcinha Preta, ícone do forró, que levantou a plateia com clássicos que marcaram gerações, em seu novo show Atemporal. Mano Walter encerrou a programação em grande estilo, reforçando a conexão entre a música e o vaqueiro, figura central da identidade sertaneja celebrada ao longo do dia.


Para além do entretenimento, o evento se mostrou como uma política pública de valorização da cultura e de estímulo à economia local. Desde os pequenos comerciantes até os fornecedores de estrutura, todos tiveram participação direta na engrenagem que movimentou o município durante o fim de semana. 


“Investir em cultura é também investir em desenvolvimento. Cada real aplicado aqui se multiplica na cidade”, ressaltou Juninho Cantarelli.


Com a festa deste ano, Itacuruba crava um novo patamar em seu calendário de eventos e reforça o papel que a gestão municipal vem desempenhando na retomada para o município, com grandes obras e investimentos importantes, o que tem proporcionado recuperação da autoestima da população. Para os moradores, a festa deixou claro: Itacuruba voltou a brilhar.

Avançam as obras de construção do primeiro ‘CAPS Infantil’ de Caruaru
Publicado em 18/08/2025 às 08:27

Caruaru contará, em breve, com um novo equipamento de atendimento especializado de saúde. Trata-se do primeiro Centro de Atenção Psicossocial Infantil (CAPS i), conhecido popularmente como “CAPS Infantil”, que está sendo construído no bairro Indianópolis. A unidade fará parte de uma rede, com outros equipamentos, que oferece atendimento especializado à população. 


E as obras estão em ritmo acelerado. No momento, estão sendo construídas as fundações e os muros que ficarão no entorno do CAPS i. Etapas necessárias para que as obras continuem avançando em ritmo acelerado e a entrega aconteça dentro do prazo previsto para a obra: em janeiro de 2026. 


Estão sendo investidos pouco mais de R$ 1,8 milhão para construção do CAPS i. Quando concluído, o equipamento atenderá crianças e adolescentes com sofrimento psíquico decorrente de problemas mentais graves e persistentes. O secretário de Infraestrutura Urbana e Obras, Andrews Melo, destaca a importância do equipamento e dos investimentos que estão sendo realizados.   


“Essa obra vai trazer um espaço novo, moderno e seguro, feito com todo cuidado para atender nossas crianças e adolescentes que precisam de acompanhamento especializado. Estamos falando de uma estrutura completa, que vai dar mais conforto para as famílias e melhores condições de trabalho para os profissionais. É mais um investimento importante que a Prefeitura de Caruaru faz para melhorar a vida da nossa gente”, aponta o secretário.

Governadora Raquel Lyra entrega Espadim a cadetes pernambucanos na AMAN e reforça implantação da Escola de Sargentos em Pernambuco
Publicado em 18/08/2025 às 08:26

A governadora Raquel Lyra participou, na manhã deste sábado (16), da cerimônia de entrega dos Espadins aos cadetes da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), em Resende, no Rio de Janeiro. Ao lado do ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, a gestora — única chefe de estado presente — entregou em mãos, simbolicamente, o espadim a dois dos 14 cadetes pernambucanos que estão iniciando na carreira militar. A chefe do Executivo aproveitou a ocasião para conhecer de perto a infraestrutura da AMAN, já que Pernambuco também contará, em breve, com a Escola de Sargentos do Exército (ESE), que terá sede na Região Metropolitana do Recife.


A cerimônia, organizada pelo Comando Militar do Exército, é uma das mais importantes na formação de líderes das Forças Armadas no Brasil. "Resende foi transformada pela AMAN, e tenho certeza de que Pernambuco também será com a nova Escola de Sargentos, que possibilitará a criação de novas raízes e manutenção de antigas tradições, garantindo que as futuras gerações militares valorizem a democracia e soberania do Brasil. Como governadora, sou honrada em poder fazer parte desse projeto, garantindo a infraestrutura e fazendo as parcerias acontecerem de maneira rápida", destacou a governadora Raquel Lyra.


Já o ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, que também é pernambucano, destacou o legado do Exército no Estado. "O berço do Exército Brasileiro foi em Pernambuco, na Batalha dos Guararapes. Esse projeto da escola busca materializar isso, consolidando esse marco histórico", pontuou. 


O General Tomás Ribeiro Paiva, Comandante do Exército, detalhou o potencial da nova unidade em Pernambuco para a garantia da formação de novos militares. "A Escola de Sargentos em Pernambuco possibilitará acolher até 2.200 alunos. Para efeito comparativo, a AMAN hoje acolhe até 1.600, então tenho certeza de que será algo de grande dimensão, levando gente do Brasil inteiro ao Estado e garantindo seu fortalecimento sob diversos aspectos", observou.


Pernambucano, o Cadete Dias recebeu das mãos da governadora o espadim, e comemorou a nova etapa na carreira militar. "É um sentimento de muita felicidade e pertencimento do lugar de onde eu vim. Ser reconhecido é uma honra muito grande. Essa visita da governadora foi um marco para mim e para todos que vieram de Pernambuco", contou.

 

Presente na cerimônia, o deputado estadual Renato Antunes explicou que a visita simboliza um importante momento para o projeto. "Além de ser a primeira Escola do Exército no Nordeste, a unidade trará o desenvolvimento econômico para o nosso Estado. A governadora está conduzindo esse processo de forma excelente, e a visita de hoje só reforça esse compromisso", destacou. 


ENTREGA DO ESPADIM – Os cadetes recebem a comenda após 20 meses de formação e portam o espadim — uma réplica em miniatura da espada invicta do Duque de Caxias — até o período final do curso, quando o devolvem e recebem a espada de oficial. O General Marcus Vinicius Gomes Bonifácio, comandante da AMAN, falou sobre a importância da solenidade. "Vivemos um momento sublime, carregado de emoção, simbolismo e significado. Os integrantes estão prontos para receber o símbolo máximo, o espadim. Não se trata apenas de um rito, é um compromisso definitivo com os valores que sustentam o Exército", destacou. 


Também participaram do evento o Coronel Hercílio Mamede, secretário da Casa Militar de Pernambuco, e Guilherme Cavalcanti, secretário estadual de Desenvolvimento Econômico. 

Conexão Seduc 2025 reforça valorização docente e apresenta novos projetos para a Rede Municipal
Publicado em 18/08/2025 às 08:25

Nesta semana, a Prefeitura de Garanhuns, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizou mais uma edição do Conexão Seduc, evento que já se consolidou como espaço de formação, troca de experiências e valorização dos profissionais da Rede Municipal de Ensino. Mais de 1.300 professores participaram da programação, que contou com palestras, mesas de debate e o lançamento de novos projetos para a educação do município.


O evento contou com palestras e mesas de discussão sobre alfabetização e a Educação para as relações étnico-raciais. “Nós da SECADI no Ministério da Educação ficamos extremamente felizes e honradas com o convite para estar aqui e poder falar de nossa ação da PNEERQ, que é nossa Política Nacional de Equidade, Educação para as Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola, e ao mesmo tempo falar dela a partir daquilo que Garanhuns tem construído”, afirmou Clélia Mara, Diretora de Políticas de Educação Étnico-Racial e Educação Escolar Quilombola – MEC.


A secretária de Educação, Wilza Vitorino, destacou a importância do encontro: “O Conexão 2025 foi um momento de entrega de resultados e de agradecimento a todos que fazem parte da Rede Municipal de Ensino. Temos colhido muitos frutos do investimento da gestão municipal para as nossas crianças, jovens e adultos”.   


O evento também marcou o lançamento do Prêmio Escola Aprendente – Professor Inovador, que busca reconhecer práticas pedagógicas e o crescimento na aprendizagem dos estudantes, e do EducaDigital, projeto voltado à inovação e ao uso de tecnologias na Rede Municipal de Ensino. Para a professora Beatriz Perviati, a experiência foi enriquecedora: “Foi muito interessante. O evento favoreceu realmente a conexão dos professores e fez a gente entender como é essa nova logística de uma interação humana, se retroalimentar de conhecimentos novos”.


Educa Moda Center recebe especialista da Shopee para ensinar, aos pequenos comerciantes, estratégias de vendas online
Publicado em 18/08/2025 às 08:23

No dia 26 de agosto, o Auditório do Moda Center será o local de uma edição especial do Educa Moda Center, voltada para quem deseja levar seu negócio para o ambiente digital de forma estratégica e eficiente.


A convidada é Fernanda Reich, profissional com mais de 25 anos de experiência em moda e na área comercial. Desde 2021, ela atua na Shopee como responsável pelas categorias de moda feminina, plus size e moda íntima, liderando uma equipe de 30 profissionais dedicados a impulsionar o crescimento dos vendedores da plataforma.

Com a palestra “Como começar a vender na Shopee: tudo que você precisa saber”, Fernanda vai apresentar um passo a passo completo para que pequenos comerciantes possam aumentar suas vendas de forma sustentável e lucrativa.


Temas que serão abordados


????Como iniciar as vendas na Shopee;

????Como funciona a comissão de vendas;

????Logística da Shopee em Santa Cruz;

????Como vender itens de moda na plataforma;

????Criação de anúncios atrativos;

????Histórias de sucesso de vendedores de moda

Inscrições abertas

A participação é gratuita e as inscrições já podem ser feitas pelo Sympla, no link abaixo. É a chance para você, pequeno comerciante do Moda Center, aprender com uma especialista e preparar sua marca para conquistar novos mercados e novos clientes.


https://www.sympla.com.br/evento/palestra-como-comecar-a-vender-na-shopee-tudo-que-voce-precisa-saber/3078847


As inscrições também podem ser realizadas presencialmente no centro administrativo do centro de compras.

O Educa Moda Center é realizado pelo Moda Center, com apoio do Sebrae-PE, Senai-PE, Armazém da Criatividade/Porto Digital, NTCPE, Organize Soluções Comerciais, Catálogo Vende Moda e Agência Batuta Digital.

Carpina recebe Programa Estadual de Escuta Popular nesta segunda-feira; participe
Publicado em 15/08/2025 às 15:43

O Programa “Ouvir para Mudar”, do Governo de Pernambuco, será realizado em Carpina, com o apoio da Prefeitura Municipal, na próxima segunda-feira (18). Será uma oportunidade para a população local discutir e participar das decisões de políticas públicas para os próximos anos. 


O momento será realizado a partir das 8h da segunda, na Escola Técnica Estadual (ETE) Maria Eduarda Ramos de Barros, localizada na Avenida Padre Rocha, no bairro São José. Toda a população carpinense está convidada para participar do evento que, inclusive, conta com a presença da governadora Raquel Lyra. 


Durante o evento, também serão emitidas Carteiras de Identidade gratuitas. Ao todo, são 200 vagas disponíveis, que serão organizadas mediante ordem de chegada das 8h às 12h. 


A iniciativa do Governo de Pernambuco tem o objetivo de ouvir a população para entender as demandas e necessidades do Estado na perspectiva do povo. Para a Prefeitura de Carpina, receber o programa no município é de suma importância para incentivar a participação popular nas decisões políticas.

Prefeitura do Paulista alerta sobre riscos de construções irregulares em áreas de morro
Publicado em 15/08/2025 às 15:31

A Prefeitura do Paulista, por meio da Defesa Civil, faz um alerta à população sobre os perigos de construções irregulares em áreas de risco. O reforço na orientação acontece após um deslizamento registrado nesta sexta-feira (15), que, apesar de não ter deixado vítimas, expôs problemas estruturais em um muro construído de forma inadequada e sem drenagem no bairro de Jardim Paulista Alto.


De acordo com o superintendente de Defesa Civil do Paulista, Emerson Suame, o volume elevado de chuvas aumenta a vulnerabilidade de áreas de morro e exige atenção da população. “Se for detectado algum problema, como fissuras, movimentação de árvores ou instabilidade de barreiras, é fundamental acionar a Defesa Civil. Nosso atendimento é 24 horas e contamos com WhatsApp para agilizar as ocorrências”, ressaltou.


No caso registrado desta sexta-feira (15), a recomendação para a moradora afetada foi evitar permanecer na parte dos fundos do imóvel, devido ao risco causado pelo muro irregular e que deveria procurar abrigo temporário na casa de familiares. Lonas foram colocadas na barreira para minimizar a infiltração de água. A obra que estava sendo realizada no local foi embargada, a área foi isolada e está sendo monitorada por técnicos da defesa civil.


Até o momento, a Defesa Civil atendeu a duas solicitações de colocação de lonas no município e foi acionada para a queda de uma árvore no bairro de Maria Farinha, todas as ocorrências sem vítimas. De acordo com a Agência Pernambucana de Águas e Clima (APAC) nas últimas 24 horas choveu cerca de 75 milímetros só no bairro do Janga.


O contato com a Defesa Civil do Paulista pode ser feito através do número de WhatsApp: (81) 99784-0270 ou pelo telefone: (81) 3371-7992 para comunicar emergências.


Pesqueira recebe o Festival Pernambuco Meu País com reforço na segurança pública
Publicado em 15/08/2025 às 15:18

A cidade de Pesqueira, no Agreste Pernambucano, recebe, entre os dias 15 a 17 de agosto, o Festival Pernambuco Meu País, com um esquema especial de segurança montado pela Secretaria de Defesa Social (SDS). Ao todo, 494 profissionais das forças de segurança vão atuar de forma integrada para garantir o cuidado nos dias de celebração.


A Polícia Militar (PMPE) será a principal força mobilizada, com policiais realizando patrulhamento ostensivo e rondas estratégicas. A Polícia Civil atuará com plantão exclusivo para registro de ocorrências, enquanto o Corpo de Bombeiros Militar (CBMPE) estará presente com profissionais na prevenção e resposta a ocorrências.


O Grupamento Tático Aéreo (GTA) realizará o monitoramento por aeronave e drones, reforçando a atuação das equipes de inteligência durante o evento. Equipes da Ouvidoria da SDS também estarão presentes ampliando o caráter abrangente da operação.


O plano de segurança inclui patrulhas a pé, equipes motorizadas, plataformas de observação e monitoramento em tempo real, ampliando a capacidade de resposta a qualquer incidente. Além disso, durante os três dias de evento, a diversidade cultural e o entretenimento ganharão espaço com a confiança garantida pela atuação integrada das forças de segurança, que zela pela proteção e bem-estar de todos.

Diego Cabral entrega completamente requalificada a Sala Lilás de acolhimento às mulheres vítimas de violência em Camaragibe
Publicado em 15/08/2025 às 14:01

Dentro do calendário do Agosto Lilás, o prefeito Diego Cabral participou da entrega, nesta sexta, 15, da Sala Lilás na 37ª Delegacia de Polícia, bairro Novo do Carmelo. O espaço foi completamente requalificado para dar ainda mais acolhimento às mulheres vítimas de violência.


Por lá, passam, diariamente, mais de três mulheres. Uma equipe de três técnicas do Centro Especializado faz a escuta das mulheres vítimas de violência doméstica e familiar e dá orientações sobre o registro do boletim de ocorrência e pedido de medidas protetivas de urgência, previstas na Lei Maria da Penha. Em caso de lesão corporal, as técnicas levam as vítimas até o Instituto de Medicina Legal para realização do exame de perícia traumatológica. 


“São mais de 700 ocorrências neste primeiros sete meses de 2025, mais de 100 por mês. Não foi registrado nenhum feminicídio em Camaragibe. Para isso, temos trabalhado diuturnamente. Desde a sala de acolhimento, somos pioneiros no Estado com esse tipo de espaço. Além disso, estamos pleiteando como junto ao governo do Estado, a instalação de uma Delegacia da Mulher em Aldeia. Isso vai fortalecer as mulheres e desafogar a delegacia aqui no centro da cidade”, destacou Diego. “Estamos em pleno século XXI e não se permite mais qualquer violência, muito menos a cometida dentro de casa contra as mulheres. A sala está linda, contem sempre conosco. Estaremos sempre fortalecendo as mulheres do nosso município”, concluiu. 


A vice-prefeita, comandante Débora, ressaltou a parceria com a Policia Civil para o bom funcionamento da Sala. “Esse espaço é feito para que as mulheres se coloquem, falem do seu sofrimento. Muitas chegam sem coragem de fazer o Boletim de Ocorrência, mas recebem o acolhimento e saem fortalecidas. Vale a pena investir, fortalecer o combate. Em Camaragibe a violência contra a mulher não tem vez”, afirmou Débora. 


Moradora do bairro de Alberto Maia, Elisângela Vanderlei, 43 anos, mãe de dois filhos, é um exemplo do trabalho realizado na Sala Lilás. “Encontrei acolhimento e uma equipe capacitada, isso me deu mais coragem para agir contra o agressor”, contou.


A sala funciona na 37ª Delegacia de Polícia, no Bairro Novo do Carmelo, de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas. A Coordenadoria da Mulher oferece outros contatos que podem ser acionados em casos de violência, como é o caso do Centro Especializado de Atendimento à Mulher, que fica na rua Sertanópolis, 138, Timbí, Camaragibe/PE, Fone: 3102-9303 e Brigada Maria da Penha no número: 153.


Também participaram da solenidade a coordenadora regional da secretaria da Mulher de Pernambuco, Renata Spindola, a coordenadora de Políticas para as Mulheres, Fábia Lopes, a comandante da Brigada Maria da Penha, Dinalva Ferreira, a presidenta do Conselho Municipal dos Direito da Mulher, Marinalva Ferreira, a vereadora Clara Cabral, os vereadores Moisés Meu Santo e Júnior do Borralho, o secretário de Segurança Pública, Marcílio Rossini e os delegados Joel Venâncio e Franklin Soriano.